Notícias

02
Out/24

Barreiras intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti com mutirões nos bairros

Com a proximidade do período chuvoso, Barreiras inicia uma série de mutirões voltados ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, conhecidas como arboviroses. As atividades começaram nesta segunda-feira (30), organizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses, com a presença do prefeito Zito Barbosa, também do secretário de Saúde Melchisedec Neves, secretário de Infraestrutura João Sá Teles, e da coordenadora do órgão, Andrea Manheze.

"Estamos iniciando uma importante ação preventiva que depende da colaboração de toda a população. Peço que os cidadãos recebam bem as equipes de Zoonoses, que estarão levando orientações sobre como prevenir essas doenças. É fundamental unir esforços, especialmente agora que o período chuvoso está próximo, para evitar a proliferação de novos focos do mosquito", destacou o prefeito Zito Barbosa.

Os agentes de endemias foram divididos em sete equipes e realizarão visitas de casa em casa, focando na inspeção de possíveis criadouros do mosquito. Eles também vão fornecer orientações sobre as medidas de prevenção. A ação começou nos bairros Buritis e Riachinho, áreas que, em anos anteriores, apresentaram maiores índices de infestação. Seguindo um cronograma, as atividades serão expandidas para outras regiões da cidade.

"Embora os índices de infestação predial em Barreiras estejam controlados, abaixo do 1% recomendado pelo Ministério da Saúde, esses mutirões são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes Aegypti e, consequentemente, a ocorrência de novas doenças. A ideia é que, ao concentrar nossas equipes em áreas específicas, consigamos realizar uma varredura mais eficiente e preventiva", explicou Andrea Manheze, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.

As ações de combate seguem até novembro, iniciadas nesta terça-feira, dia 1º de outubro com mutirões nos bairros Buritis e Riachinho; no dia 2 de outubro, será a vez dos residenciais Arboreto I e II; no dia 3, no Residencial São Francisco. Entre os dias 7 e 9 de outubro, as equipes atuarão na Vila Brasil, e, nos dias 10 e 11, no bairro Flamengo. As demais datas serão divulgadas posteriormente pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades