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Abr/25 |
Jornalismo profissional e rádio têm mais credibilidade com os brasileiros, diz pesquisa |
Pesquisa foi publicada na edição impressa do jornal Valor Econômico e aponta que o jornalismo profissional é o meio de acesso à informação com maior credibilidade entre os brasileiros
Pesquisa publicada na edição impressa do jornal Valor Econômico aponta que o jornalismo profissional é o meio de acesso à informação com maior credibilidade entre os brasileiros. Os dados são da pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker. O levantamento revela ainda que as redes sociais seguem como principal fonte de informação.
“A pesquisa mostra como a imprensa tradicional e o rádio exercem papel fundamental na difusão de informações confiáveis à sociedade brasileira. Em meio a uma onda de notícias falsas e desinformação, os brasileiros sabem onde buscar informações de qualidade: confiáveis, verificadas e transmitidas com responsabilidade”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A pesquisa também revela que os índices de frequência de acesso e credibilidade se invertem: as mídias mais acessadas não são necessariamente as que possuem maior confiança do público. O rádio lidera o ranking de credibilidade, com 81% de confiança e 47% de frequência de acesso; seguido pela TV fechada, com 75% de credibilidade e 52% de frequência de acesso; e pela mídia impressa, com 68% de credibilidade e 41% de frequência de acesso.
Ainda segundo o jornal, a pesquisa indica que, entre os meios mais acessados, as redes sociais registram 74% de frequência de acesso e 41% de confiança. Logo depois, vêm os aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, com 73% de frequência de acesso e 51% de confiança.
Em terceiro lugar, a TV aberta é o veículo que equilibra melhor a relação entre acesso e confiabilidade, com 65% de frequência e 69% de confiança.