20
Dez/12 |
TIRA DÚVIDAS PET |
GATOS - BOLA DE PELOS – Sabe aquele famoso “banho de gato”? Trata-se da higiene diária realizada pelos felinos, por meio de lambedura. Neste ato os gatos engolem uma grande quantidade de pelos, desenvolvendo um acúmulo destes no estômago, independente da densidade e do tamanho de sua pelagem.
Esta bola de pelos, também chamada tricobezoar, pode ocorrer mais facilmente em animais com distúrbios do comportamento ou neurológicos (que acabem arrancando os pelos e não somente lambendo), doenças do trato gastrointestinal (animais constipados, por exemplo), deficiência nutricional, estressados ou com problemas de pele que provoquem coceira. A maioria dos gatos elimina as bolas de pelos naturalmente. Vômito esporádico é o sinal mais comum da presença de bolas maiores no estômago do gato.
São raros os casos em que estas bolas provocam obstrução intestinal e necessitam ser removidos cirurgicamente. Entretanto, o ideal é prevenir:
• A escovação diária realiza a “varredura” dos pelos, reduzindo a incidência da bola;
• Seu gato deve ter sempre a disposição fibras vegetais (a chamada graminha para gato). Se você mora em apartamento, existem as gramas vendidas comercialmente em pet shops, específicas para gatos, que auxiliam neste processo de digestão.
• A administração semanal de um produto laxativo de bolas de pelos como, por exemplo, a pasta de malte, ajuda a passagem dos pelos pelo estômago e intestinos.