A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
A cidade sertaneja de Umburanas, localizada a 450 km da capital baiana, parece estar vivendo um episódio de novela mexicana, nesta eleição. O fato é que o atual prefeito, Roberto Bruno (UB) decidiu pelo nome do seu genro, George Almeida (UB), (foto) como seu sucessor para o pleito de 2024, o que não é permitido pela legislação eleitoral. Mas, para que a sua ideia ganhasse forma, uma separação bem ‘oportuna’ entre a sua filha, Aisia Ribeiro Bruno, e o seu genro, George Lopes Ribeiro de Almeida, aconteceu e vem gerando controvérsias no pleito.
Fatos como a não separação de patrimônio, a convivência e a moradia em casas vizinhas ‘conjugadas’ por uma porta, deixam o ‘divórcio’ assinado pelo casal, em xeque. Fotos anexadas ao Processo nº 0600220-46.2024.6.05.0167, aberto no Ministério Público Eleitoral, deixam a intenção da fraude tão evidente, que mereceu uma decisão de Impugnação da candidatura do Dr. George, genro do prefeito.
Diz a sentença: “É cediço ainda que o atual impugnado foi casado com a Sra. AISIA RIBEIRO BRUNO, filha do atual prefeito da cidade de Umburanas-BA, mas ambos formularam pedido de divórcio perante a 1ª Vara Cível da Comarca de Jacobina, cujo processo tramitou com o nº 8003121-61.2020.8.05.0137. Sabe-se ainda que o feito foi devidamente sentenciado, conforme cópia da sentença em anexo. No entanto, apesar de devidamente divorciado, o impugnado permanece com vínculo de parentesco com o atual prefeito, o Sr. Roberto Bruno da Silva. De acordo com as regras que disciplinam o parentesco, a relação que se estabelece entre genro e sogro é de parentesco por afinidade na linha reta”.
As fotos que constam no Processo do MPE mostram as casas vizinhas ‘conjugadas’ por uma porta nos fundos
A Sentença do Promotor Eleitoral Hugo Cesar Fidelis Teixeira de Araújo diz que; “Diante exposto, o MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL requer: (…) a notificação do candidato impugnado e do partido ou coligação requerentes, nos endereços constantes do pedido de registro de candidatura em exame, para, querendo, apresentarem suas defesas no prazo legal, nos termos do art. 41, da Resolução TSE n. 23.609/2019; c) a regular tramitação desta ação, para, ao final, ser julgada procedente e consequentemente indeferir o pedido de registro de candidatura, ora impugnado. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, notadamente a prova documental, pugnando, desde já, pela juntada dos documentos que instruem a presente impugnação e outros durante a instrução, caso sejam necessários”.
Após essa decisão do Ministério Público Eleitoral, o candidato Dr. George deverá disputar a eleição respondendo processo. No caso de uma impugnação da sua candidatura, a disputa deverá acontecer agora entre apenas dois candidatos; a ex-secretária de Educação e enfermeira, Vanessa Gomes, e o empresário Lanes, que foi alçado candidato após a desistência do petista Nato.
Na noite de ontem e madrugada de hoje, domingo, 18, ocorreu mais uma operação, envolvendo o Poder Judiciário, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal, COOTRANS, Polícia Militar, na cidade de Barreiras.
O propósito foi o combate a crimes, como também poluição sonora, menores de idade em locais indevidos, dentre outros.
Num dos locais fiscalizados, ocorreu uma briga e as forças de segurança tiveram que atuar. Houve também aparelho de som apreendido por utilizar acima dos decibéis permitidos.
18
Ago/24 |
Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativo para recebimento de notícias de infrações eleitorais |
A partir desta sexta-feira (16) qualquer cidadão pode apresentar à Justiça Eleitoral, por meio do aplicativo Pardal, notícias de infrações eleitorais relacionadas à propaganda eleitoral irregular. A ferramenta foi disponibilizada de forma gratuita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. O informante deve acessar o Pardal e proceder ao login pelas suas credenciais do aplicativo E-título ou do Portal Gov.br.
Além disso, para encaminhar a evidência da irregularidade, é preciso informar, obrigatoriamente, o próprio nome e CPF, e apresentar elementos que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios. A Justiça Eleitoral garante a confidencialidade da identidade do denunciante.
Antes do preenchimento, será preciso conferir no aplicativo as orientações sobre o que é permitido ou proibido em matéria de propaganda eleitoral, para evitar comunicações incorretas ou infundadas. Após o registro, o denunciante receberá um número de protocolo para acompanhamento da demanda.
Outros tipos de denúncia
De acordo com a Portaria TSE nº 662/2024, que dispõe sobre o uso do Pardal, caso a comunicação não se relacione com o aplicativo, o usuário pode acessar o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) ou a página do Ministério Público Eleitoral, responsável pelo recebimento de denúncias de crimes e outros ilícitos que afetem a disputa eleitoral.
Pra todos verem: sobrepondo um fundo azul e amarelo, estão as figuras de um alto-falante, com três traços abaixo representando ondas sonoras, também um celular com a tela azul e a figura de um pássaro. No canto superior esquerdo, a logomarca do TRE-BA.
A rede social X, antigo Twitter, anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil após descumprimento de uma suposta decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O anúncio foi feito neste sábado (17) em publicação onde a gigante da tecnologia divulgou a decisão sigilosa do ministro.
Apesar do fechamento, o serviço da rede social continua disponível para a população do Brasil.
A veracidade do despacho não foi confirmada pelo STF. Procurada, a assessoria de imprensa do Supremo informou que a Corte não vai se manifestar sobre o tema.
De acordo com o documento publicado pela rede social, a X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime. O suposto despacho mostra que, ao não cumprir a decisão, Moraes determinou a intimação pessoal do representante da X no Brasil. Porém, o oficial de Justiça não conseguiu localizar os responsáveis pela rede social.
No suposto despacho divulgado, Moraes teria afirmado que a representante da empresa X Brasil agiu de má-fé, tentando evitar a intimação da decisão proferida nos autos. Como os representantes da empresa não foram localizados, Moraes teria determinado a prisão da representante legal da X por desobediência à determinação judicial e multa diária de R$ 20 mil contra a funcionária, ainda segundo o documento divulgado pela X.
O setor para assuntos globais da companhia informou que “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”. A rede social acrescentou que os seus recursos não prosperam no STF e que Moraes “ameaça nossa equipe”.
O dono da rede social, Elon Musk, comentou a decisão. “A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do Alexandre de Moraes, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, disse o mega empresário.
Militante global
Não é a primeira vez que o multibilionário Elon Musk desafia o Judiciário brasileiro. Em abril deste ano, Musk acusou Moras de “censura” contra conteúdos da plataforma. Analistas avaliam que essa pode ser uma estratégia da extrema-direita mundial para dificultar as investigações contra a suposta tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 no Brasil.
O dono da plataforma X e de diversas outras empresas, desde satélites a carros elétricos, tem se notabilizado pela militância política em diferentes países do mundo, desde Bolívia, Venezuela, Brasil e o próprio Estados Unidos, onde faz campanha abertamente para Donald Trump.
Musk também se envolveu na crise de violência do Reino Unido, onde grupos de extrema-feira atacaram imigrantes pelas ruas. Sobre o tema, Musk comentou que uma “guerra civil é inevitável” no país europeu. A rede X também tem sido acusada de impulsionar conteúdos anti-imigrantes na rede social.
O candidato a Prefeito Antônio Neto e o vice-prefeito, Junior de Dinó, receberam na noite desta sexta-feira, 16, o apoio do de Marquinhos Cardoso. O anuncio oficial da adesão à campanha, aconteceu durante a caminhada na Avenida Paulista, no distrito de Missão de Aricobé.
Marquinhos Cardoso, chega para contribuir com a campanha juntamente com 30 candidatos a vereadores. Cardoso, é filho do ex-prefeito de Angical, Marcio Cardoso, ele já foi candidato ao executivo angicalense em 2016 e 2020. Esse ano, ele decidiu aderir ao projeto de reeleição de Antônio Neto, que assumiu a Prefeitura em novembro de 2023, após a morte prematura do então prefeito Mezo.
Com a extinção das coligações proporcionais nas eleições municipais, o cenário eleitoral em Barreiras ganhou uma nova dinâmica. Cada partido, agora, disputa isoladamente a conquista de votos necessários para eleger seus representantes na Câmara de Vereadores. Em um ambiente político onde alianças e coligações eram cruciais para o fortalecimento das candidaturas, os partidos agora dependem exclusivamente de sua força interna e capacidade de mobilização. Com 289 candidatos disputando 19 cadeiras, o coeficiente eleitoral estimado é de 5.636 votos por cadeira. A seguir, uma análise das chances de cada partido em eleger seus vereadores, começando pelos partidos aliados de Tito, que se destacam pela quantidade de candidatos, seguido pelos partidos aliados dos demais candidatos.
Partidos apoiados por Tito:
PT/PCdoB/PV: Com 20 candidatos (100%), a federação apresenta uma forte chance de eleger entre 2 a 3 vereadores, o que representa 10% a 15% das cadeiras disponíveis.
PSB: Com 20 candidatos (100%), também tem a possibilidade de eleger entre 2 a 3 vereadores, correspondendo a 10% a 15% das cadeiras.
PSD: Com 20 candidatos (100%), o partido está igualmente bem posicionado para eleger entre 2 a 3 vereadores, o que significa 10% a 15% das vagas.
Avante: Com 19 candidatos (95%), o partido poderá eleger entre 1 a 2 vereadores, representando 5% a 10% das cadeiras.
Rede: Com 19 candidatos (95%), há uma chance de eleger entre 1 a 2 vereadores, ou seja, 5% a 10% das vagas.
PRTB: Com 19 candidatos (95%), o partido pode eleger entre 1 a 2 vereadores, correspondendo a 5% a 10% das cadeiras.
Partidos apoiados por Otoniel Teixeira:
Os partidos ligados a Otoniel Teixeira enfrentam dificuldades diante das chapas com números menores do limite máximo de candidaturas. Além disso, esses partidos contam com o maior número de candidatos à reeleição, o que pode intensificar o cenário de disputa interna. Os números de candidatos à reeleição são:
União Brasil: 3 candidatos
PL: 2 candidatos
PDT: 3 candidatos
PRD: 2 candidatos
União Brasil: Com 14 candidatos (70%), incluindo 3 candidatos à reeleição, o partido enfrenta grandes desafios, com uma estimativa de eleger até 1 vereador, ou seja, cerca de 5% das cadeiras.
PL: Com 15 candidatos (75%), incluindo 2 candidatos à reeleição, o partido tem a possibilidade de eleger entre 1 a 2 vereadores, representando 5% a 10% das cadeiras.
PDT: Com 15 candidatos (75%), incluindo 3 candidatos à reeleição, há uma chance de eleger entre 1 a 2 vereadores, o que corresponde a 5% a 10% das vagas.
PRD: Com 15 candidatos (75%), incluindo 2 candidatos à reeleição, o partido pode eleger entre 1 a 2 vereadores, também representando 5% a 10% das cadeiras.
Partidos apoiados por Danilo Henrique:
Pode: Com 20 candidatos (100%), o partido tem forte potencial de eleger entre 2 a 3 vereadores, representando 10% a 15% das cadeiras.
Republicanos: Com 20 candidatos (100%), a legenda pode eleger entre 2 a 3 vereadores, também correspondendo a 10% a 15% das vagas.
PP: Com 19 candidatos (95%), o partido pode eleger entre 2 a 3 vereadores, o que representa 10% a 15% das cadeiras.
MDB: Com 19 candidatos (95%), há uma chance de eleger entre 2 a 3 vereadores, também representando 10% a 15% das vagas.
Solidariedade: Com 17 candidatos (85%), o partido poderá eleger até 1 vereador, o que corresponde a cerca de 5% das cadeiras.
Partidos apoiados por Davi Schmidt:
PMB: Com 15 candidatos (75%), o partido tem a possibilidade de eleger até 1 vereador, representando 5% das cadeiras.
Novo: Com apenas 3 candidatos (15%), o partido enfrenta grandes dificuldades, com uma chance de eleger até 1 vereador, representando também 5% das cadeiras.
Com o coeficiente eleitoral de 5.636 votos por cadeira, os partidos aliados a Tito estão em uma posição vantajosa devido ao grande número de candidatos. No entanto, partidos como o Novo e o PMB, com menos candidatos, terão dificuldades em eleger representantes. É importante destacar que, embora o coeficiente eleitoral esteja calculado, ele pode cair. O resultado final só será conhecido após o término das eleições. Nas eleições de 2020 em Barreiras, o total de votos depositados foi de 77.987, com 74.106 válidos (95,02%), 1.540 brancos (1,97%), 2.341 nulos (3,00%) e uma abstenção elevada de 18.572 (19,23%), após o término da apuração dos 100% dos votos, verificou-se um coeficiente eleitoral de 3.900 votos.
Diante dessas condições, é possível observar um cenário de grande renovação na futura composição da Câmara de Barreiras. Os partidos ligados a Otoniel Teixeira, que possuem o maior número de candidatos à reeleição, – 10 no total – podem enfrentar dificuldades para manter suas cadeiras, especialmente diante de chapas menos robustas e de uma concorrência acirrada, abrindo espaço para uma significativa mudança no cenário político local.
Uma verdadeira multidão tomou as ruas do bairro da Vila Brasil durante uma caminhada que marcou o início da campanha de Tito (PT) para prefeito de Barreiras, com Emerson (Avante) como candidato a vice-prefeito, com muito entusiasmo na noite desta sexta-feira (16/08). A primeira grande ação da chapa contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jusmari Oliveira.
Os apoiadores de Tito e Emerson tomaram as ruas do bairro, demonstrando apoio aos candidatos que, acompanhados por militantes, realizaram uma caminhada de casa em casa, interagindo diretamente com os moradores e comerciantes locais.
Durante o percurso, Tito, conhecido carinhosamente como "Menino da Vila" pelos moradores, foi constantemente saudado, refletindo sua forte ligação com a comunidade, onde sempre morou em Barreiras. Ao final da caminhada, ele expressou sua gratidão pela presença de todos e destacou a importância de iniciar a campanha em um bairro tão significativo para ele.
"É uma emoção muito grande começar essa caminhada aqui, junto com todos vocês, com nove partidos, 120 vereadores e milhares de apoiadores. Estamos construindo uma campanha democrática, participativa e inclusiva," declarou Tito.
Parcerias com o governo estadual e federal
Ele ainda reforçou seu compromisso com a cidade ao afirmar, "chegando à prefeitura de Barreiras, vou realizar parcerias com o governo estadual e federal para trazer mais investimentos para o município, melhorando a vida das pessoas e tirando nossa cidade do isolamento em que se encontra atualmente."
Emerson, candidato a vice-prefeito, também agradeceu o apoio caloroso que recebeu dos moradores e militantes, destacando a energia positiva do público. "Sentir essa energia e receber o carinho de todos é algo que nos motiva ainda mais para seguir em frente nesta caminhada ao lado de Tito," afirmou Emerson, reforçando o compromisso de ambos com a comunidade.
A caminhada, que percorreu as principais ruas da Vila Brasil, transformou-se em uma verdadeira celebração da democracia, com os apoiadores entoando jingles, dançando e manifestando seu entusiasmo. A escolha da Vila Brasil como ponto de partida da campanha, bairro onde Tito mora e desenvolve projetos sociais, reforça a conexão dos candidatos com a população local, criando uma base sólida para a jornada rumo à prefeitura de Barreiras.
Os candidatos Otoniel e Túlio, da Coligação Pra Barreiras Continuar Mudando, abriram oficialmente a campanha percorrendo as ruas do bairro Morada da Lua de Cima em clima de otimismo e muita alegria. Os moradores recepcionaram o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, e os candidatos Otoniel e Túlio, com todo carinho e gratidão por toda a transformação que a atual gestão realizou no bairro.
Ao recepcionar o trio da vitória, a moradora Valdete Silva reforçou está confiante na continuação do trabalho realizado no município e colou o adesivo 44 na porta de sua casa. “Nosso bairro é outro, por isso, o nosso sentimento é de gratidão. Vamos juntos com Otoniel e Túlio para a continuidade deste trabalho”, disse.
A primeira grande caminhada teve início no antigo Comercial Confiança com os candidatos percorrendo diversas ruas como Alvorada, Iazinha Pamplona, Durval Régis entre outras cumprimentando os moradores e comerciantes do bairro. A atual gestão municipal fez uma verdadeira transformação em todo bairro com pavimentação asfáltica, micro e macrodrenagem, requalificou as escolas Quininha de Melo, Carmosa Francisca, e a Creche Encanto de Criança, implantou a iluminação 100% LED, construiu uma nova unidade de saúde e a Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos.
No final do percurso, o atual gestor municipal agradeceu o carinho recebido e o apoio dos moradores. “Hoje foi mais um dia de muita alegria, agradeço de coração todo esse carinho recebido hoje no Morada da Lua de Cima. Vamos fazer uma campanha linda porque o que nos une é o amor por Barreiras. Vamos fazer Barreiras seguir em frente com o apoio de todos vocês”, destacou Zito Barbosa.
Alegre e entusiasmado, o candidato a vice-prefeito Túlio (PL), também agradeceu a recepção dos moradores do bairro e enfatizou que o trabalho irá continuar. “Muito feliz em estar recebendo de todos vocês essa demonstração do amor que temos pela nossa cidade pela Morada da Lua de Cima. Uma alegria muito grande iniciar nossa caminhada nesse bairro e ser recepcionado pela espontaneidade dos moradores. Também agradecemos a participação dos nossos candidatos a vereadores e vereadoras que marcham com a gente para que a continuidade desse desenvolvimento seja mantida nos próximos anos”, enfatizou.
Segurando com garra e emoção a bandeira de Barreiras, o candidato a prefeito Otoniel (União Brasil), percorreu as ruas do bairro agradecendo a recepção dos moradores e ressaltou que o trabalho pelo desenvolvimento do município irá continuar.
“Agradeço a Deus por esta noite especial neste primeiro dia que a legislação eleitoral já nos permite pedir o voto e a confiança de cada morador da Morada da Lua e de Barreiras, e assumir com todos vocês o compromisso de dar continuidade ao trabalho extraordinário realizado com muita determinação pelo prefeito Zito. Ao lado do meu vice Túlio estamos sentindo toda a força que vem do apoio de vocês e o quanto isso nos motiva para uma campanha, que será propositiva e linda, porque terá no centro os anseios do povo de Barreiras. Vamos honrar a bandeira de Barreiras que representa todo o sentimento de amor que temos por esta terra, que simboliza toda a transformação que Zito fez nesta cidade. Obrigado a cada morador, comerciantes, jovens, adultos, idosos e crianças por nos recepcionar com tanto carinho”, desse Otoniel emocionado.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado neste domingo (18), em dois turnos, em 228 municípios de todos os estados brasileiros. Os mais de 2,1 milhões de inscritos disputam 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, no maior concurso público já realizado no país.
Para evitar transtornos para os candidatos no momento das provas, confira as orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sobre o que pode levar e o que é proibido no dia da aplicação das provas.
Cartão de Confirmação: apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição, porque é nele que consta o local de prova. O documento está disponível na área do candidato, com login com o CPF e senha cadastrados na conta no portal Único do governo federal, o Gov.br. O cartão traz, entre outras informações, o número de inscrição, data, hora, número de sala de prova, além de registrar se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, gestantes e lactantes ou tratamento pelo nome social, se for o caso. O candidato não poderá fazer anotações no cartão ou mantê-lo sobre a mesa durante a prova.
Documentos: É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH digital, RG Digital e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado e com o funcionamento devidamente testado, para acessá-lo mesmo sem internet no momento da identificação na entrada da sala onde fará a prova do certame.
Entre documentos físicos aceitos, estão carteiras de identidade emitas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, carteira de trabalho, passaporte brasileiro e outros previstos nos editais do certame.
As cópias de documentos, mesmo autenticadas por cartórios não serão permitidas, nem fotos do documento, mesmo que estejam na galeria de fotos do celular. Não serão aceitos também: registro civil de nascimento, título de eleitor (impresso ou sem foto), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), protocolo do documento de identidade, além de documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Caneta preta: O candidato deve levar caneta preta de material transparente para usar no dia das provas. Não serão fornecidas canetas, e não será permitido se comunicar para pedir material durante as provas. Por isso, é recomendado levar mais de uma caneta reserva. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.
Alimentação: os inscritos podem levar alimentos e água no dia da prova. As comidas devem estar em embalagens intactas e lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
Eletrônicos: conforme o edital do certame, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, como: agendas eletrônicas e similares, gravadores, pendrive, MP3 player ou similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico. E ainda, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, microcomputadores portáteis e/ou similares.
Comunicação: os candidatos também serão eliminados do concurso se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou usando calculadoras ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações.
Roupas e acessórios: A dica do Manual do Candidato é que o participante use roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, pois serão dois turnos de aplicação em que o candidato ficará sentado por longo período de tempo e os candidatos permanecerão sentados por um longo período. Não será permitido o uso de relógio. É proibido também o uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.
Envelope para pertences: depois de se identificar para o fiscal de prova, na entrada da sala, é obrigatório desligar o celular e outros aparelhos eletrônicos e guardá-los no envelope que será entregue. A empresa aplicadora do concurso, Fundação Cesgranrio, fornecerá envelopes, que devem ser identificados e lacrados, antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará a prova. O envelope deverá ser guardados embaixo da cadeira. Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular quando tiverem saído dos locais de prova.
Horários: Os portões dos 3.563 locais de prova irão abrir e fechar, respectivamente, às 7h30 e 8h30, no horário de Brasília. O início da aplicação está marcado para 9h. E a prova terá duração de duas horas e 30 minutos.
No turno vespertino, os candidatos poderão entrar nos locais de prova entre 13h e 14h e deverão retomar o concurso em 14h30. A prova terá duração de três horas e 30 minutos.
Os participantes que prestarão as provas em locais com fuso horário diferente do de Brasília, deverão seguir o horário oficial.
Não será permitida a entrada de candidatos antes do horário de abertura, nem após o horário de fechamento dos portões. O MGI recomenda ao candidato chegar ao local das provas com, pelo menos, duas horas de antecedência para o início de cada turno de provas.
Tempo de permanência: O tempo mínimo de permanência nos locais de provas, em ambos os turnos, é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.
Provas: Os candidatos prestarão as provas objetivas, a dissertativa e a redação, para candidatos de nível médio, no mesmo dia, 18 de agosto.
Para cargos de nível médio (bloco 8) são 60 questões nas provas objetivas (múltipla escolha), cada uma com cinco alternativas (A; B; C; D; E) e uma única resposta correta. As questões estarão distribuídas assim: 15 questões de língua portuguesa; 15 de noções de direito; 15 de matemática e outras 15 de realidade brasileira. A prova discursiva para nível médio será uma redação que vale 100 pontos. A redação é eliminatória e classificatória e valerá 100 pontos. Os candidatos não podem tirar zero na redação.
Já os cargos de nível superior, dos blocos 1 a 7, as provas objetivas terão de 70 questões de múltipla escolha, divididas entre 20 questões de conhecimentos gerais, de caráter eliminatório e classificatório, e mais 50 questões de conhecimentos específicos. Já a prova discursiva será específica por bloco temático e abordará o conteúdo relacionado à área de concorrência. Esta prova discursiva do concurso unificado também valerá 100 pontos.
Caderno de provas: Para reforçar a segurança do chamado Enem dos Concursos, os candidatos não poderão levar o caderno de provas em nenhum dos turnos. Quem aguardar até os últimos 30 minutos de prova, na parte da manhã e da tarde, receberá dos fiscais de sala uma folha para anotar suas respostas, em cada turno, e poderá levá-la consigo no fim da aplicação da prova, no turno vespertino.
Para mais informações, acesse a página oficial do Concurso Nacional.
A cidade de Correntina, no Oeste da Bahia, situada a 915 km da capital, foi surpreendida no dia 16 de agosto, por uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia que suspendeu a venda de lotes públicos realizada pelo prefeito Nilson José Rodrigues, mais conhecido como Maguila.
A decisão judicial foi tomada depois que duas ações populares denunciaram que o prefeito estaria usando esses terrenos como moeda de troca para garantir apoio político.
As denúncias afirmam que o prefeito Maguila teria oferecido lotes públicos a cidadãos em troca de apoio político para seu aliado e candidato a prefeito Pretinho. As provas apresentadas foram consideradas fortes o suficiente para que a Justiça decidisse suspender a venda dos lotes até que as investigações sejam concluídas.
Essas ações populares ferem princípios constitucionais, como a impessoalidade e a moralidade administrativa, o que configura um grave desvio de função. Além disso, a suposta troca de favores ameaça a integridade do processo democrático na cidade.
A Decisão da Juíza de Direito Bruna Sousa de Oliveira diz: “Ante todo o exposto, DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA para determinar a suspensão dos efeitos do Decreto Municipal de Correntina/BA n.º 222/2024, de 27 de junho de 2024 e, por reverberação, do Edital de Leilão n. 001/2024, determinado a suspensão do leilão e da alienação de qualquer imóvel localizado no loteamento denominado “JARDIM DAS ÁGUAS”, até decisão ulterior”. E conclui: “Intimem-se por Oficial de Justiça de Plantão o Prefeito do Município de Correntina/BA, a procuradoria municipal e a leiloeira NINA CHAMADOIRO DE MATOS, esta última a ser cumprido na Avenida Beira Rio, centro Correntina/BA, espaço público Ranchão”.
Em sua defesa, o prefeito Maguila negou as acusações e afirmou que vai recorrer da decisão. Ele argumentou que a venda dos lotes faz parte de um plano de desenvolvimento urbano para Correntina, e que as denúncias seriam uma manobra política para prejudicar sua gestão.
Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu neste sábado, 17, aos 93 anos. A informação foi confirmada pelo SBT no X (antigo Twitter). Apresentador e empresário, foi o fundador do SBT, emissora em que trabalhou ao longo das últimas quatro décadas, e também de diversas empresas do Grupo Silvio Santos, como o Baú da Felicidade.
Ao longo das décadas, passou pelas principais emissoras de TV, como Tupi, Globo, Record e, o próprio SBT (anteriormente TVS). Fez parte do cotidiano dos brasileiros em diversos programas de auditório, como nos infindáveis quadros do Programa Silvio Santos, as perguntas e respostas do Show do Milhão, a junção de casais no Em Nome do Amor, a ‘vida real’ dos famosos do reality A Casa dos Artistas, a realização de sonhos na Porta da Esperança ou a ajuda financeira no Topa Tudo Por Dinheiro e no Roda a Roda, entre tantos outros.
É raro encontrar quem jamais tenha ouvido algum de seus bordões, como “Má ôe!”, “Quem quer dinheiro?”, “É namoro ou amizade?”, “Você está certo disso?”, ou a letra de músicas como Ritmo de Festa ou Silvio Santos Vem Aí! (Olê, olê, olá!).
No fim dos anos 1980, chegou a anunciar planos para se afastar da TV, elegendo Gugu Liberato como substituto. A ideia, porém, não foi à frente, e manteve-se em atividade por mais algumas décadas. Na mesma época, também explicitou pretensões políticas, com planos por um cargo executivo nas eleições.
A tentativa mais famosa e que mais se aproximou de ocorrer foi na disputa presidencial de 1989, quando chegou a fazer uma breve e atabalhoada campanha pelo Partido Municipalista Brasileiro, no lugar de Armando Corrêa, cujo nome já estava impresso nas cédulas. Silvio liderou pesquisas de intenção de voto contra Collor e Lula. O TSE, porém, indeferiu a candidatura antes do pleito.
Silvio Santos foi casado com Maria Aparecida Vieira Abravanel, a Cidinha, que morreu de câncer quando ainda era jovem. Posteriormente, teve um segundo casamento com Íris Abravanel. Dos relacionamentos, vieram suas seis filhas: Cintia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. À exceção de Daniela, que usa o sobrenome Beyruti, todas são conhecidas pelo sobrenome do pai, Abravanel.
Alguns dos principais problemas de saúde começaram a surgir quando já tinha mais de 60 anos de idade, como no joelho, coração e próstata. Na década de 1980, foi aos Estados Unidos para uma cirurgia e tratamento na garganta, e posteriormente precisou se curar de um tumor na região da pálpebra de seu olho. Ao longo da vida, também apresentou uma conhecida alergia a perfumes.
Relembre abaixo a trajetória e o legado de Silvio Santos até se tornar o principal apresentador de televisão do Brasil.
Silvio Santos fundou o SBT, emissora em que trabalhou ao longo das últimas quatro décadas.
Início como camelô
Silvio Santos nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, como Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, filho do grego Alberto Abravanel e sua mulher, Rebeca Caro. Ele teve cinco irmãos: Henrique, Leon, Beatriz, Perla e Sara.
O apresentador puxou o lado vendedor de seu pai que, ainda jovem, fugiu da região de Salônica para não servir ao exército, se tornando jornaleiro em Atenas. Na sequência, foi para Marselha, na França, vender pistache e amendoim na rua, o que era proibido. Preso e expulso do país, foi de navio para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no porto como intérprete e guia de turistas para juntar dinheiro e abrir uma loja.
Em 1945, ainda adolescente, Silvio despertou para o caminho dos negócios quando se deparou com um homem vendendo capas de plástico para títulos de eleitor na Avenida Rio Branco. Seguiu-o para saber onde ficava seu fornecedor, entrou na loja e comprou uma delas por dois cruzeiros. Levou-a para a rua e ofereceu a quem passava, afirmando ser a última. Com o dinheiro da primeira venda, comprou mais duas e revendeu-as, novamente com o discurso de que era a última - ainda que houvesse outra - e assim por diante.
Na sequência, foi diversificando os negócios. Aprendeu a fazer alguns truques com moedas e baralhos para chamar a atenção, e passou a vender dezenas de canetas diariamente. À época, contava com a ajuda de amigos, tanto para fazer o papel de ‘comprador’ interessado, quanto para avisá-lo da chegada da fiscalização.
Foi numa das vezes em que foi pego pelo ‘rapa’ que Silvio encontrou sua primeira oportunidade com a comunicação. Na ocasião, o diretor de fiscalização da prefeitura à época pretendia puni-lo. “Quando ele viu que eu tinha pouca idade, falava regularmente e era estudante, modificou seu pensamento a meu respeito. Em vez de me levar para o juizado de menores, me deu um cartão para que eu fosse procurar um amigo dele na rádio Guanabara, Jorge de Matos”, relatou o apresentador na biografia A Fantástica História de Silvio Santos, escrita por seu assessor, Arlindo Silva.
Ao chegar à emissora, descobriu um concurso de locutores e decidiu se inscrever. Foi o campeão e ganhou uma vaga com salário de 1,3 mil cruzeiros mensais, muito menor que os mais de 900 cruzeiros diários que conquistava como camelô. Um mês após a contratação, se demitiu e voltou a vender suas mercadorias pelas ruas.
Surge Silvio Santos
Inspirado em grandes nomes da rádio na época, como César de Alencar, Heber de Boscoli, Osvaldo Luiz e Manoel Barcelos, tinha o costume de frequentar os auditórios durante as gravações, e foi justamente numa dessas ocasiões que surgiu o nome Silvio Santos.
Silvio Santos chegou a eleger Gugu como seu substituto no SBT
“Minha mãe costumava chamar-me de Silvio, em vez de Senor. Um dia, quando fui entrar no programa de calouros do Jorge Cury, o Mario Ramos, produtor, perguntou o meu nome. ‘Silvio’, respondi. ‘Silvio de quê?’. Eu disse: ‘Silvio Santos - porque os santos ajudam’. Foi um estalo que me deu, uma coisa do momento, que pegou. Também foi uma maneira de disfarçar, porque meu nome, Senor Abravanel, já estava muito ‘manjado’ nos programas de calouros, pois eu sempre ganhava alguma coisa”, explicava.
Exército, rádio e novos desafios
Aos 18 anos, o jovem se alistou no exército, fazendo a escola de paraquedistas, obrigando-o a se afastar das atividades como camelô. Voltou para a rádio, no programa de Silveira Lima, na Mauá, posteriormente migrando para a Tupi. Inclusive, foram em algumas figurações na TV Tupi que suas primeiras aparições televisivas.
Silvio Santos ainda trabalhou nas noites da rádio Continental, em Niterói, antes de pedir demissão e mudar de área. Ao Estadão, em 1983, relatava que a ideia surgiu quando pegava a última barca do dia para voltar para casa, já depois da meia-noite: “Era muito monótona. Só viajavam três ou quatro homens e o resto era tudo prostituta, fugindo para Niterói porque eram reprimidas pela polícia do Rio. Aí eu pensei: por que não botar música? Pelo menos fica um ambiente mais alegre”.
O apresentador firmou um acordo com uma loja de eletrodomésticos com a intenção de criar um serviço de anúncios em alto-falante nas barcas da Cantareira. Em troca do aparelho, faria propaganda gratuita à casa ao longo de um ano. Silvio investiu em um bar para venda de bebidas e cartelas de bingo para os usuários da barca. Nessa época, considerava que havia deixado a vida de camelô definitivamente para trás.
Pouco depois, voltou à rádio, desta vez na Nacional. Contatou Costa Lima e fez um teste para locutor, assinando contrato no valor de 5 mil cruzeiros ao mês em 1954, mesma época em que teve o primeiro contato com Manoel de Nóbrega, de quem se tornaria amigo. Com dívidas, continuava a trabalhar no bar, sem conseguir a quantia que precisava. Foi então que teve a ideia de criar uma publicação, a revistinha Brincadeiras para Você, que trazia passatempos como palavras cruzadas, charadas e piadas. Silvio passou a vender exemplares para lojas, que as distribuíam de graça aos clientes.
O locutor passou a trabalhar também em circos, fazendo a apresentação de artistas. Quando ocorriam atrasos, buscava entreter a plateia, tendo suas primeiras experiências como animador de auditório, o que faria muitas vezes dali em diante. O apresentador, porém, ficava envergonhado em algumas ocasiões, e seu rosto avermelhado acabou lhe rendendo o apelido de ‘Peru que fala’. Aproveitando este lado de Silvio, Nóbrega chamou-o para fazer parte de seu programa na rádio Nacional.
O baú da felicidade
A origem do Baú da Felicidade não envolve diretamente Silvio Santos, mas sim Manoel de Nóbrega. Em 1957, um homem de origem alemã contatou-o para oferecer um serviço de cestas de Natal semelhante ao que ofereciam empresas como Columbus e Amaral, porém, em vez de produtos natalinos, seriam entregues brinquedos. Basicamente, o comprador pagava com antecedência e recebia o produto final ao término do ano.
Foi oferecido a Nóbrega que investisse em anúncios da rádio, atribuindo sua credibilidade ao Baú, enquanto o alemão cuidaria do resto. O homem, porém, teria aplicado um golpe em Manoel e sumido com o dinheiro, fazendo com que muitas das cestas tivessem de ter o valor devolvido. Foi aí que o radialista pediu a Silvio que ficasse na empresa ajudando a ressarcir os clientes e pedir que não fossem à imprensa reclamar.
Silvio demorou, mas acabou cedendo aos pedidos do amigo. À época, o Baú da Felicidade ficava em um porão na rua Líbero Badaró, no centro de São Paulo. Ele expulsou o ex-sócio de Nóbrega do local, que tinha apenas uma mesa, algumas caixas, gavetas e máquinas de autenticar cheques, além de uma funcionária.
Depois de alguns dias, chegou à conclusão de que a iniciativa poderia render lucro, e passou a fazer algumas mudanças e investimentos. O negócio foi tomando uma proporção maior e mais variada, com louças e outros objetos domésticos além dos brinquedos. Nóbrega, com medo de um prejuízo ainda maior, decidiu sair do negócio, passando a empresa totalmente ao comando de Silvio Santos, o que foi visto como um grande ato de generosidade e fortaleceu os laços entre a dupla.
Início na televisão
Em 1961, com o crescimento do Baú, Silvio decidiu também buscar espaço na televisão, lançada onze anos antes e em fase de crescimento no Brasil. Sua estreia como apresentador foi em um programa chamado Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista (comprada pela Globo em 1966), que contava com patrocínio do então deputado Carlos Kherlakian.
Com a boa repercussão, decidiu se arriscar e alugar um horário aos domingos, com o Programa Silvio Santos, que inicialmente tinha apenas duas horas de duração, começando ao meio-dia. À época, a emissora costumava ficar praticamente fechada aos domingos, contando, no máximo, com uma transmissão de futebol. Com shows, brincadeiras e prêmios baseados no Baú da Felicidade, a atração fez sua estreia em 1962 com quadros como o Cuidado com a Buzina, Só Compra Quem Tem, Pergunte e Dance e Rainha Por Um Dia. Na sequência, foi abrindo outras empresas e ganhando mais notoriedade perante o público. Em 1964, recebeu o seu primeiro Troféu Imprensa, como Melhor Animador.
Em 1965, o apresentador também investiu em um programa na TV Tupi, nas noites de quarta-feira, Festa dos Sinos. Posteriormente, seria mudado para Sua Majestade, o Ibope, Cidade contra Cidade e Silvio Santos Diferente, que migrou para a Record em 1976.
A saga pelo canal próprio
Com a Globo passando por algumas mudanças em 1971, o apresentador chegou perto de não ter seu contrato renovado com a emissora. Na mesma época, teve a oportunidade de comprar 50% das ações da TV Record de João Batista Amaral, o Pipa, então sócio de Paulo Machado de Carvalho Filho. Sem nenhuma concorrência aberta pelo governo para uma concessão, era a forma mais próxima que Silvio Santos teria de se aproximar do sonho de ser dono de um canal de televisão, ainda que em um período de crise. O negócio não deu certo e, para sua surpresa, o próprio Roberto Marinho contatou-o - sem saber do fiasco da negociação- pedindo para que ficasse mais um tempo na emissora, renovando sua permanência por mais cinco anos, com a condição de que não adquirisse as ações da concorrente.
Cerca de seis meses depois, os mesmos 50%, que haviam sido adquiridos pelo grupo Gerdau, foram colocados à venda novamente. Apesar do interesse, Santos não poderia comprá-los enquanto estivesse vinculado à Globo, e contou com a ajuda de um amigo, Joaquim Cintra Gordinho, para participar do negócio. Sua participação na Record seria vendida somente em 1989, quando a emissora foi comprada por Edir Macedo.
Surge a TVS
Silvio Santos conquistou a sua própria emissora de televisão em 1975, após esforços junto ao governo, principalmente ao ministro das comunicações, Euclides Quandt de Oliveira. Em 22 de outubro de 1975, o presidente Ernesto Geisel outorgou o canal 11 ao apresentador, pelo decreto nº 76.488. Surgia oficialmente a TV Studios Silvio Santos Ltda., mais conhecida como TVS. A oficialização do contrato ocorreu em Brasília, em 22 de dezembro daquele ano.
Uma das testemunhas da assinatura foi Manoel de Nóbrega, seu amigo de longa data, que viajou para a ocasião mesmo já bastante doente, praticamente em estado terminal. Ele morreria meses depois, em 17 de março de 1976. “É a primeira vez na história do Brasil que um canal de televisão é entregue a um punhado de artistas”, discursou Nóbrega na ocasião. A TVS entrou no ar oficialmente pela primeira vez em 14 de maio de 1976, através da transmissão da torre da antiga Continental.
Na programação inicial da emissora, constavam alguns conteúdos comprados dos Estados Unidos, além de sessões de filmes que chegavam a ser exibidos três vezes seguidas, e seriados como Hazel, a Empregada Maluca e Joe Forrester. O Programa Silvio Santos era exibido aos domingos, e também ia ao ar simultaneamente pela Tupi durante algum tempo.
SBT
O SBT como conhecemos hoje, sigla para Sistema Brasileiro de Televisão, só surgiria oficialmente em 19 de agosto de 1981, quando a emissora tomou, de fato, proporção nacional.
O entretenimento sempre foi o carro-chefe. Hebe Camargo, Flávio Cavalcanti, Gugu Liberato, Ratinho, Raul Gil, Carlos Alberto de Nóbrega, Jô Soares, Serginho Groisman, Marília Gabriela, Otávio Mesquita, Celso Portiolli, Eliana, Angélica, Danilo Gentili, Maisa Silva, entre tantos outros, estão entre os apresentadores que estrelaram programas no canal ao longo das gerações. Todos, é claro, contemporâneos à presença de Silvio Santos, que se acostumou a tomar conta de boas horas da programação dominical. Hoje, é impossível pensar na história do SBT sem atrelá-la automaticamente ao apresentador.
O canal se acostumou a focar outra parcela de seu horário em programação infantil, com diversos desenhos e apresentadores como palhaço Bozo, Angélica, Eliana, Maisa Silva, Yudi Tamashiro e, mais recentemente, Silvia Abravanel, uma das filhas do apresentador, que assim como as irmãs Patrícia e Rebeca, também se aventuram em frente às câmeras. Outras atrações atingiram sucesso com os jovens em décadas distintas, com mais de uma versão, tanto estrangeiras como nacionais, como Chiquititas e Carrossel.
Novelas mexicanas, como A Usurpadora, Esmeralda, Maria do Bairro e Marimar, tornaram-se ‘marca registrada’ do SBT, com diversas reprises dubladas. Do país norte-americano vêm também Chaves e Chapolin, que fizeram sua estreia no Brasil em 1984, sendo exibidos até 2020, quando uma questão envolvendo os direitos autorais entre a Televisa e a família de Roberto Gómez Bolaños, criador da atração, impediu que os seriados continuassem sendo exibidos.
O primeiro telejornal da casa foi o Noticentro, em 1981. Na década de 1990, uma abordagem mais popular foi vista no Aqui Agora. Posteriormente, vieram atrações especiais como o SBT Repórter e o Conexão Repórter, de Roberto Cabrini. Entre os nomes que passaram pela emissora, constam Gil Gomes, Wagner Montes, César Tralli, Celso Russomano, Luiz Bacci, César Filho, Ana Paula Padrão, Sérgio Chapelin, Hermano Henning e Joseval Peixoto.
Nos anos 1980, Silvio Santos chegou a propôr que todas as emissoras de TV no Brasil reservassem o mesmo horário para exibir somente telejornais, por mais simples que fossem, com a intenção de incentivar o público a ficar inteirado das notícias diariamente. A ideia, porém, não foi concretizada.
Polêmicas
Nem só de bons momentos foi composta a vida de Silvio Santos. Por diversas ocasiões, o apresentador foi alvo de críticas, acusações e até mesmo investigações que contaram com grande cobertura midiática. Muitas delas remetiam ao seu lado empresário.
Durante o início de sua carreira, escondeu o fato de ser casado. “Quando eu me lembro da minha mulher que morreu, e que dizia que era solteiro... Escondi minhas filhas para poder ser o galã, o herói. Quando falo com a minha consciência, acho que é uma das coisas mais imperdoáveis que fiz diante da minha maturidade. Hoje vejo as besteiras que fiz”, refletia, em 1987.
Naquele mesmo ano, Silvio assumiu problemas na Liderança Capitalização, uma das empresas de seu grupo, após denúncias feitas por clientes que se sentiram enganados. “Não pode ir na conversa do vendedor. O vendedor é ‘fogo’. Vender papel é ‘fogo’. Às vezes, eles tapeiam. Com o carnê também eles tapeiam, mas é mais difícil. Tomei conhecimento, chamei a diretoria e mandei devolver o dinheiro. Vi quais eram as irregularidades, tentei sanar. Ainda não é uma empresa boa, que me convença. Ainda acho que devo fazer melhor ou acabar com ela. Olha, tudo é permitido por lei, mas ainda assim tem vendedor que tapeia. Os papeleiros são fogo. Eles inventam histórias. Estamos policiando os vendedores, mandamos prender, botamos na penitenciária se é possível”, justificava ao Estadão.
No mesmo ano, também se defendia de acusações de uso de trabalho escravo na fazenda Tamakavy, no Mato Grosso, comprada por Silvio com incentivos fiscais durante o regime militar na década de 1970: “Se havia, também não é culpa minha. Nunca fui lá, só vi de fotografia. Sei que é uma das maiores fazendas do Brasil”.
Em 1991, precisou prestar depoimento à Polícia Federal para justificar o destino que deu aos cerca de 45 milhões de dólares recebidos de Edir Macedo quando vendeu suas ações da TV Record. À época, havia suspeita de que o empresário não teria incluído o recebimento do dinheiro em sua declaração de renda. Silvio depôs durante quatro horas em São Paulo, e ao ser abordado pela imprensa na saída, debochou: “Demorei porque a conversa estava boa”.
Em 2001, foi vítima de um sequestro que contou com ampla cobertura televisiva. Inicialmente, os criminosos levaram sua filha, Patrícia, e mantiveram-na em cárcere privado por alguns dias. O resgate foi pago e ela foi liberada pelo sequestrador Fernando Dutra Pinto, que, após longa perseguição policial, conseguiu fugir. No dia seguinte, ele foi até a casa de Silvio Santos e driblou a segurança, pulando o muro e mantendo o apresentador como refém. O criminoso só se entregou após negociação direta do então governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que foi pessoalmente à mansão de Silvio.
Em 2003, o apresentador saiu na capa da revista Contigo com algumas declarações bombásticas que, apesar de irônicas, repercutiram bastante. “Estou mal, muito mal. Você não sabe o que é esperar a morte, deitado, fazendo transfusões de sangue, exames, mais nada. É uma doença nas coronárias, se chama ‘ataque do coração em seis anos’”, afirmou, na ocasião. Ele ainda ‘anunciou’ que pretendia se desfazer de seu canal: “SBT? Eu já vendi, como é que eu vou saber o que se passa no SBT? Agora quem vai tomar conta do SBT é o Boni e a Televisa”.
Em 2011, após constatação de um rombo no Banco Panamericano, o empresário precisou disponibilizar seu próprio patrimônio, as 44 empresas do Grupo Silvio Santos, como garantia a um empréstimo de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
O lado apresentador também se envolveu em diversas polêmicas. Muitas delas em anos recentes, quando o apresentador já estava mais idoso. Durante apresentação do Teleton, em 2018, por exemplo, foi acusado de assédio por fazer comentários indelicados após negar um abraço à cantora Claudia Leitte. “Esse negócio de ficar dando abraço me excita, e eu não posso ficar excitado”.
No mesmo ano, ao saber que a convidada Mariana Kupfer tinha uma filha sem ser casada, se revoltou: “Não casou e tem filho? Isso é uma vergonha! Vocês que não casam e têm filhos, é uma vergonha, não pode fazer uma coisa dessa. Quem faz isso é pecadora, não entra no céu”.
Em 2019, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo e a Promotoria de Justiça de Osasco instauraram inquérito para investigar um concurso de miss infantil no Programa Silvio Santos exibido em 22 de setembro daquele ano. Diante de participantes que tinham entre sete e oito anos de idade, Silvio Santos comentou que a votação da vencedora levaria em conta “quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito”. Na década de 1980, a secretaria de educação chegou a proibir a participação de crianças em seus programas de auditório durante um período.
Em 1971, uma passagem curiosa: a pedido de Plácido Manaia Nunes, então diretor da revista Melodias, em dificuldades financeiras, Silvio Santos apareceu na capa de uma edição ‘revelando’ ser careca - o que não era verdade. A história quintuplicou as vendas e ajudou a publicação a se manter mais algum tempo em atividade.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrou o discurso que fazia nesta sexta-feira (16) em um comício na cidade de Macaíba, na região metropolitana de Natal, após ser atacado por abelhas.
Bolsonaro participa de uma série de agendas com correligionários no Rio Grande do Norte, e estava em cima de um trio elétrico quando foi surpreendido pelos insetos.
O ataque das abelhas foi gravado pelos apoiadores do ex-presidente que acompanhavam o discurso ao lado dele. Na gravação, o político começa a falar ao microfone, no exato momento em que as abelhas aparecem.
Apoiadores tentam espantar o enxame, mas Bolsonaro, que mostra o incômodo, chega a informar que está sendo atacado por abelhas e encerra o discurso. "Tem abelha aqui, pessoal! Muito obrigado a todos vocês", diz, antes de descer do trio às pressas.
Na sequência, o locutor do evento chegou a brincar com a situação: "O homem é tão doce que até abelha apareceu por aqui. Vamos dar um tchauzinho ao Bolsonaro?", disse ao microfone.
Representantes do ex-presidente não informaram se Bolsonaro ou algum membro da comitiva se feriu com o ataque de abelhas.Em apoio a candidatos do PL no Rio Grande do Norte, o ex-presidente também passou por cidades como Natal, Lajes e Parnamirim. Bolsonaro seguirá para Fortaleza, onde tem agenda confirmada neste sábado (17).
Foi realizada ontem, sexta-feira, 16, uma importante reunião de alinhamento com foco nas eleições municipais na Zona Eleitoral 126, que abrange os municípios de Baianópolis, Cristópolis e Angical. O encontro contou com a presença do Juiz de Direito, Dr. Lázaro, e do Promotor de Justiça, Dr. Filipe, responsáveis por garantir a legalidade e transparência do processo eleitoral na região.
Participaram da reunião os Comandantes e Subcomandantes da 83ª e 84ª Companhias Independentes de Polícia Militar.
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e definir diretrizes para assegurar a segurança e a ordem durante as eleições, garantindo que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e dentro dos parâmetros legais.
A reunião reforça o compromisso das autoridades em garantir que os cidadãos de Baianópolis, Cristópolis e Angical possam exercer seu direito ao voto de maneira segura e livre, contribuindo para a manutenção da democracia.
Na tarde de ontem, sexta-feira, 16, por volta das 13h30, a Polícia Militar prendeu indivíduo com droga e dinheiro na Agrovila III, no município de Serra do Ramalho.
A 38ªCIPM, ao realizar o policiamento ostensivo, quando visualizou três indivíduos em atitude suspeita. Ao visualizarem a viatura, tentaram empreender fuga, porém foram alcançados.
Ao realizar a abordagem e busca pessoal, foi encontrada uma grande quantidade de substância análoga à maconha e cédulas de dinheiro, fruto do tráfico de drogas.
Os indivíduos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil.
Material apreendido:
■ R$ 8061,00;
■ 1 quilograma de substância análoga à maconha;
■ 02 aparelhos celulares;
■ 01 motocicleta Honda Twister, Cor branca, Placa IXS 9721;
Neste sábado prepare-se para se deliciar com a nossa feijoada incrível! 😋 E para tornar o seu almoço ainda mais especial, teremos música ao vivo com Luan Ferraz & Giovanni 🎶🎶 trazendo uma atmosfera única ao nosso restaurante. 🎤✨
⠀⠀⠀⠀⠀
Além do cardápio variado do nosso self-service, teremos cervejinhas geladas para refrescar o seu dia. 🍻Aproveite o ambiente arborizado e aconchegante que preparamos para receber você e sua família.
⠀⠀⠀⠀⠀
Junte-se a nós a partir das 11h30 para um sábado repleto de sabores, boas vibrações e momentos inesquecíveis! Esperamos por você. 😊
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
17
Ago/24 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
17
Ago/24 |
Super Promoção na Maná Agropet |
Fazer uma viagem de barco de Barreiras até Barra para produzir um videodocumentário sobre o dia a dia dos pescadores. Esse foi o principal objetivo da expedição “Rio Grande: vivência de pescador”, realizada pela Associação dos Pescadores Artesanais da Bacia do Rio Grande (APA).
A expedição passou pelos municípios de Riachão das Neves, Cotegipe e Wanderley, percorrendo cerca de 380 quilômetros até chegar no Rio São Francisco, em Barra.
Nas conversas com os ribeirinhos, foi possível se aproximar da realidade do trabalho com a pesca e ouvir sobre as preocupações das populações tradicionais com a degradação da natureza. Os relatos refletem como as transformações no meio ambiente estão afetando seu modo de vida.
O projeto foi contemplado em edital da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) e também contou com a parceria da Agência 10Envolvimento, do Consid (Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
Serviço:
O quê: Lançamento do documentário “Rio Grande: vivência de pescador”
Duração: 40 min.
Quando: 16 de agosto, às 19h
Onde: Centro Cultural Rivelino de Carvalho, na Praça Landulfo Alves, Centro Histórico - Barreiras/BA