A represa que preocupa os moradores
Prefeito Paê visita o local
Funcionários da prefeitura trabalham para escoar parte da água do represado
Moradora mostra interior da casa invadido pela água
A represa que você viu no vídeo fica no Alto da Serra do Mimo. Ela pode se romper a qualquer momento e piorar ainda mais a situação dos moradores principalmente do bairro que leva o mesmo nome da Serra, "Mimo".
A imagem ganhou as redes sociais na manhã desta quinta-feira, 28, e logo chegou ao conhecimento da prefeitura de Barreiras, Paê o prefeito em exercício, foi pessoalmente ao local por volta das 9h30, Juntamente com uma equipe da secretaria de infraestrutura para avaliar a situação e possibilidade do rompimento do represado.
A intenção é evitar uma tragédia sem pretendentes, com o possível rompimento dessa barragem natural.
Assustados, alguns moradores do bairro estão abandonando suas casas e indo provisoriamente para casa de parentes. Outros estão arrependidos de terem comprado seu lote ou casa no local e ficam a sensação de terem sido enganados por vendedores. "Eu paguei 135 mil reais na minha casa, financiei pela caixa e o pagamento já é descontado direto no meu pagamento, pois sou funcionária pública" disse uma moradora indignada com a situação.
Outra moradora disse estar com medo de que com o prolongamento do período chuvoso possa ter sua casa invadida mais uma vez. “Meu medo é que a estrutura da casa não aguente e caia, não temos pra onde ir" disse a moradora.
Solução – Paê revelou que funcionários da prefeitura alongaram um sangrador do represado, fazendo com que a água possa não acumular tanto no local, trazendo medo para os moradores. O prefeito tranquilizou a população de que não há perigo de rompimento.
Uma moto de cor azul, placa NTJ 5056, foi roubada por volta das 13h00 desta quarta-feira (28), na Rua Pernambuco, em frente à Caixa Econômica Federal, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
De acordo informações da vítima, a moto pertence à Empresa Porto Brasil e foi roubada após ser estacionada em frente ao banco, enquanto o condutor resolvia assuntos da empresa no interior da instituição. Qualquer informação sobre do o veículo pode ser fornecida pelo número 190.
O Prefeito em exercício de Barreiras, no oeste da Bahia, Paê Barbosa, reuniu a imprensa regional em seu gabinete, por volta das 11h desta quinta-feira (28), e anunciou o cancelamento do Carnaoeste 2016, o tradicional carnaval realizado pela cidade de Barreiras, e um dos maiores do interior do Estado.
O Prefeito tomou a decisão após uma reunião com os secretários de governo que e também em acordo com o prefeito Antônio Henrique, por unanimidade, optaram pelo cancelamento da festa após profunda análise da situação enfrentada pela cidade após as intensas chuvas do mês de janeiro.
O cancelamento faz parte do pacote de medidas baseadas no Decreto Municipal no. 44, de 27 de janeiro de 2016, que declara de estado de emergência por noventa dias em todo o município.
O gestor explicou, ainda, que os dois principais motivos que basearam as medidas administrativas foram a situação financeira e as chuvas que causaram sérios danos à infraestrutura urbana.
28
Jan/16 |
ÁRABE E PIZZA FAST FOOD É NA AVENIDA JK |
28
Jan/16 |
Homem leva cinco tiros na Vila Brasil |
Um homem identificado com Joaquim Júnior foi vítima de uma tentativa de assassinato por volta das 15h30 desta quinta-feira (28), na Rua do Arame, próximo ao Mercado Escobar, no Bairro Vila Brasil, em Barreiras.
Segundo informações obtidas no local, o homem foi alvejado com cinco tiros e recebeu o socorro de populares que acionaram uma equipe do SAMU.
Os socorristas encaminharam Joaquim em estado grave para o Hospital do Oeste. Policiais militares compareceram ao local do crime e realizaram rondas nas ruas próximas para identificar o autor dos disparos, supostamente, um homem conhecido por Dudu.
Um homem foi preso pela Polícia Militar de Luís Eduardo Magalhães após aplicar um golpe no valor de R$ 1.600 em uma empresa de celulares localizada na Rua Paraíba, no centro da cidade. De acordo informações do proprietário, o “cliente” solicitou várias recargas de celulares até o limite de R$ 1.600. Durante todo o tempo o homem se manteve falando ao telefone e no momento de pagar a conta, tentou fugir correndo pela rua.
A Polícia Militar de Luís Eduardo Magalhães prendeu Diego dos Santos Silva, de 18 anos e um menor de 14 anos, durante ronda de rotina na tarde desta quinta-feira (28), no Bairro Jardim das Oliveiras.
De acordo com informações policiais, a dupla fugiu quando avistou a guarnição da PM, escondendo-se em uma quitinete. Os policiais abordaram os dois no imóvel onde apreenderam uma espingarda de pressão.
Ainda de acordo com informações da polícia, Diego é suspeito de matar um jovem no último dia 25 de janeiro, no mesmo bairro.
A dupla foi conduzida para a Delegacia de LEM. A polícia esclareceu que o menor só foi conduzido à Depol por estar em companhia de Diego.
A Pamonharia Delícias do Milho, na cidade de LEM, está agora em novo endereço. Anote: Avenida Brasília, próximo ao Itu Rangos, na esquina com a Rua São Francisco, no Mimoso I.
Venha saborear os nossos diversos sabores de pamonhas e conhecer o nosso cardápio. Venha conhecer as delícias do milho.
Aceitamos encomendas, ligue já: 77 9-9847-1074
28
Jan/16 |
Galego Lanches - Qualidade que dá gosto! |
28
Jan/16 |
MV MOTORES |
28
Jan/16 |
LEM: Dupla de menores infratores foi presa em flagrante furtando em residência no Santa Cruz |
Policiais militares conduziram dois menores, de 12 e 13 anos, flagrados roubando objetos em uma residência localizada na esquina da Rua Juazeiro com a Rua Ibotirama, no Bairro Santa Cruz.
O proprietário da residência informou que foi alertado por latidos do seu cachorro, flagrando a dupla em ação. Um menor estava sobre o muro recebendo objetos roubados do outro que permanecia no interior do imóvel.
Foram roubados um botijão de gás, fios de energia elétrica e outros materiais que estavam sendo atirados em um lote baldio vizinho à residência.
Os dois tentaram negar que estivessem roubando, mas um vizinho do proprietário procurou e encontrou os objetos atirados no lote baldio.
O dono da casa deteve e imobilizou os dois menores até a chegada da Polícia Militar. Os policiais encaminharam os infratores à Delegacia de Polícia, para execução dos procedimentos legais e posterior entrega ao Conselho Tutelar.
O acidente foi por volta das 10h40 da manhã desta quinta-feira, 28, quando um motociclista freou bruscamente para adentrar em um retorno proibido. Um caminhão prancha que vinha logo atrás não conseguiu frear devido a pista molhada, atingindo o motociclista. Uma equipe do SAMU foi ao local socorrer o condutor da moto, que após atendimento no local se negou a ser encaminhado para a UPA.
Ele assinou um termo de responsabilidade, com duas testemunhas, e foi embora.
Uma guarnição do PETO da 83ª CIPM realizou duas diligências nesta quarta-feira (27) e conseguiu recuperar duas motocicletas, prendendo três indivíduos.
Segundo informações obtidas por nossa reportagem, os policiais militares conduziram os indivíduos detidos à Delegacia de Barreiras, juntamente com as motos apreendidas, para serem tomadas as medidas necessárias.
As últimas chuvas que atingiram Barreiras, no oeste da Bahia, evidenciaram um grave problema provocado pela má tilização da rede de esgotamento sanitário. Extravasamentos e o retorno do esgoto às residências e poços de visita [estrutura de inspeção da rede de esgoto identificada por uma tampa] são sinais de que muitos imóveis vêm escoando indevidamente a água das chuvas na rede de esgoto.
Regiões como o Centro Histórico, Jardim Ouro Branco e Sandra Regina foram os mais afetados com a sobrecarga de chuva na tubulação. Segundo o gerente da divisão de esgoto da Embasa, Patrick Alves, a rede não é preparada para receber o grande volume de chuva. Ele explica que o dimensionamento da rede é realizado conforme normas técnicas (NBR-9658/86 e NBR 9649/86) que recomendam o sistema denominado “separador absoluto”, em que se interliga na rede de esgoto somente as águas servidas excluindo a de drenagem de águas das chuvas.
A recomendação, de acordo com a Embasa, é que os moradores revisem as suas ligações e separem o escoamento do sgoto e das chuvas. “O escoamento da água das chuvas dos quintais das casas devem ir para um sistema próprio de drenagem, so exista, ou diretamente para a via pública. Na rede de esgoto devem passar somente água servida dos banheiros, cozinha e da lavanderia”, explica o engenheiro da Embasa.
Esgoto x Drenagem
Algumas diferenças entre rede de drenagem e rede coletora de esgoto podem ser facilmente identificadas pela população. As conhecidas bocas de lobo, por exemplo, pertencem à rede de drenagem pluvial, têm formato retangular e situam-se geralmente abaixo dos calçamentos das ruas. As águas das chuvas serão levadas por meio de bueiros ou grandes canais diretamente para córregos e rios.
Identificada pelas caixas de inspeção, nas calçadas, a rede de esgoto escoa os efluentes domésticos por um ramal predial, sendo levado até a rede coletora, sendo depois conduzido para tratamento em uma estação própria. Na rede coletora de esgoto é possível verificar uma estrutura chamada de poços de visita (PV´s), notadas por uma tampa localizada nas ruas.
Outra forma de distinguir as duas redes é observar se são feitas em tubos em PVC (rede de esgoto) ou manilhas de concreto (rede de drenagem). Além disso, o diâmetro das tubulações de drenagem é bem maior para suportar a quantidade de chuva.
Cobertura
Até o momento, moradores de 14 áreas* [veja lista abaixo] de Barreiras passaram a ter acesso a esgotamento sanitário. Ou seja, já podem ligar os esgotos dos seus imóveis à rede e desativar a fossa séptica. Os moradores devem executar as ligações intradomiciliares, no prazo de 90 dias, depois de notificados pela área social da Embasa. Esta ligação consiste em canalizar água servida - utilizada no banheiro, cozinha e lavanderia - para a caixa de inspeção localizada na calçada, desativando a fossa séptica. Não pode ser ligada à rede água de chuva, que deve ser escoada para rede específica,
sarjeta ou na via pública.
Áreas de Barreiras com acesso à rede de esgoto:
*Bandeirante, Flamengo, Novo Horizonte, Serra do Mimo, Bela Vista, Vila Rica, Vila dos Funcionários, Vila Amorim e parte do São Pedro, Centro Comercial (perímetro entre Princesa Isabel e Feira Livre), Sandra Regina e Jardim Ouro Branco, que ficam acima da Av. ACM; e os bairros JK e São Miguel (perímetro entre o Estádio Geraldão e Câmara de Vereadores), entre as avenidas Clériston Andrade e José Bonifácio.
INSCREVA-SE NO VESTIBULAR AGENDADO, PROVA DIA 29 DE JANEIRO DE 2016, ÀS 19H30MIN ÀS 22H30MIN.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA ACADÊMICA DA FAAHF.
Matrículas abertas pra o curso Técnico em Enfermagem no Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC. Turmas Diurno e noturno.
Não perca essa oportunidade de estar entre os melhores, corra e garanta sua vaga.
Mais informações: (77) 3628-9900
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães comunica a realização de uma Assembleia Geral com os beneficiários do Residencial Solar dos Buritis, na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, às 9h da manhã, na Estação Gê, bairro Santa Cruz. É importante que os beneficiários levem o Termo de Recebimento do Imóvel e cópia de RG e CPF.
Assembleia Geral Beneficiários Solar dos Buritis
Data: 01/02/2016
Horário: 09h
Local: Estação Gê.
28
Jan/16 |
COMPRAS SUPER MARABÁ |
O vídeo acima mostra mais uma ação do bandido do Gol branco. Ontem, 27, ele assaltou uma mulher ao lado da Churrascaria Boi na Brasa, que fica na região central de LEM.
Além desse assalto, o marginal já havia cometido outros tantos em diversos bairros como o Jardim Paraíso.
Daqui a pouco todas as informações dessa prisão.
Bom dia Sigi Vilares,
Meu nome é Marcelo, sou morador do Povoado de Baraúna, veja o descaso que a prefeitura de Barreiras está fazendo conosco. O carro de coleta de lixo não passa desde segunda-feira, 25. Lixos se acumulam a cada esquina, nas portas das casas além dos inúmeros cachorros soltos e que estão fazendo a festa rasgando as sacolas dos lixos.
Outro problema é que o carro do lixo só passa em algumas ruas, obrigando os moradores à depositarem os lixos nas esquinas ou jogando sobre os canais de irrigação da CODEVASF contribuindo para proliferação de insetos.
Descaso com a população de Riachão das Neves. Há quatro dias sem água por falta de repasse de dinheiro entre EMBASA e CODEVASF.
Não sei como está funcionando os locais públicos como hospital, delegacia e outros...
As casas não têm água nem para as necessidades fisiológicas, muito menos para cozinhar.
Até agora as autoridades não fizeram nada, pois continuamos sem água. A comunidade de Riachão das Neves clama por socorro!! Pagamos em dia nossas contas de água
28
Jan/16 |
VIDROLEM Vidraçaria |
28
Jan/16 |
Quer construir em apenas um MÊS? |