Cerca de 250 atletas de ginástica rítmica de Luís Eduardo Magalhães, competem na 22ª edição da OILEM, nos dias 16 e 17 de agosto. Na sexta-feira (16), a partir das 19h, no Ginásio poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK, e no sábado (17), a partir das 8h, no Ginásio poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK.
Estão previstas 110 apresentações ao todo, sendo 36 em conjunto, e 74 solo, sendo elas com mãos livres e com aparelhos: bola e arco. Ao todo, 26 escolas participarão nessa modalidade (sendo elas da rede municipal, estadual e particular de ensino), sob os cuidados da equipe de arbitragem da Federação Baiana de Ginástica.
A OILEM conta com 45 escolas participantes e 7.500 alunos (municipais, estaduais e participantes). A competição iniciou no dia 27 de julho e se encerra em 27 de setembro, com 15 modalidades, sendo elas: vôlei, basquete, futsal, futebol Society, handebol, queimada, vôlei, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, judô, jiu-jitsu e karatê.
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
Na tarde desta quarta-feira, 14, uma guarnição da 85ª CIPM localizou e prendeu um foragido da Justiça em Luís Eduardo Magalhães.
A ação aconteceu no Bairro Bosque dos Girassóis após compartilhamento de informações entre a 85ª CIPM e a 73ª CIPM/Juazeiro. Contra o homem de 35 anos constava um mandado de prisão pela prática do crime de homicídio, expedido pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Juazeiro.
O foragido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães.
14
Ago/24 |
GCM-LEM é acionada após indivíduo ameaçar e atirar contra residência da ex-companheira de convívio |
Na noite de segunda-feira, 12, por volta das 22:16, a central da Guarda Civil Municipal recebeu pedido de socorro de uma vítima de violência doméstica, do bairro Top Park, a GCM agil rápido e conseguiu prender o indivíduo.
Segundo a vítima, o seu ex-companheiro de convívio estava lhe ameaçando e teria deferido um disparo de arma de fogo, contra a sua residência, além de estar forçando o portão e jogando pedras contra a sua casa.
De posse das informações e com as características do suposto autor, os Guardas Civis Municipais conseguiram localizar e prender o indivíduo.
O indivíduo, a arma de fogo e a vítima foram apresentados na Delegacia de Polícia, ficando a disposição das autoridades competentes.
14
Ago/24 |
Solicitação de Comparecimento |
Moinho de Trigo Mercosul Ltda solicita o comparecimento do Senhor Izaias Antônio da Silva Junior, portador da CTPS n° 0928790 série 0040, ao estabelecimento desta Empresa, no prazo de 48 horas, para tratar de assuntos de seu interesse.
14
Ago/24 |
Super Promoção na Maná Agropet! |
Por meio do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), com recursos dos produtores rurais vinculados à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e ao Instituto Aiba, na manhã desta terça-feira (13), foram entregues recursos aplicados ao projeto ‘Judô Heróis do Oeste’.
Para ofertar condições e oportunidades através do esporte e desenvolver o potencial dos beneficiados tornando cidadãos de bem, o projeto desenvolvido pela Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Oeste da Bahia (APMO), atende uma clientela de 210 crianças e adolescentes na faixa etária entre 07 e 13 anos, em situação de vulnerabilidade social. É a primeira vez que o projeto participa do edital do Fundesis e conta com a parceria da Secretaria de Educação de Barreiras.
As aulas semanais de judô são desenvolvidas no quartel do Corpo de Bombeiros em Barreiras. “Hoje é um dia de celebração e eu agradeço à Aiba pela parceria através da arrecadação de recursos do Fundesis para esse projeto que em oito anos vem desenvolvendo atividades físicas e trabalha a preparação psicológica dessas crianças em vulnerabilidade social em Barreiras. Esses investimentos dos agricultores para o fundo social são importantes e têm alcançado muitas crianças que têm a vida transformada por meio do esporte. Em nome do Comando Regional e do 17º Batalhão de Corpo de Bombeiros, agradecemos a diretoria da Aiba e toda equipe técnica do Fundesis que vem ajudando a melhorar cada vez mais a vida social de muitas crianças”, agradeceu o coordenador do projeto, soldado BM Pablo Rogério.
O projeto recebeu do Fundesis, recursos que custearam a aquisição de materiais esportivos de cultura do judô, como kimonos, climatizador, armários, espadas katana, dentre outros, para melhoria da qualidade das aulas. “Hoje participamos de mais uma inauguração do Fundesis, e ver os alunos participando do projeto da escolinha de Judô é algo que nos enche de orgulho. É o esporte sendo visto e patrocinado pelo produtor rural, nosso parceiro, que faz suas doações e nós administramos e conduzimos da melhor maneira possível esses recursos”, declarou o diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp.
Durante a solenidade de entrega dos equipamentos foi realizada uma aula demonstrativa de Judô. Isabela é uma das alunas e relata a sensação de estar participando do projeto. “Gosto muito de estar aqui, esse esporte agora é minha paixão e vou praticar até ficar bem velhinha. Eu agradeço muito por essa oportunidade e em nome da turma agradeço ao Fundesis pelos materiais que estamos recebendo e que serão utilizados nas aulas”, revelou a participante.
A coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira, o gerente de Infraestrutura da Aiba, Luiz Stahlke, o gerente do BNB, Romildo Nascimento e alunos do projeto também prestigiaram o evento.
14
Ago/24 |
Bombeiros Militares resgatam vítima de acidente de trânsito na BA 459 na zona rural de Barreiras |
Na noite desta terça-feira (13), por volta das 19h, uma carreta basculante carregada com sementes tombou na BA-459, na zona rural de Barreiras, acionando as equipes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar do 17º BBM para um resgate veicular.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram a vítima, um homem de 46 anos, presa nas ferragens do veículo. Utilizando equipamentos especializados, os bombeiros realizaram a remoção da vítima com segurança, entregue aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Rony Moreno critica a metodologia da pesquisa eleitoral em Barreiras, destacando a importância da amostragem correta nos bairros
Em uma análise sobre a pesquisa de intenção de voto para prefeito em Barreiras, encomendada pelo jornal A Tarde ao Instituto AtlasIntel, o empresário e cientista político Rony Moreno, proprietário do Instituto de Pesquisa Insight, levantou críticas significativas quanto à metodologia empregada.
Segundo Moreno, a pesquisa eleitoral em Barreiras conduzida pela AtlasIntel apresenta falhas importantes na amostragem, especialmente em cidades de menor porte como Barreiras, que possui características peculiares em seus bairros. “Esse sistema que a Atlas usa não funciona corretamente em cidades com menos de 500 mil eleitores, onde existem lideranças locais muito fortes”, explicou.
Moreno destaca que, ao realizar uma pesquisa, é fundamental considerar a distribuição correta das amostras pelos diferentes bairros, respeitando as particularidades de cada região. “Não se pode desconsiderar que nessas cidades existem bairros onde determinados candidatos têm lideranças significativas. É preciso ter amostras representativas nesses bairros”, afirmou.
O cientista político criticou a maneira como as amostras foram distribuídas na pesquisa da AtlasIntel. Ele citou exemplos específicos para ilustrar a problemática: “Você não pode tirar 55 amostras num bairro como Renato Gonçalves e apenas 25 no maior bairro da cidade (Santa Luzia), onde há uma grande diversidade de classes sociais. Isso prejudica um candidato em detrimento de outro”
Para Moreno, a falta de amostras adequadas em bairros populosos e diversos pode distorcer os resultados da pesquisa eleitoral em Barreiras. “Cada bairro tem seus líderes políticos, e isso deve ser refletido na amostragem. Quando a amostra é mal distribuída, o resultado final fica comprometido”, concluiu.
A crítica de Rony Moreno aponta para a necessidade de uma revisão na metodologia das pesquisas eleitorais em cidades como Barreiras, onde a dinâmica política local exige uma abordagem mais detalhada e cuidadosa.
14
Ago/24 |
Barreiras: Bombeiros militares combatem incêndio a residência no bairro Vila dos Funcionários |
Na noite desta terça-feira (13), por volta das 22h, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para combater um incêndio em uma residência localizada na rua Professora Edna Bonfim, no bairro Vila dos Funcionários, em Barreiras.
Rapidamente, a guarnição se deslocou até o local com um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) e iniciou o combate às chamas após confirmar que não havia vítimas dentro da casa e realizar o isolamento adequado da área. O incêndio representava um risco significativo para duas residências adjacentes, localizadas à esquerda e à direita do imóvel em chamas.
Por volta das 23h, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio e realizar o rescaldo, eliminando o risco para as casas vizinhas. Apesar das perdas materiais, felizmente, não houve vítimas, e as demais residências não foram afetadas.
Segundo o morador da casa onde o incêndio começou, as chamas tiveram início após ele ter deixado uma vela acesa próxima a um colchão. Ele relatou que adormeceu em uma cadeira e foi despertado pelo calor das chamas já altas. Em uma tentativa desesperada de conter o fogo, ele utilizou baldes de água, mas as chamas já estavam fora de controle.
Uma moradora do bairro Boa Vista se assustou ao chegar em sua resistência, no final da tarde dessa terça-feira (13), e perceber que a mesma tinha sido invadida e uma bicicleta subtraída.
A Guarda Civil Municipal foi acionada e, de posse das informações e das imagens, a GCM-LEM saiu em diligência e, na manhã de hoje (14), a suspeita foi avistada, a bicicleta recuperada e entregue à proprietária.
14
Ago/24 |
Vagas de emprego para LEM |
Empresa no Ramo de Confecções:
02 Vendedoras
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
- Experiência na área de vendas;
Empresa no Ramo de Faculdade:
Serviços Gerais
- Com experiência;
- More próximo aos bairros Mimoso 1 e 2;
Empresa no Ramo de Imobiliária:
Serviços Gerais
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Confecções, Cama mesa e banho:
Vendedoras
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
- Experiência na área de vendas;
Empresa no Ramo de Confecções:
Assessor de Clientes
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade de horário para trabalhar escala 6x1;
- Experiência com atendimento ao público;
Empresa no Ramo de Auto Peças:
Gerente de loja Nível I.
Seguimento automotivo.
Loja de Auto Peças linha leve
Nível de escolaridade no mínimo o ensino médio completo;
Experiência no segmento de vendas (peças);
Conhecimentos na área comercial e em gestão de pessoas e processos;
Possuir CNH Categoria B;
Possuir conhecimento no Pacote Office;
Possuir experiência no segmento automotivo.
Empresa no Ramo de Transportadora:
Auxiliar de Escritório
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Experiência com atendimento ao público;
Empresa no Ramo de Tecnologia:
Vendedor
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Experiência com atendimento ao público;
Empresa no Ramo de Terceirização:
Jardineiro
- Com experiência;
Empresa no Ramo de Construtora:
Almoxarifado para obra
- Com experiência na área;
05 vagas para Pedreiro com experiência;
05 vagas para Ajudante de Pedreiro com experiência;
Empresa no Ramo de Hamburgueria:
Auxiliar de Cozinha
- Disponibilidade para trabalhar das 17:00 as 23:30;
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Material de Construção:
Vendedor
- Ensino médio completo;
- Com experiência na área;
- Informática básica;
Empresa no Ramo de Móveis e Eletrodomésticos:
Operadora de Caixa
- Ensino médio completo;
- Experiência com atendimento;
- Conhecimento ou curso na área;
Auxiliar de Limpeza
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Concessionária:
Consultor de Serviços
- Conhecimento em motocicletas;
- Ensino médio completo;
- Informática;
Lavador de Motos
- Conhecimento em motocicletas;
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Cosméticos:
Vendas
- Ensino médio completo;
- Conhecimento com produtos de beleza;
Empresa no Ramo de Confecções:
Vendedor
- Sexo Masculino;
- Ensino médio completo;
- Com experiência em vendas;
Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, Fone: (77) 9.9850-3073
14
Ago/24 |
Ofertas OBRA PRONTA JK |
14
Ago/24 |
Novos cursos na REFERÊNCIA |
Escolha um dos cursos mencionados acima e participe dessa MEGA promoção, onde irá pagar apenas R$ 69,90 de taxa de matrícula! 🚀🎓
#Promoção #CursosOnline #Aprendizado #Oportunidade
Chame no whatsapp: 77 99905-0094.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094
Na tarde de ontem, terça-feira, a 28ª CIPM recebeu uma visita de cortesia do novo pároco de Ibotirama, padre Claudivaldo de Souza Nogueira. Durante a visita, ele foi calorosamente recebido pelos membros da companhia, proporcionando um momento de diálogo e interação entre a igreja e a polícia e reforçar os laços entre a comunidade religiosa e a instituição de segurança pública.
O encontro fortificou a importância da união entre diferentes setores da sociedade, destacando o papel da espiritualidade no apoio àqueles que servem na linha de frente da segurança pública, fundamental para fortalecer a relação entre as forças de segurança e a comunidade, promovendo um ambiente de respeito mútuo e cooperação, bem como um gesto de apoio e reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos policiais militares.
A Polícia Militar da Bahia, o Comando Regional de Policiamento da Região Meio Oeste, através da 28ª CIPM, agradece a visita do sacerdote e se coloca a disposição da comunidade religiosa na prestação de serviço à sociedade.
14
Ago/24 |
Vende-se esta área no Mimoso II |
14
Ago/24 |
Nova carteira de identidade chega ao posto do SAC em Barreiras a partir desta quinta-feira (15) |
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega a oito postos SAC no interior do Estado a partir desta quinta-feira (15). A ampliação no interior começa pelos postos SAC Barreiras, Conquista I e II, Feira I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna. O atendimento da CIN é realizado somente através de agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). Vale ressaltar que em Ilhéus e Vitória da Conquista é feriado na quinta-feira (15). Por isso, nestas cidades, o serviço começa na sexta-feira (16).
É importante destacar que, para realizar a implantação da CIN, a emissão do antigo RG está suspensa no período de 12 a 14 de agosto nestes oito postos. Porém, o cidadão que já havia solicitado o documento pode ir buscá-lo na unidade, sem necessidade de agendamento. Basta apresentar o protocolo em mãos. A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.
A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
O atendimento da CIN já acontece nos 11 postos SAC da capital: (Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai); e nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS): (Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho).
Após a produção recorde de grãos em 2023, tanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a Companhia Nacional e Abastecimento (Conab) estimam uma produção menor de grãos na Bahia, em 2024. O fenômeno El Niño afetou negativamente as condições climáticas, prejudicando algumas regiões produtoras no estado.
Destaca-se, entre os grãos, a queda em dois dos principais produtos agrícolas: soja e milho. Em sentindo contrário, apesar das dificuldades climáticas, estima-se novo recorde de produção do algodão no estado.
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE, relativo ao mês de julho de 2024, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estima uma produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 11,3 milhões de toneladas. Isso representa um recuo de 6,9% na comparação com a safra de 2023.
As áreas plantadas e colhidas estão estimadas em 3,53 milhões de hectares (ha), a mesma em relação à safra de 2023. Assim, o rendimento médio esperado (3,21 toneladas/ha) da lavoura de grãos no estado da Bahia é 6,9% aquém da safra anterior.
O volume de soja a ser colhido pode alcançar 7,53 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 0,4% sobre o verificado em 2023. A área plantada com a oleaginosa no estado está projetada em aproximadamente 2,0 milhões de hectares.
As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, podem alcançar 2,25 milhões de toneladas, o que também representa declínio de 27,3% na comparação anual. Com relação à área plantada, houve queda de 15,4% em relação à estimativa da safra anterior de 698 mil ha.
A primeira safra do cereal está projetada em 1,55 milhão de toneladas, 34,0% abaixo do que foi observado em 2023. Já o prognóstico para a segunda safra é de um recuo de 6,1% em relação à colheita anterior, totalizando 700 mil toneladas.
Para a lavoura do feijão, espera-se recuo de 5,2% na comparação com a safra de 2023, totalizando 226 mil toneladas. O levantamento tem estimativa de 380 mil ha plantados, 8,9% menor que a safra anterior. Estima-se que a primeira safra da leguminosa (137,1 mil toneladas) seja 4,5% inferior à de 2023, e que a segunda safra (89,2 mil toneladas) tenha uma variação negativa de 6,4%, na mesma base de comparação.
Outro importante produto da safra baiana, o algodão (caroço e pluma), está com a produção estimada em 1,75 milhão de toneladas, o que representa aumento de 0,8% em relação ao ano passado. A área plantada com a fibra aumentou 3,0%, alcançando 375 mil ha em relação à safra de 2023.
Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estimou produção de 5,54 milhões de toneladas, revelando aumento de 1,3% em relação à safra de 2023. A estimativa da produção do cacau, por sua vez, ficou projetada em 123 mil toneladas, apontando um avanço de 2,7% na comparação com a do ano anterior.
Conab estima safra de 12,3 milhões de toneladas de grãos no décimo primeiro levantamento do ciclo 2023/2024
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu décimo primeiro levantamento, estimou uma produção de 12,3 milhões de toneladas de grãos na temporada 2023/2024. Isso representa um recuo de 8,2% em relação ao ciclo 2022/2023.
Com relação à área plantada, observa-se uma ampliação de 0,6% na mesma base de comparação, o que alcança uma área de 3,78 milhões de hectares. Dessa forma, o rendimento médio do conjunto das lavouras pesquisadas deverá ficar em torno de 3,25 toneladas/ha.
A produção de algodão está estimada em 1,63 milhão de toneladas, plantada em 346 mil ha, o que representa um crescimento de 6,8% em relação ao ciclo 2022/2023. Ainda segundo a Conab, essa expansão do cultivo deve-se aos bons resultados obtidos na safra anterior e à expectativa do aumento do mercado internacional. Há expectativa positiva também associada à produção de feijão, cujo volume estimado em 345 mil toneladas (plantados em 424 mil hectares) representa um crescimento de 19,4% em relação ao ciclo 2022/2023.
A soja, segundo a Conab, deve apresentar um ciclo de baixa, apesar da maior área plantada, com aumento de 3,1% em relação à temporada passada, alcançando um total de quase dois milhões de ha. A produção deve recuar em 3,1%, para 7,48 milhões de toneladas na atual temporada, em comparação com o ciclo anterior. Com isso, a produtividade estimada é de 3,78 toneladas/ha, a maior do país, representando uma queda de 6,0%.
Com relação à safra de milho, a expectativa é de que a safra atual seja bem menor que a anterior, totalizando 2,86 milhões de toneladas. As principais contribuições proveem da primeira (1,60 milhões de toneladas) e da terceira (1,15 milhões de toneladas) safra do cereal. Em seu conjunto, a produção de milho, no estado, apresenta previsão de queda de 27,3% em relação ao período anterior. De acordo análise da Conab, a produtividade obtida está abaixo das estimativas iniciais, e os grãos apresentam tamanho reduzido em virtude das condições climáticas adversas durante o desenvolvimento da planta.