Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
11
Set/24

Moradora do Loteamento Rio Grande pede ação imediata da prefeitura

Moradora denuncia abandono de obras no Loteamento Rio Grande e cobra solução da prefeitura para problema de esgoto


Esgoto a céu aberto no Loteamento Rio Grande gera risco de doenças e preocupações para os moradores

No Loteamento Rio Grande, em Barreiras, Oeste da Bahia, os moradores estão enfrentando uma grave situação de descaso e abandono. Dona Elza, uma das primeiras moradoras do local, tem vivido momentos de desespero devido às obras inacabadas e cobra uma resposta urgente da prefeitura. Segundo ela, a infraestrutura precária, especialmente no que se refere ao esgoto a céu aberto, tem provocado transtornos e riscos à saúde de todos que residem na área.

Em suas próprias palavras, Dona Elza desabafa: “Eu sou a Elza aqui do Loteamento Rio Grande. Pois é, esse canal que está aqui agora, ele passava água aqui logo no início que começou esse loteamento. […] Depois de 20 dias, arrancaram tudo e sumiram.”

 

Esgoto a céu aberto e riscos à saúde

A principal preocupação relatada é o esgoto exposto, que além de emitir um forte mau cheiro, tem se tornado um ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue. Segundo Elza, o problema foi identificado pelas autoridades de vigilância sanitária, mas até o momento, nenhuma solução definitiva foi apresentada. A moradora relata que “o pessoal da Dengue já veio, filmou tudo, e disse que o mosquito da Dengue está tudo aqui”.

A situação afeta mais de cem famílias da região, que temem novos alagamentos e uma piora nas condições de vida com a chegada das chuvas. O canal de esgoto aberto e o material de obra espalhado deixam o bairro vulnerável a inundações, o que já resultou em danos, como muros e portões destruídos.

Clamor por respostas da prefeitura

Dona Elza destaca que as tentativas de contato com o atual prefeito, Zito Barbosa, não surtiram efeito. Segundo ela, a obra foi iniciada, mas abandonada há cerca de 20 dias, sem qualquer comunicação oficial sobre a continuidade ou prazos de conclusão. “Por que eles vieram? Vinte dias atrás, arrancaram, deixaram aberto e sumiram. Qual é a responsabilidade deles?”, questiona.

A moradora, que enfrenta problemas de saúde graves, como pressão alta e tratamento de câncer, enfatiza a necessidade de uma solução rápida para evitar que o cenário de abandono se agrave ainda mais, comprometendo a saúde e segurança das famílias.

A comunidade do Loteamento Rio Grande agora aguarda uma resposta das autoridades municipais para que as obras sejam retomadas e concluídas, trazendo dignidade e condições adequadas de vida para todos os moradores.

Fonte:Osmar Ribeiro/Fala Barreiras
()
11
Set/24

Governo assina decreto para incentivar a produção de etanol na Bahia

O ato também incluiu o anúncio da instalação de uma nova planta de biorrefinaria em Luís Eduardo Magalhães

Para impulsionar a produção de etanol na Bahia , o governador Jerônimo Rodrigues assinou nesta terça-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, o decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a fabricação do produto. O ato também incluiu o anúncio da instalação de uma nova planta de biorrefinaria em Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste.

Os novos incentivos fiscais consistem em crédito presumido de 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado nas operações com etanol anidro (puro, que é misturado à gasolina) e hidratado (comercializado nos postos de combustíveis), além dos chamados DDGs (coproduto da indústria de etanol de milho que pode ser usado na alimentação animal) e óleos diversos. “O Estado tem atraído empresas que aliam geração de emprego e renda e desenvolvimento sustentável. A alteração da legislação significa mais investimento em energia limpa”, considerou o chefe do executivo estadual.

O decreto, que será publicado na edição desta quarta-feira (11), no Diário Oficial do Estado (DOE), também prevê a desoneração de bens do ativo importados e do diferencial de alíquotas em relação a equipamentos adquiridos no país.

De acordo com o secretário da fazenda, Manoel Vitório, “ainda será concedido um crédito presumido médio por litro de álcool anidro para a indústria fabricante, evitando aquisições do produto de outros estados com crédito fiscais superiores, medida que irá favorecer a arrecadação da Bahia”.

Atualmente, o estado importa cerca de 80% do que consome de etanol. Com a nova medida, a Bahia vai passar a ser autossuficiente e até exportadora do produto. Foi o que afirmou o diretor-presidente da Empresa Baiana de Ativos S.A (BahiaInveste), Paulo Guimarães. “Considerando que o etanol é um dos combustíveis renováveis mais importantes, existem diversos protocolos de intenções para que tenhamos mais fábricas aqui. Já temos uma em Rosário, dois projetos na região do Luís Eduardo Magalhães e outro em Santa Rita de Cássia, todas no Oeste do estado”.

BIORREFINARIA 

Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Inpasa, indústria transformadora de grãos em energias limpas e renováveis da América Latina, para a instalação de uma nova planta de biorrefinaria, produtora de etanol anidro e hidratado, farelos com altos teores de proteína para a nutrição animal (DDGS), óleo bruto de milho e geração e exportação de energia elétrica, com previsão de instalação no início de 2026, em Luís Eduardo Magalhães.

A unidade receberá um investimento estimado de R$1,2 bilhão para uma capacidade de processamento anual de 1 milhão de toneladas de grãos. A produção contempla 460 milhões litros/ano de etanol, 230 mil toneladas/ano de DDGS, 23 mil toneladas/ano de óleo vegetal, 200 Gwh ao ano de energia elétrica.

A instalação da Inpasa na Bahia vai impactar diretamente na economia do município. “A expectativa é de que sejam gerados cerca de 2,5 mil empregos diretos durante a obra e mais de 450 empregos diretos com o início das operações. Para viabilizar o empreendimento serão envolvidos cerca de 200 fornecedores diretos e mais de 10 mil cargas transportadas”, garantiu o vice-presidente da empresa no Brasil, Rafael Ranzolin.

Fonte:Bahia Notícias
()
11
Set/24

A São Camilo - A tecnologia mais avançada e rápida do mercado

Rede São Camilo, você conhece, você confia❤!

Com a tecnologia mais avançada e rápida do mercado, estamos prontos para oferecer diagnósticos ainda mais precisos e ágeis. A Siemens Go Top é a tomografia mais moderna da região, garantindo qualidade e segurança no cuidado com a sua saúde.

Rede São Camilo, você conhece, você confia❤!

#tomografia #siemensgotop #diagnosticopreciso #tecnologiadeponta #redesaocamilo #saude #lem #lembahia #saocamilolem

Fonte:Informe Publicitário
()
11
Set/24

Atenção motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️

Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.

Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟

#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas

Fonte:Informe Publicitário
()
11
Set/24

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
11
Set/24

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
11
Set/24

Governo Lula avalia volta do horário de verão, diz ministro de Minas e Energia

Medida encerrada por Jair Bolsonaro em 2019 pode retornar em 2024 por causa das secas, diz Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia a volta do horário de verão, encerrado em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Estamos em uma fase de avaliação da necessidade ou não do horário de verão. Além da questão energética, há outros efeitos que precisam ser avaliados, como o impacto na economia", disse Silveira a jornalistas.

"No setor energético, todas as possibilidades têm que estar na mesa porque a percepção das pessoas que se aprofundam na matéria sabem que o nosso desafio é equilibrar segurança energética com comodidade tarifária", acrescentou. Com as secas, o governo terá que acionar usinas termelétricas, mais caras, para compensar a perda do potencial hidrelétrico. Também é necessário economizar energia.

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, confirmou que o governo avalia o retorno do horário de verão.

Segundo Silveira, uma das razões para o retorno do horário de verão – que adianta em uma hora o horário de Brasília – é economizar energia elétrica.

O tema vai ser debatido internamente. A medida foi implementada por vários anos consecutivos, mas com o tempo, o que era feito para economizar energia passou a ter efeito contrário, devido aos novos hábitos de consumo, como uso do ar-condicionado em horários mais cedo por causa do calor.

Além de uma possível economia no gasto de energia, Silveira afirma que o horário de verão ajuda a impulsionar a economia.

Fonte:SBT News
()
11
Set/24

Operação da PF realiza vistoria em 13 escolas de vigilante em Barreiras e outros municípios na Bahia

A operação “Formação Legal III”, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (11), promoveu uma fiscalização em 256 escolas de formação de vigilantes em todo o país. Na Bahia, a operação federal mobilizou 17 policiais para vistoriar 13 escolas em todo o estado.

Foram visitadas escolas em Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Barreiras. A Polícia Federal informou que foram “verificadas as regularidades dos cursos, especialmente no que diz respeito ao cumprimento da grade curricular e da carga horária; ao controle de frequência dos alunos; à observância da quantidade máxima de alunos permitida em sala de aula; à regularidade dos instrutores e das aplicações de provas; à quantidade mínima de tiros prevista para cada curso, entre outras obrigações legais”, aponta o comunicado divulgado nesta quarta.

Fonte:Bahia Notícias
()
11
Set/24

Mesmo com a alta aprovação, Dr. Laércio mantém rotina intensa de visitas nas comunidades de Ibotirama

Mesmo com a alta aprovação popular, que reflete diretamente na preferência dos eleitores para as eleições municipais, o prefeito e candidato à reeleição em Ibotirama, Dr. Laércio, mantém um ritmo intenso de visitas aos bairros e comunidades do município.

Nos últimos dias, ele esteve na Veredinha, Vale do Amanhecer, Baixio, bairro São João, Boa Vista do Lagamar, Centro e Canabrava do Boqueirão.

Para quem não acompanha de perto, pode parecer que essa presença é motivada apenas pelo período eleitoral, mas a proximidade com a população foi uma constante ao longo de seus quatro anos de gestão. Justamente por isso, Dr. Laércio tem a facilidade de bater de porta em porta e ser bem recebido por todos.

Até o fim da campanha, a comitiva liderada pelo prefeito seguirá visitando cada bairro e localidade, tanto na sede quanto na zona rural, ouvindo as demandas da população e reforçando o compromisso de continuar trabalhando pelo bem de Ibotirama.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
11
Set/24

Residencial Luggi - O primeiro condominío de casas inteligentes em Barreiras

Fonte:Publicidade
()
11
Set/24

O seu material de campanha é na Bell Sports

Fonte:Publicidade
()
11
Set/24

Defesa Civil informa alerta meteorológico em emitido pelo INMET para LEM

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu nesta quarta-feira (11) de SETEMBRO, ALERTA LARANJA DE BAIXA UMIDADE para a região do Oeste da Bahia, incluindo Luís Eduardo Magalhães.

Umidade relativa do ar variando entre 20% a 12% riscos de incêndios florestais e risco a saúde: ressecamento da pele; desconforto nos olhos, boca e nariz.

Tipo: baixa umidade (perigo potencial).

Início 11/09/2024 10:30
Término 11/09/2024 21:00

Instruções:

🟠Beba bastante líquido.

🟠Atividades físicas não são recomendadas.

🟠Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

🟠Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone (77) 3628-9041 e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193 ou (77) 99926-5586).

Fonte:Defesa Civil LEM
()
11
Set/24

Tito vai criar o Calendário Esportivo de Barreiras

Anúncio foi realizado durante encontro com representantes de diversas modalidades esportivas da cidade, no Comitê Central

8804e909-63f0-4528-8e43-cc50beafe8a8

ceb941fd-ccef-4bc1-9c96-792211489c22

52971029-bf7d-42cd-8360-cd6d54f1b1dd

30ffa6cf-043e-4619-877e-4caf58c4873c

O candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT), anunciou na noite desta terça-feira (10/09) que vai criar o Calendário Esportivo da cidade. O anúncio foi feito durante encontro com representantes de diversas modalidades esportivas, no Comitê Central. Tito e seu candidato a vice-prefeito, Emerson (Avante) receberam dos presentes diversas propostas voltadas ao fortalecimento do esporte no município.

Ele destacou que a cidade terá um Calendário Esportivo anual, que compreende atividades esportivas de janeiro a dezembro, e será construído com a contribuição de todos os segmentos esportivos da cidade, desde as escolas municipais até os times particulares. "Precisamos resgatar essa ideia, e com a parceria do governador Jerônimo e do presidente Lula, vamos trazer os investimentos necessários, através do Ministério dos Esportes e da Sudesb", completou Tito.

A recuperação e modernização de espaços esportivos também foram temas abordados, com ênfase especial no estádio Geraldão. Tito prometeu revitalizar o local, garantindo iluminação adequada, melhorias nos vestiários e na infraestrutura geral. "O Geraldão precisa continuar. Não vamos deixar acabar, vamos investir para que Barreiras tenha um verdadeiro centro esportivo que respeite nossa história e nossa juventude", declarou.

Esporte como prioridade

Emerson, em um tom motivador, fez uma analogia com o futebol, destacando a importância de "entrar em campo" para garantir a vitória nas eleições e no esporte local. "Tito é o camisa 13 deste time, e nós precisamos do voto e da torcida de todos para fazer o golaço no dia 6 de outubro", disse Emerson, solicitando o engajamento dos atletas e líderes presentes no encontro.

Ele reforçou a necessidade de colocar o esporte como prioridade, além de destacar que a atual Secretaria de Esportes não tem cumprido seu papel. "Precisamos dar protagonismo ao esporte em Barreiras, e isso só será possível com uma gestão que tenha foco e dedicação", afirmou Emerson, chamando a comunidade esportiva a se mobilizar em prol da campanha.

O evento também marcou a reafirmação do compromisso de Tito e Emerson com o desenvolvimento do esporte na cidade, com propostas concretas que fazem parte do Plano de Governo Participativo (PGP), construído em conjunto com a população e os praticantes de esportes. "Temos um plano que foi pensado com a ajuda de todos vocês, e estamos prontos para fazer o esporte de Barreiras brilhar", concluiu Tito.

Diálogo com a sociedade

Os candidatos seguem dialogando com os diversos setores da sociedade, com o intuito de aprimorar ainda mais suas propostas e assegurar que as necessidades da população sejam ouvidas e atendidas.

Fonte:Da Assessoria de Comunicação
()
11
Set/24

Galvani Fertilizantes apresenta inovações e projetos de expansão na Exposibram 2024

Com mais de 50 anos de experiência no mercado, a empresa é líder na produção e distribuição de fertilizantes fosfatados na região do Matopiba.

As inovações em mineração, beneficiamento e produção de fertilizantes fosfatados, além dos projetos de expansão da Galvani, serão apresentadas pelo diretor-presidente da empresa, Marcelo Silvestre, na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, a Exposibram, no próximo dia 12 de setembro, durante o painel “Fertilizantes, Indústria Química e Mineração”.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado, a Galvani já projetou, executou e operou diversas unidades de mineração e complexos de produção de fertilizantes no país. Atualmente, a empresa possui uma forte atuação no Matopiba, região que abrange trechos dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, empregando mais de 1.300 pessoas.

“A Exposibram é um espaço importante e qualificado para discutirmos os caminhos da produção de fertilizantes minerais no país. Como uma empresa 100% brasileira, a Galvani está comprometida em apoiar a redução da dependência do Brasil em relação às importações de fertilizantes, que custaram US$ 41,8 bilhões em divisas para o país nos últimos dois anos. Com nosso investimento de R$ 3 bilhões, que visa aumentar nossa capacidade de produção e entrega e expandir nossa presença no mercado, temos o potencial de reduzir a dependência nacional de fertilizantes fosfatados importados, fortalecendo nossa produção e contribuindo para a segurança alimentar do país.”, reforça Marcelo Silvestre, diretor-presidente da empresa.

Em uma de suas ações mais recentes, em maio deste ano, a Galvani lançou a pedra fundamental da sua nova unidade de mineração no município de Irecê, em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Com investimentos de R$ 340 milhões, a empresa prevê a produção anual de 350 mil toneladas de concentrado fosfático que serão destinadas ao complexo industrial de Luís Eduardo Magalhães, sua unidade de produção de fertilizantes, a partir de 2026. Além disso, a empresa também produzirá 600 mil toneladas de calcário agrícola que será vendido para o mercado do Matopiba.

Sobre a Galvani

Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes, operando na mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição destes insumos. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Campo Alegre de Lourdes, além do projeto em desenvolvimento da futura unidade de Mineração em Irecê – todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista.

Fonte:Ascom Galvani
()
11
Set/24

PM prende traficante e apreende drogas em Oliveira dos Brejinhos

Na tarde desta terça-feira, 10, por volta das 15h, a guarnição de serviço do PETO da 28ª CIPM, juntamente com a guarnição do 4º Pelotão/Oliveira dos Brejinhos realizavam rondas no perímetro de Beira Rio, mais precisamente em uma vicinal, momento em que foi avistado um indivíduo com um volume na cintura em atitude suspeita.

Ao avistar as viaturas tentou empreender fuga, não obtendo êxito, diante do estado de suspeição, foi procedido com a busca pessoal e encontrado na cintura uma sacola com grande quantidade de substâncias análogas à cocaína.

Em diligência contínua, foi encontrado mais 16 (dezesseis) embalagens contendo a mesma substância, além de uma quantia em dinheiro e outros objetos utilizados no tráfico de drogas. Diante dos fatos, o indivíduo juntamente com todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Oliveira dos Brejinhos para medidas cabíveis pertinentes ao fato.

Material apreendido:

  • 151 Invólucros contendo substância análoga à cocaína;
  • 1 Balança de precisão;
  • 01 Aparelho celular;
  • 01 Moto CG 150 ks;
  • R$300 em espécie.
Fonte:28ª CIPM
()
11
Set/24

São Desidério: 85ª CIPM prende dois indivíduos por tráfico de drogas em Roda Velha

Na noite desta terça-feira, 10, uma guarnição da 85ª CIPM empregada no Distrito de Roda Velha, no município de São Desiderio, apreendeu grande quantidade de droga, uma motocicleta e prendeu em flagrante dois indivíduos por tráfico de drogas.

A ação aconteceu quando a viatura policial realizava rondas nas proximidades da praça central do Distrito e ao abordar dois indivíduos em uma motocicleta foram encontrados pelos policiais diversos papelotes de cocaína sendo apontado pelos ocupantes da motocicleta o local usado como esconderijo da droga. Após realizar buscas, os policiais militares encontraram mais de 200 papelotes contendo 206 gramas de cocaína e três tabletes totalizando 01 quilo e 574 gramas de maconha.

Os dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas, sendo apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Barreiras juntamente com todo material apreendido.

Fonte:85ª CIPM
()
11
Set/24

Professores confirmam paralisação de 24h da UNEB, UEFS, UESC e UESB

Nesta quarta-feira (11), os docentes das Universidades Estaduais Baianas paralisarão as suas atividades em todo território baiano com um ato unificado em Salvador. A concentração da manifestação será no Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Cabula, a partir das 6h30.

Aprovada nas assembleias das universidades, a paralisação é parte da luta da categoria por um plano de recomposição salarial, uma das pautas que está em discussão com o governo do estado. A negociação sobre o reajuste já se encontra no quarto ciclo de discussão e, durante a paralisação, a partir das 15h, ocorrerá uma nova reunião do Fórum das Associações Docentes (FAD) com o governo na Secretaria de Educação (SEC).

Já está também previsto no calendário de mobilização do movimento docente a realização de assembleias no dia 16 de setembro para a discussão sobre deflagração de greve.

Histórico do impasse

Desde o mês de abril, as Associações Docentes tentam negociar com o governo um plano de recomposição salarial. O governo só cedeu à mesa de negociação após a decisão das assembleias docentes pelo indicativo de greve, aprovado em junho. A proposta de reajuste salarial do movimento docente é de três reajustes de 5,5%, nos meses de janeiro/2025, janeiro/2026 e dezembro/2026, respectivamente, totalizando 17,42% em dois anos (2025 e 2026), com respeito à data-base em janeiro.

A proposição dos professores é fruto das discussões em assembleias e considera as previsões de inflação para 2024 e 2025 do Boletim Focus, correspondendo a um ganho real, acima de inflação, de 4,1% ao ano, com respeito a data-base de janeiro. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), docentes das universidades estaduais acumulam uma perda salarial de 35% desde 2015.

Confira o documento com a proposta do movimento docente na íntegra: https://www.forumdasadsba.org/pagina/noticias_interno/420

As últimas rodadas de assembleias foram marcadas pelo rechaço da categoria a todas as propostas de reajuste do governo por considerá-las insuficientes. A nova atualização da proposta do governo para o movimento docente consistiu em três parcelas de reajuste salarial de 5,7%, nos meses de janeiro/2025, janeiro/2026 e dezembro/2026, respectivamente, como acordo salarial para os anos de 2025, 2026 e 2027, o que significa um ganho real de apenas 1,15% ao ano.

Isso soma, de acordo com os cálculos do movimento docente, ganho real somente de 3,5% em três anos, caso as inflações de 2024, 2025 e 2026 fiquem na referência do atual teto da meta inflacionária do Banco Central. Ainda de acordo com os cálculos do movimento docente, se a inflação dos anos de 2024 a 2026 ficar dentro das previsões do último Boletim Focus, a nova proposta representa apenas 5,2% de ganho real entre 2025 e 2027, ou seja, 1,7% ao ano de ganho real.

“O nosso histórico é de muitas perdas e, na disposição de negociar, já flexibilizamos e muito a nossa proposta de índice de reajuste salarial, principalmente se considerarmos todo o cenário e números levantados pelo DIESSE. Mas o que está sendo imposto pelo governo à nossa categoria são condicionantes que nos desrespeitam e desvalorizam.” explicou Marcelo Lins, presidente da Adusc e Coordenador do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia.

Greve

A avaliação das diretorias das Associações Docentes é que ter greve ou não depende do governador. “Com as propostas colocadas em mesa até agora o que está posto é que o governador está nos empurrando para a greve. Queremos uma proposta razoável. Esperamos avançar no dia 11 de setembro, mas as nossas assembleias já debaterão no dia 16 de setembro a pauta da deflagração da greve. As assembleias que definirão os próximos passos acontecerão no mesmo dia em todas as universidades estaduais baianas”, reafirmou Lins.

Atualmente as Associações Docentes estão com campanha unificada “E aí, governador Jerônimo, vai ter greve?” com outdoors e materiais explicativos que dialogam com os públicos internos das universidades e a sociedade baiana sobre o impasse da negociação. A paralisação e mobilização do dia 11 de setembro são convocadas pelo Fórum das Associações Docentes (Fórum das ADs), instância que reúne os quatro sindicatos de professoras das Universidades Estaduais Baianas – ADUSB, ADUNEB, ADUFS e ADUSC.

Confira as informações de local e horário das rodadas de assembleias docentes que discutirão a deflagração da greve na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro:

UEFS: Auditório 2 (Módulo 1) às 16h45

UNEB: Auditório da ADUNEB – Campus Salvador às 16h40

UESC: CÉU (Térreo do Pav. Adonias Filho) às 9h

UESB: Auditório da ADUSB – Campus Vitória da Conquista às 16h30

Fonte:Bahia Econômica
()
11
Set/24

85ª CIPM prende homem acusado por tráfico de drogas em São Desidério

Na noite desta terça-feira, 10, uma guarnição da 85ª CIPM, prendeu um homem de 27 anos contumaz, na prática do crime de tráfico de drogas, em São Desidério.

A ação aconteceu no Bairro Alto Cristo em São Desidério quando a guarnição policial que realizava rondas no local abordou um indivíduo sendo encontrado 162 gramas de maconha, uma balança de precisão, um aparelho celular e quantia de R$110,00.

O homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, sendo apresentado na Delegacia de Polícia Civil juntamente com todo material apreendido.

Fonte:85ª CIPM
()
11
Set/24

Barra: PM recupera moto com restrição de furto/roubo

Na manhã de ontem, terça-feira, 20, por volta das 10h40, a guarnição de serviço do 3º Pelotão/Barra, durante rondas na rua Tiradentes, município de Barra, observou um homem de 23 anos, a bordo de uma motocicleta, em atitude suspeita, foi dada a ordem de parada, contudo o suspeito empreendeu fuga, sendo alcançado logo em seguida.

Feita análise minuciosa dos elementos de identificação da moto Honda CG 160 Start, foi constatado que estavam adulterados, logo confirmado ao se identificar o veículo original, o qual possui restrição de Furto/Roubo. Diante dos fatos, o veículo, bem como o suspeito foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Barra.

Fonte:28ª CIPM
()
11
Set/24

Aviso Embasa: Falta de abastecimento de água em alguns bairros

 

Fonte:Embasa
()
11
Set/24

Dia do Cerrado é comemorado nesta quarta, 11 de setembro

No mês do Cerrado, Educação de LEM promove ciclo de palestras sobre o bioma



Hoje, 11 de setembro, é comemorado o Dia do Cerrado, bioma que abrange o oeste da Bahia. O Cerrado é a segunda maior formação vegetal do país, após a Floresta Amazônica, é conhecido como a savana brasileira e possui uma grande biodiversidade.

Para celebrar a data, até o dia 20 de setembro serão realizadas palestras de conscientização sobre o tema em escolas da rede pública municipal de Luís Eduardo Magalhães.



Os encontros são conduzidos pela professora e bióloga da Secretaria Municipal de Educação, Irenir Almeida, que durante as palestras, conversa com os estudantes sobre a importância da conservação do bioma no qual estão inseridos.

“O Cerrado desempenha um papel fundamental na regulação do clima, no ciclo da água e na preservação do solo, ajudando a mitigar as mudanças climáticas”, disse.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
11
Set/24

HOJE tem Rodizio Oriental no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
()
11
Set/24

“Idiotice” relacionar o agro com os incêndios, diz presidente da FPA

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou neste ano 164.543 focos de calor



O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), enfatizou, em entrevista ao Metrópoles, que é uma “idiotice” relacionar os incêndios florestais que foram registrados no Brasil nos últimos dias com o agronegócio.

“Para nós do agro, é uma tragédia. Tragédia total. Primeiro que quando queima uma área de uma área agricultável, de uma área de lavoura, a gente leva quase cinco anos para recuperar essa área de volta. Então é até uma idiotice, sem tamanho também querer insinuar minimamente que o agro teria interesse nisso”, disse Lupion.



Dados do sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, de 1º de janeiro a 9 de setembro de 2024, foram detectados 164.543 focos de calor em todo o país, um aumento de 107% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Prejuízo gigantesco, ontem e hoje teve uma usina de Minas Gerais que foi destruída pelo fogo. Ontem um frigorífico de frango no Paraná, também destruído pelo fogo. Então assim está completamente fora, completamente fora de controle”, pontuou o presidente da FPA.

Ainda de acordo com os dados do Inpe, a Amazônia é o bioma mais afetado pelo fogo neste ano, foram 82.437 focos de calor detectados neste ano, uma alta de 98% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte:METRÓPOLES
()
11
Set/24

Brasil deve perder R$17,9 bilhões com censura ao X

Rabello de Castro destaca que o X é crucial para profissionais e na comunicação internacional


Economista Paulo Rabello de Castro, que foi presidente do IBGE e do BNDES 

Estimativa apresentada pelo economista Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Brasil pode perder R$17,9 bilhões em cinco anos com a suspensão da rede social X, o antigo Twitter.

A plataforma está suspensa no Brasil por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Para Rabello de Castro, que além de presidir o IBGE também já foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a rede social é crucial na comunicação internacional e no acesso a informações de diversos setores profissionais, como o do agronegócio, e deve demorar cerca de cinco anos até ser totalmente substituída.

De acordo com o especialista, a soma desse conhecimento acessado pode ser avaliada em cerca de R$10 bilhões nos 12 primeiros meses de suspensão do X. Já o impacto final de cinco anos de suspensão alcançaria esse valor total de R$ 17,9 bilhões.

O levantamento foi apresentado nesta terça-feira (10) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Fonte:Diário do Poder
()
11
Set/24

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo

Vaga disponível para LEM. Interessados enviar currículos para o WhatsApp: (77) 9.9850-3073

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()