O candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT), acompanhado por seu vice, Emerson (Avante), liderou uma caminhada pelo Residencial Boa Sorte, na noite desta quarta-feira (28/08), onde foi calorosamente recebido pelos moradores que saíam às suas portas para abraçá-lo e cumprimentá-lo. Acompanhados por candidatos e candidatas a vereador da coligação “A Mudança que eu Acredito”, Tito e Emerson puderam observar de perto as dificuldades enfrentadas pelos moradores. Esgoto correndo a céu aberto, coleta de lixo precária e falta de uma creche, foram algumas questões levantadas pela comunidade.
O Residencial Boa Sorte, com suas 996 moradias construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016, tem sido visivelmente negligenciado nos últimos anos pela atual administração municipal. Durante a caminhada, os candidatos constataram a ausência de praças e a falta de arborização. Em diversos pontos das ruas, o acúmulo de entulho e o esgoto correndo a céu aberto evidenciam o abandono. Além disso, o residencial não dispõe de nenhuma creche, o que dificulta ainda mais a vida das famílias que ali residem.
Tito destacou a urgência de oferecer mais atenção e dignidade aos moradores do Boa Sorte, inserindo em seu Plano de Governo Participativo a construção de uma creche em tempo integral, a urbanização com o plantio de árvores e a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região.
Parcerias
“O que vemos aqui é um retrato do abandono e do descaso, e isso precisa mudar. No nosso Plano de Governo Participativo, estamos comprometidos com a construção de uma creche em tempo integral para que as mães possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão seguros. Além disso, vamos pactuar parcerias com o governador Jerônimo Rodrigues e com o presidente Lula para trazer as melhorias que o Residencial Boa Sorte tanto precisa. É necessária uma gestão com sensibilidade social para transformar a realidade desses moradores que clamam por apoio e atenção”, afirmou Tito.
O compromisso com a criação de uma UPA na região também visa assegurar que os moradores tenham acesso rápido e eficiente a serviços de saúde, reduzindo as distâncias e garantindo um atendimento digno. “Com o apoio do governador Jerônimo (PT) e do presidente Lula (PT), vamos trabalhar pela melhoria das condições de vida de toda a população de Barreiras. No próximo dia 6 de outubro, é hora de dar adeus à política do atraso e da omissão, votando em Tito para prefeito e nos vereadores e vereadoras que compõem a nossa coligação”, concluiu Tito.
Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Barreiras, Otoniel e Túlio, deram continuidade nesta quinta-feira (29), às visitas ao comércio da maior cidade do Oeste da Bahia. Acompanhados do prefeito Zito Barbosa, a dupla da Coligação Pra Barreiras Continuar Mudando aproveitou a oportunidade para falar de suas propostas contidas no Plano de Governo com foco no fortalecimento do setor como um dos pilares estruturantes da economia do município, viabilizando ainda mais seu desenvolvimento.
Logo bem cedo o Trio da Vitória visitou uma empresa do setor da construção civil e dialogou com colaboradores, em seguida, os candidatos visitaram lojas e empresas no bairro Renato Gonçalves. Otoniel e Túlio ainda participaram de reunião com vereadores, e realizam no final do dia, mais uma caminhada da vitória, desta vez no bairro São Paulo, e em seguida participam do lançamento de um novo empreendimento imobiliário em Barreiras.
Otoniel destacou a importância do diálogo com todos os setores, pois, a participação de toda sociedade nesse processo é fundamental. “Foi através dessa atenção e das mudanças iniciadas pelo prefeito Zito Barbosa que Barreiras passou a ser considerada pólo de educação, de saúde, infraestrutura e uma das melhores cidades do Brasil para morar e fazer negócios e, nós, vamos seguir trabalhando para fortalecer ainda mais esse desenvolvimento. Agradecemos essa receptividade e as manifestações de apoio, que a cada dia elevam a nossa vontade de continuar com esse projeto de mudança”, disse Otoniel.
O Ministério Público da Bahia, junto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 29, operação contra esquema criminoso de contratações públicas irregulares realizadas pela Prefeitura de Mansidão, no extremo oeste baiano. Um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma. Eles são investigados por crimes contra a Administração Pública municipal. Três já foram denunciados pelos delitos. Os processos correm sob sigilo e as investigações continuam.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura, em residências de agentes públicos e em escritórios de contabilidade nos municípios baianos de Mansidão, Wanderley, Barreiras e em Brasília (DF). Foram apreendidos R$ 140 mil em espécie, celulares, documentos e talões de cheque. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça, que também determinou bloqueio de bens dos acusados a pedido do MPBA.
A ação foi deflagrada por meio da Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP baiano; da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe Cerrado) da PM e do Gaeco do MP do Distrito Federal.
Juristas ouvidos pelo Estadão consideram que a intimação emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao X (antigo Twitter) e ao bilionário Elon Musk, por meio da própria plataforma, é atípica e ilegal. Em postagem direcionada ao dono da plataforma, Moraes ordenou que ele informe, em até 24 horas, quem será o novo representante da plataforma no Brasil. Caso isso não seja feito, há o risco da rede social ser suspensa no País.
De acordo com Andre Marsiglia, advogado constitucionalista e especialista em liberdade de expressão, a intimação feita por Moraes é inválida. Segundo ele, o código processual obriga que Musk, um cidadão estrangeiro, receba a intimação por meio de uma carta rogatória, e não por meios eletrônicos.
“Essa intimação tem que ser feita, ainda que no estrangeiro, por meio de carta rogatória e os instrumentos processuais necessários para que eles recebam lá pessoalmente este pedido”, afirmou Marsiglia.
Segundo o especialista, caso Moraes suspenda as atividades do X devido à falta de resposta de Musk, a medida será ilegal. “A suspensão seria ilegal porque essa intimação, feita pelo Twitter, é nula. É como se o Twitter e o representante ilegal não tivessem recebido a intimação. Então seria ilegal qualquer medida decorrente de uma intimação nula”, disse.
O especialista diz ainda que o STF deveria permanecer tentando intimar Musk por meios formais. Apesar disso, Marsiglia acredita que a suspensão da rede social é possível de ser feito, tendo em vista o confronto entre Moraes e o bilionário. Caso o magistrado decida interromper a atuação da plataforma, um ofício será encaminhado para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Moraes mandou a secretaria do STF intimar o empresário por “meios eletrônicos”. Elon Musk encerrou o escritório no Brasil e não têm mais advogados constituídos no País. A conta institucional do STF no X enviou a intimação por meio da própria rede social, em resposta ao perfil oficial da plataforma. A conta pessoal de Musk também foi marcada na publicação.
Musk é investigado no inquérito nº4.957, que apura supostos crime de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime. Segundo o STF, em nota, a advogada constituída nos autos também foi intimada, em 18 de agosto.
Ao Estadão, especialistas em direito constitucional e processual afirmaram que intimações, como a feita por Moraes, é atípica. Eles também questionam a validade da notificação do STF e legalidade de uma possível suspensão das atividades da rede social.
STJ já apontou ser inválida citação por redes sociais
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já se debruçou por algumas vezes sobre o tema, que é considerado controverso. Apesar de uma resolução de 2020 da Corte respaldar a utilização de aplicativos como WhatsApp em tribunais brasileiros, em agosto de 2023, a Terceira Turma da Corte negou provimento a um recurso de uma empresa credora que pretendia que a citação do devedor fosse feita por meio de mensagem eletrônica em suas redes sociais, em virtude da dificuldade de uma citação pessoal.
Os ministros entenderam que a citação por aplicativos de mensagens e por redes sociais não têm nenhuma base legal. Assim, seu uso poderia caracterizar “vício de forma”, o que, em tese, resulta em declaração de nulidade dos atos comunicados dessa forma.
Relatora do recurso, a ministra Nancy Andrighi reforçou, na ocasião, que o Código de Processo Civil já possui a hipótese de citação por edital quando o réu não é encontrado para ser citado pessoalmente.
“O STJ entende não ser possível, mas a última palavra cabe ao Supremo, que pode causar uma mudança de orientação jurisprudencial do STJ e dos demais Tribunais do país, causando uma gigante insegurança jurídica”, explica Thiago Pádua, especialista em direito constitucional.
Intimação por Twitter não assegura que investigado recebeu a ordem
Para Ludgero Liberato, especialista em direito processual, a intimação por rede social não dá garantias do recebimento por parte do destinatário da ordem.
“É preciso que haja certeza inequívoca de que a pessoa recebeu, e de que a pessoa que está do lado de lá é pessoa no qual você está tratando. A intimação do Twitter não assegura, de forma cabal, que o Elon Musk vai ter ciência disso”, afirmou.
Liberato analisa ainda que, caso Musk permaneça em silêncio e não haja uma comprovação de que ele está ciente da determinação do STF, a ação não poderá ser validada.
“Se ele se permanecer em silêncio ou se você tiver dúvidas, essa intimação não tem como ser tido como válida. Existe formalidades que devem ser feitas para enviar intimações para pessoas que moram fora do País”, completou o especialista.
29
Ago/24 |
Pajero Weekend- Leve essa lenda pra casa |
Está na hora de sair dirigindo o carro que sempre desejou, com parcelas que se ajustam ao seu orçamento. Na JK Veículos, nossa missão é encontrar o veículo perfeito para você, com condições que fazem caber seu sonho no seu bolso.
🔍 Por que escolher a JK Veículos?
✅ Variedade de modelos para todos os gostos
✅ Atendimento personalizado e de qualidade
✅ Condições de pagamento flexíveis
Não perca tempo! Faça já sua simulação e descubra como é fácil adquirir o seu próximo carro.
📞 Ligue agora: (77) 99954-0350
📍 Visite-nos: Av. Antônio Carlos Magalhães, 936
Venha para a JK Veículos e dê a partida no seu novo estilo de vida!
#JKVeículos #Veículos #Financiamento #Seminovo #BarreirasBahia
No final da sessão plenária desta quinta-feira (29), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, comunicou às cidadãs e aos cidadãos brasileiros que, a partir desta sexta-feira (30), terá início o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e de televisão referente ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Nesta primeira etapa, o horário eleitoral vai até 3 de outubro.
“Estamos há 37 dias do 1º turno das Eleições 2024. Gostaria de lembrar que, por meio do horário eleitoral gratuito, se dá ciência, cada vez informando-se mais, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas e dos candidatos. Será mais um espaço de exercício democrático de informação, que é livre, ressalvas feitas exclusivamente àquelas que não podem ser dadas. A propaganda eleitoral e o horário eleitoral gratuito são próprios do processo”, afirmou a ministra Cármen Lúcia.
Horário eleitoral gratuito
O horário eleitoral gratuito relativo ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024 começa nesta sexta-feira (30) e segue até o dia 3 de outubro. Será transmitido pelas emissoras de rádio e de televisão. Candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vereador devem utilizar esse espaço de propaganda para informar à eleitora e ao eleitor as ideias e propostas para as suas cidades.
A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que trata da propaganda eleitoral, define as regras de veiculação nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das câmaras municipais.
Somente no mês de agosto, 785 focos de queimadas foram registrados na Bahia, número 6% maior do que o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A maioria dos casos (506) aconteceu no oeste, região de Cerrado, segundo bioma com mais registros de incêndios no Brasil, atrás apenas da Amazônia.
🔥 Entre janeiro e 27 de agosto, a quantidade de incêndios chegou a 3.265 em todo o estado. E como pano de fundo para entender esse cenário, estão fatores como altas temperaturas, baixa umidade e ventos mais fortes, e principalmente a ação danosa do homem.
Para entender melhor esse cenário, o apresentador Fernando Sodake, na edição 104 do podcast Eu Te Explico, conversa com especialistas que explicam as causas e transtornos causados pelas queimadas na Bahia.
Participam da edição o coordenador florestal do Corpo de Bombeiros da Bahia, o capitão Álvaro Serrão, a meteorologista Cláudia Valeria, o meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Aldírio Almeida, e a médica pneumologista Larissa Voss.
De acordo com o capitão Álvaro Serrão, o Corpo de Bombeiros possui hoje 129 integrantes espalhados em cinco bases florestais que atuam na linha de frente contra os incêndios. Eles ajudam a minimizar os impactos e fazem trabalhos preventivos para evitar novos caso.
As bases estão em Barreiras e Bom Jesus da Lapa (oeste), Juazeiro (norte), Lençóis (Chapada Diamantina) e Vitória da Conquista (sudoeste).
"O ser humano é o causador da imensa maioria dos incêndios florestais. Todas as bibliografias que consultamos em relação aos incêndios forestais, e a nossa observação em campo, levam a crer que mais de 95% dos incêndios forestais poderiam ser evitados e são causados pela ação humana", comenta.
A meteorologista Cláudia Valeria explica que, do ponto de vista da climatologia, as condições na Bahia são favoráveis à proliferação das queimadas por conta da ausência de chuvas, temperaturas altas, baixa umidade relativa do ar e, principalmente nos meses de agosto e setembro, a intensidade dos ventos.
"A gente sabe que essa é só a condição favorável, é necessária a intervenção do homem, principalmente para que esse fogo tenha início", comentou.
O meteorologista do Inema, Aldírio Almeida, explicou como funciona o monitoramento das queimadas a partir de dados gerados por satélites, que detectam pontos de radiação de calor em determinada área. Esse é um trabalho diário feito com nove satélites de órgãos nacionais e internacionais.
"[...] nosso maior desafio hoje é processarmos esses dados [de satélites] e identificarmos quais focos de calor de fato são queimadas ou incêndios forestais", comenta.
Outro impacto das queimadas está nos problemas de saúde, como explicou a médica pneumologista Larissa Voss. Os casos podem ser mais graves em pessoas como problemas respiratórios, mas os riscos à saúde são gerais.
"As questões das queimadas não são só os gases que estão na fumaça, mas as partículas que a fumaça apresenta, que são extremamente tóxicas. Os gases podem causar, inclusive, inflamação em todo o corpo, e as partículas podem piorar os pacientes que têm problemas respiratórios", disse.
O que diz o Estado
A produção do Eu Te Explico entrou em contato com o governo do Estado para saber como o poder público combate as queimadas. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio de sua assessoria, informou que, em 2010, criou o programa Bahia sem fogo. A iniciativa tem o objetivo de tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios no estado.
A secretaria explica que, historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, período de estiagem em grande parte da Bahia. E os municípios com maior ocorrência de incêndios florestais no estado estão nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste Baiano.
Para 2024, as ações incluem medidas preventivas para combater e mitigar os incêndios florestais em todo o Estado. Entre as próximas iniciativas planejadas, estão:
A secretaria explica que, historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, período de estiagem em grande parte da Bahia. E os municípios com maior ocorrência de incêndios florestais no estado estão nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste Baiano.
Para 2024, as ações incluem medidas preventivas para combater e mitigar os incêndios florestais em todo o Estado. Entre as próximas iniciativas planejadas, estão:
Na última terça-feira, 27 de agosto, o secretário de saúde de Formosa do Rio Preto, João Rocha, sofreu um acidente automobilístico enquanto retornava de uma agenda oficial na capital baiana.
O acidente ocorreu no trecho da BR-135, entre Barreiras e Riachão das Neves, quando o motorista perdeu o controle do veículo, resultando na saída da pista.
Felizmente, não houve vítimas. No entanto, o incidente é particularmente preocupante, pois o secretário João Rocha estava se recuperando de um incidente no quadril, após uma queda de cavalo no mês de junho.
Devido ao acidente, o secretário está passando por uma série de exames, como tomografia para avaliar se ocorreu algum agravamento em sua condição física.
Na noite de ontem, terça-feira, 27, ocorreu um feminicídio em Roda Velha, no município de São Desidério.
Thais Souza Alves, 27 anos, foi morta a tiros quando estava num bar, por um indivíduo não identificado, que se aproximou e efetuou os disparos de arma de fogo e evadiu do local em seguida.
A vítima não resistiu e veio a óbito no local e o corpo após perícia técnica, foi removido para o IML de Barreiras para necropsia.
A PM registrou o caso e guardou o local em segurança. E a Polícia Civil irá investigar a autoria e motivação do crime.
A Justiça Eleitoral de Barreiras indeferiu o pedido de registro de candidatura de Reca da Baraúna, filiado ao partido Solidariedade e ligado ao candidato a prefeito Danilo Henrique (PP). Essa é a primeira candidatura a vereador rejeitada na cidade para as eleições de 2024.
A decisão, baseada em parecer do Ministério Público Eleitoral, assinado pela promotora Andréa Ariadna Santos Correia, apontou que o candidato não apresentou toda a documentação exigida pela legislação, especificamente a comprovação de quitação eleitoral, conforme determina o artigo 11, § 1º, VI, da Lei n. 9.504/97.
Mesmo após ser intimado para regularizar a situação em três dias, conforme o artigo 36 da Resolução TSE n. 23.609/2019, Reca da Baraúna não conseguiu sanar a irregularidade. Diante disso, o Ministério Público recomendou o indeferimento do registro, alegando a falta de condições de registrabilidade. A orientação deverá ser acatado pelo juizado eleitoral.
Nas eleições municipais de 2020, Reca disputou uma vaga de vereador pelo PSD tendo recebido na ocasião 495 votos.
Na página oficial do Tribunal Superior Eleitoral que divulga candidaturas e contas eleitorais, Reca da Baraúna aparece como “Inapto” com situação de candidatura “cancelada”.
Com o indeferimento do registro, o partido Solidariedade, que inicialmente tinha 17 candidaturas, vê suas chances de eleger um vereador diminuírem. Com a redução no número de candidatos, o coeficiente eleitoral da legenda aumenta, dificultando ainda mais a conquista de uma vaga na Câmara Municipal. Vale lembrar que, pela legislação vigente, o número máximo de candidaturas permitido por partido é de 20.
A mudança nas regras eleitorais, que extinguiu as coligações proporcionais, agrava a situação. Cada partido, agora, disputa de forma isolada os votos necessários para eleger seus representantes, sem o apoio de alianças que eram comuns em eleições passadas. Atualmente, Barreiras conta com 288 candidatos a vereador aguardando o julgamento de seus registros pela Justiça Eleitoral.
Na tarde desta quarta-feira, 28, uma guarnição da 85ª CIPM apreendeu uma arma de fogo e prendeu um homem após ameaçar sua ex-companheira via aplicativo de mensagens.
A ação aconteceu no Bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, sendo um homem de 31 anos preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e pelo crime tipificado na Lei Maria da Penha.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu nesta quinta-feira (29) de AGOSTO, ALERTA AMARELO DE VENDAVAL para a região do Oeste da Bahia, incluindo Luís Eduardo Magalhães.
Vento variando entre 40 km/h e 60 km/h. Baixo risco de queda de galhos de árvores🌬️🌴
Tipo: vendaval (perigo potencial)
Início 29/08/2024 08:00
Término 30/08/2024 18:00
Instruções:
🟡 Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone (77) 3628-9041 e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193 ou (77) 99926-5586).
Nesta segunda-feira (26), representantes dos produtores do Oeste da Bahia, ligados à Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), participaram de um encontro em Salvador com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). O foco das discussões foi o fortalecimento do desenvolvimento sustentável, com especial atenção para a preservação do Cerrado, um bioma vital e rico em diversidade.
Durante o encontro, que ressaltou a necessidade de um alinhamento estratégico entre o setor agrícola e o governo, foram debatidas boas práticas e ações inovadoras que promovam o crescimento sustentável em harmonia com a conservação ambiental. “O Cerrado é um bioma essencial e diverso, e esse alinhamento é importante para sua preservação,” destacou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins.
Estiveram presentes o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, a primeira vice-presidente, Alessandra Zanotto Costa, o vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt, além dos diretores Celestino Zanella e Júlio Cézar Busato, e as equipes de Meio Ambiente e Sustentabilidade das associações. A reunião reforçou o compromisso conjunto de assegurar um futuro sustentável para a agricultura baiana, integrando práticas responsáveis à produção.
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram mobilizadas na tarde desta quarta-feira (28), por volta das 15h30, para combater um incêndio em uma residência na rua Colibri, no bairro Recanto dos Pássaros, em Barreiras.
Acionada via Central de Comunicação - Cicom, a guarnição chegou rapidamente ao local e constatou que o fogo estava concentrado no interior da casa, que se encontrava fechada e sem moradores no momento. Os bombeiros entraram na residência e iniciaram o combate ao incêndio, que já havia atingido parte do forro e do telhado da cozinha.
O fogo foi rapidamente controlado, evitando maiores danos ao imóvel. Não há informações sobre a origem do incêndio. Após conseguirem contato com o morador, a equipe passou a ele as devidas orientações e deixou o local sob sua responsabilidade.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta quinta-feira (29) mostram que a população brasileira chegou a 212,5 milhões de habitantes. A estimativa foi publicada no Diário Oficial da União e reúne informações até 1º de julho deste ano. Em comparação com 2023, o Brasil teve um aumento populacional de 4,68%.
O estado de São Paulo continua sendo o mais populoso entre os entes federativos, com mais de 45,9 milhões de habitantes. Na outra ponta, Roraima é o estado com os menores índices populacionais, com 716,7 mil habitantes.
Esses índices são utilizados como referência para diversos indicadores demográficos, sociais e econômicos do país. Além disso, são o parâmetro utilizado para o repasse de recursos da União, que são feitos conforme o cálculo do TCU (Tribunal de Contas da União).
A população brasileira deve diminuir a partir de 2042. A queda gradativa no número de nascimentos é um dos fatores que devem tornar as famílias cada vez menores. Do ano 2000 em diante, o número de nascimentos por ano recuou de 3,6 milhões para 2,6 milhões em 2022.
Josafá Arnaldo é especialista em direito de trânsito. Ele trouxe para para LEM e região diversos cursos de trânsito. A Auto Escola Nova visão te ajuda ainda a recorrer de multas de trânsito, CNH cassada, bloqueada ou suspensa.
Ontem, quarta-feira, 28, a 38° CIPM, ao realizar o policiamento ostensivo, abordaram um veículo em atitude suspeita. Ao checar os sinais identificadores juntamente com a documentação, constataram adulteração. O veículo possui registro de roubo, em Bom Jesus da Lapa.
O veículo/Hyndai I30 2.0 placa KYK4I31 e o condutor foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil.
O tensão interna no PL pode causar a saída de seus quadros. O primeiro grande nome que pode deixar o partido é o da ex-candidata ao Senado em 2022, Dra Raíssa Soares. Com público focado majoritariamente no extremo sul da Bahia, mais precisamente em Porto Seguro, Raíssa pode estar de malas prontas, com duas possibilidades de destino: Republicanos ou Novo.
O ápice se deu com a declaração dada a uma rádio local onde confirma o desejo de disputar um cargo eletivo. "Em 2026 penso em me lançar como deputada federal. Confesso que é um projeto pessoal e não sei por qual partido", disse, ao deixar em aberto a legenda. A ex-candidata ainda apelou ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. "Queria pedir para o senhor um vídeo me 'abençoando' para eu ir para outro partido e para saberem que eu continuo sendo fiel a sua pessoa, ao seu trabalho e ao seu projeto. Vou migrar para outro partido e fazer minha trajetória para deputada federal em 2026 representando o grupo bolsonarista em outro partido. Só saio com seu vídeo, caso contrário vão querer construir narrativas dizendo que eu trai", completou.
De acordo com lideranças ligadas à ex-candidata, a médica de formação possui 50 vereadores com possibilidade de eleição neste pleito, além de três prefeitos e vices que passaram pela articulação. Com isso a decisão da saída do partido deve ser tomada somente após as eleições municipais, que também devem sofrer com mais um ingrediente: a migração de outras lideranças do PL.
Sem entrar em contato com o presidente nacional do partido Valdemar Costa Neto, Raíssa teria antecipado a saída de nomes ligados a ela do partido, antes mesmo do pleito deste ano. Interlocutores da legenda indicaram ao Bahia Notícias que os nomes vinculados a Raíssa lideranças dela foram todas ou para o Novo ou para o Republicanos. "O PL da Bahia não aceitou, [que as lideranças] comandassem os diretórios nas cidades", indicou uma fonte buscada pela reportagem.
Um dos principais exemplos citados é a cidade de Vitória da Conquista, onde Raíssa alocou os apoiadores dela, em quase sua totalidade, no Republicanos. A "rejeição" interna do PL, atribuída diretamente ao presidente estadual da legenda, o ex-ministro João Roma, também afetou o partido do candidato a vice na cidade, já que médico ortopedista Aloísio Alan, foi filiado, justamente, no Republicanos por conta do embate interno. O evento de filiação do candidato ao lado da atual prefeita, Sheila Lemos, contou com a presença e articulação de Raíssa também filiou a esposa de Alan, Dra. Lara.
Apesar do aceno para "aguardar mais", a insatisfação de Raíssa é notória. Diversos interlocutores sinalizaram que Raíssa teve "todas as lideranças dela não sendo aceitas no PL". A queixa se amplia com a disponibilização de diretórios municipais, para a inclusão de representantes ligados a Raíssa, que também não teria sido ajustado nenhum deles. A "pedida" de Raíssa teria girado em torno de 25 diretórios espalhados pela Bahia, sem ter seu desejo contemplado na totalidade.
A discórdia no PL teria motivo: alianças com legendas de esquerda. Raíssa também não se furtou de cutucar a condução da legenda. "Presidente Bolsonaro, o PL Bahia é um partido de esquerda. Tenho certeza que o senhor não tem conhecimento porque não deixam chegar. O PL fez alianças com siglas de esquerda e isso foi permitido. Se estava pagando dividas de campanhas de 2022 eu desconheço, mas há suspeita. Não sou de esquerda e sou uma pessoa que tenho admiração ao seu trabalho", disse Raissa.
EMBATE POR PRESIDÊNCIA
O ex-ministro da Cidadania João Roma tem comandando o futuro da legenda desde que deixou a Esplanada. Apesar disso, a gestão de Roma tem sofrido com alguns "petardos" de aliados, que buscam alterar o panorama do partido no estado.
Informações que chegaram ao Bahia Notícias e já foram publicadas, através de interlocutores do partido, dão conta que a legenda estaria "dividida". A disputa interna estaria contrapondo João Roma e o atual deputado federal Capitão Alden. Em busca de chegar à presidência da legenda, o parlamentar estaria tentando "minar" a relação de Roma com a cúpula bolsonarista, através de lideranças fora do estado.
Um dos questionamentos que Roma estaria enfrentando seria o de uma eventual "ausência de alinhamento" com as pautas bolsonaristas. Outra liderança da legenda apontou que o discurso seria de que Roma não seria "100% bolsonarista", conduzindo o partido de uma forma distinta das pretensões do grupo ligado a Alden. Com a "divisão velada", o PL teria dois setores, com um deles ligados ao deputado federal, recebendo endosso do deputado estadual Diego Castro e da ex-candidata ao Senado Raíssa Soares. Já o outro grupo, ligado ao atual presidente estadual, ainda conta com o apoio da esposa, a deputada federal Roberta Roma e o deputado estadual Leandro de Jesus.
Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), por meio da Coordenação de Operações e da Delegacia Antissequestro (DAS), prenderam até o momento três policiais militares investigados pelos crimes de extorsão mediante sequestro na manhã desta quinta-feira (29).
Os crimes ocorreram no dia 11 de julho, enquanto que os corpos das vítimas foram encontrados já sem vida no dia seguinte. Quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisões temporárias estão em execução.
“Essa situação se deu no dia 11 de julho, quando as vítimas foram raptadas dentro de suas casas, posteriormente, esses indivíduos passaram a praticar extorsões em desfavor de familiares solicitando alguns valores. Todavia, no dia seguinte, esses indivíduos [vítimas] foram encontrados mortos”, mencionou o delegado Thomas Galdino, diretor do Deic.
Policiais presos
Entre os policiais estão um soldado, um capitão e outro da reserva. Os cumprimentos judiciais ocorreram nos bairros de Brotas, Nova Brasília, Itapuã, em Salvador, e em Caji, no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana da capital baiana.
28
Ago/24 |
🌐Global System Rastreamento 24h🌐 |
Se você é apaixonado por sua moto, sabe que a sensação de liberdade na estrada é incomparável. Mas também entende que segurança é fundamental. Aqui na Global System Rastreamento 24h, temos a solução perfeita para proteger sua moto e garantir tranquilidade enquanto você aproveita a jornada.
#GlobalSystemRastreamento24h #Segurança #Proteção #Motociclista #Rastreamento #TranquilidadeNaEstrada
💼 Entre em contato conosco para mais informações e descubra como podemos ajudar a proteger e otimizar sua frota!
📱0800 606 8000 (WhatsApp)