Notícias

11
Jul/24

Endividamento de Barreiras atinge 94% da receita, alerta economista

Economista George Lelis alerta sobre o endividamento de Barreiras e os desafios para a próxima gestão

O economista e professor da Universidade Federal do Oeste, George Lelis, fez um alerta sobre o endividamento de Barreiras durante uma entrevista ao radialista Marcelo Ferraz, na Rádio Oeste FM, na última terça-feira (09). Segundo Lelis, o endividamento de Barreiras alcançou quase R$ 1 bilhão, comprometendo 94,56% da receita corrente líquida do município, conforme dados do painel do Tesouro Nacional.

Impactos do Endividamento de Barreiras

O endividamento de Barreiras afeta diretamente áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. “Vai faltar dinheiro para essas áreas críticas,” afirma Lelis. Ele ressalta que o próximo gestor precisará de um plano robusto para reduzir o nível de endividamento. “O grande desafio será fazer mais com menos. Será necessário implementar diversas estratégias, incluindo a renegociação de contratos com juros altos e a otimização dos ativos do município. O perigo é termos um retrocesso muito grande”.

Estratégias para Enfrentar a Dívida

Lelis compara a situação do município a uma família com finanças desajustadas. “Barreiras é como se fosse a nossa casa. Se as nossas finanças não estão bem, nossos filhos vão passar fome, e ninguém quer que isso aconteça. Essa é a nossa preocupação principal.”

Ele aconselha que a próxima gestão trabalhe com uma equipe especializada em buscar recursos, seja através do governo federal, estadual ou da iniciativa privada.

Potencial de Investimento

“Buscar investidores também é um caminho eficaz,” sugere Lelis. “Mostrar o potencial de Barreiras para atrair investimentos, gerar empregos e renda é fundamental. Reunir os empresários locais e desenvolver estratégias para impulsionar o crescimento econômico é crucial. Uma economia forte gera mais arrecadação, beneficiando toda a comunidade”.

Com esse alerta, George Lelis espera que medidas eficazes sejam tomadas para evitar um retrocesso econômico e social em Barreiras, garantindo um futuro mais estável e próspero para seus cidadãos.

Fonte:Fala Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades