O Conselho de Proteção e Defesa Civil de Luís Eduardo Magalhães, realizou na manhã desta terça-feira (03), na sede da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, na Praça dos Três Poderes, a última reunião de planejamento estratégico para o período chuvoso 2024/2025.
O plano de ação foi definido em três frentes: preparação, acolhimento, e se necessário, reconstrução. A preparação ficou por conta da limpeza do Canal Rio dos Cachorros, que iniciou em setembro, além da identificação de áreas críticas com a colocação de sinalização vertical, alertas meteorológicos à população, entre outras intervenções urbanísticas. O plano de acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade, em casos de emergência, também já está traçado, sob coordenação da Secretaria de Segurança, em conjunto com outras pastas.
O encontro, realizado com secretários e membros do Conselho, definiu as ações que serão tomadas em casos de desastres naturais, como chuvas torrenciais, acima de 100 milímetros, por exemplo, como explicou o diretor de Defesa Civil, Wanderson Santana. “Tivemos um ano atípico, com seca muito severa, umidade do ar baixa, e as chuvas também podem ser fora do comum. “Estamos deixando a cidade preparada caso venha acontecer algo extremo. Claro que não queremos que aconteça, mas a Defesa Civil trabalha com prevenção”, ressaltou.
O secretário de Segurança, João Paulo Nascimento destacou a necessidade do planejamento para uma emergência. “Essa é a nossa segunda reunião, e nesse último encontro definimos o papel de cada secretaria, para que caso haja uma crise, todos estejam preparados e saibam como atuar de forma eficiente”, disse.
A Cidadania, que sempre atua com apoio relacionado à assistência psicológica e social, vai colaborar mais uma vez nesse sentido, como explicou a secretária Scheilla Bernardes. “Estamos otimistas com o trabalho realizado pela Infraestrutura e acreditamos que não vai ocorrer, mas caso ocorra, nós estaremos com ambientes preparados de forma bastante acolhedora, com uma estrutura adequada para todos as faixas etárias, equipe técnica, assistentes sociais, psicólogas”.
Participaram do encontro, servidores das secretarias municipais da Cidadania e Infraestrutura e Urbanismo, o tenente Amaro do Corpo de Bombeiros, e os secretários de Educação, Jefferson Café; Cultura e Esportes, Vânia Cenci; Agricultura, Kenni Henke, o superintendente da Sutrans, Adriano Silva e o comandante da GCM, João Batista.
03
Dez/24 |
LEM: 1º Festival Espaço das Artes apresentou trabalho desenvolvido nas oficinas ao longo de 2024 |
O Primeiro Festival Espaço das Artes, realizado no sábado, dia 30 de novembro, no Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto reuniu mais de 300 pessoas que participam das atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.
A abertura do Festival ficou por conta do circo irmãos Dayllon, com o palhaço Batatinha, que animou a garotada. Foram mais de 20 apresentações artísticas, durante toda a manhã, com o resultado das oficinas de teatro, dança contemporânea, balé, canto, música e orquestra, que reuniu meninos e meninas de todos os polos da cidade.
Pais e mães prestigiaram seus filhos e ficaram emocionados com o espetáculo. Para Andressa, mãe de Maisa de 10 anos, que faz parte da orquestra de violão, foi muito gratificante o momento. “Fiquei muito feliz em vê-la se apresentar para toda essa plateia, é um orgulho pra mim”, declarou.
Tainá Silva, mãe de Sophi Vititória, moradora do Distrito do Novo Paraná, comemorou a chegada das oficinas na sua localidade. “É muito bom ter a oficina de balé no Novo Paraná e poder ver a minha filha se apresentar pela primeira vez”, contou.
A secretária de Cultura e Esportes, Vânia Cenci, que assistiu orgulhosa todas as apresentações, falou da importância da iniciativa. “É lindo ver a culminância do trabalho que realizamos ao longo de todo o ano, sendo apresentado aqui no Festival. São crianças, jovens, adolescentes e adultos de toda a cidade, que estão tendo a oportunidade de mostrar o seu talento para familiares e toda a comunidade. Agradeço a toda equipe da secretaria pelo esforço para tornar esse Festival realidade”, disse.
03
Dez/24 |
Comunidades rurais são orientadas a não misturar água de fontes diversas em Formosa do Rio Preto |
Cerca de 150 moradores de 13 comunidades rurais que passaram recentemente a receber água tratada pelo sistema de abastecimento de água (SAA) Barreiro Preto reuniram-se com os profissionais do serviço social da Embasa, nos dias 27 e 28 de novembro. Eles receberam orientações sobre cadastramento das ligações de água e sobre o armazenamento seguro e correto da água recebida pela rede pública de abastecimento. As reuniões ocorreram nas localidades de Intans, Tábuas, Gameleira, Buritirama, Canadá, Morrinhos, Lagoa do Dé, Tabocas, Largo, Lagoa de Cima, Morro Pelado, Barreiro Preto e Pinto.
“Verificamos que, nos seis meses que essas comunidades estão sendo atendidas pelo sistema Barreiro Preto, muitos moradores estão misturando a água que recebem da rede pública de abastecimento com a água que eles captam em poços. Isso acendeu um alerta, pois essa prática põe em risco a saúde dessas pessoas e não cumpre o que determina a legislação do saneamento básico, que proíbe que os domicílios mantenham uma só rede interna de distribuição para fontes diversas de abastecimento”, explica o gerente do Escritório Local da Embasa, Rafael Barbosa.
A água potável produzida na estação de tratamento é distribuída de forma a chegar nos domicílios dos clientes da Embasa livre de impurezas e microrganismos nocivos à saúde. É uma água que pode ser bebida, utilizada na alimentação e na higiene doméstica. No entanto, quando essa água é misturada à água subterrânea captada em poços sem nenhum tratamento, não há qualquer garantia que essa água seja segura para a saúde de quem venha a utilizá-la. Por isso, a legislação determina que para cada fonte de abastecimento de água, deve haver uma rede distribuidora domiciliar específica.
“Foram muito proveitosas essas reuniões, para mim foi uma oportunidade para escutar as pessoas e apoiar a Embasa na orientação sobre o correto abastecimento no intuito de melhorar o abastecimento da zona rural”, disse o secretário municipal de Agricultura e de Combate à Seca e à Estiagem, Jorge Aurélio Araújo.
SAA Barreiro Preto – Esse sistema de abastecimento foi implantado pela Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) e entregue para a Embasa operá-lo. Ele capta água no Rio Preto, trata na estação de tratamento situada na localidade de Barreiro Preto e distribui água potável para 600 domicílios nas 13 comunidades rurais de Formosa do Rio Preto que foram orientadas sobre como armazenar e utilizar a água fornecida pela Embasa.
Na última quinta-feira, (21), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Barreiras, em parceria com a equipe da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo Regional de Saúde (NRS) da Bahia, realizou uma ação na localidade de Bezerro, após a confirmação de três casos de esquistossomose. Os pacientes diagnosticados relataram ter se banhado em um riacho da região, apontado como possível foco da contaminação.
Durante a visita, os profissionais avaliaram as condições ambientais e identificaram a presença de caramujos que podem atuar como hospedeiros do parasita causador da doença. Amostras foram coletadas para análise, marcando o início de uma série de medidas planejadas para enfrentar o problema.
Além do monitoramento ambiental, a população local será incluída em um projeto de educação em saúde. A iniciativa busca informar sobre a doença, destacando os sinais e sintomas, as formas de transmissão e os cuidados necessários para evitar a contaminação.
Segundo Andréa Manheze, coordenadora do CCZ, o desconhecimento sobre a esquistossomose contribui para diagnósticos tardios e quadros mais graves da doença. “O que acontece é que as pessoas desconhecem o que é a doença e, quando nos procuram, já apresentam um quadro mais avançado”, explicou.
A coordenadora também afirmou que outras comunidades próximas, banhadas pelo mesmo ribeirão, serão incluídas no cronograma de visitas e ações educativas. “Nosso objetivo é orientar a população e evitar novos casos, protegendo a saúde e o bem-estar de todos”, concluiu.
A esquistossomose, popularmente conhecida como “barriga d’água”, é causada por parasitas que penetram na pele durante o contato com águas contaminadas. Entre os sintomas estão febre, dor abdominal, diarreia e aumento do fígado ou do baço. A população é orientada a buscar atendimento médico ao perceber qualquer sinal da doença.
O dólar batendo o quarto recorde consecutivo e os sinais pessimistas emitidos no Boletim Focus nesta segunda-feira (2) deixaram ainda mais preocupados setores do mercado financeiro, que temem uma escalada da inflação diante da falta de compromisso do governo Lula (PT) em cortar despesas para se adequar às receitas. A taxa Selic está hoje em 11,25%, valor fixado após a última reunião do Copom, em novembro, mas pode bater os 13%. O banco Pine aponta 14% em 2025.
Análise da Equus Capital para 120 instituições financeiras aponta mais de 90% de chance de aumento da Selic entre 0,75% e 1% este mês.
Bancos gigantes como JP Morgan e Morgan Stantley e o suíço Julius Baer rebaixaram as recomendações de investimento no Brasil.
Segundo Felipe Uchida, da Equus, há 40% de chances de alta de 1% na Selic. “O mercado teve reação negativa” ao pacote de Haddad, diz.
Alguns economistas já citam o retorno da taxa de juros da “Era Dilma”, uma das maiores das últimas décadas (14,25%, em 2016).
03
Dez/24 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
O dólar bate recorde de alta há quatro dias seguidos, após o governo Lula (à direita na foto) trocar os pés pelas mãos — ou as promessas de cortes por promessas de isenção. E esse está longe de ser o único recorde econômico negativo do petista.
Os Correios registram o maior prejuízo de sua história para o período de janeiro a setembro, informa o site Poder360. Os 2 bilhões de reais em déficit estão prestes a superar o pior desempenho anual da história, de 2,1 bilhões de reais, registrados em 2015, no governo… Dilma Rousseff.
O dólar bate recorde de alta há quatro dias seguidos, após o governo Lula (à direita na foto) trocar os pés pelas mãos — ou as promessas de cortes por promessas de isenção. E esse está longe de ser o único recorde econômico negativo do petista.
O problema é tal que a estatal decretou em outubro um teto de gastos, de 21,96 bilhões de reais, que prevê encerramentos de contratos e suspensão de contratação de terceirizados.
O rombo se explica, em parte, pela desistência dos Correios em ações trabalhistas que somam cerca de 1 bilhão de reais. Mas a estatal culpa seu “sucateamento” no governo Jair Bolsonaro e a famigerada “taxa das blusinhas”, que taxou compras abaixo de 50 dólares e teria impactado negativamente em 1 bilhão de reais a receita do ano, ao reduzir o número de encomendas ao Brasil.
“A receita projetada para 2024 foi reduzida de R$ 22,7 bilhões para R$ 20,1 bilhões, o que representa um crescimento de 1,5% em relação a 2023. As medidas administrativas adotadas reduziram a projeção de despesa de R$ 22,5 bilhões para R$ 21,9 bilhões, representando uma redução de 1,8% (R$ 600 milhões) em relação a 2023”, justificou a estatal.
O Ford Territory é o SUV que combina inovação, segurança e design sofisticado, oferecendo o máximo de conforto e conectividade. Perfeito para quem busca um carro moderno e eficiente, ele transforma cada viagem em uma experiência de alto padrão 🌐
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
03
Dez/24 |
Haja coragem: Salvador está entre as cidades brasileiras que mais atraem turistas estrangeiros |
Apesar da violência, cada dia maior, Salvador figura entre os destinos brasileiros que mais atraem turistas estrangeiros. É o que revela uma matéria publicada pelo Bahia Notícias que usou um levantamento feito pela empresa Kayak, agência de viagens on-line. A capital baiana é a única cidade nordestina mencionada na pesquisa, figurando na quarta posição no ranking nacional de destinos mais buscados.
Confira os 10 destinos mais buscados:
Segundo o levantamento, Salvador também está entre as cinco cidades mais buscadas para hospedagens por clientes da Kayak, aparecendo atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Búzios (RJ). Das cinco cidades, a capital baiana é a que apresenta um menos custo com hotelaria, apresentando uma média de R$ 594 por diárias.
Confira abaixo o ranking das cidades mais buscadas para hospedagens:
Toyota SW4 2019 (Consulte condições especiais)
RAMPAGE 2.0 HURRICANE 4 TURBO R/T
2023/2024
R$ 239.900,00
S10 LTZ CD 2.8 4X4 AUT
2022/2023
Condições especiais
TERRITORY 1.5 TITANIUM AUT
2020/2021
R$ 119.900,00
TRAILBLAZER 2.8 PREMIER 4X4 DIESEL AUT
2019/2020
R$ 179.900,00
TRACKER 1.0 TURBO FLEX LT AUT
2021/2022
R$ 102.900,00
TRACKER 1.0 TURBO FLEX LTZ AUT
2023/2024
R$ 124.900,00
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
O Pajero Sport Legend combina tudo o que você precisa para dominar qualquer estrada: força, conforto e robustez⚡
Equipado com o que há de mais moderno em tecnologia e segurança, essa SUV é a escolha perfeita para quem busca desempenho sem abrir mão do conforto. ⚙️
👉Pronto para descobrir até onde você pode ir? O Pajero Sport Legend espera por você.
Entre em contato:
📱LEM (77) 99864-4128
📱Barreiras (77) 99828-8887
Está na hora de sair dirigindo o carro que sempre desejou, com parcelas que se ajustam ao seu orçamento. Na JK Veículos, nossa missão é encontrar o veículo perfeito para você, com condições que fazem caber seu sonho no seu bolso.
🔍 Por que escolher a JK Veículos?
✅ Variedade de modelos para todos os gostos
✅ Atendimento personalizado e de qualidade
✅ Condições de pagamento flexíveis
Não perca tempo! Faça já sua simulação e descubra como é fácil adquirir o seu próximo carro.
📞 Ligue agora: (77) 99954-0350
📍 Visite-nos: Av. Antônio Carlos Magalhães, 936
Venha para a JK Veículos e dê a partida no seu novo estilo de vida!
#JKVeículos #Veículos #Financiamento #Seminovo #BarreirasBahia
A solenidade de formatura do curso de formação de Soldados Bombeiros Militar, realizada no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (IMESB), em Simões Filho, nesta segunda-feira (2), marcou o encerramento da turma de 328 alunos que, a partir de agora, estarão aptos a atuar em diversas localidades, como Salvador, Região Metropolitana (RMS), Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Barreiras, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Porto Seguro, Alagoinhas, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso.
O evento contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues; o secretário de segurança pública, Marcelo Werner; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Adson Marchesini; a delegada geral da Policia Civil, Heloísa Brito; entre outras autoridades e familiares dos formandos.
“Essa tem sido a missão do governador: fortalecer a segurança pública do estado da Bahia com homens e mulheres capacitados e treinados para combater o crime organizado e garantir a proteção da vida das pessoas, com foco na segurança cidadã. O Corpo de Bombeiros desempenha um papel essencial ao lado da Polícia Militar, da Polícia Civil e demais forças de segurança, zelando pela integridade do meio ambiente e pela ordem pública. Estamos aqui para capacitar esses profissionais, oferecendo novos recursos e unidades, para que possam exercer suas funções com a competência e o respeito que a sociedade espera e exige”, pontuou o vice-governador.
A agora bombeiro militar, Nicoly Lima, não escondeu a alegria em estar se formando e agora poder atuar na corporação. “Muitos caminhos me trouxeram até aqui. Um deles foi a defesa civil. Atuar junto às pessoas, principalmente, que convivem com as vulnerabilidades, sejam elas sociais, em situação de desastre, fizeram com que eu ingressasse no Corpo de Bombeiros. Então hoje, para mim, é uma realização muito grande”, acrescentou.
Já o formando Cecílio Oliveira destacou que “as expectativas daqui para frente são poder trabalhar e exercer a profissão, me dedicar ao máximo ao Corpo de Bombeiros”.
O curso, que contou com um investimento de mais de R$ 2,5 milhões, teve como patrono a memória do Aluno Soldado Bombeiro Luis Otávio Dias Gomes, que faleceu em 5 de abril de 2024, vítima de mal súbito durante uma aula online do curso. Com 22 anos, ele era natural de Cruz das Almas e sonhava em ser bombeiro desde pequeno. A formatura, além de ser um marco na carreira dos novos bombeiros, também homenageia a dedicação e o sacrifício de um profissional que, mesmo após a sua partida, continuará sendo lembrado com respeito e admiração.
Para o coronel Adson Marchesini, foram meses de muito aprendizado e, hoje, os formandos estão preparados para servir a sociedade. “Nós realizamos treinamento em todas as áreas dos bombeiros. Procuramos investir muito na capacitação. Então, eles estão preparados, estão se formando para poder ajudar a sociedade baiana, contribuir e defender o Corpo de Bombeiros, defender a Bahia, fazendo com que os baianos estejam protegidos, os turistas, todos aqueles que vierem ao estado”, acrescentou.
Na ocasião, familiares das vítimas dos desastres causados pelas fortes chuvas que atingiram o bairro de Saramandaia, em Salvador, e a cidade de Dias D’Ávila receberam uma homenagem. Além disso, os formandos prestaram tributo ao amigo, ao padrinho e ao paraninfo da turma, e recconheceram os três alunos que obtiveram as melhores notas do curso.
03
Dez/24 |
Governo Lula inclui supersalários na PEC do pacote de cortes de gastos, mas deixa militares de fora |
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacote de gastos que foi enviada ao Congresso nesta segunda-feira, 2, prevê alterações no teto de remuneração do serviço público, para combater os chamados “supersalários”. Alterações nas regras de Previdência dos militares, contudo, ficaram de fora.
A PEC determina que só poderão ser excluído dos limites de remuneração parcelas de caráter indenizatório que serão previstas em lei complementar, que ainda está em fase de elaboração pela equipe econômica. Por isso, ainda não há estimativas de impacto. A ideia é fechar as portas para que “penduricalhos” sejam excluídos do teto, levando ao aumento salarial, na prática.
“Somente poderão ser excetuadas dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput as parcelas de caráter indenizatório expressamente previstas em lei complementar de caráter nacional aplicada a todos os Poderes e órgãos constitucionalmente autônomos”, afirma o texto.
O trecho da Constituição Federal a que a proposta faz referência trata da remuneração dos servidores de todos os Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de políticos e dos demais agentes políticos. Considera ainda os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza.
Além dessa medida, a PEC também impõe condições e limites para ampliação ou prorrogação de benefícios tributários, restringe a possibilidade de deduções de renda para a concessão de Benefícios de Prestação Continuada (BPC), estabelece que 20% da complementação da União para o Fundeb seja usado nas escolas em tempo integral, traz a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), e a redução para 1,5 salários mínimos de teto elegível para recebimento do abono salarial.
Ainda não foi fechado o pleito que os militares fizeram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dos pontos em aberto é sobre as novas regras da Previdência dos integrantes das Forças Armadas. No sábado, 30, Lula se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio, e os comandantes do Exército, general Tomás Paiva, da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, e da Marinha, almirante Marcos Olsen, para tratar sobre o pacote fiscal.
No encontro, eles disseram ao chefe do Executivo que as Forças Armadas estão solidárias com o pacote de corte de gastos do governo, mas argumentaram a favor de um alívio, particularmente, na criação da idade mínima de 55 anos para a passagem dos militares para a reserva remunerada.
Supersalários
Na última quinta-feira, 28, a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que o projeto de combate aos chamados “supersalários” ainda estava em fase final de elaboração e precisaria passar por discussões com outros Poderes. Ela afirmou que o objetivo era ter menos exceções de receitas fora do teto do que a proposta que já está em tramitação no Congresso Nacional – embora parada desde 2021.
São considerados supersalários os pagamentos que ultrapassam o teto constitucional do funcionalismo público, hoje de R$ 44 mil mensais – o equivalente à remuneração de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida atinge remunerações de todo o setor público, principalmente do Judiciário e do Ministério Público, que contam com uma série de “penduricalhos” nos salários. A proposta é que esses benefícios, como o auxílio-moradia e o bônus para quem trabalha em mais de uma comarca, sejam restritos a situações excepcionais.
“A ideia é, numa lei complementar única, definir o que está dentro e o que está fora (do teto). A gente, sim, vai partir do projeto de lei que está no Congresso. E a nossa visão é de que tem coisas ali que deveriam estar dentro do teto e não fora, das exceções que estão previstas naquele projeto de lei”, afirmou Dweck.
Abono salarial e BPC
A PEC traz as alterações nas regras de concessão do abono salarial, benefício no valor de um salário mínimo hoje pago a trabalhadores que recebem no máximo dois mínimos mensais. A minuta a qual o Estadão/Broadcast teve acesso define que serão elegíveis à política quem ganha até R$ 2.640, o valor de dois salários mínimos em 2023, já que o direito é adquirido dois anos antes
A partir de 2026, conforme já divulgou a equipe econômica, esse valor será corrigido pela variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A ideia é que porta de entrada para o abono seja limitada, ao fim do período de transição, a quem ganha até um salário mínimo e meio, o que ocorreria em 2035, segundo projeções da Fazenda.
Sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a PEC veda a dedução da renda não prevista em lei para se ter direito ao programa. O benefício é uma das medidas do governo federal para garantir apoio financeiro para pessoas de 65 anos ou mais ou com deficiência física, e que estejam em condições de vulnerabilidade social.
“Para fins de comprovação de renda para elegibilidade ao benefício de que trata o inciso V do caput, concedido administrativa ou judicialmente, ficam vedadas deduções não previstas em lei”, diz trecho da minuta.
O BPC também será impactado pelo projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso na sexta-feira, 29, igualmente parte do pacote fiscal. O PL determina que a renda familiar vai considerar a soma dos rendimentos mensais de membros da família.
Quem tiver bens ou propriedade que superem o valor de isenção referente ao patrimônio na declaração de Imposto de Renda não poderá usufruir do benefício. O governo espera economizar R$ 2 bilhões por ano com a medida.
O Governo do Estado da Bahia anunciou mais um adiamento no resultado da licitação para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional do Oeste, em Barreiras (Aeroporto Dom Ricardo Weberberger). Inicialmente prevista para ser divulgada no dia 14 de novembro, a decisão foi remarcada para 3 de dezembro e agora, segundo comunicado oficial, a nova data está programada para 20 de dezembro de 2024, às 9h30.
Novo prazo para a sessão pública
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, o processo licitatório tem como objetivo a “contratação integrada para elaboração de Projetos Básicos, Executivos e Construção do Terminal de Passageiros – TPS do Aeroporto de Barreiras – Dom Ricardo Weberberger – Bahia (SNBR)”.
A sessão pública para divulgação e julgamento das propostas técnicas e de preços, anteriormente adiada para 3 de dezembro, será realizada em 20 de dezembro, às 9h30, conforme os autos do Processo Administrativo SEI nº 024.2058.2024.0005534-18.
Contato e esclarecimentos
Os interessados podem obter mais informações diretamente com a Secretaria de Infraestrutura pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3115-2174. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, no endereço: 4ª Avenida nº 445 – CAB – Prédio Anexo – 1º andar – Ala B, Salvador/BA.
A expectativa é que o novo terminal do Aeroporto de Barreiras, uma obra estratégica para o desenvolvimento da região Oeste da Bahia, seja concluído com transparência e qualidade, apesar dos sucessivos adiamentos.
As obras da nova fábrica da BYD em Camaçari, iniciadas em março de 2024, seguem dentro do cronograma estabelecido com o Governo do Estado. O projeto consolida a Bahia como um polo no setor de veículos elétricos e híbridos, com a previsão de gerar 10 mil empregos diretos até o final de 2025, após o início da operação. Nesta segunda-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues, a CEO da BYD para as Américas e Europa, Stella Li, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram o canteiro de obras para acompanhar o progresso.
A operação industrial terá início em janeiro, com 2 mil vagas iniciais. Esse número será ampliado para 3 mil até março, totalizando os 10 mil ao final do ano. E as oportunidades de trabalho continuarão crescendo, alcançando a marca estimada de 20 mil trabalhadores no local até o final de 2026. “A BYD está fazendo história em nossa terra, e a Bahia se consolidará como um dos principais centros de inovação e geração de empregos do Brasil”, afirmou o governador.
Inovação tecnológica
Durante o evento, a BYD também apresentou um motor híbrido inovador, fruto de uma parceria entre pesquisadores brasileiros e chineses. A tecnologia combina eletricidade e etanol, maximizando eficiência e autonomia. O primeiro veículo com essa tecnologia será o SUV Song Pro, fabricado no Brasil e destinado ao mercado global.
Avanços estruturais
A Fábrica 01, destinada à montagem de veículos, já concluiu 80% da fundação e 40% da cobertura e do piso. O canteiro de obras e a preparação do terreno estão finalizados, enquanto áreas como a Fábrica 10, para inspeção e expedição, e a pista de testes avançam nas etapas de terraplenagem e drenagem. “Estamos orgulhosos do progresso deste complexo, que será um dos mais importantes fora da China. Ele reflete nosso compromisso com tecnologias limpas e sustentáveis”, destacou Stella Li.
Investimento e expansão sustentável
Com investimento inicial de R$ 5,5 bilhões, que pode chegar a R$ 6,5 bilhões, o complexo deve se tornar um marco para o setor automotivo nacional. A previsão é que a fábrica inicie a produção em 2025, com capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, ampliável para 450 mil em etapas futuras.
A segunda fase do projeto, que reutilizará estruturas existentes, está em planejamento. Estudos ambientais estão em andamento, e a BYD deve apresentar o pedido de licença de instalação e o cronograma da expansão em dezembro. Para o ministro Rui Costa, o projeto alia sustentabilidade, inovação tecnológica e desenvolvimento econômico, com impactos positivos na geração de empregos e na transferência de conhecimento.
03
Dez/24 |
Descaso, parto forçado e falta de profissionais: maternidade de Salvador é alvo de denúncias |
Quando levou a neta, Kevelli Barbosa, de 22 anos, à Maternidade Albert Sabin, em Salvador, Edilene Santos estava tensa. Era o nono mês de gestação, e a cesariana ocorreria na sexta-feira (29), por indicação médica. No local, a família foi avisada que o parto seria normal, e o receio se concretizou: mãe e bebê morreram dentro da maternidade. O relato da avó de Kevelli se junta a outros de supostas negligências médicas na unidade. Famílias denunciam que os profissionais induzem partos normais, mesmo quando há encaminhamento para a cirurgia.
Segundo a família de Kevelli, a médica que a acompanhava durante o pré-natal, na Maternidade Albert Sabin, havia recomendado que a gestante fosse submetida à cesariana. A gravidez era de risco devido a pressão alta da mãe e o tamanho da bebê, ainda segundo os parentes.
Quando foi atendida por outra equipe médica, na sexta (29), Kevelli foi informada que o parto normal seria induzido com medicação para dilatação vaginal a cada quatro horas. Foram sete doses em 24 horas. A recomendação médica é que sejam entre quatro e seis doses. Durante o atendimento médico, Edilene Santos, a avó, questionou o procedimento.
“Ela começou a sentir muitas dores, durante a madrugada, e a médica não ouviu mais os batimentos [cardíacos] da bebê. Chamaram a equipe para fazer a cirurgia de urgência e, 15 minutos depois, ela deu a notícia que Valentina tinha nascido com o cordão umbilical amarrado no pescoço e que não tinha resistido”, conta.
Maternidade Albert Sabin Crédito
Kevelli morreu pouco tempo depois, após uma parada cardíaca. Os atestados de óbito, que vão determinar as causas das mortes, ainda não ficaram prontos. No dia 31 de outubro, um outro bebê morreu na maternidade após ser lesionado no pescoço. Segundo Liliane Ribeiro, mãe do bebê, o ferimento teria sido causado pela unha da médica. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) investiga o caso.
Gestantes têm direito de escolher o tipo de parto que desejam ter, e a decisão deve ser respeitada pelos profissionais de saúde. A ginecologista obstetra Jaqueline Neves explica que, nas maternidades públicas, as gestantes que escolhem a cesariana entram em uma lista de prioridades. “Se existir outras gestantes de risco que precisam realizar o parto imediatamente, elas vão passar na frente”, diz.
Assim como aconteceu com Kevelli Barbosa, Patrícia de Sena Teixeira, 33, conta que também teve o parto normal induzido, mesmo com a indicação médica para a cesariana, em julho de 2020. “A própria médica da maternidade [Albert Sabin] indicou que deveria ser cesariana, mas os plantonistas não quiseram fazer. Eles só deixam a gestante passar pela cirurgia quando não tem mais jeito”, denuncia.
Patrícia de Sena só foi levada à sala cirúrgica quando os batimentos cardíacos da bebê diminuíram significativamente. A pequena Laura Sofia precisou ser reanimada após o parto. “Eu senti muito medo de perder ela. Quando reanimaram, ela estava toda roxinha e, finalmente, me entregaram”, relembra a mãe, que conta que foi destratada pela equipe médica. A bebê se recuperou bem, mas o trauma ficou.
“Ver outros casos como o meu é muito triste porque sabemos que é negligência. Não foi o primeiro caso e nem o último. As maternidades estão cheias e os profissionais tratam as pacientes com descaso”, diz emocionada. Patrícia conta ainda que teve o direito a acompanhante negado na maternidade, o que caracteriza violência obstétrica. Ela não denunciou o caso às autoridades.
Sobre o caso de Kevelli Barbosa, que morreu na maternidade na última sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) disse que investiga as circunstâncias dos óbitos. “Destaca-se que a equipe de assistência adotou todos os procedimentos indicados para o caso. Diante da causa não definida de óbito, a equipe de plantão elaborou relatório para avaliação em Sistema de Verificação de Óbito (SVO), declarou a pasta.
Família sobre com a perda da mãe e do bebê
Procurada pela reportagem, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba) disse que se posicionará somente após a apuração sobre o ocorrido. A associação não informou se recebeu denúncias sobre os atendimentos na Maternidade Albert Sabin.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) foi questionado, mas não respondeu se investigações estão em curso e nem quantas denúncias recebeu em relação ao atendimento na unidade.
O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) disse que não recebeu denúncia sobre o caso. "A autarquia federal orienta que a família formalize a denúncia, para a devida apuração dos fatos. Todas as informações de como realizar uma denúncia no Cremeb estão disponíveis no portal da instituição", pontua.
Jaqueline Neves, ginecologista obstetra, explica que o parto normal costuma ser a melhor opção para a mãe e para o bebê. A recomendação, no entanto, pode ser alterada para a cesariana em condições como alteração de batimento cardíaco, sofrimento fetal e estado de saúde da gestante.
“Qualquer coisa que coloque em risco a saúde da mãe ou do bebê precisa fazer com que a indução do parto normal seja descontinuada. A hipertensão materna, por si só, não é indicação para cesariana. É preciso que tenha alguma descompensação atrelada ao caso”, pontua a especialista. Em casos de parto induzido, as gestantes devem ser acompanhadas a cada duas horas.
Tainá Oliveira, 27, também denuncia que foi vítima de negligência na Maternidade Albert Sabin, em outubro de 2022. Ela conta que buscou atendimento médico na emergência durante o terceiro mês de gestação quando estava com sangramento vaginal. A equipe médica não realizou exames e sequer observou o sangramento. Tainá voltou para casa e perdeu o bebê durante a madrugada.
“Eles disseram que era um sangramento normal e me mandaram para casa com a receita de um analgésico. Eu insisti, pedi para ir no banheiro mostrar o sangramento, mas eles não deram atenção”, lembra. A negligência médica ocorre quando o profissional realiza ação com descuido ou comete omissões.
03
Dez/24 |
Citado em delação, Rui Costa critica MP e Judiciário por soltar 'ladrões' do caso respiradores |
Citado na delação premiada da empresária responsável pela venda de 300 respiradores durante a pandemia da covid-19, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), atacou ontem o Ministério Público e o Judiciário por, segundo ele, soltarem “ladrões” envolvidos no caso dos equipamentos.
“Infelizmente, eu um dia quero ver transparente o motivo que fez com que o Ministério Público tivesse pedido para soltar os ladrões, e a juíza resolveu soltar os ladrões. Até hoje, nós não resolvemos essa situação. Eventos como esse não aconteceram só no Brasil, aconteceram em vários lugares do mundo. Só houve uma diferença. Nos outros lugares do mundo, se prenderam os ladrões e se exigiram imediato a devolução do recurso”, declarou Rui Costa, durante evento promovido pela BYD.
O governo baiano pagou R$ 48 milhões em um contrato, mas os respiradores nunca foram entregues. Em abril deste ano, o UOL divulgou a delação premiada da empresária Cristiana Taddeo, da Hempcare, responsável pela venda dos equipamento. Ela afirma que o negócio foi intermediado por um empresário que se apresentou como sendo amigo de Rui Costa e da então primeira-dama Aline Peixoto.
Aline era funcionária da secretaria estadual de Saúde, e, em 2023, foi nomeada para o cargo vitalício de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Taddeo revela que pagou R$ 11 milhões em comissões aos intermediários, entre eles, o empresário Cleber Isaac, que teriam facilitado o contato entre a empresa Hempcare junto ao Consórcio Nordeste. Isaac seria amigo de Rui Costa e de Aline Peixoto.
No evento desta segunda-feira, o ministro ainda comparou o caso dos respiradores a roubo de cargas de caminhão.
“Um caminhão tomba na estrada, e o motorista está preso entre as ferragens. Algumas pessoas, ao invés de salvar o motorista do caminhão, vão tentar roubar a carga do caminhão. Assim foi na pandemia. Muitos estavam tentando salvar a vida das pessoas, e outros tentando roubar quem estava salvando a vida das pessoas”, declarou Rui Costa.
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas