Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
17
Set/24

Lula cria Dia do Pastor Evangélico e reconhece em lei as expressões artísticas cristãs

Ambas as legislações foram aprovadas pelo Congresso Nacional e publicadas no Diário Oficial da União nesta nesta segunda-feira (16)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou duas novas leis: uma que institui o Dia do Pastor Evangélico e outra que reconhece as expressões artísticas cristãs. Ambas foram aprovadas pelo Congresso Nacional e publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (16).

Com a determinação, fica estabelecido que o Dia da Pastora Evangélica e do Pastor Evangélico será celebrado, anualmente, no segundo domingo do mês de junho — mas sem ser feriado nacional.

A partir de agora, também são legalmente reconhecidas as expressões artísticas cristãs e as influências do cristianismo, além de seus aspectos religiosos, como manifestação cultural brasileira.

Aproximação dos evangélicos
Em uma tentativa de se aproximar do eleitorado evangélico, em agosto deste ano a Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT, também elaborou uma cartilha para orientar o diálogo de candidatos do partido com religiosos na eleição municipal deste ano. O partido enfrenta nos últimos anos dificuldades para se conectar com esse segmento.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também não obteve até agora sucesso em iniciativas voltadas para esse público, que faz uma avaliação pior da gestão petista do que a média da população.

O material de nove páginas, com citações de várias passagens bíblicas, destaca que não deve haver exagero em falar o nome de Deus. A cartilha tenta aproximar o partido dos evangélicos ao optar por um texto na primeira pessoa do plural. “Nós, os evangélicos, somos parte da grande diversidade brasileira e, assim, também somos plurais entre nós mesmos, tanto no que diz respeito à fé (baseada na livre leitura e interpretação da Bíblia), quanto às nossas preferências políticas”, afirma.

O texto diz que os membros das igrejas evangélicas “participaram de vários momentos marcantes do país, inclusive da fundação do Partido dos Trabalhadores, que atualmente possui um núcleo evangélico atuante na maioria dos estados do país.” Também destaca que “politicamente, um dos principais elementos de união entre os evangélicos, é a defesa da liberdade religiosa”.

O texto recomenda lembrar que o PT criou, durante os governos anteriores de Lula, a Lei da Liberdade Religiosa e o Dia Nacional da Marcha para Jesus, maior encontro do segmento — o presidente não foi ao evento, mas enviou representantes e uma carta.

Fonte:O Globo
()
17
Set/24

Fornecimento de medicamentos pelo SUS: confira os parâmetros fixados em acordo homologado pelo STF

Acordo entre União, estados e municípios prevê criação de uma plataforma nacional para reunir todas as informações sobre demandas de medicamentos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, na sessão virtual encerrada em 13/6, um acordo que definiu critérios e parâmetros a serem observados nas ações judiciais de fornecimento de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo foi apresentado pelo ministro Gilmar Mendes a partir das discussões entre União, estados e municípios para facilitar a gestão e o acompanhamento dos pedidos de fornecimento.

Comissão

A questão foi discutida no Recurso Extraordinário (RE) 1366243, com repercussão geral (Tema 1.234). Em setembro de 2023, para solução consensual do tema, o relator, ministro Gilmar Mendes, criou uma comissão especial, composta pela União, por estados, municípios e entidades envolvidas. Embora o caso concreto tratasse de medicamento de alto custo, as discussões evoluíram para a análise da possibilidade de concessão judicial de medicamentos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não incorporados ao SUS, independentemente do custo.

Plataforma nacional

O acordo prevê a criação de uma plataforma nacional que reunirá todas as informações sobre demandas de medicamentos. A pessoa deverá preencher dados básicos que permitam a análise administrativa do pedido pelo poder público, e as informações poderão ser compartilhadas com o Judiciário. Isso deve facilitar a gestão e o acompanhamento de casos e a definição das responsabilidades entre União, estados e municípios, além de melhorar a atuação do Judiciário nesse tema.

Medicamentos

O acordo define quais são os medicamentos não incorporados (que não constem na política pública do SUS, que estejam previstos nos protocolos clínicos oficiais para outras finalidades, que não tenham registro na Anvisa, que sejam usados off label sem protocolo clínico ou que não integrem listas do componente básico).

Competência

As demandas relativas a medicamentos não incorporados ao SUS, mas com registro na Anvisa, tramitarão na Justiça Federal quando o valor anual do tratamento for igual ou superior a 210 salários mínimos. Nesses casos, os medicamentos serão custeados integralmente pela União.

Quando o custo anual unitário do medicamento ficar entre sete e 210 salários mínimos, os casos permanecem na Justiça Estadual. A União deverá ressarcir 65% das despesas decorrentes de condenações dos estados e dos municípios.

Fonte:STF
()
17
Set/24

PM reforça a segurança em todo o Estado com a 31ª edição da Operação Força Total

A Polícia Militar da Bahia realiza, nesta terça-feira (17), a 31ª edição da Operação Força Total. A operação, que ocorre em todo o estado, tem como objetivo intensificar o policiamento para garantir mais segurança e prevenir crimes, com ações coordenadas envolvendo todo o efetivo da PMBA.

A relevância da operação pode ser vista pelos resultados expressivos alcançados nas edições anteriores. Foram apreendidas 664 armas, mais de 1.000 criminosos foram presos, 486 veículos recuperados e 385 foragidos da justiça localizados. Esses números não são apenas estatísticas; eles refletem o impacto direto da presença ostensiva da PMBA e o compromisso com a redução da criminalidade em toda a Bahia.

"Esses resultados demonstram a importância da Operação Força Total, que alia a mobilização da tropa em todo o estado a ações concretas e eficientes, garantindo a segurança da população", afirmou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.

Fonte:PMBA – DCS
()
17
Set/24

SPM leva ações de prevenção à violência de gênero para Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Brotas de Macaúbas

Duas ações estruturantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) voltadas para a prevenção e enfrentamento às violências de gênero estão sendo realizadas nesta semana, em Bom Jesus da Lapa e Brotas de Macaúbas. O projeto Oxe, me respeite – nas escolas! e a Unidade Móvel estão nos mesmos dias e municípios para ações integradas com estudantes, a comunidade escolar e as mulheres.

É o caso de Bom Jesus da Lapa, onde está ocorrendo a Romaria de Nossa Senhora de Santana. Nesta segunda-feira (16), foi realizada uma roda de diálogo do Oxe, me respeite – nas escolas!, com a comunidade escolar do Colégio Estadual da Polícia Militar (CPM), com foco na Lei Maria da Penha. “É fundamental que os jovens compreendam seus direitos e o papel da lei, especialmente em um país onde apenas 20% da população realmente conhece a Lei Maria da Penha. A formação de jovens é essencial para o desenvolvimento de cidadãos comprometidos com a igualdade e a justiça social”, afirmou a coordenadora de Prevenção à Violência da SPM, Francileide Araújo, ao destacar parceria deste projeto com a Secretaria da Educação do Estado (SEC).  

A Unidade Móvel da SPM também ficou estacionada no pátio do CPM com a equipe disponível para atendimento psicossocial e jurídico. À noite, a Unidade Móvel segue para o Núcleo Educacional Batalha, no Assentamento Fruticultura, na zona rural de Bom Jesus da Lapa para a prestação dos mesmos serviços. Ainda em Bom Jesus da Lapa, nesta terça-feira (17), a atividade do Oxe, me respeite – nas escolas! será no Colégio Estadual São Vicente, onde a Unidade Móvel também estará disponível para atendimento. 

Brotas de Macaúbas

Nas próximas quinta-feira (19) e sexta-feira (20), as equipes das SPM estarão em Brotas de Macaúbas. Na quinta-feira, serão realizadas rodas de diálogo nas comunidades de Araci, a partir das 14h e atendimento pela Unidade Móvel na localidade de Nova Santana, às 18h. Na sexta-feira, as atividades continuarão na Escola Família Agrícola Regional, às 8h20, envolvendo estudantes e professores nas discussões sobre os direitos das mulheres e a importância da prevenção à violência.

Riacho de Santana 

Em Riacho de Santana, 460 estudantes do Colégio Estadual Sinésio Costa e da Escola Família Agrícola participaram da programação do Oxe, me respeite – nas escolas!, entre os dias 12 e 13 de setembro. Temas como papéis de gênero, machismo, nova masculinidade e as diferentes formas de violência contra as mulheres foram discutidas.

Coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Sinésio Costa e da Escola Família Agrícola, Isabel Xavier Rocha falou que este debate nas escolas é fundamental para a formação da juventude. “O machismo enraizado e a violência crescente contra as mulheres precisam ser combatidos desde cedo. E é urgente. Acredito que os alunos aprenderam muito e já demonstram mudanças de postura. O que o Estado está proporcionando é algo que pode estar, de fato, contribuindo para acabar com essa cultura de morte das mulheres”, destacou. 

A estudante Kauane Prates, 17 anos, 2º ano, disse que os conteúdos abordados foram de muita aprendizagem e encorajamento. “As informações passadas aqui podem salvar vidas e podem ser o pontapé para que muitas meninas que sofreram algum tipo de violência tomem coragem para denunciar. Acredito que o projeto tem que continuar nas escolas, pois está fazendo muita diferença na comunidade escolar”, disse.

Fonte:Ascom/SPM
()
17
Set/24

Bombeiros reforçam combate e debelam 422 incêndios florestais no oeste da da Bahia e outras regiões

Fogueiras e queimadas intencionais em lixo ou pastos podem causar incêndios nas áreas de mata.

Bombeiros empregados na Operação Florestal 2024 debelaram 422 incêndios em áreas ambientais nos últimos dois meses, na Bahia. Cinquenta e nove municípios foram atendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Divididas em cinco Bases Florestais, as equipes realizam o enfrentamento ao fogo em áreas de mata para preservação da fauna e da flora. Além do combate, 720 orientações preventivas foram promovidas para a população.

As equipes estão empregadas nas cidades de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e em Vitória da Conquista (Base Sudoeste).

Os profissionais utilizam a Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, para monitorar as áreas do estado com maior foco de calor e riscos de incêndios florestais. O coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, explicou que o mês de setembro é um período crítico, com maior possibilidade de ocorrências.

O monitoramento das regiões com maior índice de calor auxilia na preparação das equipes empregadas no enfrentamento. Aeronaves remotamente tripuladas também são utilizadas e o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) foi empregado para transportar equipes.

Risco

O oficial do CBM lembrou que mais de 90% dos incêndios florestais são causados pelos humanos, durante queimas de lixo e vegetação, ou até mesmo no descarte incorreto de cigarro.

“Quando a vegetação está muito seca, qualquer coisa é capaz de gerar uma situação sem controle”, frisou o coronel Jadson, acrescentando que autores de crimes ambientais poderão ser responsabilizados com base na Lei 9.605/98.

Fonte:Texto: Marcia Santana/SSP-BA
()
17
Set/24

Governo do Estado entrega mais viaturas e equipamentos para a Polícia Técnica no oeste e outras regiões

Os veículos atenderão as sete macrorregiões e a capital. O DPT recebeu também dois Cromatógrafos a Gás.

“Investir na aquisição deste tipo de veículo tem como objetivo otimizar o atendimento e reduzir o tempo de resposta das nossas unidades”, pontuou Ana Cecília Bandeira, Diretora-Geral da Polícia Técnica ao explicar que com essa entrega de hoje, 50 novos veículos compõem a renovação da frota de rabecão, na capital e no interior.

O DPT recebeu também, através do Laboratório Central de Polícia Técnica, dois Cromatógrafos a Gás para a Coordenação de Análise Instrumental, destinados aos exames periciais de Alcoolemia. Investir em modernização tecnológica é parte do planejamento estratégico da instituição no âmbito do Projeto Perícia Forte.

Ao todo, foram investidos mais de 3,5 milhões de reais.

“Estes investimentos representam uma série de ações que estamos desenvolvendo no Projeto Perícia Forte que engloba aquisição de viaturas, equipamentos e também de pessoal através da formatura dos novos peritos” pontuou Marcelo Werner Filho, Secretário da Segurança Pública.

Fonte:SSP BA
()
17
Set/24

ABL fará Sarau da Primavera

O Sarau da Primavera/2024 vai movimentar a Academia Barreirense de Letras (ABL) no próximo sábado (21), anunciando a próxima estação que começa dia 23 de setembro. O evento vai reunir os membros da entidade e seus familiares, bem como poetas, dançarinas e músicos, dentre outros artistas.

Na oportunidade, a instituição vai receber doações de utensílios, previamente escolhidos por parte de membros, para equipar principalmente a cozinha da Casa da ABL. O local abriga iniciativas voltadas para a literatura, dentre outras expressões artísticas e culturais.

A proposta é que o sarau seja mais um momento de integração entre seus membros e a comunidade, que está convidada a comparecer e participar com poesias que evocam a primavera e a natureza, considerando que dia 21 de setembro é o dia mundial da árvore.

Já tradicional para amantes da poesia e da boa música, o encontro vai contar mais uma vez com a apresentação do Grupo Soul Dance. Formado por jovens dançarinos de Barreiras que treinam no espaço da academia, o grupo entrará em cena com os solos ‘Bon Voyage’, apresentado por Deborah e ‘Dreams Come True’, com Camila.

Fonte:Mirian Hermes/ASCOM-ABL
()
17
Set/24

Tito destaca implantação do Hospital Universitário em debate na UFOB e se sobressai como o mais preparado para governar

Tito apresentou propostas claras e conquistou a confiança do público universitário ao abordar o futuro da saúde e a relação ensino-serviço na cidade

O candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT), saiu vitorioso do debate realizado nesta segunda-feira (16) na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina do Oeste da Bahia. Durante o debate, Tito apresentou suas propostas de forma clara e não deixou dúvidas de que está preparado para governar o município, destacando-se principalmente pela discussão sobre a construção do Hospital Universitário em Barreiras, projeto idealizado durante seu mandato como deputado federal.

"O Hospital Universitário é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica e da população de Barreiras. Durante meu mandato como deputado, trabalhei diretamente com a UFOB e com o Ministério da Educação para viabilizar esse projeto. Vamos continuar buscando parcerias com o governo estadual e federal para tornar essa obra uma realidade", disse Tito.

No primeiro bloco do debate, Tito foi questionado pela mediadora sobre suas propostas para garantir o acesso dos estudantes dos cursos de saúde da UFOB, como Nutrição, Farmácia e Medicina, aos espaços de prática, incluindo unidades de saúde como a UPA, o Hospital do Oeste e outras instituições da cidade de Barreiras.

Parceria UFOB - Prefeitura

"Com a generosidade do povo de Barreiras, venceremos a eleição no próximo dia 6 de outubro e ampliaremos a parceria existente entre o município de Barreiras e a Universidade Federal do Oeste da Bahia para todos os cursos citados. Vamos garantir, inclusive, um aperfeiçoamento nessa parceria, não só garantindo a continuidade, mas ampliando os espaços públicos municipais, como o Eurico Dutra e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é comum: ampliar a atenção básica para a nossa sociedade barreirense com qualidade e eficiência", afirmou Tito.

Outro ponto alto do debate foi quando Tito discutiu a modernização da gestão pública e a importância da transparência. O candidato propôs a implantação de um sistema de telemedicina e a criação de um acervo digital para facilitar o acesso a informações de saúde.

"A partir de janeiro do próximo ano, vamos implantar o projeto de telemedicina, que trará especialidades em unidades móveis e nas unidades de saúde, modernizando a gestão municipal com internet e softwares adequados. Vamos investir em parceria com instituições como o Sistema S para garantir transparência e facilitar o acesso a dados necessários para as atividades de extensão e pesquisa das universidades", explicou Tito.

Candidato mais preparado

O debate seguiu com réplicas dos outros candidatos, que tentaram abordar temas relacionados à transparência e modernização da gestão pública. No entanto, Tito se destacou pela clareza e assertividade em suas respostas, consolidando-se como o candidato mais preparado para enfrentar os desafios de Barreiras.

Ao final do evento, ficou claro que a construção do Hospital Universitário, idealizada por Tito, e sua proposta de modernização da gestão pública, com foco na saúde preventiva e na ampliação das parcerias com a UFOB, são os pilares centrais de sua candidatura na área da saúde. O público universitário visivelmente aplaudiu suas propostas, confirmando sua liderança no debate.

Com isso, Tito reafirma seu compromisso com a educação e a saúde de Barreiras, reforçando sua posição como o candidato mais capacitado para transformar a cidade em um polo regional de saúde e ensino.

Fonte:Da Assessoria de comunicação
()
17
Set/24

Residencial Luggi - O primeiro condominío de casas inteligentes em Barreiras

Fonte:Publicidade
()
17
Set/24

HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia!


Fonte:Publicidade
()
17
Set/24

Claúdio Humberto: Organizações públicas ignoram decisão do STF

Fonte:Rádio Bandeirantes
()
17
Set/24

Antônio Neto realiza um arrastão pelas ruas de Angical

Antônio Neto e Junior de Dinó, realizaram uma grande carreata e uma caminhada pelas ruas da cidade, neste domingo na sede de Angical. Milhares de apoiadores e simpatizantes de todas as partes do município, participaram do evento.

A carreata, começou no povoado do Alto da Santa Cruz, passou pelo bairro Vila Nova e finalizou na entrada da cidade. Na sequência, foi realizada uma caminhada pelas principais ruas do centro da Cidade, onde uma onda azul foi formada.

A pouco dia das eleições municipais, Antônio Neto e Junior de Dinó, tem conquistado novos simpatizantes, que tem reconhecido o trabalho sério que Antônio Neto, tem realizado ao longo dos últimos nove meses de gestão.

Antônio Neto, traz em sua trajetória, a experiência de quatro mandatos de vereador, um de Vice-Prefeito e agora, como prefeito.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
17
Set/24

Hoje é dia das delícias da roça no BIG STEAKHOUSE 😋😋😋😋😋😋

Fonte:Publicidade
()
17
Set/24

28ª CIPM realiza lançamento do PROERD nas escolas municipais de Ibotirama

proerdibo179242

proerdibo179241

 

A 28ª CIPM, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ibotirama, realizou o lançamento do PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas). O programa foi apresentado aos pais e alunos das sete Escolas Públicas contempladas.

O Sd PM Emanuel (Instrutor PROERD), juntamente com a SD PM July Ane apresentaram o objetivo geral do programa que é prevenir as crianças contra o uso de drogas e por meio de um Modelo de tomada de decisão responsável, torná-las mais conscientes, seguras e resistente as drogas.

proerdibo17924

O evento contou com a presença do Cap PM Costa Neto, Sub comandante da 28° CIPM e Coordenador do PROERD em Ibotirama e do Sd PM Leite (Ronda Escolar), bem como com a presença do senhor Edcarlos Queirós, Secretário Municipal de Educação de Ibotirama e sua equipe.

Fonte:Ascom 28ª CIPM
()
17
Set/24

PM cumpre ordem judicial por crime eleitoral em Sítio do Mato

Na noite de domingo, 15, por volta das 18h, a 38ª CIPM cumpriu ordem judicial por crime eleitoral em Sítio do Mato.

Após denúncia de descumprimento de ordem judicial Emitida pelo Juiz Eleitoral da 071ª Zona Eleitoral de Bom Jesus da Lapa, que regulamenta a utilização e circulação de carros de som como meio de propaganda eleitoral, realizou apreensão de uma carreta, com reboque.

Fonte:Ascom 38ª CIPM
()
17
Set/24

86ª CIPM prende quarteto com pelos crimes de moeda falsa e associação criminosa em Buritirama

A 86ª CIPM prendeu quatro pessoas pelos crimes de moeda falsa e associação criminosa na BA 351, na cidade de Buritirama. Após serem acionados via telefone funcional por um comerciante local, dando conta que uma mulher não identificada adentrou em seu comércio, realizou uma compra utilizando uma nota de R$ 200 falsa, saindo em seguida e embarcando em um veículo GM/Classic, cor prata, placa NW-6539, licenciado em Valparaíso de Goiás/GO, se dirigindo pela BA-351 sentido à cidade de Barra do Rio Grande.

Em seguida, a equipe PM empreendeu em diligência, localizando o veículo suspeito na referida rodovia, à cerca de 20 quilômetros da cidade, momento em que foi dada voz de parada, o condutor freou bruscamente e empreendeu fuga a pé em meio à vegetação, sendo contido os demais ocupantes, onde junto aos mesmos, foram encontrados a quantia em dinheiro verdadeiro no valor de R$ 2.930,00, mais duas cédulas falsas no valor de R$ 200,00 cada uma, além de produtos diversos.

Diante das circunstâncias, os quatro envolvidos, sendo de 22, 23 e 35 anos, e um bebê, juntamente com a materialidade, foram conduzidos e apresentados na delegacia plantonista da cidade de Ibotirama.

Fonte:86ª CIPM
()
17
Set/24

86ª CIPM atende ocorrência de circulação de moeda falsa em Mansidão

A 84ª CIPM apreendeu moedas falsas na Avenida Lídio Francisco de Souza, no Centro da cidade de Mansidão. A guarnição de serviço foi informada via telefone funcional que teria um casal desconhecido passando notas falsas de 200 reais em diversos comércios da cidade.

Em diligência, baseada nas informações adquiridas e imagens de câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais, foi possível identificar os envolvidos, se tratando de dois homens com idade aproximada de 50 e 28 anos, duas mulheres entre 30 e 35 anos e um bebê.

Posteriormente, foi identificado um veículo os quais faziam uso para o cometimento do crime, tratando de um GM/ Classic, cor prata, de placas não identificadas. Apesar de todos os esforços da equipe PM, não foi possível ter êxito na prisão dos criminosos, que provavelmente já haviam evadido da cidade.

O crime de moeda falsa está previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena de reclusão de três a doze anos, e multa, e é imputado aquele que - dolosamente - falsifica, fabrica, altera, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda metálica, ou papel-moeda falsa em curso no país ou no estrangeiro.

Fonte:86ª CIPM
()
17
Set/24

Mulher de 44 anos é eletrocutada ao tirar roupas de máquina de lavar na Bahia

o aconteceu na cidade de Tanquinho, a 150 km de Salvador. Maria Silva Viana foi encontrada por parentes ao lado do equipamento, em meio a água e fiação elétrica

Uma mulher de 44 anos foi eletrocutada ao tirar roupas de uma máquina de lavar na segunda-feira (16), no município de Tanquinho, a cerca de 150 km de Salvador.

Segundo informações da Polícia Civil, Maria Silva Viana foi encontrada por parentes ao lado do equipamento, em meio a água e fiação elétrica.

Maria Viana foi levada para um hospital, recebeu os primeiros atendimentos, mas não resistiu. A Polícia Civil informou que aguarda resultado da perícia feita no local e vai ouvir familiares da vítima para saber as circunstâncias do caso.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do corpo de Maria Viana.

Especialistas afirmam que não se deve tirar roupas com a máquina de lavar ligada. Antes de fazer o procedimento, também deve-se verificar se tem fios soltos.

Caso a pessoa perceba algo diferente com o equipamento, ela deve acionar um técnico imediatamente e não mexer na máquina até a chegada do profissional.

Fonte:G1
()
17
Set/24

Evento Cão de Guarda (Ataque e Obediência) Maná Agropet



🐾✨ _No dia 21/09, às 16h, na Praça do Jardim Paraíso em Luís Ed Magalhães-Ba, teremos uma incrível demonstração de Ataque e Obediência com Cão de Guarda 🐕👮‍♂️ e o adestrador Acacio Rodrigues, do Canil K9 da Polícia Militar.

Não perca! Evento aberto ao público_

*#ManáAgroPet #CãoDeGuarda #Adestramento #EventoImperdível #LEM

Fonte:Blog do Sigi Vilares/APOIO
()
17
Set/24

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
17
Set/24

Confira as ofertas do Liquida JK


Fonte:Publicidade
()
17
Set/24

Uma pesquisa nova, os mesmos erros de sempre

Mais uma pesquisa eleitoral divulgada em Barreiras repete os velhos vícios: dados suspeitos, falta de representatividade e um forte cheiro de manipulação no ar

Ontem, segunda-feira (16), uma nova pesquisa de intenção de votos para prefeito de Barreiras foi divulgada, e, como esperado, os mesmos erros já conhecidos apareceram. Feita pelo Instituto Real Time Big Data e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BA-04648/2024, o levantamento entrevistou 800 eleitores entre os dias 13 e 14 de setembro. Tudo lindo no papel, com margem de erro de 3 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%, mas, na prática, os problemas são gritantes.

Vamos direto ao ponto: os dados não batem. Não tem na página do TSE, por exemplo, a informação de quais bairros esses eleitores foram ouvidos. Isso não parece um detalhe, é uma falha crucial! Como confiar num levantamento que não mostra a representatividade das áreas onde fez as entrevistas? Qualquer pesquisa séria precisa levar isso em consideração. Com esse tipo de descuido (ou má fé), é difícil não suspeitar dos resultados.

E isso já é repetição. Em 02 de setembro, o mesmo instituto divulgou uma pesquisa (registro BA-05500/2024) que também levantou dúvidas, principalmente pela forma como distribuiu os eleitores ouvidos. Um exemplo? No bairro Vila Rica, o maior colégio eleitoral de Barreiras, com 4.834 eleitores, foram ouvidas apenas 24 pessoas. Parece brincadeira, né? Agora, vamos ao bairro Renato Gonçalves, conhecido por ser mais nobre, com 3.808 eleitores: lá, foram entrevistados 48 eleitores. Coincidência ou não, fica a impressão de que, para o instituto, o voto de uns vale mais que o de outros.

Outro casso gritando é o do bairro Morada da Lua. Com os seus 1.111 eleitores, foram ouvidos pelo Instituto Real Time Big Data na pesquisa anterior, divulgada em 02 de setembro, entrevistou 87 eleitores. No bairro Bandeirantes, com os seus 1.610 foram ouvidos 54 eleitores. Pasmem!

Fonte:Caso de Política | Luís Carlos Nunes
()
17
Set/24

Bahia já teve 55 fuzis apreendidos em 2024

Número é igual ao total do ano anterior



A Bahia já teve 55 fuzis apreendidos entre os meses de janeiro e setembro de 2024, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado. As apreensões são resultado de ações policiais contra facções e já igualam o número de todo o ano de 2023. 

O número total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) apresentou um aumento de 7%, na comparação com o mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado. Ao todo, a polícia retirou das ruas 3.971 armas de fogo este ano, contra 3.710 exemplares em 2023. Os dados foram apresentados na segunda-feira (16) em uma coletiva da pasta.

"São 16 armas apreendidas por dias em ações ordinárias e integradas das Forças Estaduais e Federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas, entre outros armamentos", afirmou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner.

A diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, explica que aa apreensão de armas, de drogas e de outros materiais passa por exames periciais para comprovar o crime nos laudos.

Fonte:Correio da Bahia
()
16
Set/24

Academia Lion a melhor de LEM!!!

Fonte: Publicidade
()
16
Set/24

Saúde mental: o que é, importância, problemas e como cuidar

 
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, até porque a segunda depende da primeira para estar em dia.

Já diz o provérbio latino: “Mens sana in corpore sano” – ou seja, “mente sã, corpo são”.

Apesar da fama dessa citação que atravessa os séculos, as estatísticas sugerem que as pessoas não estão se cuidando como deveriam.

O site Our World in Data (OWD) revela (em inglês) que 10,7% da população mundial sofre de algum distúrbio da mente, ou seja, uma em cada dez pessoas têm problemas comportamentais.

A boa notícia é que, para manter a saúde da mente em dia, na maioria das vezes não é necessário recorrer a tratamentos caros.

Algumas ferramentas para fazer isso sem custo nós vamos apresentar neste texto.

Prossiga na leitura até o fim para conferir:

  • O que é saúde mental?
  • Qual é a importância da saúde mental?
  • Quem pode ter a saúde mental afetada?
  • Quais os problemas da saúde mental?
  • Como cuidar da saúde mental?
  • Quais hábitos que prejudicam a saúde mental?
  • Perguntas frequentes sobre saúde mental.

Leia também:

O que é saúde mental?

Não existe um consenso científico em torno de um conceito de saúde mental.

Na falta de uma definição específica, vamos ver a ideia da definição de saúde em geral apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS):

“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.

Note que, de acordo com a maior autoridade em saúde do mundo, a saúde mental é parte integrante do processo.

Não somos totalmente saudáveis se a nossa mente não se encontra em equilíbrio.

Isso nos leva à conclusão que esse é um aspecto da saúde que, se negligenciado, pode levar a consequências danosas no curto, médio e longo prazo.

Qual é a importância da saúde mental?

Você já ouviu falar das doenças psicossomáticas?

Esse é o termo usado para definir as enfermidades que nascem de distúrbios como ansiedade e depressão, para ficar só nos mais conhecidos.

Uma pesquisa publicada pela Royal Australian and New Zealand College of Obstetricians and Gynaecologists (em inglês) revela que, nos Estados Unidos, cerca de 6% da população sofre de algum tipo de doença psicossomática.

Esse é um dado que reforça a importância de estar em equilíbrio na parte mental, considerando os riscos do acometimento de doenças.

Isso sem contar os prejuízos sociais, na carreira e nos relacionamentos causados por distúrbios que impedem a pessoa de interagir normalmente e de ter uma vida produtiva.Quem pode ter a saúde mental afetada?

A pesquisa da Royal Australian College revela também que as mulheres são as que mais sofrem com as doenças psicossomáticas.

Essa tendência é confirmada pela OWD, segundo a qual, 11,9% da população feminina sofre de doenças mentais, enquanto na masculina, esse percentual é de 9,3%.

A população mais jovem, entre 15 e 49 anos, está entre a mais acometida por esse tipo de enfermidade.

Dados da OWD apontam para o aumento no número de casos entre 1990 e 2019, enquanto na população acima de 50 anos, a prevalência diminuiu.

Quais os problemas da saúde mental?

Um dos desafios enfrentados pelos órgãos de saúde públicos e privados é vencer o estigma associado às doenças mentais.

As pessoas que sofrem de distúrbios como ansiedade e depressão e outros mais graves, como transtorno bipolar ou esquizofrenia, temem ser excluídos socialmente ou serem chamados de “loucos”.

Porém, jogar para baixo do tapete um problema grave só piora a situação.

Talvez por isso o Brasil é hoje considerado o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, e um dos que mais registram casos de depressão.

É preciso superar o preconceito, algo que só é possível por meio da educação e informação.

Para isso, é fundamental conhecer os tipos de problemas de saúde da mente mais recorrentes, como eles se manifestam e como tratá-los.

Ansiedade

Qualquer pessoa pode se sentir eventualmente ansiosa em razão de algum tipo de expectativa.

Ou seja, a ansiedade em si não é uma doença.

Ela começa a se tornar um distúrbio quando se prolonga ou quando aparece sem que haja um motivo para isso.

Pessoas ansiosas estão em um estado de permanente tensão, acreditando que, a qualquer momento, algo de ruim pode acontecer.

Elas sofrem de autoestima baixa, o que gera reflexos negativos na parte social, afetiva e no trabalho.

O tratamento da ansiedade envolve em geral psicoterapia e métodos de reabilitação sociais e alternativos, como a prática de mindfulness.

Nos casos mais graves, podem ser prescritos ansiolíticos controlados.

Síndrome do Pânico

Quando se agrava, a ansiedade pode levar a ataques de pânico, em que os medos (muitos deles irracionais) surgem de forma repentina e muito intensa, afetando fortemente o corpo.

Ataques sucessivos caracterizam a Síndrome do Pânico, um estado em que a pessoa passa a se preocupar de maneira doentia com o futuro e com o que está ao seu redor.

Normalmente, ataques de pânico estão associados a outros distúrbios comportamentais e são mais frequentes nas pessoas ansiosas ou depressivas.

Eles se manifestam também com uma série de reações físicas, como sudorese, taquicardia, tonturas e dores localizadas.

Além da psicoterapia, podem ser prescritos benzodiazepínicos, em muitos casos por longos períodos de tempo.

Depressão

governo federal estima que a prevalência de depressão ao longo da vida do brasileiro seja de 15,5%.

Ainda que esteja em muitos casos associada à ansiedade, trata-se de um problema distinto, cuja principal característica é a falta de disposição até para tarefas simples.

Dessa forma, a depressão é um potencial agente de incapacitação para o trabalho, já que impede seu portador de levar uma vida normal.

Ela leva à falta de energia, de apetite e de libido, com consequências diretas na qualidade de vida.

Assim como a ansiedade, ela também pode ser tratada com psicoterapia ou, nos casos mais agudos, podem ser prescritos antidepressivos.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Enquanto a ansiedade e a depressão em muitos casos não têm uma causa primária aparente, no Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TSPT), a origem é mais clara.

Nesse tipo de transtorno de ansiedade, o estado ansioso surge em razão de um evento específico e de forte impacto emocional.

É o caso de pessoas que não conseguem superar a perda de familiares, que sofreram acidentes, veteranos de guerra ou vítimas de sequestro, entre outras causas.

Síndrome de Burnout

Outro distúrbio com causas específicas é a Síndrome de Burnout, ou esgotamento.

No contexto laboral, ela via de regra acomete pessoas submetidas a constantes situações de estresse ou que sofrem exigência demasiada sobre suas performances (pressão às vezes infligida por si próprias).

No Brasil, esse também é um problema que afeta uma parcela expressiva da população, com 32% dos brasileiros diagnosticados com essa síndrome.

Como cuidar da saúde mental?

Os transtornos comportamentais podem ser causados por fatores como genética, uso de medicamentos ou lesões neurocerebrais.

Nesses casos, o tratamento farmacológico é o mais indicado para controlar os sintomas.

Contudo, boa parte dos pacientes que sofrem de algum desses distúrbios pode ser tratado com métodos de baixo risco, como psicoterapia e terapia de grupo, entre outras abordagens.

Tanto que, nos quadros mais brandos, basta apenas realizar mudanças no estilo de vida para que a saúde da mente seja restabelecida.

Veja a seguir algumas ideias efetivas para combater e prevenir os males que afetam a saúde da mente.

Atividade física

A medicina já tem mais que comprovados os benefícios à saúde proporcionados pela prática de esportes.

No nível físico, a atividade desportiva faz com que o sistema nervoso libere hormônios ligados ao prazer, como a endorfina e a serotonina.

É como se fosse um “doping” natural, quando o corpo produz de forma autônoma substâncias que elevam o bem-estar e, em consequência, melhoram a saúde da nossa mente.

Com a prática regular, a pessoa consegue voltar a um estado equilibrado e ter uma rotina produtiva em suas atividades.

Sono

Da mesma forma, médicos e cientistas sabem que, sem uma rotina de sono regular, o risco de desenvolver problemas relacionados à saúde da mente aumenta consideravelmente.

Como destaca um artigo da Universidade de Harvard (em inglês), a privação de sono afeta diretamente a parte mental e cognitiva, com prejuízos emocionais e no rendimento profissional.

Não surpreende, portanto, que pessoas ansiosas sofram de sintomas como insônia ou sono irregular.

De qualquer forma, é preciso investigar com um médico as reais causas da falta de sono, a fim de encontrar o tratamento adequado.

Alimentação

Você provavelmente já deve ter observado que a boa saúde depende de uma soma de fatores que precisam estar em equilíbrio.

Um dos mais importantes é a dieta, ou seja, aquilo que comemos e a frequência com que nos alimentamos.

Artigo da Mental Health Foundation (em inglês) realça a relação entre alimentação e saúde mental, destacando os benefícios de comer de forma equilibrada para o nosso bem-estar.

Meditação

Prática ainda pouco difundida entre boa parte dos brasileiros, a meditação é uma das maneiras mais simples de cuidar da saúde mental.

Isso porque ela promove benefícios na parte respiratória que, ao ser controlada, leva a um estado mais relaxado e de atenção plena.

Meditar é, sobretudo, um caminho para o autoconhecimento e autocontrole.

Pessoas que estão em contato com seus próprios sentimentos, expectativas e afeições, são naturalmente mais seguras e, com isso, as desordens mentais deixam de existir.

Vida social

terapia de grupo é uma das atividades que podem ser recomendadas no tratamento da ansiedade ou da depressão.

Ela ajuda a pessoa com problemas de saúde mental a se reintroduzir em uma comunidade por meio de atividades lúdicas e tarefas reais.

Dessa forma, ela recupera o sentido de pertencimento, voltando a se sentir útil e produtiva.

Essa é também uma abordagem usada para recuperar relacionamentos em crise, como acontece nas terapias entre casais.

Tratamento

Como já destacamos, os problemas de saúde que atingem a área mental podem ter causas orgânicas.

Há pessoas, por exemplo, que têm uma tendência crônica para se sentirem infelizes em razão de fatores genéticos.

Para outras, a saúde da mente é prejudicada por disfunções hormonais ou neurológicas, entre outras patologias.

Nesses casos, o tratamento mais indicado deve ser prescrito e acompanhado por médicos psiquiatras, neurologistas e psicólogos.

Somente esses especialistas são habilitados para prescrever medicamentos de uso controlado, muitos dos quais devem ser administrados em longo prazo.

Quais hábitos que prejudicam a saúde mental?

É consenso entre terapeutas e médicos que o controle da ansiedade e outros transtornos passa por uma profunda reformulação interna.

Para isso, o melhor caminho para alcançar um estado mental mais saudável é mudar os próprios hábitos.

Essa mudança tem a ver com evitar tudo que for nocivo para a saúde da mente.

Confira na sequência quais hábitos podem retardar o seu desenvolvimento pessoal e, se repetidos, levar a problemas de ordem psicossocial.

Uso excessivo da internet

Ninguém contesta que a internet é uma conquista da humanidade, facilitando as comunicações e as relações de trabalho.

Ela tornou-se o meio de comunicação hegemônico, desbancando o reinado de décadas da televisão.

Assim como já existiam pessoas que passavam muito tempo vendo TV, com o tempo surgiram os “viciados em internet”, principalmente via smartphone.

Esse é um distúrbio já identificado, com prevalência de 1,5% na população americana e de 8,2% entre os europeus.

Uma solução para isso é controlar a quantidade de horas online, o que pode ser monitorado inclusive com a ajuda dos próprios aplicativos para celular.

Vícios

O uso abusivo de drogas, medicamentos e álcool pode ser mais que um vício e se caracterizar como uma doença.

No caso das bebidas alcoólicas, os riscos são ainda maiores em razão de ser uma substância socialmente aceita e tolerada.

Contudo, a experiência mostra que o alcoolismo é um problema de saúde com graves consequências para seus portadores e as pessoas ao redor.

Isso sem falar do uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, todas elas com altíssimo potencial para destruir vidas e famílias.

Pensamentos negativos

O principal desafio para quem sofre de transtornos depressivos, fobias, compulsões ou ansiedade é controlar os próprios pensamentos.

Essas pessoas simplesmente não conseguem se livrar de ideias autodestrutivas e do sentimento de que tudo vai dar errado.

Em boa parte dos casos, é a mudança de hábitos e de rotina que vai levar à mudança de pensamento.

Portanto, a partir da mudança do que fazemos, nos habilitamos a mudar o que pensamos e, com isso, mudamos o nosso jeito de ser.

Relacionamentos tóxicos

Relações pautadas pelo egocentrismo, intolerância ou competição excessiva são também potenciais causadoras de problemas de saúde mental, como a Síndrome de Burnout.

A terapia de casal é uma alternativa nesse sentido, já que tem como objetivo jogar uma lente de aumento sobre o relacionamento e seus focos de tensão.

O acompanhamento profissional também é importante porque costuma ser muito difícil romper relacionamentos tóxicos.

O autoconhecimento é também um caminho, já que, ao conhecer suas próprias limitações, é possível conviver com elas, modificar o que estiver errado e aceitar o outro como ele é – ou sair da relação.

Sedentarismo

Já que a prática de exercícios é fundamental para estar mentalmente equilibrado, o sedentarismo causa o efeito oposto, ou seja, prejudica a saúde da mente.

Isso sem contar as doenças e condições metabólicas que se desenvolvem em razão da falta de atividade, como a diabetes, obesidade e elevação nos níveis de colesterol.

Quanto mais ativa fisicamente uma pessoa está, menos exposta a problemas mentais.

Procrastinação

Quem nunca deixou para amanhã um trabalho que era para ser entregue hoje?

Todos nós estamos sujeitos a imprevistos que tomam o nosso tempo, mas, quando isso se torna mais frequente que o normal, pode sinalizar para algum processo mental falho.

Assim, a pessoa se torna uma procrastinadora sem nem se dar conta disso.

Desculpas como “estou cansado”, “é trabalho demais” ou simplesmente “amanhã termino”, geram um estado mental preguiçoso que, lá na frente, cobrará o seu preço.

O melhor a fazer é se organizar para dar conta das tarefas no dia em que elas tenham que ser feitas.

Assim, ficamos em paz com a consciência, com o trabalho e com a família.

Perguntas frequentes sobre saúde mental

alta prevalência de problemas de saúde mental, principalmente depressão e ansiedade, levam a um alto volume de buscas na internet sobre o assunto.

Para tirar suas possíveis dúvidas, selecionamos algumas das mais frequentes, confira:

O que se entende por saúde mental?

Saúde mental é um aspecto da saúde que se caracteriza pelo equilíbrio das emoções, sentimentos e expectativas em torno de si, dos outros e da vida.

Qual a diferença entre saúde física e saúde mental?

Saúde física é tudo que diz respeito ao bem-estar do corpo e suas funções.

Já a mental está relacionada com aspectos intangíveis, emocionais, psicológicos e até espirituais.

Quais profissionais cuidam da saúde mental? 

Via de regra, o especialista que cuida dessa área é o psicólogo.

Ele pode ser assessorado por médicos psiquiatras, neurologistas e, dependendo do caso, por nutricionistas e endocrinologistas.

Conclusão

Saúde mental é coisa muito séria.

Embora a sociedade esteja aos poucos evoluindo no entendimento sobre o assunto, há um caminho a ser percorrido até que os problemas mentais sejam enfrentados como se deve.

Fonte:Blog da Fia
()