16
Dez/24 |
Hospital do Oeste obtém alto índice na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente |
O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras obteve classificação de alta conformidade na “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva (UTI), alcançando o índice de 86%. O resultado obtido pelo HO foi divulgado em relatório da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), na última terça-feira (10). A “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” é realizada pelo Governo Federal com o objetivo de monitorar e controlar as infecções em hospitais da rede pública do país.
A líder geral do HO, Marina Barbizan, destaca que esse número é um reflexo dos resultados do trabalho diário dos colaboradores e, principalmente, da execução das atividades das comissões internas. “O número é ótimo, porém mesmo com os 86% quero dizer que a unidade busca o aprimoramento constante. Recentemente foi incorporada uma enfermeira dedicada aos processos de segurança do paciente. Esse reforço no acompanhamento dos serviços prestados é a garantia da prestação de serviços com qualidade e excelência”, avalia.
A enfermeira do setor, Marli Ferreira, afirma que irá contribuir “para consolidar ainda mais a cultura da segurança do paciente e para fortalecer esse sólido trabalho em nossa unidade. Existe um esforço coletivo entre o Núcleo de Segurança do Paciente e a Comissão de Segurança do Paciente, ambos são fundamentais para que na prática, os serviços prestados funcionem conforme os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
A presidente da Comissão de Segurança do Paciente, Maria de Fátima Alves, ressalta que “a autoavaliação é o reflexo de todo o trabalho, dedicação e comprometimento de todos em promover um cuidado seguro e humano aos nossos usuários. Mantemos o nosso compromisso com a melhoria contínua, buscando elevar esse indicador nos próximos anos até alcançarmos plena conformidade”.