13
Out/15 |
Polícia Militar lança a Operação Safra 2015-16 |
A partir do dia 15 de outubro, as estradas e as propriedades do oeste da Bahia serão monitoradas pelas patrulhas da Polícia Militar que realizarão blitz e visitas às unidades produtivas. Apoiando o trabalho feito em terra, um helicóptero da PM estará preparado para decolar, caso haja algum indício de movimentação estranha. O anúncio foi feito pelo comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, Cel. Lázaro Monteiro, no dia 13 de outubro, durante o lançamento da Operação Safra 2015-16.
“O objetivo da Operação Safra é intensificar as ações de policiamento, principalmente na região rural, coibindo atos de criminosos nas propriedades rurais dos 12 municípios que fazem parte da operação no oeste da Bahia”, afirmou Cel. Lázaro.
Durante seis meses e meio, 100 homens vão percorrer mais de mil propriedades rurais, somando 2,25 milhões de hectares cultivados. Eles também darão apoio ao trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no controle fitossanitário e no trânsito de produtos e defensivos agrícolas. Esta parceria foi oficializada durante a cerimônia pelo diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, e o Cel Lázaro.
“O trabalho de defesa, que já é feito, será reforçado com a Operação Safra, porque o controle não deve ser somente na área de produção, mas também na comercialização dos produtos”, esclareceu Oziel.
Paralelo ao trabalho dos policiais, seguindo o mesmo procedimento realizado na primeira edição da Operação em 2014, a Aiba vai realizar uma série de reuniões nas comunidades agrícolas do oeste, orientando os produtores a designarem funcionários para serem os responsáveis por recepcionar as patrulhas e fornecer as informações solicitadas. Na ocasião, os produtores receberão adesivos com os telefones de contato das patrulhas e das centrais de polícia da região.
“Os produtores, através da Aiba, estão apoiando a operação principalmente na parte de logística para que esses policiais, quando estiverem no campo, tenham todo o amparo possível para a realização das ações”, disse o presidente da Aiba, Júlio Busato.
A realização da Operação Safra no oeste da Bahia faz parte das ações de articulação da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), junto ao governo do Estado, para melhoria da segurança na zona rural da região.