29
Ago/12 |
Mais informações sobre incêndio na Escola Onero Costa |
Uma das primeiras salas a ser incendiada. Foto: Blog do Sigi Vilares
Uma biblioteca destruída e sete salas de aula parcialmente danificadas. Este foi o saldo de incêndios, provavelmene criminosos, ocorridos na Escola Municipal Onero Costa, no Santa Cruz, na noite de terça-feira, 28.
O estabelecimento, que fica na rua João Dourado, já havia sido alvo de vândalos durante o dia, quando, no intervalo para o recreio, por volta das 16 horas, uma sala do quarto ano teve duas cortinas queimadas – o fogo foi logo contido por professores e funcionários.
Por volta das 19h, um vigia viu fumaça saindo da biblioteca e imediatamente acionou a Polícia Militar que, em seguida, pediu apoio à Brigada de Incêndio Municipal para conter as chamas.
Enquanto o fogo na biblioteca era combatido e os brigadistas evitavam o alastramento para a sala multifuncional, foi detectado outro foco de incêndio em seis salas de aula, que ficam em outro bloco da Escola.
O fogo nas salas de aula foi contido a tempo e afetou apenas as cortinas.
Porém, na biblioteca houve perda de livros, materiais escolares, cadernos com trabalhos de alunos e ex-alunos, móveis e troféus. “Eram conquistas dos nossos alunos que se perderam em meio ao fogo”, disse a professora Lindeneide Serra Carvalho. “Apesar da tristeza que o estrago causou aos professores, funcionários e alunos, nada será capaz de nos desestimular. Vamos nos reerguer com a ajuda da comunidade”, afirmou a diretora Núbia Matos dos Santos Costa.
Peritos da Policia Civil e o delegado Rivaldo Luz estiveram na escola, na manhã desta quarta-feira, 29, para ouvir professores e a diretora. “Ainda é cedo para fazer qualquer análise, mas pelo que nos foi falado e o que vimos no local, o incêndio é criminoso”, disse um policial civil.
A diretora Núbia Rocha disse que nenhum aluno estaria envolvido nos incêndios. “Tenho absoluta certeza de que não foi ninguém da comunidade escolar. Todos têm imenso carinho pela escola”.