15
Jul/24 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
Encerrou ontem a sétima edição do Prêmio Queijo Brasil – principal concurso nacional de mestres queijeiros. Das 53 medalhas obtidas pela Bahia, 25 foram para produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial, a ATeG Agroindústria do Senar.
Ao todo, 15 produtores rurais assistidos pela maior Escola do Campo trouxeram para casa sete ouros, seis pratas e doze bronzes, com destaque desta edição foi para a Queijaria Maria Bonita que ganhou como melhor queijo artesanal do estado.
A ATeG Agroindústria do Senar Bahia auxilia os produtores rurais a aumentar a produtividade e reduzir os custos, além de fomentar a regularização dos seus negócios, com a obtenção de selos, por exemplo.
No concurso, a Bahia ficou no 6º lugar no ranking dos estados com maior número de medalhas. “Ficamos muito felizes com os resultados conquistados. Sabemos da qualidade dos queijos baianos, em sabor, textura e aromas, mas ter esse reconhecimento a nível nacional, atestado pelos paladares mais exigentes, é motivo de muito orgulho para nós, comprovando também a eficácia da nossa assistência técnica e gerencial independentemente do território de atuação, já que tivemos dez laticínio no Extremo Sul e cinco no Semiárido”, avaliou o gerente do Senar Bahia, Gabriel Menezes.
Este ano, o evento que aconteceu em Blumenau, Santa Catarina, bateu recorde de inscrições, com 1542 queijos artesanais de 20 estados brasileiros. O número corresponde a um incremento de quase 50% em relação à edição de 2023, quando foram inscritos 1045 produtos.
Para o diretor do Prêmio Queijos Brasil, Bruno Cabral, os números refletem o bom momento vivido pelo setor no Brasil. “O mercado de queijos artesanais vive um momento de expansão tanto no número de queijos produzidos, quanto na disseminação da cultura queijeira e na visibilidade que estes produtos estão ganhando nacional e internacionalmente”, diz.
O Prêmio Queijo Brasil é uma realização da Associação Comer Queijo com produção da Scalco Produções.
15
Jul/24 |
Etapa local: Festivais de Poesia e Música serão realizados em Ibotirama neste fim de semana |
Nos próximos sábado (20) e domingo (21), Ibotirama será palco das etapas locais do 40° Festival de Poesia de Ibotirama (FEPI) - Etapa Local Geraldo Poeta e do 48º Festival de Música Popular de Ibotirama (FEMPI) - Etapa Local Sílvio Araújo e Paulinho Cavalcante. Os eventos terão início às 19h, na Praça Mãe Josina.
O 40º FEPI, que abre o fim de semana cultural no dia 20, contará com a atração Rapa de Juá. Já o FEMPI, no domingo (21), terá show de Webia Sampaio.
Promovidos pela Prefeitura de Ibotirama, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, os festivais fazem parte das comemorações dos 66 anos de emancipação política da cidade. Os eventos buscam revelar novos talentos, valorizar a música popular e a poesia, e contribuir para o enriquecimento do acervo cultural local.
Os vencedores do FEPI nas principais 10 primeiras posições garantirão vaga na etapa nacional do festival. Da mesma forma, os ganhadores do 1º ao 5º lugar no FEMPI disputarão a final do festival de música em sua etapa nacional, no mês de agosto.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aposentou compulsoriamente, por idade, a desembargadora Ilona Márcia Reis, um dos alvos da Operação Faroeste. A decisão, assinada pela presidência da Corte, foi publicada nesta segunda-feira (15), data em que a magistrada completa 75 anos – idade limite para ocupar o cargo no judiciário.
Ilona Márcia Reis estava afastada das funções por responder a ação penal que apura a suposta prática dos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais – processo que decorre da Operação Faroeste –, e anteriormente teve o pedido de aposentadoria voluntária negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No entendimento do STJ, mantido pelo ministro Edson Fachin, a concessão da aposentadoria poderia atrapalhar o andamento da ação penal que está em estágio inicial e apura a suposta. Os tribunais destacaram que com o pedido concedido, Ilona Márcia Reis perderia a prerrogativa de foro na Corte Superior de Justiça e, por consequência, a ação teria que ser julgada pelo TJ-BA.
Em junho, a Corte Especial do STJ recebeu nova denúncia contra Ilona Márcia Reis pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O Ministério Público Federal (MPF) acusa a desembargadora baiana de ter recebido propina para dar decisões favoráveis aos interessados em três processos, todos relativos a imóveis localizados no oeste baiano. O valor total acordado na negociação seria de R$ 800 mil. A denúncia teve origem na Operação Faroeste, deflagrada para apurar esquema de venda de decisões judiciais relacionadas a disputas de terras na região oeste da Bahia.
15
Jul/24 |
PMs influenciadores digitais, Soldados Lins e Flora Machado têm prisão determinada em Salvador |
Participante ativo de diversos podcasts, entrevistas e produtor de conteúdo digital nas redes sociais, o soldado da Polícia Militar da Bahia, Clézio Santana Lins, conhecido como Lins Santana e a também influenciadora Flora Machado, tiveram a prisão determinada pela PM durante os próximos 30 dias, a partir desta segunda-feira (15), em Salvador.
De acordo com informações do Alô Jucá, a prisão teria sido determinada pelo Comandante Geral da PM, Paulo Coutinho. Ainda de acordo com a reportagem, a prisão teria acontecido por “condutas inadequadas nas redes sociais”.
Flora tornou-se uma das agentes militares mais conhecidas da Bahia, através das redes sociais. Com mais de 400 mil seguidores, a PM produzia conteúdos de atividades físicas, humor e estilo de vida. Evangélica, ela também ficou conhecida por produzir e compartilhar alguns conteúdos religiosos.
Ela foi investigada em um Processo Disciplinar Sumário por divulgar “publis” de produtos diversos, inclusive enquanto estava fardada, entre abril e junho de 2023. De acordo com a PM, via Aratu, essas publicações foram consideradas “uma associação inadequada da imagem institucional da PM com atividades comerciais e de entretenimento”, resultando a decisão.
Já o soldado Lins, se envolveu em uma polêmica ano passado, quando foi afastado das atividades operacionais da 59ª Companhia Independente de Abrantes, em Camaçari. A medida teria acontecido quando ele participou de um podcast e revelou sobre uam abordagem policial onde ele encontrou um casal tendo relações sexuais dentro de um carro. Na ocasião, ele ficou impossibilitado de utilizar armas e o fardamento da PM.
Nas redes sociais, ele ainda não se pronunciou sobre o assunto. Já Flora disse “está tudo bem” com a situação. A prisão mesmo sendo determinada ainda não foi executada, de acordo com a publicação.
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Equipe de colaboradores da Galvani e da escola Anísio Teixeira juntos no novo espaço criado em parceria. Crédito: Assessoria de imprensa_Galvani Fertilizantes
Em um movimento contínuo para promover a educação ambiental e o respeito às tradições quilombolas, a Galvani recentemente colaborou na revitalização do viveiro de mudas da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada na comunidade quilombola de Lagoa Nova, em Irecê (BA). Este projeto visa não apenas melhorar as instalações escolares, mas também integrar práticas sustentáveis com o currículo educacional da escola, que é a primeira no Nordeste a receber a Certificação Lixo Zero.
Desde 2021, a Escola Anísio Teixeira tem adotado práticas que desviam 93% de seus resíduos do aterro sanitário, uma iniciativa que se alinha com os valores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A revitalização do viveiro é uma extensão desses esforços, fornecendo um espaço adequado para a prática e o aprendizado da agroecologia, essenciais para os alunos da escola de tempo integral e de campo.
Adelvam Carvalho, analista de Relacionamento com a Comunidade da Galvani, expressa seu entusiasmo: “Este novo viveiro proporcionará melhores condições para que os alunos realizem suas aulas de agroecologia. Ao integrar ensino teórico com práticas vivenciais, fortalecemos os laços com a comunidade, enquanto impulsionamos o resgate da identidade e cultura quilombola.”
Para Arnobson dos Santos Costa, gestor da Escola Quilombola Anísio Teixeira, o viveiro tem diversos benefícios pedagógicos, ambientais e comunitários. “Além de servir como um laboratório vivo para trabalhar a biodiversidade”, a importância das plantas para o ecossistema, as atividades no espaço ajudam a desenvolver habilidades manuais e sociais, e ainda é utilizado por diversas disciplinas, trabalhando a aprendizagem interdisciplinar”, afirma.
O projeto, que durou seis dias, incluiu limpeza do terreno, montagem de estruturas e instalação de equipamentos modernos para garantir um ambiente de aprendizado produtivo. A escola, que também se beneficiou da doação de ferramentas para aulas de robótica em 2023, é um modelo de como as parcerias comunitárias podem enriquecer o processo educacional e promover práticas sustentáveis.
A iniciativa da Galvani destaca a importância da colaboração entre empresas, instituições educacionais e comunidades para criar um impacto positivo no ambiente e na sociedade, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.
15
Jul/24 |
6ª Feira de Ciências, Educação Profissional e Tecnológica mobiliza estudantes no oeste da Bahia |
Estudantes da rede estadual de dez municípios baianos apresentam, até este sábado na 6ª Feira de Ciências e Educação, no município de Santana, no oeste da Bahia, o resultado de 27 trabalhos desenvolvidos em sala de aula e sua aplicação no cotidiano em prol do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida da população. A iniciativa integra a programação da 9ª Expo Santana, uma das mais reconhecidas feiras de agropecuária da Bahia, que aconteceu ao longo desta semana, no Parque de Exposições Manoel Cardoso.
Do Núcleo Territorial de Educação (NTE 2) de Bom Jesus da Lapa, por exemplo, alunos das cidades de Barra, Serra do Ramalho, Ibotirama e Bom Jesus da Lapa estão participando do evento com 12 projetos. Para a professora e orientadora Helen Tamares Santos de Sá Silva, do Centro Estadual de Educação Profissional Águas (Ceep) de Barra, que integra a equipe de Recursos Naturais da escola, a participação na sexta edição da feira é uma oportunidade para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos das áreas de Recursos Naturais e Administração.
Ela ressalta que "é animador" compartilhar com outros estudantes e colegas a parte prática do que é desenvolvido, a partir da teoria apresentada em sala de aula, e trazer para fora dos muros da escola os oito projetos realizados pelos alunos de Barra. "Sem contar que voltamos para a nossa cidade com muitas ideias novas sobre o que observamos de outras escolas”, comemora.
A aluna Maria Letícia dos Santos Soares, do Curso Técnico em Agropecuária, está apresentando, junto a colega Luana Santos Nascimento, o projeto Sérum Facial à Base de Óleo e Tintura de Moringa Oleifera, mais conhecida como acácia-branca, cujas folhas e frutos possuem um alto valor nutricional. “Além da oportunidade de mostrar pela primeira vez um projeto desenvolvido por mim, tem sido muito interessante conhecer projetos de outras áreas, que geram conhecimento para os alunos, como também para a comunidade”, afirma, se referindo aos trabalhos dos colegas das unidades escolares estaduais, como o Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano, de Xique-Xique, que apresentaram três projetos, e do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, localizado em Barreiras, que levaram oito projetos.
Além disso, a feira contou com a participação dos estudantes de mais quatro municípios: Santa Rita de Cássia, representado pelos alunos do Centro Territorial de Educação Profissional Conselheiro Santa Rita do Rio, com o projeto Pomada do Jatobá; São Desidério, cujos alunos do Colégio Estadual do Campo Miguel Moreira de Carvalho apresentaram um projeto sobre a criação da Feira do Produtor Rural para o Distrito de Roda Velha; e de Formosa do Rio Preto, que expôs um trabalho que aborda a agricultura familiar, a economia circular e o empreendedorismo rural para a extração da fibra da bananeira dos estudante do Centro Territorial de Educação Profissional Vale Rio Preto; e Correntina, que levou os estudos sobre as potencialidades da moringa no consumo humano e animal, desenvolvidos pelos alunos do Colégio Estadual de Correntina.
A Praça da Fé, no Centro de Bom Jesus da Lapa, se transformou num grande templo de louvor, adoração a Deus e fé, a céu aberto, na noite deste domingo(14). Milhares de pessoas da capital baiana da fé e cidades vizinhas participaram 2ª edição da Estação Gospel e, que já se sagrou como o maior evento góspel da região.
Durante o evento o público pôde acompanhar momentos de pregação e apresentações musicais. As atrações principais foram as cantoras Isadora Pompeo e Valesca Maysa.
Um grave acidente em Formosa do Rio Preto, Bahia, resultou na morte do motorista de um carro de passeio na noite deste domingo (14). A colisão frontal entre um Fiat Siena e um ônibus sem passageiros ocorreu na BR-135, por volta das 23h45, na altura do KM-5, na região de Periperi.
Segundo informações preliminares, o motorista do Siena perdeu o controle do veículo e colidiu com o ônibus, que seguia na direção oposta. A violência do impacto foi tão forte que o motorista do Siena morreu no local.
De acordo com a PRF, o ônibus envolvido no acidente estava sem passageiros no momento da colisão. Não há informações sobre o motorista do coletivo.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para registrar o acidente e iniciar a investigação sobre as causas.
A Abapa marca presença na Festa da Agricultura Familiar de Correntina (BA)! As equipes do Centro de Treinamento e do Programa Fitossanitário participam do evento, que celebra os sete anos da feirinha da agricultura familiar do município.
Com uma programação diversificada, o evento oferece cursos e palestras sobre empreendedorismo e técnicas de cultivo para pequenos agricultores, além de estandes com exposição de equipamentos e tecnologias inovadoras.
A Abapa apoia a agricultura familiar, por meio da parceria com a Prefeitura de Correntina no Programa Educacional Conhecendo Agro e no de Apoio aos Pequenos Produtores, que distribui kits de irrigação como forma de promover o desenvolvimento sustentável na região.
Na manhã de hoje, segunda-feira, 15, por volta das 6h, um acidente de trânsito envolvendo uma carreta carregado com combustível e uma moto, ocorreu na BR 242, próximo ao Anel Viário, em Barreiras.
Uma tentativa de ultrapassagem da motociclista, acabou surpreendo o motorista da carreta para evitar uma colisão frontal, foi para o acostamento, mas acabou perdendo o controle da direção e tombando.
A motociclista e o motorista da carreta foram socorridos por equipes do SAMU no local e encaminhados para unidade de saúde, não há detalhes do estado de saúde de ambos.
A Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente e sinalizou a rodovia.
A criação de uma Secretaria Municipal da Juventude foi anunciada na noite desta sexta-feira (12) por Tito (PT), pré-candidato a prefeito de Barreiras. Acompanhado do seu pré-candidato a vice-prefeito, Emerson (Avante), Tito participou do 3º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS) de Barreiras, na Vila dos Funcionários.
Muito comemorado pelo público presente no evento, o anúncio da estruturação de uma secretaria específica para a questão dos jovens foi motivo de alegria para João Oliveira da Silva, de 19 anos. “Essa ideia é muito boa, movimentar os jovens com eventos culturais e esportivos, para que eles não se envolvam em coisas erradas, e acabem com suas vidas”, disse Oliveira.
“Nosso compromisso com os jovens de Barreiras é de criar a Secretaria Municipal da Juventude, sendo conduzida e tendo políticas verdadeiramente voltadas para a juventude”, afirmou Tito. Ele ainda continuou relembrando que enquanto jovem, participou de movimentos populares, grupos de jovens da igreja, vinculados as atividades esportivas e culturais.
Futuro melhor
Para Emerson, a criação de uma pasta específica destinada aos jovens em Barreiras vai permitir que a futura administração municipal possa consolidar diversas ações que vão atuar na questão do esporte, do lazer, da capacitação profissional e tantos outros. “Será uma secretaria que vai movimentar nossos jovens, criando oportunidades e permitindo que as nossas crianças e adolescentes tenham um futuro melhor”, disse Emerson.
Uma caminhonete furtada foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Oeste da Bahia (BR- 242). O veículo estava com uma placa clonada de outro veículo da mesma marca e modelo. O caso aconteceu em Ibotirama, na tarde deste sábado, 13 de julho.
Por volta das 17h30, os policiais faziam uma fiscalização na altura do Km 582 , quando resolveram abordar um Fiat/Strada, emplacado em Minas Gerais. Na condução do veículo estava um homem de 46 anos que reside na cidade baiana de Macaúbas.
Durante uma vistoria mais detalhada na caminhonete, os PRFs constataram sinais de adulteração no chassi e no motor e logo depois chegaram na identificação original do carro. O veículo havia sido furtado em Divinópolis (MG).
Ao ser questionado sobre o carro com queixa de crime, o condutor disse que negociou o veículo pelo valor de R$ 70 mil.
O homem foi levado, junto com o carro, para a Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e o flagrante realizado pelo crime de receptação (art. 180 CP).
Chegou a hora de garantir seu seminovo com o Mega Feirão Campeão Web Motors, com condições especiais para você comprar ou trocar de carro! 🏆🚙 Aproveite as taxas exclusivas até o dia 31/07.
Visite nossa loja e conheça nosso estoque pessoalmente:
✔️ Veículos com procedência e garantia
✔️ Ótima avaliação do seu usado
✔️ Parcele a entrada em até 20x no cartão de crédito
✔️ Financiamento em até 60x
✔️ Financiamento para score baixo (consulte condições)
JK Veículos, aqui nós ajudamos a realizar sonhos! 🌟💙
#JKVeículos #MegaFeirãoCampeão #WebMotors #CarroNovo #TrocaDeCarro #FinanciamentoFacilitado #RealizeSonhos
15
Jul/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet! |
A alegria da corretora de seguros aposentada Maria Aparecida Leandro Ferreira, 62 anos, durou pouco. Ao receber a primeira aposentadoria, ela descobriu que tinha direito a cerca de R$ 3,4 mil dos antigos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Ao ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, em janeiro deste ano, ela descobriu que o dinheiro está preso na conta única do Tesouro Nacional e, pelo menos até outubro, não pode ser sacado por causa de um atraso na elaboração de um sistema informático pelo Ministério da Fazenda.
“Não fui avisada em nenhum momento de que tinha um saldo a receber [as cotas antigas do PIS/Pasep]. Só soube quando recebi aquele documento do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], ao me aposentar, que dizia que eu poderia ir a uma agência da Caixa e efetuar o saque do PIS/Pasep”, recorda. O Fundo PIS/Pasep beneficiou quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988, data de promulgação da Constituição brasileira.
Por alguns instantes, Aparecida achou ter sido vítima de fraude, quando o sistema da agência da Caixa no Guará 2, cidade a 10 quilômetros de Brasília, informou que o dinheiro não estava mais no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Depois, a gerente da agência desceu com a informação de que o dinheiro estava no Tesouro Nacional e que era passível de resgate, mas ela não sabia como, onde, nem quando fazer a retirada”, relembra a aposentada.
Em nota à Agência Brasil, o Ministério da Fazenda informou que uma portaria editada pela pasta no fim de junho adiou, para 28 de outubro, o prazo para a conclusão do sistema de tecnologia da informação que vai operacionalizar os pagamentos das cotas em poder do Tesouro ao trabalhador. O prazo anterior estava fixado em 30 de junho deste ano. A pasta também informou que a Caixa Econômica fará os pagamentos após a conclusão do sistema.
Em junho do ano passado, um chamamento público do Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu que os pedidos de saque após a transferência dos recursos para o Tesouro podem ser feitos nas agências da Caixa. As requisições, no entanto, estão paradas no banco até a conclusão do sistema informático.
O dinheiro, na verdade, esteve disponível para Aparecida e a cerca de 23,8 milhões de brasileiros desde agosto de 2018, quando o governo anterior liberou o saque das antigas cotas. Por oito meses, o dinheiro pôde ser retirado nas agências da Caixa (no caso do PIS) e do Banco do Brasil (no caso do Pasep). Na ocasião, havia R$ 35 bilhões que poderiam ser resgatados.
Em 2019, o governo anterior flexibilizou as regras e simplificou o saque por herdeiros de pessoas falecidas que tinham cotas no antigo fundo. Em abril de 2020, no início da pandemia de covid-19, o governo editou uma medida provisória que extinguiu o antigo Fundo PIS/Pasep e transferiu os recursos à conta do FGTS em nome do trabalhador. Em vez de ir a uma agência bancária, bastava o titular ou herdeiro requerer o dinheiro por meio do aplicativo FGTS, que transferia o saldo para qualquer conta bancária indicada pelo beneficiário.
Na verdade, o saque das cotas do Fundo PIS/Pasep começou em 2017, mas era restrito a pessoas com mais de 60 anos. Na ocasião, cerca de 4,8 milhões de cotistas resgataram R$ 6,6 bilhões. Com a ampliação do saque, em 2018, o número de pessoas que poderiam sacar subiu para 23,8 milhões, que tinham R$ 35,7 bilhões a receber. Em 2019, restavam 10,8 milhões de trabalhadores para sacar as cotas do PIS e cerca de 30 mil para retirar as cotas do Pasep.
Apesar de intensas campanhas na mídia, quando o dinheiro foi transferido ao Tesouro, em agosto do ano passado, 10,5 milhões de trabalhadores e aposentados, entre os quais Aparecida, ainda não tinham sacado R$ 26,3 bilhões. O valor equivale aos R$ 25,2 bilhões transferidos em 2020 mais os rendimentos do período em que o dinheiro ficou nas contas do FGTS. Cada cotista tem, em média, direito a R$ 2,4 mil, segundo o Conselho Curador do FGTS.
No fim de 2022, a Emenda Constitucional da Transição determinou a transferência dos recursos do FGTS à conta única do Tesouro Nacional. Em junho do ano passado, o Conselho Curador do FGTS autorizou a transferência ao Tesouro. O dinheiro foi repassado em agosto do ano passado.
A devolução dos recursos reforçou o caixa do governo federal no ano passado, impedindo que o déficit primário subisse ainda mais. Resultado negativo das contas do governo sem os juros da dívida pública, o déficit primário encerrou 2023 em R$ 230,54 bilhões, por causa do pagamento de precatórios (dívidas com sentença judicial definitiva) adiados pelo governo anterior.
Mesmo com a transferência ao Tesouro, o trabalhador poderá resgatar o recurso em até cinco anos. Em caso de morte do beneficiário, os dependentes e herdeiros têm direito aos recursos. No entanto, a liberação dos saques depende da conclusão do sistema informático.
Maria Aparecida afirma ter recebido os esclarecimentos sobre a situação apenas por meio da reportagem. “Na Caixa, a orientação era abrir uma ocorrência interna, e quando o valor estivesse disponível, automaticamente ia cair na conta do banco que informei. A gerente me disse ainda que não havia necessidade de voltar para saber da ocorrência. Desde janeiro, não procurei mais a agência e só soube o que realmente está acontecendo pela Agência Brasil”, afirmou a aposentada.
Caso o saque seja pedido pelo próprio titular, basta apresentar documento oficial de identificação. Caso as cotas sejam requeridas por herdeiros, dependentes e sucessores, além do documento oficial de identificação, é necessário apresentar a certidão PIS/Pasep/FGTS ou carta de concessão – pensão por morte previdenciária e sua relação de beneficiários, emitida pela Previdência Social.
Os sucessores também podem apresentar, no lugar da carta de concessão, um dos seguintes documentos: declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício; autorização judicial; escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, se capazes e concordantes. No caso da escritura pública, é necessário atestar por escrito a autorização do saque e declarar não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos.
Na Agoracred Financeira você libera seu empréstimo na hora. As melhores condições e taxas. Empréstimo fácil, rápido e seguro. Na Agoracred Financeira você tem carência de até 60 dias para começar a pagar. Pague em até 24 vezes com parcelinha que cabe no seu bolso.
Na Agoracred Financeira você tem crédito! Peça seu empréstimo CLICANDO AQUI Empréstimo pessoal Agoracred Financeira. Precisou de dinheiro, é só chegar!
15
Jul/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |