Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
31
Jan/24

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.





Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

  • Horario de atendimento segunda a sabado
    Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
31
Jan/24

Hospital do Oeste registra aumento no número de atendimentos de média e alta complexidade

31124ho4

31124ho5

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 24,2% nos atendimentos de média e alta complexidade em comparação com o balanço verificado no ano anterior. Destaque ainda para as captações de órgãos, que tiveram um surpreendente aumento de 150%. Cenário de incremento também no número de partos (17,9%) e internações (14,5%). Já as taxas de infecções hospitalares caíram 17,7%.

De acordo com a líder geral do HO, Marina Barbizan, o desempenho positivo é resultado dos investimentos, treinamentos e melhorias realizadas no complexo hospitalar. “Os investimentos não foram somente em equipamentos e estruturas físicas, mas também na capacitação de nossas equipes”, destacou. Entre as iniciativas adotadas, está a reformou da ala de Emergência e Pediatria; a implantação do Banco de Leite Humano, para melhor atender os bebês recém nascidos e a ampliação dos atendimentos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, com a oferta de mais oncologistas clínicos. “O hospital ganhou também novas especialidades no campo das cirurgias oncológicas, como oncoginecologia, médico da dor, cirurgia plástica oncológica, além de atendimentos com nutricionista e fisioterapeuta”.

31124ho7

Outros procedimentos foram incorporados ao leque de serviços oferecidos pelo HO, proporcionando mais comodidade e segurança aos pacientes. Por exemplo, exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), biópsia de congelação (maior precisão nas cirurgias oncológicas) e complexas cirurgias cardíacas começaram a ser realizadas em 2023.

“Hoje podemos fazer um acompanhamento de qualidade sem precisar sair da cidade. Só tenho a agradecer as equipes do HO, pelo acolhimento humanizado e o profissionalismo prestado a nossa família”, relata o empresário barreirense, Henrique Brito, cuja esposa está atualmente em tratamento na unidade.

Fonte:Ascom HO
()
31
Jan/24

HO realizou neste mês da campanha Janeiro Branco, ações preventivas e palestras de sensibilização

31124ho3

31124ho

31124ho1

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Barreiras pensando na qualidade de vida dos pacientes, familiares e colaboradores do hospital possui uma equipe de psicólogos que trabalha diariamente a saúde mental.

31124ho2

31124ho4

Neste mês da campanha Janeiro Branco, o HO intensificou as ações preventivas de rotina e promoveu palestras de sensibilização. São sete psicólogos, cinco atuam nos diferentes setores e dois profissionais nos Recursos Humanos dão suporte psicológico as equipes de colaboradores.

Fonte:Ascom HO
()
31
Jan/24

MEC adia divulgação do resultado do Sisu para quarta-feira (31)

Problemas técnicos impediram a divulgação na terça-feira

O Ministério da Educação (MEC) adiou a divulgação do resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta quarta-feira (31). O horário ainda não foi confirmado. A divulgação estava anunciada para ocorrer nesta terça-feira (30), mas “problemas técnicos no sistema” impediram que isso ocorresse.

“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota.

O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

A lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas. Este ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.

Fonte:Agência Brasil
()
30
Jan/24

PM apreende motocicleta com sinais de adulteração em Bom Jesus da Lapa

Nesta terça-feira, 30, após blitz realizada pela PolíciaMilitar, em Bom Jesus da Lapa, foi abordado a motocicleta Honda/CG 160 FAN, preta e placa policial GDP 5F37 e foi  verificado que havia sinais de adulteração na numeração do chassi e do motor.

Em seguida, o veículo e o condutor foram conduzidos até a delegacia para as devidas providências.

Fonte:ASCOM-38ªCIPM
()
30
Jan/24

Bombeiros atendem chamado para combate a derramamento de óleo na BR-135

Na manhã desta terça-feira (30), as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram prontamente acionadas para responder a uma ocorrência de derramamento de óleo na pista da BR-135. A intervenção foi realizada em resposta a uma solicitação da Polícia Rodoviária Federal, que alertou sobre um acidente veicular nas proximidades da serra de Riachão das Neves.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que o derramamento de óleo era resultado de um problema mecânico em um caminhão, desencadeando uma série de incidentes na via. Em uma ação rápida e eficiente, a equipe cobriu toda a extensão do óleo derramado utilizando pó de serragem e terra, visando minimizar os riscos e prevenir danos ambientais.

Não há informações sobre feridos decorrentes do incidente. A ocorrência destaca a importância da pronta resposta das equipes de bombeiros diante de situações emergenciais nas vias, contribuindo para a preservação da segurança pública e ambiental.

Fonte:17º BBM
()
30
Jan/24

Reunião de alinhamento e planejamento operacional e logístico para o Barreiras Folia é realizado pelo CPR-O

Na manhã desta terça-feira, 30, no auditorio do CPR-O, o Comandante de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), Coronel PM Soares, juntamente com o Ten Cel Gouveia, Subcomandante, reuniram-se com o efetivo de Oficiais da região oeste que serão empregados no evento Barreiras folia 2024, para tratar do planejamento operacional e logístico do evento que acontecerá no Centro Histórico de Barreiras, no período de 09 a 13 de fevereiro de 2024.

Fizeram-se presentes os Comandantes, Subcomandantes e demais Oficiais do 10º BEIC, 83ª CIPM, 84ª CIPM, 85ª CIPM, 86ª CIPM, 30ª CIPM, CIPT-O, CIPRv, CPM/Barreira e CIPE/Cerrado, além do Cap PM Lenon, Coordenador do CICOM de Barreiras.

A reunião debateu sobre os principais assuntos relacionados ao evento e as responsabilidades de cada Comando de área do circuito do Carnaval para fazer o evento acontecer e ser bem-sucedido na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

Fonte:CPRO/Oeste unido, Oeste forte!
()
30
Jan/24

LEM: GCM conduz homem ao DISEP por suposta fraude em cadastramento no Programa Minha Casa Minha Vida

Na tarde de ontem, segunda-feira, 29, a Guarda Civil Municipal conduziu um homem ao DISEP de Luís Eduardo Magalhães, após alegações de captação fraudulenta de assinaturas para o cadastramento no programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo as denúncias, o indivíduo estaria cobrando valores indevidos de famílias de baixa renda. Apesar do terreno já destinado pelo município para as construções do programa federal, o suspeito não teria autorização da prefeitura e nem pela pasta da Cidadania para realizar os cadastros.

O comandante João Batista afirmou ao repórter Weslei Santos, que o homem foi contido e levado algemado devido a comportamento agressivo contra a guarnição. Após ser ouvido pelo delegado Joaquim Rodrigues, o suspeito foi liberado, e o caso foi encerrado, pois nenhuma vítima denunciou ter sido lesada. Em entrevista à imprensa local, o suspeito negou todas as acusações.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
30
Jan/24

Em LEM conte com a Agropecuária Bom Amigo; bem no coração das Acácias



Agora, os moradores do Jardim das Acácias têm acesso à Agropecuária Bom Amigo, a loja mais completa em rações para seus queridos pets! Descubra uma variedade incrível de marcas, tamanhos e sabores, tudo a preços imbatíveis na cidade.



✨ *O que oferecemos: Rações para cães, gatos, cavalos, peixes e aves.
- Veneno eficaz contra ratos, baratas e moscas.
- medicamentos para cuidar da saúde do seu pet.



🚚 *Entrega Rápida em Luís Eduardo Magalhães:
Não se preocupe em sair de casa! Entregamos em qualquer local da cidade para garantir comodidade a você e seus bichinhos.

📍 *Endereço:
Rua Emburana, número 1092.

☎️ *Contato:
(73) 99806-9294

Confie na Agropecuária Bom Amigo para suprir todas as necessidades do seu animal de estimação. Faça-nos uma visita ou entre em contato para encomendas. Seu pet merece o melhor! 🐶🐱🐾

Fonte:Informe Publicitário
()
30
Jan/24

Solar System Energy - A sua energia solar

🌞 Transforme a energia do sol em conforto para sua casa! ☀️ Com os nossos aquecedores solares, você economiza energia e contribui para um planeta mais sustentável. 💚

🏡 Aqueça sua água de maneira eficiente e econômica, enquanto reduz sua pegada de carbono. Nosso compromisso é fornecer soluções inovadoras e ecológicas para o seu lar.

✨ Principais benefícios dos nossos aquecedores solares:

Economia na conta de energia 💡
Sustentabilidade ambiental 🌱
Conforto térmico para sua família 🔥

Faça parte da revolução solar! ☀️ Entre em contato conosco para mais informações sobre como tornar sua casa mais sustentável e eficiente energeticamente. Juntos, podemos construir um futuro mais verde e consciente.
Entre em contato através do📱77 99811-6602

💙 #EnergiaSolar #AquecedorSolar #Sustentabilidade #SolarSystemEnergy

Fonte:Informe Publicitário
()
30
Jan/24

Chegou a hora de você botar um Hyundai em sua garagem!!!

Fonte:Publicidade
()
30
Jan/24

Val Peças, sua opção em peças novas e usadas em LEM

Explore o mundo das peças novas e usadas com a empresa Val Peças, uma empresa com uma sólida presença no mercado. Compramos, vendemos e financiamos veículos novos e usados, aceitando também carros batidos e virados. Especializados na venda de câmbios para todos os automóveis, oferecemos motores baixados com garantia e uma gama de serviços automotivos.

Encontre-nos na rua JK, quadra 2, lote 2, número 260, em frente à subestação da Coelba, no bairro Jardim Paraíso.

Confie em nossa experiência! Entre em contato pelos números (77) 99934-0979 ou (77) 3628-4243 e descubra por que somos a escolha ideal para suas necessidades automotivas em Luís Eduardo Magalhães.

Fonte:Informe Publicitário
()
30
Jan/24

Passa de mil o número de desabrigados e desalojados após cinco dias de temporais em cidade no oeste da Bahia

Moradores da região realizam um mutirão para a limpeza de casas e ruas que foram tomadas pelo lamaceiro.

Um novo temporal provocou alagamentos e invadiu casas na cidade de Wanderley, no oeste da Bahia, nesta terça-feira (30), cinco dias após os primeiros registros de transtornos causados por fortes chuvas no município. De acordo com a prefeitura, pelo menos 1.100 famílias continuam desabrigadas e desalojadas.

A prefeitura informou que, com a chuva da manhã de terça-feira (30), o riacho Tijucuçu voltou a transbordar. O município tem alerta de cor amarela, considerado perigoso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Moradores da região realizam um mutirão para a limpeza de casas e ruas que foram tomadas pelo lamaceiro.

A prefeitura informou que pelo menos 100 cestas básicas foram disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros. Um trabalho de limpeza e retirada de entulhos e móveis, além da disponibilização de carros-pipas, acontece no município.

Em imagens feitas por moradores é possível ver muitos pontos de alagamentos, pontes interditadas, idosos sendo carregados, além de pessoas transportadas em uma pá carregadeira e barcos improvisados.

Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Barreiras foram encaminhadas para o município de Wanderley na sexta-feira (26). Os agentes precisaram levar botes e outros materiais de resgate.

As pessoas desabrigadas e desalojadas estão sendo levadas para os abrigos, incluindo o Colégio Municipal Isaias Silva.

Fonte:G1
()
30
Jan/24

Secretaria de Educação de Barreiras realiza encontro com gestores para planejamento estratégico de 2024

Nesta terça-feira (30), direção e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação realizou a primeira reunião de 2024 com o objetivo de elaborar um planejamento estratégico para o novo ano letivo, bem como, para as demais ações educativas desenvolvidas pela Secretaria ao longo do ano. Cerca de 100 gestores escolares participaram do encontro no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.

Além das orientações pertinentes, também esteve em pauta o calendário escolar 2024, com expectativa do retorno das aulas no dia 05 de fevereiro, e ainda a agenda de eventos e de projetos da Secretaria de Educação. Na oportunidade, o secretário municipal Jeferson Barbosa, que participou do encontro ao lado da diretora pedagógica, Aldeci Queiroz, e  de outros coordenadores e diretores municipais, assim como dos vereadores Dr. Sileno Cerqueira e Hipólito dos Passos, falou das diretrizes para esse ano escolar, no âmbito administrativo e pedagógico.

“Este foi um momento importante onde apresentamos os resultados alcançados em 2023 e as nossas metas e objetivos para 2024. Tivemos excelentes resultados no desenvolvimento da educação municipal, isso devido um trabalho articulado entre todos esses protagonistas, sejam gestores, professores, equipe pedagógica, administrativa, bem como o corpo docente de cada escola. Para 2024, estamos alinhando um planejamento voltado para uma educação ainda mais inclusiva e participativa, presentes no ambiente escolar, bem como, nos projetos pedagógicos realizados no município, a exemplo da Flib, Faeb, Multishow, Desfile 7 de Setembro, dentre outros”, salientou o secretário de Educação, Jeferson Barbosa.

Nesta quarta-feira (31), professores e gestores da rede municipal participarão da Jornada Pedagógica 2024, que este ano traz como tema “Educação Desafiadora: diversidade e fazeres pedagógicos”. O encontro será na Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos, localizada no bairro Morada da Lua de Cima, às 8h. As palestras serão ministradas pelo profº Dr. Hamilton Werneck e pela doutoranda em psicologia, Daiane Hoffman.

Fonte:DIRCOM PMB
()
30
Jan/24

Homem ‘pega’ carro do cunhado para viajar e acaba detido por receptação em Barreiras

A PRF conta com sistemas que possibilitam identificar se os veículos possui restrições, bem como se a documentação é autêntica. Dentre os sistemas, a PRF dispõe do SINAL que através de informações inseridas pelo próprio cidadão, possibilita o acionamento de equipes de policiais em um raio de 100 quilômetros do local da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um carro com ‘queixa’ de furto. A ação foi desencadeada na tarde desta segunda-feira (29), na BR 242, em trecho do município de Barreiras, na Bahia.

Em fiscalização ostensiva na rodovia, policiais abordaram um Chevrolet/Onix, conduzido por um homem de 38 anos.

Durante a vistoria no automóvel, os policias constataram que as placas eram clonadas de outro veículo com as mesmas características. Foi verificado também que os caracteres do carro estavam adulterados, ´para tentar encobertar a origem ilícita, já que o veículo original possuía ‘queixa’ de crime registrada em setembro de 2023, na cidade de Campinas (SP).

Aos policiais, o condutor disse que o carro é de propriedade do cunhado dele e que resolveu ‘pegar’ emprestado para ir visitar o filho na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Diante dos fatos e configurado o crime de receptação (art. 180 do CP), a PRF apresentou a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Fonte:PRF
()
30
Jan/24

Após tentativa de fuga, PRF recupera veículo roubado e prende motorista por receptação em Barreiras

Os policiais confirmaram que o automóvel possuía restrição de roubo registrada em 2017

Na noite de sexta-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou mais um veículo roubado. O incidente ocorreu no Km 800 da BR 242, no município de Barreiras (BA).

Por volta das 22 horas, os policiais ordenaram a parada de um veículo Fiat/Palio de cor branca. No entanto, o condutor desrespeitou a ordem, iniciando assim um acompanhamento tático que se estendeu por alguns quilômetros na rodovia.

Durante a abordagem, a equipe constatou que os elementos identificadores do veículo estavam adulterados. Após uma minuciosa análise, foi possível identificar o veículo original, que tinha registro de roubo desde 2017.

O condutor afirmou ter adquirido o veículo por R$30.000,00 de um desconhecido na cidade de Salvador. Tanto o veículo apreendido quanto o motorista foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local para os procedimentos legais. O motorista foi autuado em flagrante pelo crime de Receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal.

Fonte:PRF
()
30
Jan/24

LEM: Pré-Jornada Pedagógica reúne gestores escolares em três dias de formação

29119eba-45e6-4bac-94d4-e1ca660b5560

8e386a08-f5c1-49bd-a9e9-91326ba9107e  

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira (29), a Pré-Jornada Pedagógica 2024. O encontro com Diretores, Vice-Diretores e Coordenadores Pedagógicos segue até amanhã, dia 31° de janeiro, com um total de 24 horas de capacitação.

Serão três dias de formação para os cerca de 180 profissionais responsáveis pela gestão escolar no município. Em 2024, o evento tem como temática a Educação para o Futuro: Uma visão 360°. A diretora da Escola Municipal Jardim Paraíso, Rosângela Ribeiro falou da importância do encontro.
“A nossa Pré-jornada Pedagógica tem sido um momento de agregar conhecimento, e consequentemente, levaremos esse conhecimento às nossas salas de aula, aos nossos professores e educandos”, ressaltou.

70f4566e-f888-43c2-a286-fc0fcdaf1a86

Para a coordenadora Pedagógica, Andréa Cristina Machado, a Pré-Jornada também é um momento de reavaliação. “A nossa pré-jornada tem como um dos objetivos, traçar novas metas a partir do que já tem dado certo na nossa rede, para que tenhamos uma Educação de qualidade, que é o que tanto almejamos”, pontuou.

A gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Segatto, ressaltou a importância da Pré-Jornada, para a capacitação dos gestores e o alinhamento do ano letivo, bem como a temática de 2024, levando em conta a diversidade dos alunos do município.

db3f71fb-6494-4655-ac38-e53cf2dec099

e0a66d0c-ac64-4b38-a5bf-242c52d97031

“Nós sabemos que a busca por conhecimento ela é contínua e necessária, então no ano de 2023 e 2024 nós viemos com a proposta da Pré-Jornada Pedagógica, com o intuito de promover a formação e capacitação dos nossos gestores escolares, alinhando toda a proposta do ano letivo”, disse. “Como temática nós temos neste ano, ‘Educação para o Futuro: Uma visão 360°’, com um olhar bem específico para os nossos estudantes, com a diversidade que nós temos no nosso município, sempre proporcionando a melhor experiência de aprendizagem para eles”, completou.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
30
Jan/24

PM apreende motocicleta com sinais de adulteração em Bom Jesus da Lapa

Nesta terça-feira, 30, após blitz realizada pela PolíciaMilitar, em Bom Jesus da Lapa,  foi abordado a motocicleta Honda/CG 160 FAN, preta e placa policial GDP 5F37 e foi  verificado que havia sinais de adulteração na numeração do chassi e do motor.

Em seguida, o veículo e o condutor foram conduzidos até a delegacia para as devidas providências.

Fonte:ASCOM-38ª CIPM
()
30
Jan/24

SOS chuvas em Wanderley

Fonte:Ascom
()
30
Jan/24

Homem em surto psicótico mobiliza Polícia e SAMU em LEM

Na tarde de segunda-feira, 29, por volta do meio dia, moradores da rua Manoel Novais, no bairro Mimoso II, acionaram a Polícia Militar de Luís Eduardo Magalhães.

Um homem de 47 anos, portando uma faca, ameaçava residentes da região. O SAMU também foi chamado devido ao relato de surto psicótico.

Ao chegar, o homem começou a arremessar garrafas, pratos e outros objetos contra os policiais e membros do SAMU.

Mesmo com a chegada dos filhos do homem, seu comportamento agressivo persistiu, exigindo a intervenção para contê-lo. A equipe médica do SAMU medicou o indivíduo, que foi encaminhado à UPA para uma avaliação mais aprofundada.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
30
Jan/24

Celebrai em Cristo 15 anos, você não pode ficar de fora

De 10 a 13 de fevereiro em LEM

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Apoio
()
30
Jan/24

Mudança em aposentadoria rural pode levar a economia de R$ 900 bi em 30 anos

Pesquisadores da FGV propõem igualar idade mínima de trabalhadores do campo e das cidades. Rombo em Previdência rural soma R$ 1,1 tri em dez anos

Um ajuste nas regras da aposentadoria dos trabalhadores rurais, que ficaram de fora da Reforma da Previdência de 2019, proporcionaria, em 30 anos, uma economia de R$ 900 bilhões aos cofres federais. A mudança mais importante seria a equiparação da idade mínima de aposentadoria, hoje menor para quem trabalha no campo, propõe um estudo publicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre a necessidade de novas alterações na Previdência para reequilibrar o sistema de aposentadorias e pensões.

A economia seria obtida no futuro, sem mexer com as regras para quem já recebe o benefício. Hoje, 99% dos trabalhadores rurais recebem um salário mínimo, segundo o Ministério da Previdência Social.

De 2013 a 2022, o rombo acumulado na aposentadoria rural é de R$ 1,1 trilhão, em valores nominais. Mudar esse sistema é um dos ajustes necessários em novas reformas, segundo o economista Fabio Giambiagi, pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre) e especialista em contas públicas, um dos autores do artigo.

Mesmo com os efeitos iniciais da emenda à Constituição de 2019, o INSS, órgão federal responsável pela Previdência do setor privado, gastou o equivalente a cerca de 8% do PIB em aposentadorias e pensões em 2022, ante uma despesa pouco acima de 3% do PIB, no início dos anos 1990. Sem novas reformas, esse gasto aumentará. E ainda será impulsionado pelos reajustes do salário mínimo, indexador de boa parte dos benefícios pagos pelo INSS, lembra Giambiagi, que é colunista do GLOBO.

O desiquilíbrio da aposentadoria rural — Foto: Editoria de arte

O economista destaca quatro pontos que deveriam ser ajustados nos próximos anos — ele publicará na FGV uma série de artigos tratando de cada um deles; a aposentadoria rural foi o primeiro. Os outros são a diferença de idade mínima entre homens e mulheres; a idade mínima geral para se aposentar, que precisará ser aumentada conforme o avanço da expectativa de vida; e as regras do BPC, que permitem aos trabalhadores mais pobres receber um salário mínimo mesmo sem contribuir.

O primeiro artigo da série cita as regras para os microempreendedores individuais (MEI) e a Previdência pública dos governos estaduais e prefeituras como temas a serem enfrentados, mas, para Giambiagi, o foco dos ajustes deveria ser naqueles quatro pontos, por seu peso no gasto global.

Saiba de onde vem a fortuna da mulher mais rica da América Latina, com patrimônio estimado em mais de R$ 137 b

— O INSS só cresce com o passar dos anos — diz Giambiagi. — A reforma (da Previdência) dos militares tem que continuar, mas se isso entrar no meio é a melhor forma para que nada seja feito. E, se pegarmos a tendência, a despesa total com funcionalismo, entre ativos e inativos, incluindo militares, era 5,1% do PIB, em 1995, e é 3,3% hoje. Não é esse o foco principal da despesa.

O problema é que o crescimento vegetativo dos gastos com a Previdência imporá desequilíbrios no Orçamento nos próximos anos, ressalta o economista. O novo arcabouço fiscal, aprovado em 2023 pelo Congresso, limita o crescimento do gasto agregado. Isso significa que a Previdência ganhará participação no Orçamento em detrimento de outras áreas.

A Previdência rural merece destaque, avalia Giambiagi, porque as regras estão desatualizadas — foram definidas na Constituição de 1988 — e porque o déficit é grande. O economista assina o artigo com os pesquisadores Rogério Nagamine e Otávio Sidone.

Rombo de R$ 154 bilhões

Em 2022, o setor rural do INSS teve uma receita de cerca de R$ 9 bilhões e uma despesa de R$ 163 bilhões — um déficit de R$ 154 bilhões ou 1,53% do PIB. Na aposentadoria urbana, o rombo é menor, de 1,07% do PIB. Isso acontece porque na Previdência dos trabalhadores urbanos, as receitas com contribuições de empregados e empregadores cobrem 83% das despesas com benefícios. No segmento dos trabalhadores rurais, representaram só 6% dos gastos.

A aposentadoria rural tem regras próprias. A contribuição pode ser feita anualmente e se dá sobre o valor da produção comercializada. Exportadores não pagam contribuição. E há diferença na idade mínima para se aposentar. Quem trabalha na cidade precisa ter ao menos 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres). Quem trabalha no campo precisa ter ao menos 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres).

A proposta do artigo é equiparar ao máximo as regras, reduzindo gradualmente a diferença de idade mínima para quem já está trabalhando e eliminando-a para os entrantes no mercado de trabalho. Nas contas dos pesquisadores, nos primeiros dez anos, os ajustes permitiriam economizar R$ 62,8 bilhões, chegando a R$ 900 bilhões em 30 anos.

A aposentadoria rural foi ampliada na Constituição de 1988. A justificativa é que o trabalho no campo é mais penoso e, portanto, quem trabalha nessas condições deveria ter o direito de se aposentar antes. Além disso, as condições de vida mais precárias também levariam a população rural a viver menos.

O artigo defende o ajuste nas regras porque o trabalho no campo mudou. Com a urbanização e a mecanização das lavouras, especialmente entre os grandes produtores, há menos trabalhadores e menos gente exposta a trabalhos pesados como antigamente. A mudança de composição no mercado de trabalho, com maior proporção de empregos na indústria e nos serviços, também inclui uma série de atividades pesadas no meio urbano — por exemplo, na construção civil.

— Estamos permitindo redistribuir renda de um pobre do setor urbano para alguém que não é pobre no setor rural e ainda pode ter capacidade de trabalho. Uma mulher aos 55 anos, em geral, vai ter capacidade de trabalho.

Do ponto de vista da demografia, tampouco haveria motivos, hoje, para a diferença de idade mínima, segundo os autores, pois as expectativas de vida não são diferentes. Enquanto isso, o envelhecimento da população torna os gastos com a Previdência crescentes.

Segundo o artigo, em 2020, a soma das mulheres de 55 anos ou mais e de homens com 60 anos ou mais representava 17,1% de todos os brasileiros. Em 2060, as projeções indicam que essa proporção subirá para 35,4%. Como as pessoas que estarão nessa faixa etária em 2060 estão entrando no mercado de trabalho agora, seria importante fazer os novos ajustes logo, sustentam.

População mais pobre

Antônio Márcio Buainain, professor da Unicamp e especialista em economia agrícola, destaca diferenças nos desequilíbrios dos sistemas de Previdência em países da Europa, onde os déficits são marcados pelo envelhecimento da população, e o rombo no Brasil. Por aqui, a informalidade do mercado de trabalho sempre minou as receitas com contribuições, enquanto as desigualdades marcam a concessão de benefícios, com aposentarias elevadas para poucos.

Buainain vê na aposentadoria rural um exemplo dessas particularidades do caso brasileiro. Os trabalhadores rurais ocupavam empregos informais ou para a própria subsistência, na agricultura familiar. Por isso, não contribuíram com o INSS. Para ele, a ampliação dos direitos de aposentadoria para essas pessoas foi um “avanço civilizatório”:

— A população rural era a mais pobre, inclusive, a mais sujeita a fome. Essa população rural contribuiu enormemente para o país, mas não contribuiu para a Previdência.

Por isso, Buainain vê como mais importantes ajustes que reduzam as desigualdades nos benefícios e busquem novas fontes de financiamento, com outros tributos, para além das contribuições sobre o salário, o que deveria valer para o sistema como um todo. Isso porque as novas tecnologias têm tornado o emprego do futuro mais informal e sazonal, tanto na cidade quanto no campo, minando as tradicionais fontes de receita da Previdência.

Fonte:O Globo
()
30
Jan/24

Solicitação de Comparecimento

A Mauricéa Alimentos do Nordeste LTDA convoca Aos Srs. abaixo a comparecer a empresa no endereço indicado abaixo, no prazo de 48h a partir dessa publicação. Procurar o setor de Recursos Humanos.

Endereço: Rod. BR 242, KM88. Centro Industrial do Cerrado – Fábrica de Rações (Em frente ao Grupo Coringa)

Funcionários: SABRINA GOMES DA SILVA MARQUIONE GONZAGA DE SOUZA Atenciosamente Recursos Humanos - Telefone: 77 99142-9339

Fonte:RH - Mauricéa
()
30
Jan/24

Novas ofertas de seminovos TOPVEL!!!!

S10 LT 4X4 2.8 Diesel Automática
2019/2020
111.000KM
R$ 161.900

MONTANA PREMIER 1.2 AT
2023/2023
3900 KM
R$ 136.900,00

HR-V EXL CVT 1.8 AUT
2020/2021
62.000 KM
R$ 119.900,00

CRONOS 1.3 FLEX DRIVE MANUAL
2022/2022
42.400 KM
R$ 71.900,00




Civic Touring
2016/2017
KM: 116.993
Valor: R$ 118.900



Honda Civic 2.0 EXL CVT

2019/2019
58.000 KM

R$ 112.900

TOPVEL Veículos:
 Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
30
Jan/24

Confira os seminovos da JK Veículos

Gol Special 1.0
2015/15
KM 87.208
R$ 43.800

YARIS SA XLS
2021/2021
Km: 49.715
Valor: R$ 94.800


Civic Touring
2016/2017
KM: 116.993
Valor: R$ 118.900


Saveiro Cross
2011/2012
KM: 45.789
Valor: R$ 54.800


Compass Longitude
2021/2022
KM: 36.220
Valor: R$ 168.800


Pajeiro HPE
2010/2010
Km: 269.547
Valor: R$ 93.800


*COMPASS NIGHT EGL£
2018/2018
Km: 43.593
Valor: R$ 113.800



GLA 250
2015/2016
Km: 100.469
Valor: R$ 148.800

JK Veículos

Av. ACM - Centro de Barreiras
Telefones: 77 3611-0350 - 9.9137-1761 - 9.9954-0350

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()