Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
07
Ago/24

Tem promoção na REFERÊNCIA!

Escolha um dos cursos mencionados acima e participe dessa MEGA promoção, onde irá pagar apenas R$ 69,90 de taxa de matrícula! 🚀🎓
#Promoção #CursosOnline #Aprendizado #Oportunidade
Chame no whatsapp: 77 9.9905-0094.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
07
Ago/24

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
07
Ago/24

Novo Ford Territory - Sua nova Conquista!

Fonte:Publicidade
()
07
Ago/24

ATM SEGURANÇA - Proteger o que te importa; essa é a nossa missão!

Fonte:Publicidade
()
07
Ago/24

Vende-se esta área no Mimoso II

Interessados ligar no fone: 63 9.9273-6690


Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
07
Ago/24

TRE-BA inicia convocação de mesários para as Eleições Municipais

Órgão também convocou prestadores de apoio logístico; Os eleitores selecionados irão compor as mesas receptoras de votos e justificativas, as juntas eleitorais, e fornecer apoio logístico no dia do pleito

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou a convocação de mesários e prestadores de apoio logístico que irão trabalhar nas Eleições 2024. Os eleitores selecionados irão compor as mesas receptoras de votos e justificativas, as juntas eleitorais, e fornecer apoio logístico no dia do pleito, marcado para o dia 6 de outubro.

Caso haja segundo turno nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari, os convocados devem atuar nas respectivas funções também no dia 27 do mesmo mês.

As convocações poderão ocorrer por WhatsApp, através do número de contato (71) 3373-7000, correspondente ao Chatboat Maia, do TRE-BA; por e-mail; e por meio de envio de carta de convocação entregue pelos Correios ou por oficial de justiça.

O eleitor convocado pela Justiça Eleitoral deverá, no prazo de 5 (cinco) dias, acessar sua carta de convocação e confirmar o recebimento do documento no Portal do Mesário, disponibilizado na internet pelo TRE-BA (https://mesario.tre-ba.jus.br).

Treinamento

Os eleitores nomeados para trabalhar nas Eleições 2024 devem observar na carta de convocação a modalidade, se presencial ou a distância, e o período do treinamento oferecido pelo TRE-BA. Após a conclusão do curso, o mesário poderá imprimir o certificado em formato PDF.

Impugnação da mesa receptora

Qualquer partido pode contestar, no prazo de cinco dias, a partir da publicação do edital, a designação dos membros das mesas receptoras de votos. A reclamação formal deve ser encaminhada ao juiz eleitoral da zona responsável pela nomeação do mesário.

Vedações

A legislação eleitoral proíbe que alguns eleitores desempenhem a função de mesário nas eleições, como forma de manter a lisura do processo eleitoral.

São eles: os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge; os membros de diretórios de partidos, desde que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais; os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; e os que pertencerem ao serviço eleitoral.

Fonte:Caso de Política
()
07
Ago/24

Veículos com placas de finais 3 e 4 devem quitar o IPVA até este mês

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de agosto, respectivamente, para quitar por completo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seja pagando a quinta e última parcela ou a cota única. Também neste mês, vencem alguns prazos de parcelamentos para as placas terminadas com 5, 6, 7, 8, 9 e 0. Nos dias 29 e 30 de agosto, estão previstos os vencimentos da segunda parcela para as placas 9 e 0, da terceira para as placas 7 e 8 e da quarta para as placas 5 e 6, respectivamente.

O pagamento pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA): o Banco do Brasil, o Bradesco e o Sicoob. Os demais prazos de pagamento em cota única no decorrer do ano são os seguintes: 27/9 para placas de final 5, 30/9 para final 6, 30/10 para final 7, 31/10 para final 8, 28/11 para final 9 e 29/11 para final 0.

O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para [email protected] ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Outro alerta do Detran-BA diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso, ou gerado arquivo digital para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento 2024, que inclui o IPVA, o licenciamento e possíveis multas. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixá-lo salvo no celular. Vale lembrar que o contribuinte que quitou a quinta cota do parcelamento no final do mês de julho para as placas com numeração final 1 e 2 já pode solicitar a impressão do CRLV-e.

Fonte:Ascom/Sefaz-BA
()
07
Ago/24

Hemoba está com estoque crítico de sangue e pede ajuda à população

A Fundação Hemoba necessita de sangue e convida a população baiana para suprir o estoque de sangue que está em nível crítico para todos os tipos sanguíneos. No momento, os estoques podem atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias, sendo que o ideal é manter pelo menos cinco dias de capacidade para garantir uma margem de segurança no atendimento. Com o período de chuvas e de temperaturas mais baixas, que aumenta o índice das doenças respiratórias, há uma diminuição do número de voluntários à doação nas unidades da Hemoba na capital e no interior. Além disso, tem crescido a demanda nas unidades hospitalares da Bahia com a criação de novos leitos e a inclusão de novas solicitações de hemocomponentes na Rede SUS.

Segundo o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, “os doadores de sangue são essenciais para a manutenção dos estoques da Hemoba em níveis seguros e, por conseqüência, para salvar a vida de muitos pacientes que estão nos hospitais precisando dos hemocomponentes para o seu tratamento”. “Venha nos ajudar!”, conclamou Catto. São várias as situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue ou de plaquetas, como em alguns tipos de cirurgias, no tratamento oncológico, de lesões graves ou outras formas de doenças. Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba:http://hemoba.ba.gov.br/.

Unidade móvel

Nesta semana, para reforçar a doação de sangue, principalmente diante do nível baixo do estoque para todos tipos sanguíneos, as unidades móveis da Hemoba atenderão na capital baiana no Salvador Shopping, nos dias 07 e 10/08; no Senai (Dendezeiros), em 08 e 09/08; no Shopping Itaigara, em 10, 12 e 13/08; e na Secretaria Municipal de Saúde, em Dias D’Ávila, até 09/08. Os atendimentos acontecem ‘de forma espontânea, por ordem de chegada. O hemóvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Fonte:Ascom Hemoba
()
07
Ago/24

Projeto de Lei prevê estabilidade no emprego para mulher, vítima de violência doméstica

O Projeto de Lei (PL) n° 1424/2024, propõe a alteração da Consolidação das Leis do Trabalho e da Lei nº 11.340/06, para dispor sobre a estabilidade da empregada do retorno ao trabalho, após o término da vigência de medida protetiva de urgência.

A proposta desse PL é da deputada federal, Rogéria Santos, Republicanos/BA, e tramita na Câmara dos Deputados. O PL tem como principal objetivo gerar estabilidade para a mulher que passa por um processo de afastamento do seu ambiente de trabalho, em decorrência de medida protetiva de urgência. Para tanto, o Projeto sugere a proibição de dispensa, sem justa causa, dessa funcionária, vítima de violência doméstica, por 12 meses, a contar da data de retorno ao trabalho, após término da medida protetiva de urgência.

A luta pelos direitos das mulheres faz parte de uma trajetória de trabalho da parlamentar, desde muito antes. Em outros momentos do seu caminho político, Rogéria contribuiu, de forma significativa, para a implementação da Casa da Mulher Brasileira enquanto Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, na Prefeitura Municipal de Salvador. Na Câmara dos Deputados, dentre seus Projetos, muitos são voltados à garantia de direito das mulheres. Nesse sentido, segundo a parlamentar, esse projeto visa aumentar a proteção jurídica dessas mulheres, vítima de violência.

Dentre as diversas prerrogativas que a Lei Maria da Penha já dispõe, segundo a parlamentar, esse acréscimo seria importante para agregar valor à vida dessa mulher, bem como trazer um pouco mais de estabilidade na vida profissional, nesse momento difícil, em que ela tem passado. A deputada, ainda, acrescenta: “Preservar o emprego é fundamental para permitir que as mulheres mantenham a sua autonomia e vivam livres de violência, conforme previsto expressamente na Lei Maria da Penha.”

O Projeto prevê mudanças no texto da Lei nº 11.340/06, Lei Maria da Penha, e da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O PL está em trâmite, na Câmara dos Deputados. Será avaliado, nas Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Trabalho; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
07
Ago/24

Atenção motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️

Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.

Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟

#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas

Fonte:Informe Publicitário
()
07
Ago/24

Torneio de Futebol Society 35 anos chega à final nesta sexta-feira em Ibotirama

Quatro equipes disputarão a grande final e o terceiro lugar do Torneio de Futebol Society 35 anos, em Ibotirama, nesta sexta-feira (9). Os jogos acontecerão na Arena Esportiva Quinteirão, a partir das 18h.

No primeiro jogo, às 18h, Caça Caneco enfrentará Cantinho pela disputa do terceiro lugar.

Em seguida, Força Tática e Lisos entrarão em campo para decidir o título de campeão do torneio.

O Torneio de Futebol Society 35 anos faz parte da programação dos eventos esportivos que celebram os 66 anos de emancipação política de Ibotirama.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
07
Ago/24

Show de Calouros celebra os 66 anos de Ibotirama neste fim de semana

Tradicional por reunir um grande público e revelar novos talentos a cada ano, o Show de Calouros de Ibotirama, em comemoração aos 66 anos da cidade, será realizado nos próximos sábado (10) e domingo (11). Os eventos fazem parte da programação cultural dos Festivais de Ibotirama.

No sábado (10), a disputa será entre os calouros das categorias infantil e juvenil. No encerramento, o cantor Diego Quinteiro fará um tributo à Legião Urbana.

Já no domingo (11), será a vez dos participantes das categorias adulto e terceira idade. A abertura contará com danças circulares apresentadas pelo grupo Rica Flor.

Nos dois dias, a programação começará a partir das 18h, na Praça de Eventos.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
07
Ago/24

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
07
Ago/24

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
07
Ago/24

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
07
Ago/24

Colheita de algodão na Bahia alcança 62% da área cultivada

A colheita de algodão na Bahia já ultrapassou a metade da área plantada, atingindo 62% do total, ou, 214 mil hectares. Desde o dia 16 de maio, quando foi iniciada no Oeste do estado, 210 mil hectares de algodão foram colhidos na região que cultiva um total de 339.721 hectares, dos quais 242.489 hectares são de sequeiro e 97.231 hectares irrigados. Juntamente com os 5.710 hectares do Sudoeste, – já com 4.115 hectares colhidos -, a área total de cultivo alcança 345.431 hectares, consolidando a Bahia como o segundo maior produtor de algodão do Brasil.

Nesta safra 2023/2024, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) registrou no Oeste, um aumento de 10,7% na área plantada em comparação com a safra anterior, que foi de 312,5 mil hectares. Naquela safra, a produtividade média do algodão em caroço foi de 330,8 arrobas por hectare, resultando em uma produção total de 635,8 mil toneladas de algodão em pluma. “A expectativa é que a produtividade se mantenha a mesma do ano passado, com uma média de 312 arrobas por hectare. Estamos com a colheita conforme o cronograma previsto e sem intercorrências. Acreditamos que teremos uma safra reforçada pela qualidade do nosso algodão e pela sustentabilidade resultante das boas práticas empregadas pelos agricultores”, destaca o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

A colheita está prevista para continuar até o dia 19 de setembro. De 20 de setembro a 20 de novembro, ocorrerá o Vazio Sanitário do Algodão, conforme determinado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), antecedendo o início da nova semeadura. O cumprimento desta medida é essencial para evitar a ocorrência e proliferação de pragas e doenças nas lavouras.

Fonte:Assessoria de Imprensa da Abapa
()
07
Ago/24

Serra do Ramalho: Motocicleta com restrição de furto é recuperada durante Operação Romaria 2024

Na manhã desta terça-feira, 6, por volta das 10h20min, durante a Operação Romaria, uma guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras realizava patrulhamento tático no perímetro urbano na cidade de Serra do Ramalho, quando avistou um veículo Fiat Strada Working, cor branca, ostentando a placa em desacordo com as normas regulamentadas pelo CONTRAN.

Em razão disso, a guarnição procedeu à abordagem e verificação dos dados identificadores do veículo, notando adulterações na placa, no número do chassi e do motor. Ao consultar os sistemas, constatou-se que se tratava de veículo clonado, com restrição de furto ocorrido no dia 21/10/2021, no município de Betim/MG, conforme B.O. registrado.

Diante dos fatos, o veículo e o condutor foram apresentados à autoridade competente na Delegacia Territorial de Serra do Ramalho, para adoção das demais medidas cabíveis.

Fonte:CIPRv/Barreiras
()
07
Ago/24

Lote a venda em condomínio em LEM

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
07
Ago/24

38ª CIPM recupera 12 motos com notificações de roubo no período da Romaria 2024 em Bom Jesus da Lapa

Ações desenvolvidas pela 38ªCIPM, no período da Romaria do Bom Jesus, resultaram na recuperação de 12 motocicletas.

Os veículos possuíam notificação de roubo e poderão ser devolvidos aos seus proprietários.

Através do policiamento ostensivo executado mediante um planejamento, abordagens técnicas e precisas, foi possível chegar a esse importante número, trazendo mais tranquilidade e segurança para a população e, acima de tudo, restituindo bens subtraídos a trabalhadores que os tiveram roubados.

Fonte:38ªCIPM
()
07
Ago/24

Confira os locais de prova do ‘Enem dos Concursos’

Acesso ao Cartão de Confirmação é feito na mesma página em que é realizada a inscrição

Cartão de Confirmação de Inscrição do CNU (Concurso Público Nacional Unificado), com os locais de provas, já está disponível na Área do Candidato. Os participantes devem acessar a mesma página das inscrições (confira abaixo o endereço) e fazer o login com os dados da conta Gov.br. As provas da seleção que foi apelidada de “Enem dos Concursos” serção aplicadas em 18 de agosto, pela manhã e à tarde.

O documento traz, além de outras informações, número de inscrição, data, hora e local da prova, além de, se for o caso, registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social. “Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da prova”, diz o comunicado da pasta

ACESSE AQUI A ÁREA DO CANDIDATO DO CNU

Correções

Conforme a pasta, é possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, mas não é possível mudar a cidade. “O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se a pessoa solicitou para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no cartão que o local é Campos, ela pode pedir o ajuste”, explica o órgão.

CNU

Inicialmente, as provas seriam realizadas em 5 de maio, mas precisaram ser adiadas por contas das enchentes do Rio Grande do Sul. Mais de dois milhões de candidatos se inscreveram para as mais de 6.600 vagas oferecidas em 21 órgãos da Administração Pública Federal. Devido às adaptações necessárias após quase três meses e meio do adiamento, alguns locais de aplicação tiveram que ser modificados.

Cronograma

  • 7 de agosto - disponibilização dos Cartões de Confirmação;
  • 18 de agosto – aplicação das provas;
  • 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
  • 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
  • 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
  • 26 de agosto – divulgação da relação candidato/vaga no site do CPNU
  • 8 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
  • 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
  • 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
  • Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.

Horários das provas

Turno matutino*

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Duração da prova: 2h30

Turno vespertino*

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Duração da prova: 3h30

*Horário de Brasília

Folhas de respostas

Os inscritos vão receber duas folhas para anotar as respostas e poder levá-las para conferir o gabarito depois das provas. O material será entregue uma folha a cada período. “A folha da manhã não pode ser levada para dentro da sala no período da tarde, devendo ser guardada no envelope oferecido pelos fiscais para guardar utensílios pessoais como telefones e chaves”, explicou a organização do certame.

Fonte:R7
()
07
Ago/24

Hoje tem rodízio Oriental no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
07
Ago/24

Projeto do Núcleo Mulheres do Agro já visitou 24 escolas em Barreiras

Rede municipal de ensino inclui escolas na zona urbana e rural; projeto deve beneficiar ao todo 8 mil crianças e jovens

Cerca de 8 mil crianças e jovens serão beneficiadas este ano pelo projeto Algodão que Aquece, do Núcleo das Mulheres do Agro do Oeste da Bahia. O projeto deve encerrar as visitas às unidades municipais de ensino de Barreiras na próxima segunda-feira (12), e a escola Celso Barbosa dos Santos, na Morada da Lua, deve ser a última contemplada pela visita.

O projeto do Núcleo das Mulheres do Agro, que atua desde 2018, realiza uma proposta pedagógica exclusiva nas escolas contempladas, que une valorização da agricultura, artes e cultura local. Vivenciando apresentações artísticas e atividades educativas e inclusivas, os estudantes do ensino fundamental também recebem agasalhos 100% algodão e embarcam em uma verdadeira jornada de aprendizado, que é a essência do Algodão que Aquece. O projeto está realizando ações nas escolas barreirenses desde o início do ano.

Na próxima segunda, integrantes do Núcleo e parceiros do projeto estarão presentes na escola Celso Barbosa, que receberá a entrega dos agasalhos, material pedagógico do projeto e apresentação teatral estrelada pelos mascotes Cadu e Nina. A unidade conta com mais de mil alunos que serão envolvidos pelas atividades.

“Estamos analisando, junto à secretaria de educação de Barreiras, a possibilidade da inclusão de mais escolas no projeto, que vem alcançando um ótimo engajamento por parte da comunidade escolar e familiar”, conta Suzana Viccini, presidente do Núcleo das Mulheres do Agro.

O Algodão que Aquece já beneficiou mais de 25 mil crianças e jovens das escolas do Oeste baiano e conta com a parceria de instituições e empresas ligadas ao setor produtivo. Ao todo, já foram mais de 12 mil km percorridos na região e 220 escolas beneficiadas.

Os alunos contemplados recebem informações com a linguagem adequada e lúdica sobre a cadeia produtiva do agro através de peças de teatro, animações e material impresso.

Apoio

Idealizado pelo Núcleo das Mulheres do Agro, o projeto Algodão que Aquece 2024 conta com o apoio dos seguintes parceiros: Fibermax, Grupo Fertipar, ABAPA, Instituto SLC Agrícola, Grupo Adir Parizzi, Fundesis, Cavalo Marinho, Sementes Oilema, FMC Agrícola, Sumitomo, Cooperfarms, Sicredi, Cargill, J&H Sementes, Jaraguá Horsch, Bauer, Zanotto Cotton, Canal Peças Agrícolas, Ciaseeds, Agro Homeopatia Tocantins, Janete Conrad e Galvani Fertilizantes.

Fonte:Carla Letícia – Assessoria de Imprensa Núcleo Mulheres do Agro
()
07
Ago/24

Inmet aumenta grau de risco para baixa umidade no oeste da Bahia

Aviso foi de alerta amarelo para laranja nesta terça (6)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o grau de perigo de baixa umidade para as cidades do oeste baiano. O alerta, que antes era amarelo, foi atualizado para laranja nesta terça-feira (6). A previsão é de umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

A umidade relativa do ar ideal é de 60%, de acordo com a Organização Mundial da Sade (OMS). Algumas das cidades em alerta são: Correntina, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto. A região do Vale São-Franciscano da Bahia também será atingida. 

O aviso segue até 17h de hoje. A orientação do órgão é beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para pele, além de umidificar o ambiente.

Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Ainda há alerta de vendaval para municípios do Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte Baiano, Centro Sul Baiano e Extremo Oeste Baiano. A classificação é amarela e o perigo é potencial. A previsão é de vento variando entre 40 km/h e 60 km/h e há baixo risco de queda de galhos de árvores.

Fonte:Correio
()
07
Ago/24

Casos de covid-19 crescem 406% em dois meses na Bahia

Mais de 17 mil casos da doença foram registrados no estado em 2024

Entre maio e julho deste ano, a Bahia registrou aumento de 406% no número de casos de covid-19. Foram 33 diagnósticos na semana epidemiológica 20, que terminou em 17 de maio. O número de casos saltou para 167 na semana 30, que teve dados computados até o dia 26 de julho. A explosão dos registros tem relação com o comportamento sazonal do vírus, que continua circulando e causando mortes no estado.

“A covid-19 virou uma doença sazonal. Isso significa dizer que ela vai aparecer de tempos em tempos e pode se comportar na forma de surtos em determinados momentos. Isso é esperado e muito diferente do contexto do início da pandemia”, analisa o médico infectologista Victor Castro Lima.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através do boletim epidemiológico, na segunda-feira (29). A pasta acompanha o aumento do número de registros. “Nas últimas semanas, o aumento de casos de covid-19 está sendo uma das causas do crescimento de síndrome respiratória aguda grave. Ou seja, estamos falando de óbitos e casos graves, o que acende um alerta”, afirma Vânia Rebouças, coordenadora do programa estadual de imunização.

Neste ano, 17.724 pessoas foram identificadas com covid-19 na Bahia. O número representa quase um terço de todos os casos registrados em 2023, quando foram 54.157. Especialistas alertam que pode haver subnotificação, já que muitas pessoas com sintomas não fazem o teste. Os sinais da covid-19 são facilmente confundidos com o da gripe, como ressalta o médico Victor Castro Lima.

“Em caso de febre, dor no corpo, tosse e coriza, é indicado fazer o teste. Em alguns casos, a covid-19 pode causar perda de olfato ou paladar, mas não é regra”, indica. O professor Carlos Bahia, 61, não achou que estivesse com covid quando teve os primeiros sintomas da doença, na semana passada. O quadro foi similar ao de rinite alérgica e durou poucos dias.

“Eu sou portador de rinite alérgico crônica e comecei a tratar os sintomas de uma forma profilática, com orientação médica, que já faço há muitos anos. Achei que fosse um processo alérgico porque eu tinha mexido em coisas guardadas com poeira e mofo em casa”, conta Carlos Bahia, que se vacinou com todas as doses disponíveis contra a covid.

Depois de enfrentar os sintomas durante o final de semana, o professor lembrou do teste caseiro para a covid-19 que tinha em casa. O diagnóstico foi positivo e Carlos ficou em isolamento até que completasse sete dias desde o início dos sintomas. O aumento de casos de covid-19 não ocorre apenas no estado. Durante os Jogos Olímpicos de Paris, atletas australianos foram diagnosticados com a doença. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também anunciou que estava com covid em julho.

A vacina Spykevax, da farmacêutica Moderna, é a mais atualizada contra a covid-19 disponível nos postos de saúde da Bahia. Ela é indicada para grupos prioritários que se imunizaram há, no mínimo, três meses.

A vacina é recomendada para grupos que possuem mais chances de desenvolver complicações da doença: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas e com comorbidades. Quem nunca se vacinou contra a covid-19 também pode receber o imunizante, que protege contra a subvariante XBB da ômicron.

Fonte:Correio
()
07
Ago/24

Lei Maria da Penha completa 18 anos, mas violência contra a mulher segue crescendo no país

Número de denúncias no disque 180 no primeiro semestre de 2024 cresceu 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Especialistas reforçam a necessidade de reeducação em relação ao machismo e de reduzir a desigualdade de gênero.

A Lei Maria da Penha, considerada um marco na defesa dos direitos das mulheres, completa 18 anos nesta quarta-feira (7).

Apesar dos avanços na legislação, reconhecidos por especialistas, a opressão às mulheres ainda é um dos principais problemas sociais do país. A violência contra a mulher — na contramão de outros tipos de violência na sociedade — só vem aumentando.

🔍 A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. Ela é nomeada em homenagem à farmacêutica Maria da Penha, que sofreu tentativa de homicídio por parte de seu marido. A lei estabelece medidas para proteger as vítimas, como a criação de juizados especiais de violência doméstica, a concessão de medidas protetivas de urgência e a garantia de assistência às vítimas.
Na maioridade da Lei Maria da Penha, o g1 ouviu técnicos do governo e especialistas para buscar entender as razões pelas quais o país trata tão mal suas mulheres.

Aumento nas denúncias

Para começar a entender o cenário, estatísticas oficiais mostram que o Ligue 180, serviço do governo federal para captar denúncias de violência contra a mulher, vem registrando aumento de ocorrências ano após ano.

  • Em 2021, foram 82.872 denúncias;
  • Em 2022, foram 87.794 denúncias;
  • Em 2023, foram 114.848 denúncias.

No primeiro semestre de 2024, também já pode ser verificado um crescimento nos números em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério das Mulheres. Os números ainda serão consolidados.

Além disso, dados divulgados em julho no 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostraram números preocupantes em relação à violência contra a mulher.

Em 2023, o número de estupros no país cresceu 6,5% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 83.988 casos registrados, o que representa um estupro a cada 6 minutos no Brasil.

O número representa o maior número da série histórica, que começou em 2011, e as maiores vítimas do crime no país são meninas negras de até 13 anos.

Os dados crescem na contramão de outros índices de violência, como o de mortes violentas intencionais, que caiu em 2023.

Machismo e misoginia

Para especialistas, um dos principais fatores para o aumento da violência contra mulher são a mistura de machismo e misoginia — discurso de ódio e repulsa às mulheres e a tudo relacionado ao universo feminino.

“Eu acho que a violência vem aumentando porque na realidade a gente ainda não conseguiu chegar na origem da questão, que é o Brasil ainda ser um país extremamente machista e misógino”, afirmou a advogada especialista em questões de gênero Maíra Recchia.

Desconhecimento dos direitos
A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, atribui o crescimento da violência contra a mulher a esses fatores e também a um desconhecimento de direitos. A Lei Maria da Penha, segundo ela, não chega a todos os cantos do país.

“Nós estamos vivendo um momento de misoginia, de muito ódio. Nós estamos em um momento de polarização no Brasil, coisa que nunca existiu. E, portanto, isso é um fator que vai terminar indo para dentro de casa, seja de uma forma ou de outra.[...] O segundo fator é que a lei está completando 18 anos, mas nós não conseguimos implementá-la no Brasil inteiro”, disse a ministra em entrevista ao g1.
Um levantamento feito pelo Observatório da Mulher contra a Violência, divulgado no início deste ano, revelou que oito em cada dez mulheres se consideram mal informadas a respeito da Lei Maria da Penha.

Na tentativa de ampliar o combate à violência contra a mulher, o Ministério da Mulher lançou o novo 180. O serviço tentará ser mais célere e com maior integração com órgãos de polícia.

"Então agora nós temos as atendentes qualificadas constantemente, capacitadas para fazer esse atendimento. A gente tem uma equipe que vai tratar as denúncias que são registradas de uma forma mais célere e com os requisitos mínimos para a gente poder encaminhar para todos os órgãos de apuração", afirmou Ellen Costa, coordenadora-geral do Ligue 180.

Violência 'persistente e endêmica'

A promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo Silvia Chakian pontua que a Lei trouxe para o debate público uma forma de violência que ficou oculta durante anos.

“É possível dizer que a violência contra as mulheres é persistente, endêmica, com índices alarmantes no Brasil e no mundo, que ficou oculta entre quatro paredes por décadas, até o advento da Lei”, afirmou a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Silvia Chakian.
“Durante muito tempo a violência doméstica no Brasil foi tratada como problema privado, familiar, e não uma questão de Estado [...] Portanto, é imensa a contribuição da lei [Maria da Penha], quando quebra a tradição de tolerância e omissão do Estado, da sociedade e da própria Justiça no trato desse tipo de violência”, completou.

Ao longo dos anos a lei foi passando por atualizações. Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou mudanças para garantir que medidas protetivas de urgência fossem concedidas no momento em que a mulher fizesse a denúncia a uma autoridade policial.

A alteração busca reduzir um problema quando o assunto é violência contra mulher: o medo de denunciar.

“Eu acho que as mulheres estão denunciando mais, eu acho que elas estão mais fortalecidas, acho que sim, existe um aumento da violência, mas os índices ainda são muito abaixo do que de fato acontece, muitas não denunciam”, disse a advogada Maíra.

Obrigação de reduzir a desigualdade de gênero

A redução da desigualdade de gênero e a necessidade de ampliar o debate em torno do tema são apontados por especialistas como as principais medidas para solucionar o problema a longo prazo.

“O que é importante? Que a gente também faça a reeducação dos agressores, por qual razão? Se a gente apenas afasta aquele agressor daquele núcleo familiar, quando a gente está falando de violência doméstica, via de regra ele vai reproduzir esse comportamento agressivo com outras pessoas, então, com outros núcleos [...] Isso é fundamental para que a gente consiga avançar e diminuir esses índices absurdos de violência contra a mulher”, disse a advogada Maíra.

“Se a violência contra a mulher é um fenômeno social, que impacta milhares de meninas e mulheres no nosso país, não há mais como conceber qualquer tipo de alienação masculina. Como se diz popularmente, aquele que é parte do problema, exige-se que também seja parte da solução”, afirmou a promotora Silvia.

Fonte:G1
()