11
Abr/13 |
TIRA DÚVIDAS PET |
OTITE PARTE I – FIQUE ATENTO!
O QUE É? OTITE É UMA INFLAMAÇÃO AGUDA OU CRÔNICA DO CONDUTO AUDITIVO QUE GERA UM IMENSO DESCONFORTO, COMUM EM CÃES E COM MENOR OCORRÊNCIA EM GATOS.
QUAIS SÃO AS CAUSAS? HÁ NUMEROSAS CAUSAS, ENTRE ELAS: FATORES AMBIENTAIS COMO UMIDADE E ALTAS TEMPERATURAS, HIGIENE INADEQUADA, INFECCIOSAS - CAUSADAS POR BACTÉRIAS OU FUNGOS, PARASITÁRIAS - CAUSADAS POR ÁCAROS (SARNA OTODÉCICA, POR EXEMPLO); SEBORRÉIA (EXCESSO DE PRODUÇÃO DE CERA QUE LEVA A PROLIFERAÇÃO DE MICROORGANISMOS), ALERGIAS OU POR PREDISPOSIÇÃO DA RAÇA, PRINCIPALMENTE EM ANIMAIS COM ORELHAS COMPRIDAS E COM MUITO PELO.
QUAIS SÃO OS SINAIS QUE PODEM SER IDENTIFICADOS PELO PROPRIETÁRIO EM CASA? OBSERVAR O ANIMAL COÇANDO COM AS PATAS E CHACOALHANDO MUITO A CABEÇA SÃO SINAIS IMPORTANTES. MUITAS VEZES É POSSÍVEL OBSERVAR SECREÇÃO E ODOR FÉTIDO, VERMELHIDÃO NO CANAL AUDITIVO, FEBRE, INQUIETUDE E PERDA DE APETITE. PORÉM, FIQUE ATENTO, POIS OTITES MÉDIAS POSSUEM SINAIS BEM DISTINTOS (QUE PODEM SER INCLUSIVE NEUROLÓGICOS) E OTITES INTERNAS RARAMENTE REVELAM SINAIS!
AINDA NESTA SEMANA FALAREMOS DA IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ADEQUADO E COMO PREVENIR!