Notícias

25
Dez/24

Acuado pelo dólar, PT acelera “disputa da narrativa”

Confrontados pela perspectiva de caos na economia, petistas simplesmente mentem para tentar livrar Lula da responsabilidade pelo desarranjo nas contas públicas

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, convocou os aliados a “fazer disputa da narrativa” durante seminário promovido pelo PT no início de dezembro. O resultado pode ser visto nas redes sociais do partido.

Confrontados pela perspectiva de caos na economia brasileira, sinalizada pela alta histórica do dólar, os petistas simplesmente mentem para tentar livrar Lula da responsabilidade pelo desarranjo nas contas públicas.

“O Mercado Financeiro fica nervoso porque Lula cuida do povo!”, diz postagem do PT no X nesta quarta-feira, 25 de dezembro.

Isso mesmo depois de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para comandar o Banco Central, dizer que “não é correto tentar tratar o mercado como um bloco monolítico”.

Sorte para quem?

No domingo, 22, o partido publicou um meme do “Lula da sorte” (foto), para dizer que “o que alguns chamam de sorte, outros chamam de trabalho” e que “sempre que ele vira presidente, a economia melhora”.

A postagem recebeu uma checagem da comunidade do X:

“No 3° mandato de Lula, a economia não vai bem. O quadro fiscal é preocupante e vem causando juros altos, inflação e perda do poder de compra do brasileiro com o avanço do dólar, cotado nessa data em 6,20. Há também uma importante fuga de capitais na bolsa de valores"

Haddad x Campos Neto

Mas a fake news mais sem-vergonha contada pelo partido nos últimos dias foi a postagem que comparou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Roberto Campos Neto, que está deixando o comando do Banco Central.

“Enquanto o outro lado destrói a economia do Brasil, nós lutamos para reconstruí-la!”, diz mensagem do partido, que expõe Haddad com a inscrição “isenção de imposto para quem recebe até R$ 5.000” e descreve Campos Neto como “milionário que deixou o dólar atingir alta histórica de R$ 6”.

“milionário” foi responsável, junto com diretores do BC indicados por Lula, por segurar o dólar nos últimos dias, com a maior intervenção na moeda estrangeira desde 1999. Mas a moeda americana já voltou a subir, porque só quem pode segurá-la de fato é quem a fez disparar: o governo Lula.

Foi Lula

Ao contrário do que diz o PT, a cotação do dólar começou a disparar em 27 de novembro, exatamente por causa dessa celebrada promessa de isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.

Enquanto todos esperavam uma sinalização de que o governo Lula cumpriria a promessa de responsabilidade fiscal e se esforçaria para cumprir o arcabouço com o qual se comprometeu, o ministro sinalizou exatamente o contrário, com uma promessa para 2026.

Restou ao PT, que alega tanto combater fake news, contar mentiras para tentar esconder os próprios erros. O “Lula da sorte” é o azar do Brasil.

Fonte:O ANTAGONISTA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades