Na manhã de segunda-feira, 9, por volta das 9, as guarnições de serviço do 3° Pelotão/Barra, PETO e Operação Opará, em diligência continuada a fim de realizar a prisão do autor dos dois homicídios ocorridos na cidade de Barra, no último domingo, através de denúncias de populares acerca de que um homem que tentava tomar veículos em assalto próximo à comunidade do Estreito, BA-161, zona rural do mesmo município.
A guarnição ao chegar no local, de posse das informações, se depararam com o homem armado, foi dada a voz de parada, contudo este efetuou disparos contra as equipes, no confronto, foi verificado o indivíduo caído ao solo, tendo em uma das mãos uma arma de fogo e uma sacola plástica contendo uma erva esverdeada análoga à maconha.
Foi prestado o socorro, encaminhando-o até o hospital Ana Mariana, contudo o mesmo veio a óbito, atestado pela médica plantonista. Ao chegar na Delegacia Territorial de Barra, durante apresentação do material apreendido, o resistente de 28 anos, foi identificado e constatado em seu desfavor um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas. Ainda foi identificado como autor do duplo homicídio.
Material Apreendido:
01 Revolver calibre.38, numeração suprimida;
05 Munições Cal.38 deflagradas;
01 Munição Cal.38 intacta;
Uma porção de substância análoga à maconha.
No sábado, 7, a CIPRv/Barreiras, recuperou uma motocicleta Honda CG, com sinais identificadores adulterados na zona rural de Riachão das Neves.
O condutor não foi localizado e a motocicleta encaminhada para a delegacia de polícia.
O monitoramento e o uso sustentável dos recursos hídricos do oeste da Bahia voltaram a entrar na pauta do debate dos setores produtivo e ambiental. Nesta quinta-feira (5), na capital baiana, os produtores rurais, por meio das associações Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), proporcionaram uma nova fase de apresentação dos resultados do projeto, desta vez, aos promotores públicos do estado da Bahia e aos técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Esta também foi considerada a primeira reunião do grupo de trabalho, capitaneada pela Sema, que vai possibilitar uma integração para geração de dados consolidados sobre a Gestão dos Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos no oeste da Bahia. Executores da pesquisa de monitoramento no oeste, os pesquisadores das universidades federais de Viçosa (UFV) e do Rio de Janeiro (UFRJ), Everardo Mantovani, Marcos Heli, Michel Castro e Gerson Cardoso, levaram os resultados dos monitoramentos do regime de chuvas e das águas superficiais e subterrâneas do Aquífero Urucuia.
Desde o início dos trabalhos, há cerca de sete anos, ainda quando era presidente da Aiba, o produtor rural e conselheiro da Abapa, Júlio Cézar Busato, tem se envolvido na iniciativa, que entra agora nesta nova etapa do monitoramento com a parceria do Governo do Estado. “Este é o momento de unir forças e agir, por isso, nós produtores estamos aqui com os pesquisadores e técnicos envolvidos diretamente nestes estudos para dialogar e estabelecer as parcerias com o Ministério Público e órgãos ambientais para avançar no monitoramento, que será fundamental para estimular as políticas públicas de melhor gestão e uso dos recursos hídricos”, afirma.
Cooperação – Dentro do convênio de cooperação técnica já firmado entre a Sema, Inema, Aiba e UFV, foi estabelecida a proposta de atualização do plano de trabalho para o próximo ano, a maior periodicidade dos encontros técnicos visando avançar nas próximas etapas do projeto de monitoramento dos recursos hídricos, que se concentrarão na instalação de estações pluviométricas e fluviométrica para medir os índices de precipitação de chuvas e os níveis dos rios da região. O Inema apresentou a estrutura de monitoramento do estado, reforçando a importância da ampliação da infraestrutura na região.
A diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, defende a gestão integrada dos dados coletados sobre os recursos hídricos da região, que deve ser disponibilizada em portal eletrônico, evidenciando o trabalho já desenvolvido pelo órgão na disponibilização dos dados hidrológicos do estado. “É muito importante este convênio de cooperação para aumentar a estrutura de monitoramento e que esses dados a serem divulgados em um portal como forma de gerar mais transparência e credibilidade e amparar novos estudos e políticas públicas”, afirma. No encontro, a Sema, representada pelo chefe de gabinete, André Ferraro, também acredita na parceria com o setor produtivo para ampliar e modernizar a rede hidrológica e o fornecimento de dados para melhor gerenciamento e monitoramento das águas no oeste.
Diálogo – Com a participação dos promotores, Augusto Matos, Eduardo Bittencourt e Luciana Khoury, a segunda etapa de apresentações do projeto se aprofundou na importância da fiscalização e do diálogo na gestão dos recursos hídricos, reforçando a necessidade de um manejo sustentável para enfrentar desafios, como a escassez hídrica. O encontro, segundo os presentes, foi considerado um marco na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a preservação ambiental e o equilíbrio do desenvolvimento no estado.
Além de Júlio Busato, a Abapa foi representada pela vice-presidente, Alessandra Zanotto Costa, que assumirá a entidade no biênio 2025/26. “Estes dois encontros, com os órgãos ambientais e com o Ministério Público, demonstram o quanto nós produtores contribuímos com pesquisas sérias e dados confiáveis sobre tudo o que cerca o nosso negócio. Júlio Busato, que na época como presidente da Abapa, plantou essa semente, hoje fundamental para que possamos sentar e ampliar o debate, amparados em bases sólidas, sobre o uso sustentável dos recursos hídricos da nossa região”, afirma.
Também participaram do evento, o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, e o vice-presidente, Moisés Schmidt, também executores do projeto do estudo do potencial hídrico do oeste da Bahia, inspirado em Nebraska, nos Estados Unidos, um grande pólo agrícola, considerado um modelo de gestão dos recursos hídricos compatibilizado com o uso na agricultura. Entusiasta e defensor do projeto, o deputado estadual, Eduardo Salles, acompanhou a comitiva na articulação entre o setor produtivo e o poder público.
Pela Aiba, também acompanharam os encontros a gerente de sustentabilidade da entidade, Éneas Porto; a especialista em recursos hídricos da Aiba, Glaucia Araújo e as analistas ambientais, Raquel Paiva e Lívia Ribeiro. Pela Abapa, o gerente executivo, Gustavo Prado, e a coordenadora de sustentabilidade, Yanna Costa.
Presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR)
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela atuação em questões legislativas, especialmente em relação ao projeto de lei que trata do marco temporal para a demarcação de terras indígenas.
Lupion questionou o que chamou de “ingerência” do STF nos assuntos do Congresso Nacional, destacando a importância do respeito às atribuições de cada Poder.
O deputado afirmou que o Congresso tem maioria para definir o tema e que, se necessário, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) será apresentada.
Além disso, Lupion anunciou que a FPA apoiará a candidatura do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência do Senado. A FPA já anunciou apoio ao deputado federal Hugo Motta (Rep-PB), para presidir a Câmara.
Lupion também declarou que a bancada manterá uma postura de oposição ao governo Lula (PT) quando necessário, mas estará disposta a reconhecer e apoiar as ações do governo que sejam favoráveis ao setor agropecuário.
O parlamentar citou como exemplo a atuação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, no enfrentamento da crise envolvendo a indústria de carnes e o Grupo Carrefour.
A FPA representa os interesses dos proprietários rurais no Congresso Nacional e tem sido uma das principais forças políticas do setor agropecuário brasileiro.
09
Dez/24 |
Após compartilhamento de informações com a GCM; PM de LEM prende suspeito de tráfico de drogas |
Na manhã desta segunda-feira, 9, uma guarnição da 85ª CIPM prendeu em flagrante um homem por tráfico e apreendeu grande quantidade de droga. A ação aconteceu no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães, após compartilhamento de informações entre a Unidade e a Guarda Civil Municipal de LEM.
No local a guarnição policial prendeu em flagrante um homem de 20 anos que trazia consigo diversas porções de maconha totalizando 867 gramas da droga além de dois aparelhos celulares, balança de precisão e uma corrente dourada.
Todo material apreendido e o homem foram apresentados na delegacia de polícia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
A Neoenergia Coelba segue empenhada no combate às ocupações irregulares das operadoras de telefonia e internet nos postes da distribuidora. Em mais uma iniciativa, a distribuidora deu início, nesta segunda-feira (9), à megaoperação “Rede Legal”, que tem como objetivo promover a regularização das empresas que atuam sem autorização no estado. Em paralelo, um efetivo com mais de 50 profissionais estará dedicado à remoção dos cabos e equipamentos irregulares. A ação acontece até a próxima sexta-feira (13) de maneira simultânea em seis cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Camaçari, Ilhéus e Barreiras.
A escolha dos municípios onde a ação está ocorrendo foi feita com base na quantidade de operadoras que atuam de maneira irregular nas cidades. Durante toda a Operação Rede Legal, profissionais da concessionária estarão nos municípios, acompanhando a ação, para orientar e facilitar o processo de regularização.
“Estimamos que 91% das empresas da Bahia estão irregulares e para mudar este cenário desenvolvemos a Operação Rede Legal. Os postes são compartilhados com as empresas de telefonia e internet por meio de contratos que definem os critérios de utilização das estruturas. Estes contratos buscam garantir que os equipamentos sigam as normas técnicas e de segurança, evitando situações como o emaranhado de fios ou chamas em cabos,”, explicou Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.
Além de buscar a regularização das empresas, o foco da Operação Rede Legal é remover os cabos e equipamentos que estão instalados irregularmente nos postes da distribuidora. Para isso, a Neoenergia Coelba reforçou a quantidade de equipes dedicadas exclusivamente à remoção dos fios de telecomunicações. No total, mais de 50 técnicos e eletricistas estarão em campo durante a semana realizando as remoções.
É importante destacar que, conforme resoluções conjuntas da Aneel, Anatel e ANP, a responsabilidade pela manutenção dos cabos de telefonia e internet cabe às operadoras, que são as proprietárias da fiação. Estas ações realizadas pela Neoenergia Coelba buscam corrigir o que não é realizado por essas empresas. Em 2024, mais de 310 toneladas de cabos foram removidas pela distribuidora na Bahia.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
09
Dez/24 |
Vai viajar? Vá de CATEDRAL! |
No domingo (8), a comunidade de Mucambo de Cima foi palco da grande final do campeonato Ruralzão 2024, e o time do Bezerro sagrou-se campeão após vencer o Mucambo de Cima por 2 a 1. O título foi conquistado após uma decisão equilibrada: o jogo de ida havia terminado empatado em 0 a 0, deixando todas as emoções para a partida de volta.
Iniciado no dia 14 de setembro, o Ruralzão 2024 reuniu 715 atletas, 24 equipes e movimentou 41 partidas, com um total de 98 gols marcados. A iniciativa da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, em parceria com a Liga Desportiva Barreirense, levou, para prestigiar a final, além de uma grande torcida, o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues, o presidente da Liga Desportiva Barreirense, Regis Santos, o secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Lucas Quirino e demais integrantes da secretaria.
“O mais importante deste campeonato foi a integração e a festa nas comunidades. Todos os jogos levaram um grande público para torcer e incentivar os atletas, fortalecendo o campeonato e o esporte na zona rural”, destacou Lucas Quirino.
Além do título, a equipe do Bezerro recebeu R$ 6 mil, troféu e medalhas. O vice-campeão, Mucambo de Cima, foi premiado com R$ 4 mil, troféu e medalhas. Também foram reconhecidos os destaques individuais do torneio: Rafael Alcântara (Mucambo de Cima) e Carlos Alberto (Alto da Bela Vista) dividiram a artilharia, com R$ 200 e troféu para cada um. O prêmio de revelação foi para Weder (Mucambo de Cima), enquanto Jonathan (Bezerro) foi eleito o atleta destaque, e Davi Douglas (Mucambo de Cima) foi o goleiro menos vazado.
Regis Santos, presidente da Liga Desportiva Barreirense, comemorou o sucesso do evento. “A aliança firmada entre a Liga e a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer foi fundamental, mais uma vez, para realizar essa que foi a maior edição dos campeonatos rurais”. Para sediar os jogos, foram utilizadas 17 praças esportivas em comunidades rurais de Barreiras, consolidando o campeonato como um dos principais eventos esportivos da região.
Na noite de domingo, por volta das 20h, ocorreu um acidente de trânsito na localidade de Barrocão em Barreiras, deixando uma vítima fatal.
O barreirense Alexandre dos Santos da Silva, de 16 anos, estava a bordo de uma bicicleta, quando foi atingido por uma veículo GM Cruze. O ciclista acabou vindo a óbito.
Uma equipe do SAMU foi a o local. A PM registrou o caso e o corpo após perícia técnica, foi removido para o IML de Barreiras.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensificou na semana passada, o trabalho de combate à dengue, em pontos estratégicos da cidade. A ação realizada por agentes de combate às endemias segue até a próxima quarta-feira (11), e vai percorrer 27 estabelecimentos, nos bairros Jardim Imperial, Campos Elíseos, Centro, Jardim Primavera e Boa Vista.
A visita aos locais é importante para a identificação de criadouros do Aedes aegypti, e posterior tratamento, e para a eliminação de mosquitos adultos com a utilização de inseticida, evitando assim a proliferação da doença.
Pontos estratégicos são imóveis não residenciais, onde há grande concentração de depósito preferencial para a desova do mosquito, a exemplo de borracharias, oficinas mecânicas, depósitos de sucatas, materiais de construção, floriculturas, garagens de transportadoras, dentre outros.
A 33ª edição da Fenagro, realizada em Salvador, foi palco de uma importante reunião do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), que definiu os projetos prioritários para o setor agropecuário da Bahia em 2025, que serão coordenados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Durante o encontro, realizado no estande da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), foi anunciado um investimento de R$ 49 milhões, destinado a ações estratégicas que visam fortalecer a infraestrutura, modernizar processos produtivos e promover o desenvolvimento sustentável no oeste baiano.
O secretário da Seagri, Wallison Torres (Tum), enfatizou a importância da parceria entre o governo e os produtores rurais, destacando que essa colaboração é essencial para o desenvolvimento sustentável da agropecuária regional. “Aprovamos projetos essenciais para o Oeste da Bahia, encerrando o ano com muito otimismo e planejamento para 2025. Essa colaboração entre estado e iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento do setor,” afirmou.
Os recursos contemplarão três frentes principais: a melhoria da infraestrutura logística para escoamento da produção, a modernização tecnológica como meio de ampliar a competitividade e a implementação de ações que integrem avanços socioeconômicos e ambientais. Entre os projetos aprovados estão a intensificação da defesa sanitária vegetal, programas fitossanitários para culturas como soja e milho, a pavimentação de estradas vicinais, a recuperação de nascentes e áreas de preservação permanente, além de iniciativas voltadas à capacitação profissional e à regularização ambiental.
O presidente da Aiba e do Prodeagro, Odacil Ranzi, e o vice-presidente, Moisés Schmidt, participaram do encontro. “Essa reunião foi fundamental para definir as próximas ações e investimentos do Prodeagro, sem esquecer de reconhecer os muitos projetos já realizados em toda a região Oeste.
Então, nós estamos assim, todo mundo de mãos dadas, governo e iniciativa privada, para o bem comum, para o desenvolvimento da agricultura sustentável do Oeste baiano”, destacou o presidente da Aiba e do Prodeagro, Odacil Ranzi.
Com essa definição de investimentos e projetos, o Prodeagro reafirma seu compromisso com a modernização e sustentabilidade da agropecuária no Oeste da Bahia. Também participaram da reunião a vice-presidente da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Alessandro Zanoto, e a vice-presidente da Fundação Bahia, Zirlene Pinheiro, que são membros do Conselho Gestor do Prodeagro, além de representantes das secretarias estaduais de Agricultura (Seagri) e de Infraestrutura (Seinfra).
No início de manhã desta segunda-feira, 9, por volta das 6h10, a RONDESP CPR-Oeste, prendeu indivíduo com drogas e arma de fogo no Residencial São Francisco, em Barreiras.
Após receberem informações sobre um homem que estaria portando uma arma de fogo, um homem com uma pistola na região da cintura, por fora da camisa. O homem, ao perceber a presença da polícia, correu para num apartamento, tendo sido acompanhado pelo efetivo policial até a captura.
Além de uma pistola com 15 munições no carregador e uma na câmara, foi encontrada ao lado do indivíduo uma bolsa azul contendo materiais ilícitos, tendo o mesmo homem assumido a propriedade desse material. Portanto, o homem e todo material foram apresentados na central de flagrantes de Barreiras.
Material apreendido:
✅ 1 PT 938 inox, calibre 380,1 carregador;
✅48 munições de cal. 380;
✅ 15 trouxinhas de substância análoga à cocaína;
✅ 2 porções de substância análoga à maconha;
✅1 balança de precisão;
✅1 estilete.
O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, atualmente é referência na região em oferta de serviços de alta complexidade em Ortopedia, a exemplo de cirurgias do trauma ( fraturas em geral) serviço de cirurgia da mão, quadril e joelho. Somente no campo ortopédico, o complexo hospitalar realiza anualmente cerca de 10 mil intervenções, entre atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas e de urgência, tudo através do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É um serviço realmente diferenciado, com profissionais altamente gabaritados, alguns egressos do nosso serviço de residência médica em ortopedia. Chegamos a taxas de resolutividade que ultrapassam 80%. Nossa unidade dispõe de 35 leitos, além de profissionais especialistas. Aliado a isso, tempos um baixíssimo índice de contrarreferência tentando assim manter nosso alto índice resolução aqui na região oeste. Quase não enviamos pacientes para outras unidades, pois realizamos todas as cirurgias do trauma que chegam ao hospital”, ressalta o médico Felipe Sodré, coordenador médico da Ortopedia do HO.
Graças a estrutura implantada, a unidade tem condições de atender a população em casos diversos, a exemplo de cirurgias com fraturas expostas; cirurgia de quadril e acetábulo (artroplastia, remoção ou substituição de parte da articulação do quadril ou do fêmur por uma prótese); procedimentos em membros superiores e inferiores ( hastes intramedular, anterógrada e retrógrada, placas com técnicas minimamente invasiva, ou intervenções que necessitem de osteossíntese (união das extremidades de um osso fraturado com dispositivos mecânicos) por meio de placa, parafuso, haste ou cimento ósseo.
O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras divulga as vagas de agente de portaria, auxiliar de farmácia, auxiliar de manutenção, auxiliar de serviços gerais, bolsista de enfermagem, bolsista em fisioterapia, bolsista técnico de enfermagem, bolsista técnico em eletrônica, copeira, enfermeiro oncológico, fisioterapeuta, maqueiro, operador de máquina de lavar, pintor e técnico em laboratório.
Todas vagas são disponíveis também para Pessoas com Deficiência (PCD). Os interessados devem enviar o currículo para c[email protected]
Toyota SW4 2019 (Consulte condições especiais)
RAMPAGE 2.0 HURRICANE 4 TURBO R/T
2023/2024
R$ 239.900,00
Montana 1.2 turbo lt manual
24/24
Km 7.745
(Consulte condições especiais)
Montana ltz 1.2 turbo aut
23/34
Km 13004
(Consulte condições especiais)
TRAILBLAZER PREMIER 2.8 AUT
22/23
KM 38.811
(Consulte condições especiais)
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
09
Dez/24 |
Barra: Suspeito de matar dois homens e ferir terceiro a tiros durante briga de bar é preso |
O homem suspeito de cometer o ataque a tiros que matou dois homens e deixou um terceiro ferido em um bar, na cidade de Barra, no oeste da Bahia, foi preso neste domingo (8), dois dias após o crime. A informação foi divulgada pela Polícia Civil (PC), que busca um segundo envolvido no assassinato.
O crime aconteceu na noite de sexta-feira (6), no centro do município, após uma discussão entre o suspeito e dois amigos colombianos. Eles eram os alvos dos tiros, mas um outro homem foi atingido por uma bala perdida e morreu. O segundo óbito é de um dos amigos. O outro segue internado, porém não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Segundo a polícia, o homem apontado como principal suspeito do crime foi localizado na localidade de Barra do Rio Grande, também no município, com a ajuda de policiais militares. Ele foi levado para o sistema prisional, onde segue à disposição da Justiça. As identidades do suspeito e do comparsa não foram divulgadas. O caso está com a Delegacia Territorial de Ibotirama.
Relembre o caso
O colombiano Daniel Arturo Giraldo Villa, de 31 anos, contou para policiais militares que estava no no bar com o amigo de mesma nacionalidade, identificado como Juan Camilo Ballesteros Agudelo, de 25 anos, quando ele começou a discutir com o suspeito. O motivo da briga não foi divulgado.
No meio da confusão, o homem sacou uma arma e começou a atirar contra os dois. Daniel foi atingido em uma das pernas e Juan no tórax. Neste momento, Afrânio Rabelo dos Santos, de 43 anos, que estava sentado atrás dos amigos, também foi baleado no abdômen. Após a ação, o atirador fugiu.
As vítimas foram socorridas e levadas para um hospital da cidade, mas Juan e Afrânio não resistiram. Os corpos deles foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, para necropsia. Não há detalhes sobre os velórios e os sepultamentos dos dois.
Pesar
Nas redes sociais, o bar onde aconteceu o crime compartilhou notas de pesar, se solidarizando com os amigos e familiares das vítimas.
"Nossos corações estão com os familiares e amigos neste momento de dor. Que Deus conceda força e consolo a todos", diz um trecho de uma das notas.
Em outro posicionamento, o estabelecimento descreve o comportamento de Afrânio e também decreta luto de cinco dias.
"Afrânio Rabelo, era uma pessoa alegre e extrovertida que sempre trouxe alegria a todos ao seu redor. Sua partida deixa um legado de carinho e amizades. Afrânio deixará saudades a todos. Nossos sentimentos".
Na madrugada de domingo, 8, por volta da 0h50, a 85ª CIPM, registrou um homicídio, na rua Cafarnaum, no bairro Santa Cruz, em LEM.
A PM foi acionada para averiguar uma denúncia de disparo de arma de fogo, que resultou em um indivíduo alvejado, identificado por Alfredo Eduardo Ferreira Neto, de 27 anos, que estava caído ao solo com três perfurações.
Os suspeitos da autoriza, são dois indivíduos a bordo de uma motocicleta Honda Pop 100, de cor branca, evadindo em seguida. Foi solicitado o SAMU, que compareceu e o médico, atestou o óbito.
Em consulta aos portais policiais disponíveis, foi verificado que o mesmo responde a um processo por roubo, crime ocorrido no ano 2023.
O fim de semana em Feira de Santana foi marcado por quatro homicídios nos bairros Asa Branca, Calumbi e Gabriela, entre o sábado (7) e o domingo (8).
Entre as vítimas está Cauã Oliveira Silva Pinheiro, de 19 anos, que foi assassinado com vários tiros por volta das 20h40 de domingo. O corpo foi encontrado em um terreno baldio na Rua Maria São Pedro, no bairro Asa Branca. Os tiros o atingiram as costas, nádegas, coxas, cabeça e tórax. Conforme informações obtidas pelo Acorda Cidade junto a polícia, a vítima foi agredida no dia anterior.
Pela manhã, por volta das 6h de domingo, foi assassinado a tiros, Anderson da Silva Ferreira, conhecido como Sushi, de 18 anos. O corpo dele foi encontrado na calçada de uma residência na Rua Bel, próximo à Estrada de Jaguara, no bairro Asa Branca. Segundo a proprietária da casa, o corpo foi deixado no local e ela cobriu com um lençol até a chegada da polícia.
Já no sábado, por volta das 22h30, Jefferson Santos de Assis, conhecido como Califa, de 26 anos, foi assassinado a tiros em frente a um depósito de bebidas no conjunto Feira IX, bairro Calumbi. Os tiros atingiram os braços, a coxa e o fêmur. De acordo com informações da polícia ao Acorda Cidade, populares informaram que os atiradores estavam a bordo de uma motocicleta XRE.
No bairro Gabriela, Rodrigo Silva Santos, 30 anos, foi morto a tiros por volta das 13h30 de sábado. Ele estava na Rua Água Boa, quando foi alvejado. Não foram divulgados detalhes sobre este assassinato.
Os assassinatos serão investigados pela Delegacia de Homicídios. Os corpos foram necropsiados no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
09
Dez/24 |
PM suspeito de matar adolescente e atirar contra jovem em Salvador se apresenta em delegacia |
O policial militar Marlon da Silva Oliveira, suspeito de matar um adolescente e atirar contra um jovem, em Salvador, se apresentou no Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP), na noite de domingo (8). Ele foi transferido para a Corregedoria da Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (9), onde deve ser ouvido.
A Justiça decretou a prisão preventiva dele na sexta-feira (6), e, desde então, ele era considerado foragido. A informação foi confirmada pela delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, nesta segunda-feira (9).
"Foi muito importante a prisão dele, porque nós já estávamos investigando desde que tomamos conhecimento do fato. Desde a segunda-feira, que a polícia judiciária requereu ao pode judiciário a decretação dessa prisão, até em razão dos vídeos, mas principalmente pela importância do interrogatório", disse a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito.
"Nós precisamos trazer aos autos a versão do PM, entender o que aconteceu, o que ele alega... Então vamos interrogá-lo hoje, durante o dia, para que possamos confrontar as inúmeras possibilidades que foram levantadas", pontuou.
O crime ocorreu na madrugada do domingo (1º), no bairro de Ondina. Um vídeo mostra o momento em que Marlon rendeu Gabriel Santos Costa, de 17 anos, e Haziel Martins Costa, 19, xingou e agrediu os dois. O PM disparou mais de 10 tiros contra as vítimas. [Veja no vídeo abaixo]
Gabriel morreu na hora. Já Haziel foi levado para uma unidade de saúde, onde até esta segunda-feira (9) permanecia internado. O jovem foi atingido no abdômen, braço e antebraço. De acordo com a mãe dele, Kelly Martins, o estado de saúde do rapaz é grave.
De acordo com a delegada Heloísa Campos Brito, o vídeo vai passar por uma perícia, para confirmar que não passou por um processo de edição.
"É importante termos a lisura daquele vídeo, termos certeza que não houve nenhum tipo de montagem. A partir daí, saber a explicação, o argumento que o policial militar apresenta para a atitude dele no local do fato".
Antes de ser preso, Marlon chegou a prestar depoimento, onde admitiu ter atirado contra os meninos, mas disse que agiu em legítima defesa. De acordo com ele, os dois tentavam assaltá-lo.
A Polícia Civil, no entanto, não aceitou essa justificativa. O caso ainda está em investigação.