Notícias

31
Mar/25

Ação conjunta entre Prefeitura de Barreiras e Associação da Comunidade Palmeiras homenageia as mulheres com oferta de serviços sociais, saúde e agricultura

No sábado (29) de março, a comunidade de Palmeiras, no Rio Branco, recebeu uma importante ação social em homenagem ao Mês da Mulher. O evento foi organizado pela Associação de Moradores da Comunidade de Palmeiras (Amcp) e a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura e Tecnologia e a Secretaria de Assistência Social e Trabalho. A ação contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira e de diversas autoridades municipais, incluindo a secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, o secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto, a secretária da Saúde, Larissa Barbosa, o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, e o secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, Bruno Castro.

A iniciativa ofereceu uma ampla gama de serviços à população. A equipe da Unidade Básica de Saúde Hans Werner esteve presente realizando exames preventivos, aplicação de vacinas contra febre amarela, tríplice viral, hepatite B e Covid-19, além de atendimento odontológico e consultas com o médico clínico geral. Testes rápidos para HIV, hepatite B e sífilis também foram disponibilizados para a comunidade.

Além dos atendimentos na área da saúde, outras secretarias desempenharam um papel fundamental na ação, como a  Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras III), que ofertou serviços como Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Cadastro do Programa Bolsa Família, inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, emissão da Carteira do Idoso e ID Jovem, orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e inscrição no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Lidiane Matos, coordenadora do CRAS III, ressaltou a importância de levar serviços essenciais às comunidades mais distantes, destacando que a dificuldade de deslocamento até a cidade pode dificultar o acesso a direitos fundamentais. Segundo ela, a iniciativa foi fundamental para garantir informação e suporte à população local.

Já a Secretaria de Agricultura e Tecnologia promoveu um curso voltado à compostagem doméstica, destacando sua relevância para a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar. “Não precisamos mostrar hoje aqui como fazer uma horta, pois todos aqui sabem fazer bem, mas iremos conversar, como podemos transformar os restos de alimentos em adubo para a terra. Muitas vezes, esses resíduos são descartados como lixo, mas podem ser reaproveitados para nutrir a produção de alimentos em casa”, destacou o secretário Joaquim Neto.

A tesoureira da Amcp, Rosemeire Barreto, destacou o compromisso da associação em promover melhorias para a comunidade. “Nosso objetivo é movimentar, mostrar que podemos sempre mais. Quando nos organizamos, conseguimos concretizar nossos objetivos coletivamente e trazer avanços significativos para os moradores. Essa ação é apenas o início de uma grande trajetória”, afirmou. E o presidente da associação, Vanderlei Oliveira, enfatizou o papel da associação na representação dos interesses dos moradores, reforçando a importância da união entre governo municipal e moradores para a promoção do bem-estar social e avanço da qualidade de vida na região. Para ele, estar organizado e articulado é essencial para conquistar melhorias. “Nosso papel é garantir que a comunidade tenha voz e consiga avançar em suas demandas. Quando nos unimos, conseguimos trazer mais benefícios para todos”, declarou.

“Estas ações sociais são essenciais para ampliar o acesso da população rural a serviços essenciais, promovendo bem-estar e desenvolvimento local”, destacou Dona Maria Silva, uma das moradoras atendidas, ressaltando a relevância da iniciativa e afirmando que muitas mulheres, não conseguem ir até a cidade para acessar esses serviços e que a presença das equipes na comunidade faz toda a diferença.

O prefeito Otoniel Teixeira, fez questão de participar do evento e falou da importância de ações descentralizadas como esta, que leva os serviços para mais próximo da população. “Hoje estamos aqui com o nosso secretariado, para reafirmar nosso compromisso em apoiar e trabalhar em parceria também com as comunidades rurais. Nossa missão é cuidar da mulher, das famílias e do agricultor familiar. A Comunidade de Palmeiras é centenária, e nós conhecemos cada casa e seus moradores, por isso estamos trabalhando para acelerar junto a Coelba uma das principais demandas da comunidade, que é a energia elétrica, e estamos confiantes que, em breve, vamos celebrar essa conquista juntos. Parabéns ao presidente Vanderlei Marques e seus associados por essa importante iniciativa em homenagem às mulheres”, afirmou o prefeito.

Fonte:DIRCOM, prefeitura de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades