04
Dez/12 |
Barreiras: I Ciclo de Debates de Antropologia Jurídica, com o tema violência |
I Ciclo de Debates de Antropologia Jurídica, com os alunos do 1º ano do curso de Direito da Faculdade Unyahna de Barreiras, com o tema principal sobre Violência em várias camadas sociais. A coordenação do evento foi do professor, advogado, antropólogo, historiador, o Dr. Ubaracy Pereira Lima.
O evento ocorreu no Auditório da Unyahna, nos dias 12 e 19 de novembro e o término aconteceu nesta segunda-feira (03), com horário inicial às 19h.
Os temas abordados no dia 12 de novembro foram:
Violência Doméstica, com as palestrantes, a advogada Dra. Fátima Beatriz e a delegada civil, Dra. Cláudia Rosane Duarte. O outro tema foi sobre Violência Policial, com os palestrantes, o oficial de justiça e juiz de paz, Dr. Geassi Fraires Nascimento e Dr. Ronald Tavares Filho.
No dia 19 de novembro os temas abordados foram:
Violência Infanto-Juvenil, com as palestrantes, Rute Nascimento Barbosa e a psicóloga, Dra. Jacira do Conselho Tutelar. O outro tema abordado foi sobre a Violência Social Simbólica, com os palestrantes, o delegado Dr. Arnaldo Monte e o sociólogo e professor Sandro Ferreira.
No último dia do evento, 03 de dezembro o tema abordado foi: Violência Indígena, onde os acadêmicos e o professor convidaram, para se apresentar no evento, uma tribo indígena de nome Kirirí, que fica situado no município de Barreiras.
Na palestra se mostrou o quanto os indígenas têm sofrido no Brasil, mas focando no caso, a violência e história dos mesmos na região oeste da Bahia, na luta por posses de terra, entre outros assuntos.
Após o término do evento, houve um coffee break para todos os participantes.