O uso da linguagem neutra — uma forma de adaptar o português para expressões que não incluam distinção entre gênero feminino e masculino — está no centro de uma queixa policial e outras denúncias enviadas à ouvidoria e ao gabinete do vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Uma das integrantes do Centro Acadêmico Unificado da Escola de Belas Artes da Universidade (Caueba), Tatyana Mercês, afirma ser vítima de uma acusação “injusta” de transfobia por colegas de agremiação após se negar a utilizar a linguagem neutra em uma carta-convite para um evento realizado pelo Centro seguindo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Tatyana também é graduada em Letras e ocupava cargo de representação discente no Caueba como co-fundadora e participante do coletivo Canela Unificado (CaUni), organização composta por mais de 20 centros e diretórios acadêmicos, atléticas e ligas vinculadas à Ufba.
Eleita uma das diretoras do evento Canelada, criado para recepcionar os calouros de 2024, Mercês ficou responsável por redigir a carta-convite aos centros e diretórios acadêmicos. A discussão começou após ela enviar o esboço do documento em um grupo fechado do Whatsapp, dedicado a organizar o Canelada, para avaliação do texto.
Segundo ela, um dos integrantes do grupo questionou a ausência da linguagem "inclusiva/neutra". "Onde se escreve usando tod@s, todxs, todes, elu, dentre outras alterações descoordenadas de um padrão normativo", detalhou Tatyana.
A estudante retrucou os colegas. Para ela, por se tratar de um documento formal, a linguagem sugerida não cabia. "Trouxe outros pontos como o fato de ser questionável a inclusão, uma vez que dificulta o entendimento de todos, inclusive de PCDs [pessoas com deficiência] que precisam, por exemplo, de aparelhos eletrônicos para leitura. Também o fato de precisar haver consenso para que mudanças assim no idioma pudessem ser exigidas", afirmou.
A Ufba informou à reportagem que segue "o acordo ortográfico e as normas de redação do governo federal", e não possui normas ou recomendações sobre a linguagem neutra.
O Caueba emitiu nota à reportagem, em que afirma que pediu a Tatyana apenas “neutralidade” na carta, para incluir a diversidade de pessoas, como uso do termo “pessoas” – leia na íntegra mais abaixo nesta reportagem.
Vazamento da conversa
Na versão de Tatyana, o colega que levantou o questionamento, Lírio Medvedovsky, uma pessoa trans que atende pelos pronomes ele/dele e representava o Diretório Acadêmico do curso de Secretariado Executivo (Dasec) no CaUni, negou o debate, saiu do grupo e afirmou que o coletivo havia permitido transfobia.
O Dasec publicou uma nota de repúdio em que anuncia a sua "descontinuação na construção do Movimento Canela Unificado" e endossa a acusação de transfobia. "Após uma infeliz situação de desrespeito e apagamento das políticas de inclusão relacionadas à transgenereidade, o Dasec compreende que há um desgaste no movimento Canela Unificado e uma falta de real compromisso com as/os/es estudantes e suas demandas", afirma o texto.
O coordenador geral do Caueba, Rafael Moreno, se reuniu com Tatyana. De acordo com a estudante, ele concordou com a acusação de transfobia e exigiu uma retratação. Àquela altura, prints das conversas entre os colegas já tinham sido vazados. "Vazar os prints com meu nome implicou em me acusar de ter sido a pessoa transfóbica na situação", disse Tatyana.
Depois do ocorrido, houve uma reunião, na Faculdade de Direito da Ufba, em que ficou determinado que todos os documentos gerados pelo coletivo deveriam ser redigidos com a linguagem inclusiva/neutra. "Não houve debate, não houve apreciação pública, não houve consulta de especialistas, dados de pesquisa. Nada", critica Tatyana.
Em março, Tatyana comunicou seu afastamento por tempo indeterminado de todas as funções exercidas por ela, devido ao assédio moral que ela diz ter sofrido ao ser acusada pelo crime de transfobia e por reivindicar o direito de usar a "língua padrão".
"Estava muito abalada, ainda precisava processar tudo o que estava acontecendo e tomar providências. Isso em absoluto não quis dizer que eu abriria mão do meu espaço como representante estudantil", disse. Tempos depois, ela foi informada que havia sido expulsa e, portanto, não teria mais a possibilidade de voltar a participar e tomar decisões como integrante do CA.
O outro lado
Em resposta, o Caueba publicou um posicionamento onde afirma que, houve uma forte resistência de Tatyana em "adotar a linguagem inclusiva (erroneamente reduzido pela mesma ao uso de tod@s, todxs ou todes), argumentando sobre acessibilidade e norma culta, algo que, apesar do erro, foi compreendido pelos colegas do grupo, mas que em seguida, ao ser sugerido que fosse usada uma linguagem que não flexionasse o gênero de tal forma, e fosse utilizada uma linguagem inclusiva como usar 'pessoas', 'representantes da comunidade' etc (mantendo a neutralidade), DE FORMA INJUSTIFICADA, a colega PERMANECEU INTRANSIGENTE à adoção da linguagem inclusiva, argumentando defender a norma culta e a gramática, sendo que isso não estava mais nem em pauta, visto ser totalmente possível se ter a linguagem inclusiva sem flexionar o gênero".
O texto diz ainda que "o que torna bastante curiosa a insistência de defesa da norma padrão da colega, foram diversos passagens no documento redigido pela Ex-vice coordenadora geral, apontadas por uma colega do CAUEBA, que estavam fora dessa norma padrão, erros esses com os quais ela não se preocupou tanto quanto com negar o uso da linguagem inclusiva".
Segundo o comunicado do Caueba, em uma reunião realizada com a presença de Tatyana para tratar do assunto ela afirmou “que por motivos legais estaria gravando a reunião, o que fez com que, para nos resguardar, também gravássemos a reunião".
Nesse encontro, Tatyana se referiu a um homem trans, que quer ser chamado pelos pronomes masculinos (ele, o, etc), como "a colega", de acordo com essa versão. Ao ser corrigida, continua o comunicado, Tatyana resistiu a adotar o pronome solicitado.
"Eu tenho 47 anos de vida, fui treinada pra rapidamente identificar quem é homem quem é mulher, inclusive por questão principalmente de segurança”. Ao ser questionada se estava errando o pronome de propósito, Tatyana respondeu que "às vezes sim, às vezes não", segundo a versão do Caueba.
Em relação à sua expulsão do CA, o Caueba afirma que "DECORRIDAS QUASE 2 SEMANAS, APÓS O AUTO AFASTAMENTO DA Ex-vice coordenadora geral do Centro Acadêmico, com a própria não tendo se retirado do grupo operacional da entidade, foi mandada uma mensagem a comunicando que seria retirada do grupo e que se ela ainda tivesse alguma questão poderia mandar mensagem ou procurar qualquer membro do CAUEBA para conversar sobre".
"Assim, fica ainda mais INACEITÁVEL o abaixo assinado divulgado pela mesma que alega ‘expulsão’ e que ela foi ‘excluída das decisões do Centro’ sendo que em nenhum momento ela foi expulsa, ela se afastou por decisão própria e EM TODAS AS OPORTUNIDADES QUE FORAM DADAS à Ex-vice coordenadora geral, a mesma se ausentou e preferiu apresentar ameaças e intimidações jurídicas à todo o coletivo".
Por fim, o Caueba diz que "todas as pessoas que se sentiram agredidas nesse processo já estão buscando os devidos meios legais e reafirmamos que resistiremos enquanto entidade estudantil e comunidade universitária a todos os ataques que vêm sendo promovidos".
O texto completo com o posicionamento do Caueba pode ser lido nas redes sociais do Centro Acadêmico.
Posicionamento da universidade
Questionada sobre o caso, a Ufba respondeu, por meio de nota, que "enfrenta igualmente todas as formas de assédio, agressão ou linchamento público, vez que afrontam tanto aos princípios e valores de uma educação emancipadora, eixo central da sua missão quanto ao estado democrático de direito."
"Em cumprimento à legislação vigente e, com base nessa, a universidade mantém estrutura, equipe e regulamentos voltados para a apuração de ocorrências registradas, respeitado o devido processo legal e assegurando o amplo direito de defesa", continuou. Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação (MEC) informou que não teria porta-voz para falar sobre o tema.
Não é a primeira vez que a Ufba é envolvida em uma polêmica sobre acusações de transfobia. Em setembro do ano passado, uma aluna acusou uma professora da Faculdade de Comunicação da universidade do crime.
A docente, na época, admitiu que interpretou mal a identidade de gênero da estudante durante um debate em sala de aula. Mas que a estudante, de volta, rebateu com ironia e falsas acusações. As duas apresentaram denúncias à Ufba, mas os processos foram arquivados, informou a instituição.
29
Jun/24 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
28
Jun/24 |
Assista ao vivo o Arraiá de LEM |
Alunos do Programa IPPON, parceria entre a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e a Federação Baiana de Judô (Febaju), que oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes do município, garantiram oito medalhas, sendo sete (07) de bronze e uma (01) de prata, na Super Etapa do Tour do Judô, competição realizada em Ilhéus, Sul da Bahia, no início de junho. Os atletas são treinados pelo Sensei Hélisson Barbosa e Sensei Rogério Buzanello.
Confira os resultados:
Prata
SUB-18 FEMININO MEIO-MÉDIO (-57kg)
Marianne Cristinne Moreira Gomes.
Bronze
SUB-15 MASCULINO LEVE (-55kg)
José Guilherme Gomes Costa Valente.
SUB-15 MASCULINO MEIO-PESADO (-73kg)
Arthur Gabriel dos Santos Batista.
SUB-15 FEMININO LIGEIRO (-40kg)
Izadora Vaz da Silva.
SUB-18 MASCULINO LEVE (-66kg)
Vitor Gabriel Nunes Rodrigues.
SUB-18 MASCULINO MEIO-MÉDIO (-73kg)
Rian Lucas da Silva Oliveira.
SUB-21 MASCULINO MEIO-LEVE (-66kg)
Carlos Cristiano da Silva Souza
Cauã Pereira Martins.
28
Jun/24 |
Prefeitura de LEM e o CMDCA promoveu Segundo Fórum Comunitário do Selo Unicef nesta sexta-feira (28) |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias municipais da Cidadania, Saúde, Educação, Cultura e Esportes, Fazenda, CMDCA, NUCA e demais parcerias, segue com as ações em busca da certificação pelo Selo Unicef. Nesta sexta-feira, dia 28 de junho, foi realizado o Segundo Fórum Comunitário do Selo Unicef, no auditório da sede da Prefeitura.
Participaram do encontro, representantes da rede de proteção às crianças e adolescentes do município, diversos setores da gestão pública, da sociedade civil organizada e os integrantes do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes).
O 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef foi realizado em Luís Eduardo Magalhães, no início de abril de 2022.
O Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
28
Jun/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Para garantir mais segurança aos forrozeiros, algumas vias serão bloqueadas durante a realização do Arraiá de LEM, que acontece de 28 de junho a 02 de julho, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães. São elas: Cecília Meireles, Itacaré, Irará e as avenidas Ayrton Senna e Tancredo Neves.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Sutrans), o bloqueio acontece a uma quadra das imediações do local da festa. Lembrando que os moradores do bairro terão livre acesso, por meio de credenciamento já realizado pela Sutrans.
Taxistas, motoristas de aplicativos e do transporte coletivo urbano também vão acessar essas vias, para garantir o transporte de quem vai aproveitar o Arraiá.
Mais uma manhã de entregas importantes no interior do estado. O governador Jerônimo Rodrigues esteve, nesta sexta-feira (28), em Tabocas do Brejo Velho, município da Bacia do Rio Corrente, para inaugurar uma unidade de processamento de derivados da mandioca, entregar a pavimentação da rodovia BA-466, uma ambulância, trator e títulos de terra do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal. Ainda anunciou mais investimentos em infraestrutura e esporte, que devem chegar a R$ 8,2 milhões.
A inauguração da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca, localizada na sede de Tabocas do Brejo Velho, marcou um novo momento para as 130 das 300 famílias associadas à Cooperativa dos Micro Produtores Agrícolas. “Isso aqui foi a melhor coisa que aconteceu pra nós. Aqui, as mulheres podem tirar a sua renda todo mês e produzir em maior quantidade bolo, pães e tudo que for derivado da mandioca. A produção aumentou muito, ainda mais depois da capacitação que promovemos aqui. Tem gente tirando R$ 500 por semana, famílias que antes não tinham nenhuma renda”, comemorou a presidente da cooperativa e produtora rural, Cocina de Souza Costa.
A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) contou com investimentos de R$ 500 mil, que, além da estrutura física, entregou equipamentos novos como: cilindro sovador e laminador, balança eletrônica, fogão industrial, freezer, batedeira planetária e, dentre outros, um liquidificador.
De acordo com o secretário da pasta, Osni Cardoso, que tomou um café reforçado na nova unidade com alimentos oriundos da mandioca, esta é mais uma obra que visa potencializar a produção da agricultura familiar. “Esse café da manhã é um símbolo de como está funcionando essa pequena indústria da mandioca e o que a nossa turma sabe fazer. Mulheres apaixonadas pelo que fazem. É bacana demais poder fazer isso com o nosso povo, principalmente aquele que quer transformar o nosso produto. A felicidade tomou conta deste momento”, afirmou o secretário da SDR, que também entregou um trator com implementos agrícolas e dez títulos de terra do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal para beneficiar 69 famílias.
Felicidade que se estendeu ao pequeno produtor Armino Pereira Silva, morador de um pequeno vilarejo de Tabocas, presente na entrega da pavimentação da rodovia BA-466, que liga a Usina Fotovoltáica Horizonte (Tabocas do Brejo Velho) ao Povoado de Santa Helena. “Há 69 anos que eu moro aqui, nunca vi tanto investimento. Essa estrada está boa demais. O carro atolava direto aqui, antes dessa obra. Se a gente demorava três horas pra chegar a Santa Helena, agora fazemos esse trecho em 30 minutos”, contou. O investimento na estrada de 27 km de extensão foi de R$ 31 milhões, beneficiando 13 mil habitantes.
O governador Jerônimo Rodrigues reforçou o compromisso em investir mais em pavimentação para encurtar distâncias e melhorar o acesso entre os distritos e a sede. “Essa é uma das agendas que eu mais gosto. Aqui, em Tabocas do Brejo Velho, na comunidade de Santa Helena, fizemos uma entrega tão significativa que é o asfalto. Tem gente que pensa que cinco, dez ou 15 quilômetros é pouco, mas não é. Para quem anda em estradas esburacadas, parece horas e dias. Já encomendei, também, a elaboração dos estudos e do projeto para ligar Santa Helena a uma outra comunidade de Cristópolis, uma estrada de 23 km. E, aí, eu fecho um ciclo que, além de beneficiar as comunidades que moram nesse circuito, garanto segurança e a interiorização do desenvolvimento”, afirmou ele, lembrando que ainda foi entregue, para a sede da cidade, uma ambulância.
Mais iniciativas para os Taboquenses
Ainda durante agenda em Tabocas do Brejo Velho, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou um pacote de obras: a requalificação da praça do Mercado Municipal; a iluminação pública da BA-466 na entrada da cidade; a construção da ponte sobre o Riacho da Vargem Grande e sobre o Rio Riacho das Areias na comunidade de Vazante; a reforma e modernização do Estádio Municipal; pavimentação em paralelepípedos na comunidade de Brejinhos; pavimentação do trecho que liga Tabocas ao distrito de Veredas e da comunidade de Santa Helena a Cristópolis. Os investimentos somam um total de R$ 8,2 milhões.
28
Jun/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet |
O renomado site de notícias de Salvador destacou o resultado da primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral que foi divulgada hoje pelo Tribunal Eleitoral da Bahia, trazendo um panorama das intenções de voto dos eleitores de Correntina.
De acordo o site, a pesquisa que entrevistou 385 pessoas entre os dias 22 e 24 de junho, aponta Mariano Correntina como favorito, com 57,57% dos votos válidos. Já Pretinho de Maguila, herdeiro político do atual prefeito, tem 42,43% dos votos válidos.
Rejeição
A pesquisa também apontou a rejeição dos candidatos. Pretinho de Maguila enfrenta uma rejeição de 39,48%, refletindo a insatisfação com a atual gestão de Maguila, que é considerada uma gestão Regular por 35,58% dos entrevistados.
Os dados reforçam a liderança de Mariano Correntina na corrida eleitoral e indicam um cenário de possível mudança na administração de Correntina.
Conclusão
A pesquisa, realizada pela Fernandes Consultoria Ltda e registrada na Justiça Eleitoral sob o nº BA-00277/2024, tem margem de erro de 5,0% e um nível de confiança de 95%. Foi contratada pela Letter Comunicação e Marketing Ltda e ouviu 385 eleitores entre os dias 22 e 24 de junho.
Na noite de ontem, quinta-feira, 27, por volta das 8h10, a políciamilitar recebeu a informação de um suposto arrombamento na agência do banco Bradesco, na cidade de Wanderley. Policiais do PETO 83ª, Peto 84ª e uma equipe da Rondesp foram para o local foi mantido contato com a gerente, que já se encontrava com a guarnição do 4° pelotão na agência. O gerente informou que alguns elementos arrombaram a porta da agência e conseguiram acesso até a sala onde fica o cofre. Os marginais ainda tentaram abrir o cofre, sem sucesso, fugindo logo em seguida.
“Não fechei questão com o Danilo e a minha pré-candidatura pelo MDB está mantida. Não existe data ou mesmo desconheço evento para oficializar meu nome como sendo a vice de Danilo”
Após a repercussão da matéria “PP organiza evento para anunciar Karlúcia Macêdo como vice de Danilo Henrique em Barreiras”, publicada pelo Portal Caso de Política e reproduzida pelo Blog do Sigi Vilares nesta sexta-feira, 28 de junho, Karlúcia Macêdo (MDB) entrou em contato com nossa redação. Ela afirmou que não fechou questão com o pré-candidato Danilo Henrique (PP) para ser sua vice e que sua pré-candidatura a prefeita está mantida.
“Não fechei questão com o Danilo e a minha pré-candidatura pelo MDB está mantida. Não existe data ou mesmo desconheço evento para oficializar meu nome como sendo a vice de Danilo Henrique”, declarou Karlúcia.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as Convenções Partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, e os partidos têm até 15 de agosto para registrar seus candidatos na Justiça Eleitoral.
Fontes e Analistas políticos de Barreiras nos indicam que no QG do PP, às vésperas das Convenções Partidárias, o clima é de apreensão. Trabalha-se com Karlúcia como plano A, sem descartar o PL como plano B. Há também expectativa de que o União Brasil, liderado pelo prefeito Zito Barbosa, retire a candidatura de Otoniel Teixeira caso visualize baixa performance e indique um nome para compor com o PP, encabeçado por Danilo Henrique.
A questão ganha um ingrediente especial: conforme furo de reportagem divulgado aqui pelo Portal Caso de Política, foi através de uma ação judicial encabeçada pelo MDB que o Tribunal de Justiça anulou a Lei que autorizou o prefeito Zito Barbosa a contrair um empréstimo de R$ 10 milhões.
Na capital Salvador, o MDB recebeu o apoio do PT para a candidatura de Geraldo Júnior a prefeito, fortalecendo os planos estadual e federal liderados pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo presidente Lula.
Vale destacar que antes de publicar a matéria, baseada em fonte confiável, tentamos contatar Karlúcia Macêdo, mas não obtivemos sucesso pôr o número estar fora de área ou sem sinal. O número no qual ela ligou não estava registrado em nossa agenda telefônica. Ela confirmou possuir uma segundo número celular, o mesmo ao qual buscamos contatos.
Apesar de confirmar sua pré-candidatura a prefeita, Karlúcia admitiu que “há conversas com o PP”, mas reafirmou seu status como “pré-candidata a prefeita nas eleições municipais de 6 de outubro”.
Nas eleições de 2022, Karlúcia Macêdo, concorrendo a uma cadeira de deputada estadual, recebeu em Barreiras 9.443 votos (12,22%).
Essas movimentações políticas indicam que o cenário eleitoral de Barreiras ainda está indefinido, e qualquer decisão pode alterar significativamente as composições das chapas e os rumos das campanhas.
Em 24 de maio, data em que aconteceu o lançameto oficial da pré-candidatura de Danilo Henrique, Karlucia foi anunciada como presidente do MDB mas não subiu ao palco;
28
Jun/24 |
HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia! |
Na manhã de hoje, sexta-feira, 28, por volta das 9h30, a 86ª CIPM, realizou a prisão por receptação e recupera veículo roubado, na rua Siqueira Campos, em Santa Rita de Cássia.
A guarnição do 3º PEL/PM recebeu a informação que um indivíduo contumaz, na prática de receptação, teria comercializado um veículo Honda Biz 125/ES o qual teria registro de roubo.
Diante do fato, foi mantido contato com a suposta vítima e realizadas diligências, sendo o suposto autor localizado nas imediações da Rua Siqueira Campos.
Feito o procedimento de identificação veicular, foi constatado que a motoneta havia sido proveniente de crime de roubo a mão armada cometido em Corrente/Piauí.
Diante do fato, o autor foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública de Santa Rita de Cássia para adoção dos procedimentos relativos ao crime de receptação.
Salienta-se que o flagranteado possui registros anteriores por crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação.
Na manhã de hoje (28), por volta das 11h30, uma guarnição da Guarda Cívil Municipal realizava rondas no Bairro Mimoso 01, quando foi informado por populares que um indivíduo havia arrombado uma residência e furtado uma televisão.
Diante dos fatos a GCM se deslocou ao local e conseguiu conter o indivíduo, sendo necessário o uso moderado da força.
Além do aparelho de televisão foi apreendido com o indivíduo uma bicicleta, um celular, um relógio e um cartão de crédito.
O indivíduo e os objetos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de LEM
A tradicional Romaria do Senhor dos Aflitos está se aproximando, e o povoado do Cantinho, local do evento, está recebendo atenção especial das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes de Barreiras. Estão sendo realizados serviços de limpeza, capina, pintura de meios-fios, manutenção dos espaços públicos e da estrada vicinal que dá acesso à localidade, tudo para deixar o espaço pronto para receber os romeiros, que deverão chegar de várias partes do Brasil na próxima terça-feira (2).
Uma das ações que garantirá mais segurança ao público é a substituição de todas as lâmpadas do povoado por lâmpadas de LED, como parte da expansão do trabalho da Ilumina Barreiras para a zona rural. A partir da tarde desta sexta-feira (28), a equipe iniciará a substituição dos braços nos postes e das lâmpadas, oferecendo uma iluminação de qualidade e gerando economia para os cofres públicos, já que as luminárias modernas proporcionam mais de 60% de economia. Com essa ação, Cantinho entra na estatística de Barreiras, que já atingiu 43% dos pontos de luz do município com a nova iluminação em LED.
O povoado do Cantinho do Senhor dos Aflitos, localizado a 20 km da sede, é palco dos festejos e da Romaria para o Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos, que acontecem no dia 2 de julho. Esse evento se tornou uma referência de fé, atraindo milhares de fiéis de diversos estados brasileiros, que visitam o povoado para agradecer bênçãos, milagres e pagar suas promessas pelas graças alcançadas.
Lei Seca - Com foco na segurança e tranquilidade dos romeiros que participarão da romaria do Senhor dos Aflitos, está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas no povoado e imediações, das 00h às 19h do dia 2 de julho. A restrição está descrita no Decreto nº 186, publicado na edição 4193 do Diário Oficial do Município, que estabelece sanções administrativas, multa, suspensão do alvará de funcionamento e apreensão das bebidas alcoólicas. Caso seja configurada a venda ambulante no local, a bebida poderá ser apreendida. A publicação completa pode ser conferida no link: [http://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2024/diario4193.pdf](http://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2024/diario4193.pdf).
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
O renomado site de notícias de Salvador destacou o resultado da primeira pesquisa registrada na Justiça Eleitoral que foi divulgada hoje pelo Tribunal Eleitoral da Bahia, trazendo um panorama das intenções de voto dos eleitores de Correntina.
De acordo o site, a pesquisa que entrevistou 385 pessoas entre os dias 22 e 24 de junho, aponta Mariano Correntina como favorito, com 57,57% dos votos válidos. Já Pretinho de Maguila, herdeiro político do atual prefeito, tem 42,43% dos votos válidos.
Rejeição
A pesquisa também apontou a rejeição dos candidatos. Pretinho de Maguila enfrenta uma rejeição de 39,48%, refletindo a insatisfação com a atual gestão de Maguila, que é considerada uma gestão Regular por 35,58% dos entrevistados.
Os dados reforçam a liderança de Mariano Correntina na corrida eleitoral e indicam um cenário de possível mudança na administração de Correntina.
Conclusão
A pesquisa, realizada pela Fernandes Consultoria Ltda e registrada na Justiça Eleitoral sob o nº BA-00277/2024, tem margem de erro de 5,0% e um nível de confiança de 95%. Foi contratada pela Letter Comunicação e Marketing Ltda e ouviu 385 eleitores entre os dias 22 e 24 de junho.
Quem caminha pelo Parque de Vaquejada de Formosa do Rio Preto, pode conferir de perto as inovações e tecnologias apresentadas por cerca de 60 expositores presentes, entre insumos, implementos, biológicos, serviços e muitos outros.
Com uma área total de 66 mil m², o Parque oferece soluções para todo o setor produtivo, o que é comemorado pelos representantes de instituições financeiras presentes no evento. A expectativa é de que muitos negócios sejam realizados pelo produtor rural e pelo visitante em geral.
“Trouxemos as melhores alternativas financeiras para a Feira, que este ano está com uma excelente organização. Esperamos receber pessoas de toda a região até amanhã”, conta Claudiney Ribeiro, gerente de agronegócio do Banco do Brasil na Bahia.
O estudante de agronomia Claudio Brito, que veio de Barreiras para visitar a Feira, conta que se surpreendeu com as opções que encontrou, como drones para pulverização agrícola. “É bom conhecer de perto as tecnologias que chegam para melhorar a agricultura”, afirma.
Já quem se interessa pela pecuária, encontra cerca de 300 animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos em exposição, além de uma ampla programação de palestras e rodas de conversa.
Nesta sexta-feira, 28, estão sendo discutidos temas como vacinação contra brucelose, boas práticas ambientais e recuperação judicial no agro, com a participação de especialistas renomados e representantes de instituições públicas e privadas.
28
Jun/24 |
PP organiza evento para anunciar Karlúcia Macêdo como vice de Danilo Henrique em Barreiras |
O Partido Progressista (PP), do pré-candidato a prefeito de Barreiras Danilo Henrique, está organizando uma grande festa para o anúncio oficial de Karlúcia Macedo (MDB) como sua vice de chapa. Fontes bem informadas revelaram ao Caso de Política que o evento, previsto para o próximo dia 24 de julho, contará com a presença de uma banda que já está contratada, embora o local ainda não tenha sido confirmado.
A escolha de Karlúcia Macedo é vista como estratégica para fortalecer a candidatura de Danilo Henrique, agregando experiência política.
O ex-deputado Tito e o vice prefeito Emerson Cardoso figuram como nomes fortes para estas eleições
Paralelamente, outra chapa de destaque na disputa é a do ex-deputado federal Tito (PT), que se uniu a Emerson Cardoso (Avante). Essa composição promete uma campanha intensa, já que Tito tem uma trajetória relevante e uma base eleitoral consolidada e ascendente. A competição entre as chapas Danilo Henrique-Karlúcia Macedo e Tito-Emerson Cardoso promete acirrar a disputa pela cadeira de prefeito em Barreiras, tornando o cenário eleitoral ainda mais dinâmico e imprevisível.
O evento de anúncio oficial da vice-candidatura de Karlúcia Macedo é aguardado com grande expectativa pelo eleitorado e apoiadores.
A confirmação do local e outros detalhes do evento devem ser divulgados em breve, mantendo a atenção da comunidade política e dos cidadãos de Barreiras voltada para os próximos passos dessa aliança estratégica.
28
Jun/24 |
Oportunidade de negócio em Barreiras |