Notícias

21
Mar/13

Unidades de Ensino de Barreiras começam a receber o Programa Saúde na Escola


O Centro de Educação Infantil João Paulo II está entre as unidades que receberam o Programa Saúde na Escola


As crianças são cadastradas para receberem o cartão do SUS e outros benefícios


As crianças do João Paulo II


As crianças são medidas e pesadas

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação são voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é, portanto, fundamental para o Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras.

Em Barreiras, o pontapé inicial deste Programa Saúde na Escola, começou em três unidades de ensino: na Creche João Paulo II, Colégio Santa Luzia, ambos no bairro Santa Luzia e no Colégio Municipal Otávio Mangabeira, que fica no bairro Loteamento Rio Grande.

A programação foi realizada pela Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras, que tem como coordenadora, Maria Madalena, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O PSE, nas três unidades de ensinos, está realizando para os alunos a prevenção da obesidade, saúde ocular e prevenção de drogas. As crianças estão sendo pesadas e medidas, além de estarem cadastrando o Cartão SUS para os alunos que não possuem, já que todos estes procedimentos exigem o cartão.

Para atender a demanda deste programa, alguns funcionários da Secretaria Municipal de Saúde se deslocaram em mutirão para estas três unidades de ensino.

Após esta semana, o município de Barreiras, buscará do Governo Federal a possibilidade deste PSE, se estender em outros bairros.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades