FAVORITO IMBATÍVEL! Silvinho lidera corrida eleitoral em Oliveira dos Brejinhos
Em Oliveira dos Brejinhos, o que a população já esperava acabou por confirmar o favoritismo do atual prefeito e pré-candidato Silvinho, que lidera a corrida eleitoral com 58,3% das intenções de voto. Segundo divulgado pelo Instituto de Pesquisas IPOP – Conquista Comunicação, registrada na Justiça Eleitoral, Silvinho possui uma diferença de 27,6 pontos percentuais em relação ao seu principal adversário, o ex-prefeito Ferrugem, que aparece com 30,7%.
A pesquisa foi realizada pelo IPOP, destacado instituto que atua em Vitória da Conquista e regiões circunvizinhas, conhecido pela sua seriedade e imparcialidade na condução de levantamentos estatísticos. A iniciativa teve como objetivo avaliar a atual gestão municipal e as potencialidades dos pré-candidatos para o pleito de 6 de outubro de 2024, tendo vistas a cobiçada cadeira da Prefeitura Municipal de Oliveira dos Brejinhos.
Os dados divulgados na manhã desta terça-feira (02/07) confirmam o favoritismo de Silvinho, que com uma gestão bem avaliada, mostra-se a preferência da maioria dos entrevistados tanto na sede quanto na maioria das comunidades pesquisadas. Além dos 58,3% de intenções de voto para Silvinho e 30,7% para Ferrugem, a pesquisa indica que 1,3% dos eleitores pretendem votar em branco, 2% em nulo, 1,7% não têm intenção de votar em nenhum dos dois candidatos apresentados e 6% não souberam ou preferiram não opinar.
Esse cenário eleitoral reforça a forte rejeição enfrentada pelo ex-prefeito Ferrugem e consolida Silvinho como o favorito na disputa pela cobiçada cadeira da prefeitura municipal.
As seis dezenas do concurso 2.744 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 120 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas Casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou, nesta segunda-feira (1º), que o programa Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas. O anúncio ocorreu pelo X.
“Quando assumimos, eram menos de 13 mil médicos pelo programa. Hoje, temos cerca de 25 mil”, afirmou a ministra pela rede social.
Nas postagens, Nísia Trindade afirmou que o novo edital vai permitir a reposição de vagas com vista a chegar à meta de 28 mil médicos.
“O Mais Médicos é uma realidade, e faz diferença, numa Saúde da Família que hoje permite horários de atendimento estendidos, como na Bahia, onde já temos 80% de cobertura”.
A ministra da Saúde acrescentou que, pela primeira vez, o edital seguirá a política de cotas. “São 20% das vagas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência. Seguimos assim nossa visão de inclusão. Vamos divulgar o edital! Temos muitos médicos aguardando essa oportunidade”.
A assessoria do ministério da Saúde informou que outras informações, como datas de inscrição, devem ser anunciadas ainda nesta noite de segunda.
O ex-procurador geral de Barreiras, Túlio Viana Machado, foi escolhido nesta segunda-feira, 1º de julho, como o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Otoniel Teixeira (UB). A disputa interna no Partido Liberal (PL) estava entre Túlio e o comandante Rangel, e a escolha de Túlio já havia sido antecipada pelo Portal Caso de Política.
Em 10 de junho, o Portal Caso de Política noticiou que uma fonte nos comunicou que Túlio Machado o procurou e relatou que seria o futuro vice na chapa governista liderada por Otoniel Teixeira (União Brasil). Essa informação foi confirmada por imagens de vídeo e fotos recebidas pelo portal, que mostravam materiais publicitários indicando os nomes de Otoniel e Túlio como os candidatos majoritários apoiados pelo atual prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.
O Caso de Política continua na cobertura do evento e tão logo tenha maiores informações, retorna com os detalhes e repercussões.
01
Jul/24 |
Realize seu evento no espaço Capra!!! |
Endereço: Rua 56, qd37 lt 67,68 Bairro Cidade Universitária II
* Casamento;
* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc...
01
Jul/24 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
Antes
Depois
Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.
Contato:77 999309574
01
Jul/24 |
Ceasa em Barreiras: Tito e Emerson incluirão o projeto em Plano de Governo Participativo (PGP) |
Tito e Emerson Cardoso anunciaram a inclusão de uma Central de Abastecimento (Ceasa) em seu plano de governo, que fará parte do Plano de Governo Participativo (PGP). A Ceasa, um mercado atacadista de hortifrutigranjeiros, permitirá que pequenos e grandes produtores vendam diretamente para comerciantes e consumidores finais, melhorando a distribuição de alimentos frescos, reduzindo custos de transporte e promovendo a economia local.
"A Ceasa será um marco para Barreiras, proporcionando aos pequenos, médios e grandes produtores um mercado acessível e eficiente para a venda de seus produtos, estimulando a produção agrícola local e garantindo preços justos. Para os consumidores e comerciantes, oferecerá uma maior variedade de produtos frescos a preços competitivos, melhorando a qualidade da alimentação e a segurança alimentar", destacou Emerson Cardoso, pré-candidato a vice-prefeito.
Além de gerar empregos diretos e indiretos, a Ceasa contribuirá para a sustentabilidade, reduzindo o desperdício de alimentos. Parcerias estratégicas serão firmadas com o Sebrae, SETRE, Embrapa, CAR, EBDA e ADAB para capacitar produtores locais, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos.
Desde que exerceu o cargo de deputado federal, Tito tem sido um forte apoiador da agricultura, especialmente da agricultura familiar. Ele incentivou a área com equipamentos, qualificação, horticultura, abertura de aguadas, tanques em apoio à piscicultura e investimentos em apicultura, dentre dezenas de outras importantes medidas.
A inclusão do projeto no PGP demonstra o compromisso de Tito e Emerson com o desenvolvimento de Barreiras.
"Nosso objetivo é envolver a comunidade no processo de planejamento e decisão, garantindo que as políticas públicas atendam às reais necessidades da população, promovendo um crescimento econômico sustentável e uma melhor qualidade de vida para todos", afirmou Tito, pré-candidato a prefeito.
Para fazer sugestões ao Plano de Governo Participativo (PGP), acesse: fazermuitomais.com.br.
A nossa Redação tomou conhecimento agora na tarde deste dia 01 de julho de 2024, que cerca de 30 Pipeiros estão se mobilizando para parar por tempo indeterminado, os serviços de levar água para a população no interior do município de Buritirama no oeste da Bahia.
Segundo eles, estão sem receber desde o mês de abril deste ano e as condições não estão favoráveis para continuar com a Operação Pipa no município, uma vez que os fornecedores como: Postos de Combustíveis, Auto Peças, entre outros já avisaram que não vão mais nem fornecer produtos e muito menos serviços aos veículos, enquanto não receberem os valores que estão em abertos nestas empresas.
Além de tudo isso, tem ainda as despesas normais para a manutenção do sustento das casas destes pais de famílias, entre outras coisas como: remédios, alimentação, materiais de limpeza e higiênico, pagamentos de água e luz etc, que são básicas para se manter uma casa.
A Operação Pipa é do Governo Federal, porém a 6ª Região Militar em Salvador que é responsável pela gestão aqui em Buritirama, por mais que os Pipeiros liguem, não obtém retorno ou resolução do problema.
Os Pipeiros já decidiram hoje, que se caso a situação não resolver nestes dias, todos irão parar, uma vez que não tem recursos para manter os veículos atuando normalmente.
Com isso, o estrago será imenso uma vez que a população que mora na zona rural, está passando necessidade e os prejuízos serão incalculáveis!
Nossa Redação tentou falar com a 6ª Região Militar em Salvador e não obtivemos êxito, porém o espaço está aberto para pronunciamento.
Por fim, caso a paralisação ocorra, os moradores cadastrados não irão receber água nem para manter suas casas e muito menos os animais.Ou seja, estes vão sofrer por demais com a interrupção no fornecimento de água.
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
01
Jul/24 |
Vende-se esta área no Mimoso II |
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
Reconhecimento de terras e novas oportunidades para a agricultura familiar. Esse é o resultado da entrega de títulos de terra feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nos municípios de Baianópolis e Tabocas do Brejo Velho, na última sexta-feira (28). Ao todo, 69 documentos foram distribuídos para famílias agricultoras.
“Através do título de terra, estamos dizendo ao agricultor e agricultora familiar: ‘esse imóvel é seu’. É um documento que confere segurança jurídica e dá acesso a uma série de benefícios para investir na propriedade. Em Baianópolis, entregamos 59 títulos. Já em Tabocas do Brejo Velho, 10. Nosso compromisso é continuar investindo na regularização fundiária e garantindo esse que é o sonho de tantas famílias”, explicou Osni Cardoso, titular da SDR.
Para o superintendente de Desenvolvimento Agrário, Gustavo Machado, “é mais uma entrega que fortalece a agricultura familiar do Oeste da Bahia, por meio da política pública de regularização fundiária. Seguimos comprometidos em garantir a segurança jurídica e a possibilidade de sucessão rural em benefício de agricultores e agricultoras familiares dos 27 Territórios de Identidade da Bahia”.
A entrega foi possibilitada graças à parceria entre Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID) e a Associação de Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), que viabiliza a entrega do título já registrado em cartório.
“A entrega é de muito significado. Dois municípios atendidos, Tabocas do Brejo Velho e Baianópolis, por meio da nossa parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Agrário. Esse é um novo momento que traz qualidade, celeridade, segurança jurídica para nossos agricultores familiares. Vamos avançar ainda mais”, comemorou a secretária executiva do Consid, Erica Seixas.
O agricultor familiar Tiago da Silva Passos, do município de Tabocas do Brejo Velho, contou que pretende buscar apoio em instituições financeiras para acessar crédito e incrementar sua produção e a infraestrutura da propriedade. “Com esse título em mãos eu penso em progredir, temos que pensar em investimentos. Para mim ele é fundamental”.
Três juízes foram afastados das atividades por suspeita de corrupção na comarca de Porto Seguro e de Trancoso, no sul da Bahia. Eles são suspeitos em uma investigação que envolve grilagem de terras e agiotagem. As informações são do colunista Robson Bonin, da Veja.
O afastamento foi aprovado em decisão unânime do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia, após pedido da Corregedoria-Geral da instituição. Mas, para uma fonte do Conselho Nacional de Justiça, a ação é só “a ponta de um novo iceberg e [há] muita gente envolvida”.
As duas regiões são conhecidas por ser destinos turísticos da elite do país.
A reportagem do CORREIO entrou em contato com o Tribunal de Justiça da Bahia para ter um posicionamento sobre o caso e aguarda retorno.
O bairro Santa Cruz ficou pequeno para as milhares de pessoas que curtiram a terceira noite do Arraiá de LEM, neste domingo (30), em Luís Eduardo Magalhães. Foram cerca de 55 mil pessoas que lotaram o espaço de 48 mil metros quadrados, para ver o show do Embaixador Gustavo Lima.
Em duas horas de show, que iniciou por volta das 18h, o mineiro de 35 anos, tocou sucessos atuais e as canções dos mais de 15 anos de carreira. "Balada", "60 Segundos", "Canudinho", "Termina Comigo Antes", dentre outras.
"É sempre uma felicidade estar aqui nessa cidade tão querida, e agora sendo a minha estreia na terceira edição do Arraiá de LEM, esse evento lindo, muito bem organizado. Estão todos de parabéns", disse Gusttavo Lima.
A terceira edição do Arraiá de LEM vem cumprindo o seu objetivo no quesito econômico. “Estamos assistindo uma festa linda todos esses dias, mas hoje, com a presença do Embaixador, reunimos um público recorde com mais de 50 mil pessoas. Muito bom para os fãs dele e melhor ainda para os comerciantes do evento, e da cidade”, comemorou o prefeito Junior Marabá.
A noite de domingo também contou com o som eletrônico, que mistura funk e pop, de Dennis Dj e a sofrência de Biguinho Sensação.
Confira a programação de hoje, segunda 01/07:
- 22h Dorgival Dantas;
- 00h Tarcísio do Acordeom.
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está presente na segunda edição da Agro Formosa Feira Agropecuária, entre os dias 27 a 29 de junho no Parque Major Leopoldo, em Formosa do Rio Preto. Durante o evento, a equipe da Abapa apresenta ao público as ações do Programa Educacional Conhecendo o Agro e do Centro de Treinamento e Tecnologia. No estande montado para recepcionar estudantes e público em geral, os visitantes têm acesso a informações sobre o programa educacional e podem experimentar os óculos de realidade virtual ou os simuladores de pá-carregadeira que associam conhecimento à diversão.
Além de conhecer os cursos oferecidos pela Abapa, os interessados também têm a oportunidade de realizar a pré-inscrição gratuita para os cursos de coordenador e técnico executor em aviação agrícola, homologados pelo Ministério da Agricultura (Mapa). “A Agro Formosa é mais uma iniciativa que chega para ampliar o calendário dos grandes eventos do agronegócio da região oeste. É uma oportunidade de destacar os produtos e serviços oferecidos na região, promover o aquecimento da economia e, principalmente, agregar valor à produção agrícola e agropecuária regional” avalia Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa.
A feira é considerada o ponto de encontro para produtores, comerciantes e consumidores, interessados nas principais inovações, tecnologias e negócios do mercado agropecuário. “Entendemos este evento como estratégico para firmar ainda mais a vocação agrícola de Formosa e não poderíamos deixar de destacar a importância da presença das principais entidades representativas do setor, a exemplo da Abapa, que além de fortalecer o segmento do agro em todo o oeste, promove um sério trabalho social, a exemplo das constantes ações com os pequenos agricultores e com os estudantes da rede municipal de Ensino. Somos gratos por essa parceria,” destacou Manoel Afonso de Araújo, prefeito de Formosa do Rio Preto.
A Agro Formosa Feira Agropecuária é realizada pela Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto (Acrifor) e conta com mais de 60 expositores, entre criadores de gado e empresas do setor agrícola, incluindo insumos, máquinas agrícolas, irrigação e instituições financeiras, com estimativa de público total de 60 mil pessoas durante os três dias do evento.
Ao meio dia de ontem, domingo, 30, a guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras recuperou uma moto com restrição de furto no centro da cidade de Wanderley.
Durante a Operação São Pedro, a guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras, realizava patrulhamento Tático e abordagens no perímetro urbano da Cidade de Wanderley, momento em que um senhor procurou a guarnição, e informou que próximo ao seu estabelecimento deixaram uma motocicleta no ontem, e que ao chegar para abrir no hoje, ainda estava lá. Fato que motivou a verificação da motocicleta de dados HONDA/CG 150 ESI, ostentando a placa NVX-8159 Valparaizo-GO.
Notou-se adulteração no chassi, bem como no número do motor.
Posteriormente, com técnicas de identificação veicular, a guarnição procedeu-se com uma análise minuciosa dos dados identificadores, por meio do qual foi confirmado tratar-se de uma motocicleta clonada, com placa original JIQ-6091 Brasília-DF com restrição de FURTO na data 26/04/2012, cujo B.O n° 0003956, registrado em Brasília-DF.
Diante dos fatos, a motocicleta foi apresentada à autoridade competente na 11ª COORPIN em Barreiras, para as medidas cabíveis.
Ontem, domingo 30, o 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), em Barreiras, promoveu a 2ª Edição do 4º BEC Trail Run, um evento que celebrou de maneira marcante os 52 anos de atuação do batalhão em Barreiras, Bahia. A largada foi dada pontualmente às 07h00, reunindo um expressivo número de 603 atletas que enfrentaram os desafiadores percursos de 3 km, 5 km e 10 km.
Em um clima de entusiasmo e espírito esportivo, também se destacaram cerca de 80 crianças que participaram da corrida Kids de 200 metros, demonstrando garra e determinação desde cedo.
Esta edição do 4º BEC Trail Run não apenas reforçou a importância do esporte e do espírito de comunidade, mas também celebrou meio século de dedicação e serviços prestados pelo 4º BEC à região de Barreiras, fortalecendo os laços entre a instituição militar e a sociedade local.
Neste domingo (30), a equipe de atletismo da Guarda Civil Municipal de Barreiras participou da 2° Edição da Corrida TRAIL RUM 2024, realizada pelo 4° BEC, e atleta consagrou campeão da sua categoria. A corrida aconteceu nas dependências do 4° BEC, e participaram os seguintes agentes: GCM Teirivaldo, GCM Marlene, GCM Edilene e o GCM Pires, sendo que este garantiu o 3° lugar da sua categoria. Durante todo evento, os Guardas Civis contou com a participação do servidor Judson Almeida, da Secretaria de Meio Ambiente.
Na categoria masculino de 5km, o atleta GCM Teirivaldo conquistou o primeiro lugar da sua categoria. "A prática esportiva é fundamental tanto para o nosso corpo quanto para a nossa mente. "Ser campeão na minha categoria é gratificante, e quero compartilhar essa vitória com minha família, amigos e a todos que acreditaram no meu potencial. Compartilhar e agradecer também ao Comando da Guarda pelo apoio e disponibilidade concedida", relatou o atleta.
Para o Comandante da Guarda, João Oliveira, que também faz parte da equipe de atletismo da corporação, sabe da tamanha importância em participar dessas competições. "Não tenho dúvidas quanto ao apoio que a Instituição deve proporcionar aos participantes. Continuaremos participando e dando total atenção aos atletas, bem como fomentar a prática de atividades físicas a todos, pois cuidar da saúde melhora cada vez mais o desempenho profissional". Ressaltou o Comandante desejando parabéns aos atletas.
A partir deste mês, começam a valer as principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro. As vedações estão previstas na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).
No dia 6 de julho, três meses antes do pleito, começam as restrições para contratação e demissão de servidores públicos. A partir do dia 20, os partidos podem realizar suas convenções internas para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
6 de julho
Nomeação de servidores - a partir do próximo sábado (6), três meses antes do pleito, os agentes públicos não podem nomear, contratar e demitir por justa causa servidores públicos. A lei abre exceção para nomeação e exoneração de pessoas que exercem função comissionada e a contratação de natureza emergencial para garantir o funcionamento de serviços públicos essenciais.
Concursos - A nomeação de servidores só pode ocorrer se o resultado do concurso foi homologado até 6 de julho.
Verbas - Os agentes públicos também estão proibidos de fazer transferência voluntária de recursos do governo federal aos estados e municípios. O dinheiro só pode ser enviado para obras que já estão em andamento ou para atender situações de calamidade pública.
Publicidade estatal - A autorização para realização de publicidade institucional de programas de governo também está proibida. Pronunciamentos oficiais em cadeia de rádio e televisão e a divulgação de nomes de candidatos em sites oficiais também estão vedados e só podem ocorrer com autorização da Justiça Eleitoral.
Inauguração de obras - Também fica proibida a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas.
Convenções - A partir do dia 20 de julho, os partidos políticos e as federações poderão escolher seus candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo para realização das convenções termina em 5 de agosto.
Gastos de campanha - Na mesma data, o TSE divulgará o limite de gastos de campanha para os cargos que estarão em disputa.
Direito de resposta - Também começa a valer a possiblidade de candidatos e partidos pedirem direito de resposta contra reportagens, comentários e postagens que considerarem ofensivas na imprensa e nas redes sociais.
Um dos planos mais inovadores da economia mundial completa 30 anos nesta segunda-feira (1º). Há exatamente três décadas, o cruzeiro real, uma moeda corroída pela hiperinflação, dava lugar ao real, que estabilizou a economia brasileira. Uma aposta arriscada que envolveu uma espécie de engenharia social para desindexar a inflação após sucessivos planos econômicos fracassados.
Em meio a tantos indexadores criados para corrigir preços e salários, a equipe econômica do então governo Itamar Franco criou um superindexador: a Unidade Real de Valor (URV). Por três meses, todos os preços e salários foram discriminados em cruzeiros reais e em URV, cuja cotação variava diariamente e era mais ou menos atrelada ao dólar. Até o dia da criação do real, em que R$ 1 valia 1 URV, que, por sua vez, valia 2.750 cruzeiros reais.
“Tem uma expressão popular ótima, que é o engenheiro de obra feita. Depois que fez, dizia: ‘Ah bom, devia ter feito assim.’ Mas durante o processo... Vamos lembrar, foi um processo extraordinariamente arriscado, difícil, com percalços, podia ter dado errado em vários momentos”, relembrou o economista Persio Arida, um dos pais do Plano Real, em entrevista à TV Brasil, durante o lançamento em São Paulo do livro sobre os 30 anos do plano econômico.
Ao indexar toda a economia, a URV conseguiu realinhar o que os economistas chamam de preços relativos, que medem a quantidade de itens de bens e de serviços distintos que uma mesma quantia consegue comprar. Aliado a um câmbio fixo, no primeiro momento, e a juros altos, para atrair capital externo, o plano deu certo. Em junho de 1994, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tinha atingido 47,43%. O indicador caiu para 6,84% no mês seguinte e apenas 1,71% em dezembro de 1994.
Batizada de Plano Larida, em homenagem aos economistas André Lara Resende e Pérsio Arida, a ideia de uma moeda indexada atrelada à moeda oficial foi apresentada pela primeira vez em 1984. Em vez de simplesmente cortar gastos públicos para segurar a inflação, como preconiza a teoria econômica ortodoxa, o Plano Larida foi parcialmente inspirado numa experiência heterodoxa em Israel no início dos anos 1980.
No país do Oriente Médio, os preços e os salários foram temporariamente congelados para eliminar a inércia inflacionária, pela qual a inflação passada alimenta a inflação futura. Posteriormente, foi feito um pacto social para aumentar os preços o mínimo possível, e o congelamento foi retirado, reduzindo a inflação israelense.
Uma ideia semelhante chegou a vigorar no Plano Cruzado, em 1986. A estabilização, no entanto, naufragou porque o congelamento estendeu-se mais que o esperado e, temendo repercussões nas eleições parlamentares daquele ano, a primeira pós-ditadura, o governo José Sarney não implementou medidas de controle monetário (juros altos) e fiscal (saneamento das contas públicas). Na época, não existia a Secretaria do Tesouro Nacional para centralizar as contas do governo, e os gastos públicos eram parcialmente financiados pelo Banco Central e pelo Banco do Brasil.
O sucesso do Plano Real, no entanto, não se deve apenas à URV. Num momento raro de consenso político e de cansaço com a hiperinflação, o Congresso Nacional foi importante para aprovar medidas que saneavam as contas públicas. Uma delas, a criação do Fundo Social de Emergência, que desvinculou parte das receitas do governo e flexibilizou a execução do Orçamento ainda no segundo semestre de 1993.
Professora de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), Virene Matesco diz que o entrosamento político foi essencial para o sucesso do Plano Real. “Houve uma ação política de um governo transitório, do presidente Itamar Franco. Desprovido de vaidade, que cedeu protagonismo ao presidente Fernando Henrique Cardoso [então ministro da Fazenda]. Houve uma perfeita harmonia entre a política e a economia para impactar no social, com um Congresso desorganizado após o impeachment do ex-presidente Collor”, ressalta.
Um dos criadores do Plano Real e presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Franco diz que o Plano Real envolveu a angariação de apoio político antes de ser posto em prática.
“O Plano Real é uma política pública que envolveu gente que entende do assunto, que conversa entre si e se organizou sob uma liderança política para explicar conceitos e arregimentar apoios políticos. Depois, entrou toda uma engenharia social de fazer acontecer um empreendimento coletivo tão importante, que precisa engajar todo um país. Isso não é simples”, destacou o economista no lançamento do livro dos 30 anos do plano.
Outro pai do Plano Real, o economista Edmar Bacha, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no início do governo Fernando Henrique, diz que o objetivo do plano era fundamentalmente acabar com a hiperinflação. Segundo ele, outras melhorias econômicas, como o aumento do poder de compra, vieram depois.
“Ao acabar com a hiperinflação, o plano deu poder de compra ao salário do trabalhador. O salário não derretia mais, e o trabalhador não tinha de correr para o supermercado no primeiro dia em que recebia o seu salário para chegar antes das maquininhas remarcadoras de preços. Todo esse pandemônio que era a vida do brasileiro com a inflação ficou para a história. Para imaginar o legado do plano, compara com a Argentina hoje, que está tentando fazer o que fizemos com sucesso há 30 anos”, diz Bacha.
Três décadas depois, economistas de diversas correntes reconhecem o sucesso do Plano Real em acabar com a hiperinflação.
“O maior ganho do plano real foi trazer a inflação para níveis civilizados, de qualquer país com um sistema econômico minimamente normal. Hoje, a inflação está de 4% a 5% por ano. O mérito do Plano Real foi principalmente civilizatório. Do jeito que era no Brasil, quem mais sofria as consequências eram os mais pobres”, diz o economista Leandro Horie do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que critica o impacto da política de juros altos sobre a indústria.
Também crítica dos juros altos e da dependência da economia brasileira do agronegócio, a economista Leda Paulani diz que o fim da indexação dos preços foi o principal benefício do Plano Real. “Foi um grande sucesso do ponto de vista da estabilidade monetária e conseguiu dar estabilidade humanitária à economia brasileira. O Plano Real conseguiu criar um remédio especial para uma inflação muito especial que a gente tinha, que era uma inflação marcada pelo processo de indexação”, declara.
Economista-chefe da Way Investimentos e professor do Ibmec, Alexandre Espírito Santo classifica o Plano Real como o mais bem-sucedido plano de estabilização econômica na história global recente. “Foi muito bem elaborada a questão da URV, como você falou. O Plano Real usou tanto medidas ortodoxas, de ajuste fiscal e juros altos, para combater a inflação, como heterodoxo, que envolveu a criação de uma moeda paralela temporária”, relembra.
Virene Matesco, da FGV, diz que se emociona ao dar aulas sobre o Plano Real. “Se hoje a nossa vida é muito melhor, é graças aos nossos economistas que construíram um plano que fez muito pouco estrago na economia. Em qualquer sociedade do mundo, o combate à inflação é extremamente doloroso e causa grandes transtornos. O Plano Real acaba com a hiperinflação com quase nenhuma dor. Foi um plano extremamente transparente, feito por etapas e muito bem comunicado à população”, diz.
*Colaborou Vanessa Casalino, da TV Brasil
01
Jul/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet |