A Onda Azul do 44 já toma conta de todos os cantos de Barreiras e nesta sexta-feira (30), foi a vez dos moradores dos bairros Barreiras I, São Sebastião e Cascalheira surfarem na Onda do Trio da Vitória e recepcionar com festa Zito, Otoniel e Túlio. De porta em porta, os candidatos foram recebidos com alegria e gratidão pelos moradores.
A caminhada teve início no Conjunto Habitacional Barreiras I, que na gestão de Zito recebeu a construção da Unidade de Saúde da Família Maria Santana Macedo Santos Oliveira, e também a Creche Areolina Cardoso. Já no percurso pelos bairros São Sebastião e Cascalheira, os moradores fizeram questão de recepcionar o Trio da Vitória e reconhecer os benefícios que a gestão do prefeito Zito levou a esses bairros, como pavimentação asfáltica e em bloquetes com meio-fio e sarjetas, a nova iluminação em LED e a regularização dos imóveis por meio do Projeto Morar Legal.
Zito agradeceu mais uma vez a receptividade dos moradores, reforçando que esse desenvolvimento e valorização terá continuidade com Otoniel e Túlio nos próximos quatro anos. “Uma alegria muito grande, uma forte emoção vivenciada hoje no Conjunto Habitacional Barreiras I, São Sebastião e Cascalheira. Vocês confiaram no Zito nas eleições de 2017 e 2020, e transformamos a realidade desses bairros e da nossa cidade, e agora, para continuar seguindo em frente, nossa confiança é Otoniel e Túlio, dois jovens vencedores que irão fazer muito mais por Barreiras”, disse emocionando.
Ao lado de Túlio, com a bandeira de Barreiras nas mãos, Otoniel também se emocionou com a recepção calorosa da população. “Mais uma vez agradeço imensamente a Deus e a todos vocês por todo esse carinho com o Trio da Vitória, pois, por onde passamos fomos muito bem recebidos. Em todas as ruas está presente a marca do trabalho de Zito, e é com a continuidade desse trabalho que assumimos o nosso compromisso, tenham certeza vamos honrar esse legado histórico de gestão”, pontuou Otoniel.
A Caminhada da Mudança realizada na noite desta sexta-feira (30/08), no Loteamento Mimoso, contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e ex-prefeita do município, Jusmari Oliveira, ao lado dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, Tito (PT) e Emerson (Avante). O grupo foi recebido com alegria pelos moradores, que aproveitaram a ocasião para compartilhar suas preocupações, com destaque para o péssimo atendimento na rede de saúde municipal e a dificuldade em conseguir consultas, exames e medicação básica, questões que têm gerado grande insatisfação entre os residentes. Outro problema apresentado, é a dificuldade de acesso ao prefeito.
Tito, que já exerceu mandato de deputado federal, e destinou recursos para a saúde de Barreiras por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), especialmente durante a pandemia da COVID-19, ouviu atentamente as queixas e se comprometeu a reverter esse cenário.
"Barreiras precisa de uma saúde pública que funcione para todos, não apenas para alguns. Nosso governo será de portas abertas. Vamos transformar a saúde desta cidade com a construção de duas novas UPAs, equipando os atuais postos de saúde, capacitando nossos agentes comunitários de saúde, contratando médicos, e demais servidores que serão valorizados, garantindo que cada cidadão tenha um atendimento digno e humanizado. Além disso, criaremos uma ouvidoria para colher as demandas e mantendo um contato mais direto com a população", declarou Tito.
Planejamento urbano
Jusmari Oliveira, com sua experiência de ex-prefeita de Barreiras e atual secretária de Desenvolvimento Urbano do governo do Estado, reforçou a importância de um planejamento urbano que atenda às necessidades básicas da população.
"O Loteamento Mimoso é um bom exemplo de como precisamos investir com seriedade em infraestrutura e urbanismo e em um governo mais acessível a população. Como secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, acredito que é preciso pensar em uma infraestrutura mais completa e muito além de asfalto", afirmou Jusmari. Entusiasmada, ela pediu voto em Tito no dia 6 de outubro, destacando que essa é a mudança que ela acredita ser necessária para uma Barreiras melhor e mais humana.
Barreiras pode mais
A caminhada foi marcada pela acolhida calorosa dos moradores, que demonstraram esperança nas mudanças propostas por Tito e Emerson. Ao final do evento, Tito e Emerson agradeceram o apoio da comunidade e enfatizaram que o Loteamento Mimoso terá um papel importante no desenvolvimento de Barreiras. A caminhada demonstrou que Barreiras pode mais e que Tito e Emerson representam a mudança que a cidade precisa.
No final da noite de ontem, sexta-feira, 30, por volta das 23h30, as guarnições do CIPT-O apreenderam drogas na rua B, na Vila dos Funcionários, em Barreiras.
As guarnições realizavam patrulhamento tático quando avistaram um indivíduo saindo de um estabelecimento comercial, que, ao perceber a presença das viaturas policiais, dispensou uma sacola ao solo e passou a empreender fuga.
As equipes tentaram fazer o acompanhamento do suspeito, porém, sem êxito, e ao retornarem para realizar a verificação da sacola que havia sido dispensada, foi encontrada em seu interior substância análoga à cocaína. Em seguida, o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras.
Ontem, sexta-feira, 30, após circular em grupos de WhatsApp a foto de uma motoneta Biz100, que havia sido Roubada na Avenida Airton Senna, no bairro Santa Cruz, em LEM, os agentes da Sutrans estavam em rondas para achar a supracitada motoneta e devolver ao seu proprietário legal, quando por volta das 18 horas do mesmo dia, a equipe recebeu uma denúncia que uma moto com as mesmas características estava nas imediações de uma empresa.
Sendo assim, os agentes de segurança viária se deslocaram com brevidade ao local denunciado e tiveram êxito na recuperação do veículo. O mesmo foi apresentado no Disep ficando à disposição da autoridade policial que posteriormente será devolvida ao seu proprietário.
No início da tarde de ontem, sexta-feira, 30, ocorreu uma colisão entre um carro e duas motos no bairro Mimoso II, em LEM.
Na colisão entre o veículo GM Cobalt e as duas motos, o condutor do carro perdeu o controle, rodou e colidiu numa árvore.
Os dois motociclistas tiveram ferimentos e foram socorridos por equipes do SAMU e posteriormente, encaminhados para a UPA.
A SUTRANS registrou o acidente de trânsito e sinalizou o local.
O Lapa Summit, evento de transformação digital, reuniu empresários, profissionais de tecnologia e a comunidade acadêmica da UFOB para explorar as possibilidades da Inteligência Artificial (IA), em diversos setores. Promovido pela UFOB, por meio Superintendência de Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Regional (SITDR), em parceria com o Sebrae, o evento foi realizado na quarta(28), em Bom Jesus da Lapa.
A programação do Lapa Summit contou com oficinas de IA para empresas e o Ideathon Inova Cerrado, competição de ideias inovadoras para soluções tecnológicas focadas na preservação e desenvolvimento sustentável do Cerrado. O encerramento foi com a palestra "Com IA e Além”, ministrada pelo empresário, Mateus Couto.
A atividade teve apoio dos ecossistemas de inovação de Bom Jesus da Lapa e do Vale dos Quitandeiros, estruturas vinculadas a SITDR da UFOB.
31
Ago/24 |
85ª CIPM recupera moto roubada em LEM |
Na noite desta sexta-feira, 30, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional- PETO da 85ª CIPM recuperou um veículo roubado em Luís Eduardo Magalhães.
A ação se deu quando, em rondas táticas pelo Bairro Santa Cruz, a guarnição localizou uma motocicleta em meio ao matagal e, após consultas nos bancos de dados criminais, foi verificado que se tratava de um veículo com restrição de roubo.
O veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães.
31
Ago/24 |
Pipas deixam mais de 83 mil pessoas sem energia na Bahia em 2024; confira como brincar com segurança |
Bahia, 31 de agosto de 2024 – Brincadeira comum na Bahia, em especial no segundo semestre do ano, as pipas devem ser soltas com cuidado, respeitando a distância da rede elétrica. Em 2024, a Neoenergia Coelba já registrou 221 ocorrências por conta da atividade. No total, mais de 83 mil pessoas tiveram a energia suspensa temporariamente devido a danos causados na fiação elétrica. Por isso, a Neoenergia Coelba reforça as orientações de segurança para evitar acidentes causados por esse tipo de diversão e prevenir ocorrências de falta de energia.
Os municípios que mais registram ocorrências foram Feira de Santana, Barreiras, Jacobina, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro.
O principal risco de realizar a brincadeira próximo da rede elétrica é o de acidente. Quando a pipa atinge os equipamentos do sistema elétrico, pode haver danos aos fios, rompê-los ou comprometer o isolamento dos cabos. Com isso, aumentam as possibilidades de choque elétrico. O perigo pode aumentar ainda mais de acordo com os materiais usados na confecção das pipas e rabiolas, que podem ser metálicos e condutores de eletricidade.
Outro problema é a possibilidade de danificar equipamentos como os transformadores, provocando curtos-circuitos e acionando os sistemas de proteção que interrompem o fornecimento por questões de segurança. Nestes casos, equipes da Neoenergia Coelba que poderiam estar atendendo uma outra ocorrência ou realizando serviços de manutenção na rede elétrica precisam se deslocar para resolver a situação provocada pela brincadeira.
"A principal orientação é soltar pipas longe da rede elétrica, em lugares abertos como praias e parques. Outra dica é nunca pegar as pipas que caem nos fios de energia. Assim, situações que podem levar a interrupções de energia e acidentes são evitadas", afirma o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal.
Nunca use cerol
O uso de cerol já é proibido por lei em várias cidades brasileiras. Apesar disso, a utilização desse produto continua causando vítimas. Para a rede elétrica, o cerol também é um fator de risco. "Por tornar a linha cortante, pode causar danos físicos e lesões a quem eventualmente seja atingido. Além disso, podem ocorrer danos aos cabos elétricos. Mesmo que no momento pareça que a fiação não tenha sido danificada, com o tempo pode provocar interrupção de energia ou até mesmo atingir alguém, que pode ser vítima de um choque elétrico", adverte Hugo Vidal.
Dicas para prevenir acidentes com pipas
- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles funcionam como condutores de energia e podem causar choques fatais.
- Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la; nesse caso, acione a distribuidora de energia através dos canais de emergência: Central de Atendimento gratuita: 116 | WhatsApp: (71) 3370-6350.
- Não use cerol. Além do risco de ferir ou até matar, o cerol pode danificar os fios.
- Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente
Neste sábado, o Restaurante Tempero Novo tem o prazer de convidar todos para: a nossa deliciosa feijoada ao som envolvente de Henrique Sallys. 🎶Venha desfrutar de cerveja geladíssima 🍻das 11h30 às 14h, em nosso espaço acolhedor e cercado pelo verde, prometendo uma atmosfera tranquila e confortável para todos.
⠀⠀⠀⠀⠀
Não perca a chance de saborear a tradição, acompanhada de boa música e ótima companhia. Marque na agenda, traga os amigos e venha viver momentos inesquecíveis conosco! ❤️
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
Na tarde desta sexta-feira, 30, um homem teve sua bicicleta aro 29 furtada no pátio de uma empresa localizada na rua Paraíba, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Segundo a vítima, identificada como Wanderson, o furto ocorreu por volta das 15h enquanto ele trabalhava.
Wanderson utiliza a bicicleta para ir ao trabalho e outras atividades diárias. Quem tiver informações sobre o paradeiro da bicicleta ou do criminoso deve entrar em contato com as forças de segurança do município pelos números 77 3628-3862 ou 9.9960-2616.
31
Ago/24 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
31
Ago/24 |
Após três anos, governo volta a acionar bandeira vermelha na conta de luz; energia fica mais cara |
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (30) a bandeira tarifária vermelha para o mês de setembro. Isso significa que haverá cobrança adicional na conta de luz, deixando o preço da energia elétrica mais caro para famílias e empresas.
Com a bandeira vermelha, a tarifa aumenta R$ 7,88 a cada 100 quilowatt-hora (kWh). O consumo médio em uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh (sem ar-condicionado).
O acionamento das bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 e 2 pela Aneel aponta para um cenário de geração de energia mais cara.
Com a seca na região Norte do país, usinas hidrelétricas importantes estão gerando menos energia. Nos horários de pico de consumo e baixa geração de energia renovável, no início da noite, é necessário acionar usinas termelétricas – que são mais caras.
Depois, em setembro do mesmo ano, a Aneel criou a bandeira "escassez hídrica" --a mais cara de todas -- para atender ao sistema elétrico nacional em situação severa de seca, que afetou a geração de energia pelas hidrelétricas.
A bandeira "escassez hídrica" ficou em vigor até abril de 2022, quando a Aneel acionou a bandeira verde --sem cobrança adicional na conta de luz.
Bandeira vermelha atualizada
Em março, a Aneel aprovou redução de até 37% nos valores das bandeiras tarifárias. Com o ajuste, os preços ficaram assim:
🟩bandeira verde (condições favoráveis de geração de energia) – sem custo extra;
🟨bandeira amarela (condições menos favoráveis) – redução de 37% em relação ao valor anterior. A tarifa será de R$ 18,85 por MWh (megawatt-hora) utilizado; ou R$ 1,88 a cada 100kWh.
🟥bandeira vermelha patamar 1 (condições desfavoráveis) – redução de 31% em relação ao valor anterior. A tarifa será de R$ 44,63 por MWh utilizado; ou R$ 4,46 a cada 100 kWh.
🟥bandeira vermelha patamar 2 (condições muito desfavoráveis) – redução de 20% em relação ao valor anterior. A tarifa será de R$ 78,77 por MWh utilizado; ou R$ 7,87 a cada kWh.
Na época, a Aneel justificou que as condições dos reservatórios permitiam essa adequação nos preços das bandeiras.
No final da manhã de quinta-feira, 29, por volta das 11h, em uma ação integrada das unidades CIPT-Oeste, 83ª e 84ª CIPM, a partir do compartilhamento de informações, foi iniciada uma diligência em um imóvel abandonado, localizado na Rua Norte Sul, no bairro São Miguel, na cidade de Barreiras.
Segundo informações, estaria sendo utilizado como local para armazenamento de drogas. Após buscas efetuadas no supracitado endereço, foi encontrado ao fundo do terreno do referido imóvel, uma sacola rajada de cor predominantemente rosa debaixo de uma lona, a qual armazenava 47 tabletes de material análogo à maconha, pesando aproximadamente 20 kg.
Diante dos fatos ficou apresentada pelo do PETO da 83ª CIPM todo o material apreendido na 11ª COORPIN, para a tomada das medidas cabíveis.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinaram, nesta sexta-feira (30), um protocolo de intenções que promete revolucionar a saúde pública no Brasil. A cerimônia, na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), marcou um importante passo na modernização e digitalização do sistema de saúde do país, com a Bahia assumindo um papel de liderança nesse processo. Estima-se um investimento total de R$ 30 milhões para a implementação das ações previstas.
O governador Jerônimo Rodrigues celebrou a parceria e enfatizou que ter um banco de dados comum ajuda a pensar políticas públicas de saúde pelos Municípios, Estados e União. “É um bom banco de dados para que prefeitos, governadores e a União possam planejar suas políticas, para que as pessoas tenham menor dificuldade com documentos, exames. Ter as informações da situação de saúde das pessoas ajuda a delinear nossas ações estratégicas. Nos ajudará com a regulação, por exemplo, que também é um compromisso da União. Esse sistema vai aperfeiçoar ainda mais aquilo que a gente já vem fazendo na regulação da Bahia”.
A ministra Nísia Trindade reafirmou o compromisso do Governo Federal com a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS vai se reconstruir com qualidade, usando a tecnologia de forma integrada com os estados, e a serviço de um sistema de saúde que, além de universal, tem que se pautar pelo cuidado integral à saúde. E é isso que nós firmamos aqui hoje. O SUS digital é um caminho para que haja efetividade nessa visão de um SUS universal e integral para todas as pessoas”, frisou.
Um dos principais destaques é a Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (REDS), que se consolida como uma plataforma pioneira na integração e qualificação de dados de saúde a nível estadual. A REDS já desempenha um papel crucial ao permitir a troca de informações entre todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, facilitando a transição e a continuidade do cuidado. Com a integração iminente à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o volume de dados disponíveis triplicará, impulsionando a capacidade de monitoramento e gestão das políticas públicas de saúde.
A diretora médica do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, Hélvia Fagundes percebe na tecnologia uma aliada da saúde “na qualidade da assistência, mas também das informações. Às vezes em um atendimento a nível hospitalar, a gente não tem acesso a informações prévias do paciente: uma medicação, um diagnóstico, uma cirurgia que ele fez no passado, porquê motivo aconteceu ou como aconteceu. Então, essa integração é uma oportunidade muito grande de melhorar a qualidade das informações que o profissional de saúde tem acesso no momento do atendimento. É uma ferramenta que dá mais segurança ao atendimento desse paciente”, avaliou a gestora.
De acordo com o superintendente de Informação e Saúde Digital da Sesab, Diego Daltro, “a expansão da REDS e sua integração com a RNDS representam um avanço significativo na gestão da saúde pública, permitindo decisões baseadas em evidências e melhorando a eficiência do SUS". Este projeto é parte de um esforço mais amplo para fortalecer a saúde digital na Bahia e em todo o Brasil, garantindo que profissionais de saúde tenham acesso rápido e seguro a informações críticas para o atendimento aos pacientes.
Expansão do prontuário eletrônico
Outro compromisso central do protocolo é o fortalecimento e a expansão do prontuário eletrônico AGHUse. Este sistema, que já está em operação em 31 unidades de saúde da Bahia e alcançará 95 até 2026, tem demonstrado grande eficiência na interoperabilidade com a RNDS.
A secretária estadual da saúde, Roberta Santana, destaca que o AGHUse não apenas otimiza a gestão hospitalar, mas também serve como modelo para outros estados que buscam aprimorar seus sistemas de saúde digital. "Nossa meta é que o AGHUse se torne uma referência nacional, e a Bahia está pronta para apoiar outros estados na implantação deste sistema, consolidando nossa posição de liderança na disseminação de soluções tecnológicas para a saúde", afirma a secretária.
Investimentos em Saúde Digital
Os avanços na saúde digital na Bahia têm sido acompanhados por investimentos substanciais. Entre 2023 e 2024, foram investidos mais de R$ 114 milhões, com a aquisição de equipamentos de última geração, a contratação de profissionais especializados, e a implementação de novas tecnologias que visam melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos no estado.
Com a assinatura deste protocolo, a Bahia reafirma sua posição como líder na transformação digital da saúde pública no Brasil, impulsionando uma revolução que promete beneficiar milhões de brasileiros e colocar o SUS em um novo patamar de eficiência e modernidade.
30
Ago/24 |
Twitter suspenso: Multa de R$ 50 mil por uso de VPN para acessar X é excesso de Moraes | Análise |
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes voltou atrás sobre uso de VPN (rede privada virtual) após decisão que ordenou a suspensão do X no Brasil. Moraes havia determinado uma multa de R$ 50 mil a quem utilizasse o serviço.
30
Ago/24 |
Derrubada do "X" no Brasil é decisão sem precedentes nas últimas décadas, diz especialista |
30
Ago/24 |
Retífica de Motores Câmera |
30
Ago/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Estudantes do curso de Medicina da UFOB tiveram trabalhos premiados no 16º Congresso Internacional da Rede Unida, ocorrido no início deste mês, no campus da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os trabalhos premiados integram o Programa de Extensão “Educação Popular em Saúde”, coordenado pela professora Etna da Silva, do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde.
Intitulado “Saúde, Arte e Literatura de Rua: exposição e diálogos sobre a população em situação de rua em uma festa literária”, o trabalho desenvolvido pelos estudantes Sophia Arruda, Nayara Seara, Maria Júlia Moraes, Júlia Reimann, Izadora Costa, Roberts Porto, Fábio Segundo e Ellen dos Santos foi o vencedor do VIII Prêmio Mário Quintana. Ele relata a experiência do Projeto Além da Rua na exposição Programa Despertar, ocorrida no estande da UFOB durante a Festa Literária Internacional de Barreiras 2024.
O projeto é uma ação educativa realizada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em Barreiras, iniciada durante o componente curricular Práticas em Saúde Coletiva na ESF I, que atua em três frentes, com encontros semanais de educação popular em saúde com a população em situação de rua (PSR) no Centro Pop, abordando temáticas diversas relacionadas à promoção da saúde; elaboração e divulgação de materiais de comunicação popular sobre a PSR em rede social do programa de extensão; e realização de ações dialógicas e interativas com e sobre a PSR em logradouros públicos de Barreiras.
Já o trabalho “Cuidando de Quem Cuida: um relato de experiência acerca da abordagem do autocuidado e saúde para mulheres no dia das mães”, escrito pelos estudantes Débora Moura, Bárbara Loyola, Beatriz Marques, Emille de Araújo, Karen Martins e Letícia Silva, recebeu umas das três menções honrosas do VII Prêmio Victor Vincent Valla. Ele destaca a experiência de uma ação extensionista da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Atenção Primária, que promoveu atividades educativas com mães e gestantes sobre o autocuidado, em comemoração ao dia das mães no bairro da Santa Luzia e na comunidade rural do Mucambo, em Barreiras.
Também foram apresentados no Congresso os resumos “Além da Rua: experiências de comunicação em saúde sobre a população em situação de rua" dos estudantes Manuela Achtschin, Natália Guimarães, Karina Augusto, Mariana Dantas, Ana Luisa Campanharo, Vanessa Santos, Erico Guedes e Marco Kyle, e “Além da rua: experiência de educação popular em saúde com a população em situação de rua no Centro POP”, escrito por Iasmine Favaro, Ananda Coelho, Luana Martinez, Monique Martins e Rodrigo do Carmo.
Saúde Popular
O Programa tem como objetivo desenvolver ações de extensão universitária orientada pela educação popular em saúde, tendo como foco o ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho na formação em saúde. Mais informações podem ser obtidas no link https://linktr.ee/saudepopular.ufob.
Para traçar metas e unir esforços para combater os focos de incêndio que vem ganhando proporção no Oeste da Bahia, uma reunião de alinhamento marcou a manhã desta quarta-feira (28), na sede da Fazenda Busato I, localizada no município de São Desidério. O encontro reuniu membros do Núcleo de Sustentabilidade da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), produtores rurais, 12 representantes das fazendas da região de Linha dos Pivôs, integrantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), do Inema, do Corpo de Bombeiros Militar, da ABA, da Acrioeste e de outras entidades.
O produtor rural Julio Busato explica que a união de vários segmentos irá refletir na proteção de mais de 600 mil hectares em toda a região. “Essa união vai proteger mais de 600 mil hectares e dividir a responsabilidade de combater o fogo, seja em qual propriedade for. Pois é muito difícil nós, sozinhos, proteger os nossos reservas legais, as Áreas de Proteção Permanente (APP’s), principalmente em nossas lavouras e propriedades também. Dessa união entre o poder público e a iniciativa privada, com certeza nós teremos excelentes resultados para levar a Bahia como um exemplo para o Brasil”, afirmou o agricultor.
A Aiba apoia anualmente ações de prevenção aos incêndios, a exemplo do Programa Bahia Sem Fogo, que também conta com parceria de órgãos ambientais do Estado e municípios da região Oeste. “As ações de combate realizadas pelos produtores rurais vem apresentando resultados satisfatórios com relação a redução das áreas queimadas. A integração desse trabalho ao programa Bahia Sem Fogo por meio da Sema, Inema e Corpo de Bombeiros, fortalece ainda mais o trabalho de prevenção e combate aos incêndios, além de minimizar os prejuízos patrimoniais e riscos ambientais”, comentou o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto.
Presente na reunião, o coordenador de programas e projetos da Sema, Pablo Rebello, destacou a importância da iniciativa. “Hoje estamos aqui em São Desidério para trabalhar esse tema, num momento muito singular que é a reativação da Unidade de Apoio à Prevenção, a preparação, o combate de incêndios florestais com os produtores rurais da Aiba e da Fazenda Busato. E dizer também do envolvimento e integração de órgãos de governo no setor produtivo com profissionais nessa frente de prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais. Uma iniciativa que, junto com os demais produtores, nós conseguimos reduzir, mitigar os impactos e os incêndios florestais”, explicou.
Para o Coronel BM Cedraz,encontros como esse deveriam ocorrer semestralmente. “Nesse segundo semestre tem em mãos a estiagem, umidade muito baixa, tempo muito seco, altas temperaturas, vento muito forte, e por conta disso, infelizmente acontecem os incêndios florestais. Sabemos que 95% a 99% dos incêndios são causados por ação humana e é possível evitar, trabalhando sempre com a sensibilização das pessoas e o Corpo de Bombeiros está sempre junto da comunidade, com os produtores rurais, unindo esforços para prevenir e combater os incêndios florestais na região”, reforçou o militar.
Além de articular iniciativas de combate a incêndios, a Aiba também disponibiliza um Guia de boas práticas para prevenção de incêndios em propriedades rurais disponível no site da Aiba por meio do endereço aiba.org.br.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (30) o bloqueio no Brasil da rede social X (antigo Twitter) após a plataforma não atender à ordem do ministro de indicar um representante legal da plataforma no Brasil. Agora, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve repassar a determinação de Moraes às operadoras no prazo de 24 horas.
Moraes também aplicou uma multa diária de R$ 50 mil a quem tentar usar uma tecnologia de rede privada virtual conhecida como VPN para acessar o X. Essa tecnologia simula a localização de um usuário em outro país.
O ministro também intimou as plataformas para inserirem obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo “X” pelos usuários e retirem o aplicativo “X” das lojas online. A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou a favor da suspensão e disse que “não há o que impeça a sua aplicação”.
A suspensão é válida em território nacional, até que todas as ordens judiciais proferidas por Moraes em relação ao X sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante da plataforma em território nacional. No caso de pessoa jurídica, deve ser indicado, também, o seu responsável administrativo.
Moraes afirmou que a decisão de tirar o X do ar consiste “nos reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas” por parte da rede social.
“Além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024 –, bem como o periculum in mora – consistente na manutenção e ampliação da instrumentalização da X BRASIL, por meio da atuação de grupos extremistas e milícias digitais nas redes sociais, com massiva divulgação de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio, antidemocráticos, inclusive no período que antecede as eleições municipais de 2024″, disse.
Manifestação do X
Nesta quinta-feira (29), o ‘X’ disse que não respondeu à ordem de Moraes e que esperava o bloqueio da rede social no Brasil. “Em breve, esperamos que o Ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil – simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos. Dentre esses opositores estão um Senador devidamente eleito e uma jovem de 16 anos, entre outros.”
Em 17 de agosto, a equipe de Assuntos Governamentais Globais da rede anunciou que iria encerrar as atividades do escritório da empresa no Brasil após Moraes ameaçar prender a representante da instituição no país caso a rede social não cumpra decisões judiciais.
Ao anunciar a medida, a rede social publicou um ofício sigiloso assinado por Moraes e disse que a responsabilidade pela saída da empresa do Brasil é “exclusivamente” do ministro. A rede social afirmou que o serviço segue disponível no país.
Ao informar que poderia decretar a prisão da representante do X no Brasil por não atender ordens judiciais, Moraes disse que ela, “agindo de má-fé, está tentando evitar a regular intimação da decisão proferida nos autos, inclusive por meios eletrônicos, da qual já demonstrou ter conhecimento, com o fim de frustrar o seu cumprimento”.
Ao longo de agosto, Moraes determinou que a empresa retirasse do ar uma série de perfis, entre eles o do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Na primeira decisão, de 8 de agosto, o ministro tinha ordenado o bloqueio das contas em um prazo de duas horas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
Os perfis não foram bloqueados, e Moraes aumentou o valor da multa para R$ 200 mil por dia em caso de descumprimento. Além disso, decidiu que poderia mandar prender a representante da empresa no país em caso reiterado de desobediência a determinação judicial e afastar imediatamente a direção da empresa.