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A Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenação Geral selecionada para o UPT - UFOB, está com nova chamada de seleção interna aberta para composição de equipe de Monitores do Pré-vestibular/Pré-Enem "Universidade Para Todos" (UPT - UFOB). São 11 vagas disponíveis para os campi de Barra (4), Luís Eduardo Magalhães (2) e Santa Maria da Vitória (5). Além disso, os selecionados poderão atuar, de maneira remota ou em aulões esporádicos, no UPT da cidade de Cristópolis.
Para concorrer, é preciso ser estudante regularmente matriculado na UFOB, estar cursando a partir do segundo semestre e ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 5. As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico até esta terça-feira (23).
Saiba mais no edital.
Sobre UPT-UFOB
O UPT é um programa do governo do estado da Bahia que visa o fortalecimento das aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede estadual para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior e sua execução ocorre por meio de parcerias com as Universidades do estado.
Na UFOB, a parceria está em fase final de assinatura de contrato para atuação nos municípios de Barra, Cristópolis, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. Todo o projeto será custeado com recursos financeiros fornecidos pelo Governo da Bahia.
Toda a documentação referente à seleção está disponível aqui.
Na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 9h, Deusimar Souza de Santana, de 38 anos e natural de Cotegipe, foi alvejado por tiros em frente a sua residência, localizada na rua Caraíbas, no bairro Santa Cruz III, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações, Deusimar tentou buscar abrigo dos disparos correndo para dentro de sua residência, porém, infelizmente, veio a cair sem vida na área interna do imóvel. Testemunhas afirmam que vários indivíduos chegaram ao local em pelo menos duas motocicletas, executando-o friamente.
As autoridades, incluindo as Polícias ROCAM e Civil, compareceram ao local para garantir a segurança da área e dar início às investigações. A Polícia Civil já está empenhada em descobrir os responsáveis por esse ato hediondo e a motivação por trás dele.
O corpo de Deusimar foi encaminhado pelo rabecão ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras para os procedimentos legais. No entanto, até o momento, não foram divulgadas informações sobre o local e horário do sepultamento.
O projeto Nascentes do Oeste, liderado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com os produtores rurais do Oeste da Bahia, é um exemplo notável de iniciativa ambiental colaborativa. Sob a supervisão do Núcleo de Sustentabilidade da entidade agrícola, o projeto está avançando para sua quarta fase, demonstrando um compromisso contínuo com a conservação dos recursos naturais da região. Até o momento, mais de 100 nascentes foram recuperadas, destacando os impactos positivos alcançados até agora.
Preservar águas e nascentes para o uso equilibrado dos recursos do meio ambiente é o principal propósito do projeto, que também contempla importantes ações de Educação Ambiental. Os próximos acordos de Cooperação Técnica serão firmados entre a Aiba e as prefeituras de Cotegipe e de Tabocas do Brejo Velho, municípios que serão os próximos destinos a serem contemplados com nascentes e veredas recuperadas. No município de Cocos, serão recuperadas nascentes da localidade de cabeceira da Vereda do Jacaré, onde se busca aumentar a produção de água que abastece mais de 80 famílias. A iniciativa em Parceria com a Fazenda Santa Colomba contará com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outras instituições locais.
De acordo com o analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro, “para recuperar as nascentes ou veredas é preciso conhecê-las e levar esse conhecimento para as pessoas é o papel do Projeto Nascentes do Oeste, que além disso, busca unir esforços com as prefeituras, comunidades e produtores rurais para a recuperação destes recursos hídricos”.
As ações mais recentes do projeto foram realizadas nos municípios de Angical, Cristópolis, São Desidério e Formosa do Rio Preto. Diversos métodos são aplicados para revitalização e aumento da vazão de água nas nascentes, baseado no diagnóstico local, como exemplo o Caxambú, método de recuperação que consiste na construção de uma caixa filtrante que recobre a nascente, evitando que a mesma seja assoreada. Outro método realizado foi o reflorestamento e início do cercamento das nascentes, executados nas comunidades São João 3, Nego Velho, Lagoa do Bolor e também o reflorestamento da cabeceira da vereda do Limoeiro. Além disso cada comunidade recebe ações de Educação Ambiental, por meio do ‘Café com Prosa’ na Comunidade de Chaprão e Lagoa do Bolor. Já em Angical, foi iniciado o cercamento da Vereda do Riachão de Seriema e oficina sobre a relação da geologia com a formação de nascentes e veredas, na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Mucambinho.
Em São Desidério também foi retomada a construção do método caxambu da nascente do povoado de Riacho Grande e feito o cercamento da nascente de Carvalhos. “Há mais de dez anos os moradores mais antigos do povoado utilizavam essa água que chegava até a praça do povoado, e utilizava para beber. E a partir de agora, com a recuperação dessa nascente, essa água irá chegar até a praça de novo. Mostrei o vídeo para moradores de mais de 70 anos e eles se emocionaram por saber que vão poder contar com essa de novo”, revelou o morador de Riacho Grande, Jeová Pereira. Outra ação de Educação Ambiental do projeto que tem tido bastante repercussão é a gravação de programas de rádio e de entrevistas sobre o Nascentes do Oeste, concedidas em rádios locais para intensificar a divulgação. A divulgação foi feita na Arca FM, de Angical e na rádio Orla News, em São Desidério.
Em Formosa do Rio Preto, foi realizada oficina de Educação Ambiental na Escola Municipal Olavo Bilac, em Morrinhos e palestras sobre o tema ‘Conhecendo a Geologia de Formosa do Rio Preto e a sua relação com os recursos hídricos’, ministradas nas escolas municipais Joaquim Alexandre e Coração de Jesus.
Sobre o programa – Desde 2016, a Aiba e o Programa para Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), mantém o projeto que tem o apoio de produtores rurais, moradores das comunidades e prefeituras por meio das secretarias de Agricultura, Educação e de Meio Ambiente. Após a identificação e recuperação da nascente, são aplicados diferentes métodos de recuperação, para evitar ações como o desmatamento das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), pisoteio do gado, assoreamento, incêndios florestais, e consequentemente, a degradação das nascentes e veredas no Oeste da Bahia.
O projeto Nascentes do Oeste recebeu em 2020 o reconhecimento nacional da Agência Nacional das Águas (ANA), como enfatizado pelo diretor executivo da Aiba, Alan Malinski: “É um projeto de extrema importância para a região, pois além de preservar e recuperar nascentes, tem por trás toda uma questão educativa voltada para as comunidades de entorno dessas nascentes, para que continuem e preservem o trabalho executado.” Esse prêmio ressalta a relevância do projeto, evidenciando seu impacto positivo não apenas para a região, mas para todo o estado. O sucesso do Nascentes do Oeste é fruto da colaboração entre produtores rurais, comunidades e entidades públicas e privadas.
O Programa Municipal de Acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social de Luís Eduardo Magalhães, o POP RUA, que funciona através da Secretaria Municipal da Cidadania, foi ampliado, agora em uma nova sede no bairro Florais Léa 2, com capacidade para cerca de 55 pessoas, mais que o dobro da antiga sede, e oferece banho, dormida e as três refeições.
No POP RUA, pessoas de diversas cidades e estados do país, e até estrangeiros, são acolhidos e encaminhados para serviços de saúde, trabalho e emprego e até de volta para suas cidades, se assim desejarem.
Desde o início das atividades do programa, no ano de 2021, mais de 1000 pessoas já foram acolhidas e 7000 atendimentos já foram realizados pela equipe do programa, que é formada por psicólogos e assistentes sociais, além da equipe de apoio.
- A sede do POP RUA fica localizada na rua Itacaré, nº 1448, QD.50, Lt.02, bairro Florais Léa 2. Contato: (77)9.9988-3988.
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Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 de graça têm até esta sexta-feira (26) para solicitar a isenção da taxa de inscrição ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É com a nota do Enem que é possível ingressar nos 30 cursos de graduação da UFOB. Os participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), têm direito à isenção.
O prazo também vale para quem precisa justificar a ausência na edição de 2023. O cronograma, que inclui a fase de recursos, e as regras foram estabelecidos em edital, disponível no portal do Inep. Os procedimentos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
Tem direito a fazer o Enem de graça:
- Quem está matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola pública;
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.
Pé-de-Meia – O estudante da 3ª série do ensino médio (de escola pública) que comparecer aos dois dias de Enem 2024 (incluindo eventual reaplicação) terá direito ao incentivo de R$ 200. O valor será depositado, após a conclusão dessa etapa educacional, na conta-poupança em que o aluno recebe os demais incentivos do programa.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Centros de pesquisa e licenciaturas indígena, projetos extensionistas em comunidades indígenas, bolsas-auxílio, reserva de vagas no vestibular e Sisu, e a instalação do Campus Intercultural, em Jeremoabo.
São inúmeros projetos e programas implementados e executados pela UNEB enquanto política de inclusão e permanência indígena, além de ações de valorização e respeito aos nossos povos originários.
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, atua, junto a equipe de gestão da universidade, na implantação e fortalecimento de políticas que democratizam o acesso ao ensino superior público e garantem a assistência estudantil e a permanência universitária.
“Reitero a importância da presença indígena dentro da universidade, fazendo história, defendendo as línguas e as linguagens, defendendo os saberes construídos em todas as áreas do conhecimento. Nossa universidade reafirma diuturnamente o compromisso com a reparação histórica, com as políticas afirmativas de inclusão e permanência. Esse lugar é de todos e todas, estamos juntos nessa luta”, destaca a reitora.
Inclusão
Em uma ação pioneira, a UNEB, em 2007 ampliou o sistema de reserva de vagas para as populações indígenas. A medida fortaleceu a democratização do acesso ao ensino superior de grupos populacionais tradicionalmente excluídos.
O cenário que se estabelece após a ampliação do sistema de cotas unebiano é de diversidade na composição discente dos cursos, sobretudo, nos territórios com maior presença de comunidades indígenas, como Norte e Sul da Bahia. Atualmente, a instituição conta com mais de 400 estudantes indígenas, das mais variadas etnias, em cursos de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento.
“Estar na universidade é parte do processo de demarcação de territórios para além dos espaços das comunidades. Uma forma de dizer ao mundo que existimos e que aqui permanecemos. É uma maneira de descolonizar esse lugar que até um tempo atrás não era feito e nem pensado para nós, minorias. É uma ferramenta para que nós possamos contar a nossa própria versão da história a partir de agora”, afirma Brenda Kaimbé, estudante do Curso de Pedagogia Intercultural em Educação Escolar Indígena, em Paulo Afonso.
Discentes
A UNEB está, gradativamente, empenhando-se em promover a institucionalização das condições de permanência dos seus estudantes ingressos através das cotas, de forma que eles tenham satisfatórias condições acadêmicas e econômico-sociais de se manterem nos respectivos cursos, até a integralização.
Entre as ações, está o Programa Apako Zabelê (PBIAZ). Criada em 2022, a iniciativa oferta bolsas de auxílio financeiro aos estudantes indígenas. Neste ano, o programa oferta 287 bolsas aos discentes da universidade.
Os processos seletivos para ingresso na graduação, através do vestibular da instituição e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), oferecem, obrigatoriamente, 5% das sobrevagas para candidatos indígenas.
A UNEB é a maior executora do Programa Universidade para Todos (UPT), coordenado pela Secretaria estadual da Educação (SEC), que prepara estudantes concluintes e egressos da rede estadual para seleções de ingresso ao ensino superior. Com turmas em toda a Bahia, inclusive, na comunidade indígena Aldeia Boca da Mata, em Porto Seguro.
Educação indígena
E não para por aí, a UNEB também investe, desde 2009, na formação em nível superior de professores de escolas indígenas, através dos cursos das Licenciaturas Intercultural em Educação Escolar Indígena (Liceei) e em Pedagogia Intercultural em Educação Escolar Indígena (Pieei).
A medida tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais e docentes da Educação Básica, que atuam com a educação escolar indígena.
Neste mês simbólico, foi realizada, no Campus de Paulo Afonso, a formatura de 20 estudantes do curso de Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena do Centro de Pesquisa Opará. A solenidade, que representou um marco histórico para os povos originários na Bahia, foi marcada pela emoção dos formandos e de representações de diferentes etnias, especialmente das regiões Norte e Oeste da Bahia.
“A universidade, apesar dos desafios, abraçou a causa e juntos fomos vencendo todos os obstáculos. Espero que outros indígenas Kantaruré tenham a oportunidade e coragem de concluir a graduação escolhida. Gratidão é a palavra”, diz Sheila Kantaruré, egressa da Liceei.
Para acolher os novos estudantes das licenciaturas, o Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural da Temática Indígena (Cepiti), realizou, no início deste mês, o I Seminário Educação Escolar Indígena: saberes tradicionais, território e universidade, no Campus de Teixeira de Freitas. Participaram do evento, estudantes, docentes, gestores da universidade e lideranças indígenas da região.
Também em 2023, a UNEB realizou cerimônia de diplomação da Licenciatura Intercultural de Educação Escolar Indígena ofertada no campus de Teixeira de Freitas.
“A Liceei é fruto de muita luta indígena. A educação é fundamental e deve ser feita do nosso jeito, dentro da realidade e contexto do nosso povo. Não viemos para a universidade para sermos moldados, viemos para quebrar paradigmas e fizemos isso!”, declarou Ângelo Pataxó, discente indígena graduado.
A maior universidade do Nordeste oferece ainda o curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAfin), nos Campi de Salvador e Irecê, e a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Educação Intercultural Indígena, no Campus VIII, em Paulo Afonso.
Em março deste ano, o curso de Licenciatura em Educação Escolar Indígena, do recém-criado Campus Intercultural (Jeremoabo) da UNEB foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o Programa Nacional de Fomento à Equidade de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).
O programa convida as instituições de ensino superior (IES) brasileiras a apresentarem propostas de cursos de licenciatura com objetivo de formação de professores em Cursos das Licenciaturas Indígena, Educação do Campo, Quilombola, Educação Especial Inclusiva e em Educação Bilíngue de Surdos.
Novo Campus Intercultural
Em fevereiro deste ano, o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou, por unanimidade, a criação do Campus Intercultural do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará) – Departamento dos Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Camponesas, no município de Jeremoabo.
“Estamos honrando uma dívida histórica com os povos originários. Essa é uma vitória, uma grande conquista do povo baiano”, celebrou Adriana Marmori, reitora da universidade e presidente do Consu sobre o Campus Intercultural.
O novo equipamento vai dedicar atenção ao estudo, pesquisa e extensão acerca dos povos originários, além de ser um espaço para a formação continuada de povos indígenas, comunidades tradicionais.
Pesquisa
Atualmente a UNEB possui três centros de pesquisa que desenvolvem estudos na área: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará); Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural da Temática Indígena (Cepiti); Centro de Estudos dos Povos Afro-Indígenas-Americanos (Cepaia).
Os centros são espaços acadêmicos que fortalecem e incentivam as pesquisas, a formação continuada e dinâmica dos Povos Tradicionais, Indígenas e lideranças de Movimentos Sociais em relação à afirmação, conhecimento e valorização dos saberes e fazeres, como forma de empoderamento das identidades e dos seus patrimônios bioculturais.
A Universidade conta com dezenas de projetos de pesquisa desenvolvidos com a comunidade indígena, contemplando as áreas de História, Educação, Sociologia, Arqueologia, Artes, Biologia Geral, Agronomia e Medicina.
Docente, indígena e pesquisador do Opará, Dorival Vieira Júnior Tuxá, destaca que o centro de estudo permite que a sociedade possa conhecer mais de perto e respeitar a diversidade dos povos indígenas e os seus respectivos territórios.
“A inclusão das culturas indígenas no cenário educacional e social é um marco para a valorização da diversidade cultural brasileira. Iniciativas como o Centro de Estudos Opará são vitais para ampliar o conhecimento sobre essas culturas ricas e multifacetadas. Eles oferecem uma plataforma para que as vozes indígenas possam ser ouvidas e nossas histórias, ensinamentos e tradições possam ser reconhecidos e celebrados. Esses esforços não apenas enriquecem o tecido social do Brasil, mas, também fortalecem o respeito e a autonomia dos povos indígenas, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca a pesquisador, que foi o primeiro professor indígena efetivo da universidade.
Os centros de pesquisa Cepiti e Opará desenvolvem dezenas de ações de extensão com os povos indígenas. São iniciativas conjuntas em escolas na produção de materiais educativos, formação do professores e professoras indígenas e na agricultura familiar a partir das pesquisas realizadas.
“O Cepiti foi um dos centros de pesquisas na temática indígena que viabilizou, dentro da UNEB, as primeiras ações que possibilitaram a implementação inicial das políticas e dos diálogos junto aos povos indígenas no Sul e Extremo Sul da Bahia. Nosso centro de pesquisa conta com pesquisadores indígenas e não indígenas articulados e em parcerias com os povos indígenas da região, assessorando, dialogando e fortalecendo ações e as políticas públicas ofertadas a esses povos”, afirma Halysson Fonseca, professor e pesquisador do Cepiti.
Lideranças indígenas
Em reconhecimento aos serviços relevantes ao ensino, à pesquisa, às letras ou às artes, a universidade já concedeu dois títulos de Doutor Honoris Causa a importantes lideranças indígenas da Bahia.
Na histórica reunião do Conselho Universitário (Consu), realizada em junho de 2023, foi aprovada a outorga do título de Doutor Honoris Causa a Juvenal Teodoro da Silva. Conhecido como Juvenal Payayá, o líder indígena e escritor é um dos principais defensores da causa indígena e assume um papel importante para o resgate da memória e história dos povos.
Em 2019, a UNEB também concedeu o título de Doutor Honoris Causa para o líder indígena Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau Tupinambá, personalidade conhecida internacionalmente como referência de luta pelos povos indígenas do Brasil.
Campanha “O Futuro é Ancestral”
Para celebrar as culturas, memórias e histórias dos povos indígenas, e reforçar a importância da luta resiliente pelo direito à vida e à terra, a UNEB lançou a campanha “O futuro é Ancestral“, alusiva ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril.
A iniciativa faz referência a obra “Futuro Ancestral”, do líder indígena, filósofo, ambientalista e escritor Ailton Krenak, que traz reflexões sobre o humano e sua origem comum. Para ele, o futuro sempre trará traços da ancestralidade porque nosso DNA é ancestral. É preciso olhar para os saberes e fazeres ancestrais para a humanidade seguir em frente.
E, nessa perspectiva de vínculo nativo, a UNEB busca reforçar a importância de estreitarmos os laços que nos unem enquanto povo diverso, plural, rico. Somos uno com a natureza, o bem-estar social e o bem-viver, que partem dessa compreensão de unicidade e conexão. É isso que as culturas indígenas defendem e avigoram.
Contextualizando a data
Em 19 de abril, celebramos o Dia Nacional dos Povos Indígenas, uma data simbólica que representa a luta e resistência indígena. Uma homenagem à diversidade cultural e histórica dos povos originários que habitam o Brasil, a data tem como objetivos combater preconceitos e exigir que os direitos sejam respeitados.
Criada em 1943, com o nome de “Dia do Índio”, a comemoração foi adotada no Brasil durante o governo do então presidente Getúlio Vargas.
Em 2022, a data deixou de ser chamada de Dia do Índio e recebeu oficialmente o nome de “Dia dos Povos Indígenas”, a partir da Lei 14.402, de 2022. A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.
Há 26 anos, no dia 21 de abril, a Bahia perdia um dos seus maiores líderes; Luís Eduardo Magalhães. Aqui - na cidade que recebe o seu nome, essa data foi lembrada pelo neto do ex-presidente da Câmara Federal, Luiz Eduardo Magalhães Guinle, que foi recebido pelo prefeito Junior Marabá durante sua estada aqui no Oeste baiano.
“Hoje, dia 21 de abril, foi o dia que meu avô nos deixou. E eu não pude deixar de fazer o que ele mais prezava que é trabalhar pela Bahia. É um grande prazer estar aqui honrando a sua memória, nessa cidade que possui um povo trabalhador, uma gestão pública pujante e que honra o nome do meu querido avô”, disse Luiz Eduardo Magalhães Guinle.
“Eu acredito que o nosso município conceitua muito a carreira que o deputado teve ali à frente do Congresso Nacional, do qual teve diálogo, respeito e acolheu o brasileiro. Aqui em Luís Eduardo nós acolhemos a todos que venham sonhar e ter esperança com essa cidade”, disse o prefeito Junior Marabá.
Futuro interrompido
Vítima de um infarto fulminante aos 43 anos de idade, em 21 de abril de 1998, Luís Eduardo Magalhães estava em pré-campanha ao governo da Bahia pelo PFL. Ele foi presidente da Câmara dos Deputados, foi deputado federal durante três mandatos e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.
Logo após a sua morte, o então distrito de Mimoso do Oeste, que pertencia a Barreiras, foi rebatizado em sua homenagem. Com apenas 24 anos de emancipação, o município que carrega o nome do ex-presidente da Câmara Federal é a 5ª economia do Estado da Bahia e a cidade nordestina que mais cresceu nos últimos 10 anos.
Na última quinta-feira, 19 de abril de 2024, Tito esteve na Sede da Codevasf para anunciar uma nova fase de investimentos voltados para a agricultura familiar. Desta vez, os investimentos foram direcionados à Associação de Apicultores e Meliponicultores do Cerrado Baiano (Asamel), visando proporcionar a infraestrutura necessária para expandir a capacidade produtiva dos apicultores de Barreiras.
Tito tem se destacado ao oferecer mais oportunidades para as famílias que trabalham na agricultura familiar, por meio de investimentos que melhoram suas condições de trabalho e aumentam significativamente a capacidade de produção.
Como resultado desses esforços, dezenas de famílias ligadas à apicultura têm se beneficiado das iniciativas de Tito em parceria com os governos federal e estadual. Os investimentos incluem kits apícolas completos, compostos por caixas colmeias, fumigadores, equipamentos de proteção individual, baldes para decantação, decantadores e outros itens essenciais para o beneficiamento do mel.
Abner Costa, presidente da ASAMEL Cerrado, expressou sua gratidão pelos investimentos realizados: “Os investimentos recebidos por nossa entidade, ampliará em até 100% a capacidade produtiva dos nossos associados, que são apicultores, que não dispunham de recursos para adquirir os equipamentos que estão sendo recebidos através dos investimentos de Tito para a nossa associação. Com certeza esse é um divisor de águas na nossa atividade. Agradecemos ao Tito, a toda equipe da Codevasf e todos que participaram dessa iniciativa, pela sensibilidade e comprometimento”
Esses investimentos beneficiarão mais de 25 famílias produtoras de mel e foram celebrados durante ato de entrega que contou com a presença de diversos associados.
“Este é mais um gesto em reconhecimento à importância da Agricultura Familiar para a nossa região e o nosso país. Os nossos produtores precisam da colaboração do poder público, através de políticas públicas eficientes e permanentes que fomentem as atividades no campo, possibilitando a todos melhores condições de trabalho, além de promover o aumento da capacidade produtiva. Os investimentos viabilizados para a ASAMEL potencializarão a sua capacidade produtiva de mel, gerando mais renda para os produtores e fortalecendo a presença da apicultura em nossa cidade”, disse Tito
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Abr/24 |
Oportunidade de negócio em Barreiras |
Com a instalação do semáforo no bairro Florais Léa, na rua Ibitiara, com a avenida Tancredo Neves, em Luís Eduardo Magalhães, a Prefeitura do município, através da Superintendência de Trânsito e Transporte (Sutrans), alerta os condutores para as mudanças no local.
Neste primeiro momento, agentes da Sutrans estarão no trecho (durante o horário de pico), orientando aos motoristas, para garantir a segurança e fluidez no trânsito.
- Será proibido conversão à esquerda;
- O condutor poderá seguir em frente ou à direita em todos os sentidos.
O resgate de uma vaca que caiu em uma cisterna com cerca de 6 metros de profundidade, localizada em uma fazenda no trecho da BR 430, no município de Riacho de Santana, mobilizou equipes deste 20º BBM, neste sábado (20).
Acionados via Cicom por volta das 8h, as equipes deslocaram-se para o local da ocorrência, avaliaram a situação e iniciaram a operação de resgate do animal contando com o apoio de moradores da fazenda.
Foram empregadas diversas técnicas para a retirada da vaca, incluindo um sistema de vantagem mecânica (4x1) e uso auxiliar do guincho da viatura.
Após o resgate, ela foi devolvida ao seu dono, que assumiu os demais cuidados necessários.
Ocorreu ontem, domingo 21, no 10º BEIC, em Barreiras, ocorreu a comemoração do Dia de Tiradentes, heroi nacional e Patrono das Polícias Militares do Brasil com a nossa Corrida Tiradentes.
Os 800 atletas inscritos fizeram uma festa linda, com provas de 10km, 5km, caminhada de 3km e Kids de 800m. A largada se deu pontualmente às 7h00 no circuito inédito.
Agradecemos a todos os patrocinadores, à imprensa, aos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, assim como, principalmente, à comunidade de Barreiras e região, que com 800 atletas abraçou de forma tão especial o evento.
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Abr/24 |
Vagas de Emprego para LEM |
Empresa no Ramo de Lanchonete:
Atendente/Produção
- Com experiência;
- Disponibilidade para (06:40 as 18:00);
Empresa no Ramo de Terceirização:
Serviços Gerais
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo Marmoraria:
Serviços Gerais
- Com experiência na área;
Empresa no Ramo de Internet:
Comprador
- Ensino médio completo;
- Com experiência de no mínimo 06 meses;
RH
- Ensino superior completo;
- Com experiência de no mínimo 03 meses;
Estoquista
- Ensino médio completo;
- Com experiência de no mínimo 03 meses;
Auxiliar Financeiro
- Ensino médio completo;
- Com experiência de no mínimo 03 meses;
Empresa no Ramo de Contabilidade:
Auxiliar Fiscal/Contábil
- Ensino superior em contabilidade;
- Com experiência (conhecer o sistema domínio);
Empresa no Ramo de Hotelaria:
Recepcionista
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade de horário;
- Transporte próprio;
Empresa no Ramo Ótica:
Office boy
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade para trabalhar comercial;
- Experiência com vendas;
Empresa no Ramo de Educação:
Serviços Gerais/Monitora
- Ensino médio incompleto;
- Com ou sem experiência;
- Boa comunicação;
- Saiba lidar com crianças;
Empresa no Ramo de Hamburgueria:
Garçom
- Experiência;
- Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana e a noite;
Empresa no Ramo de Produtos de Beleza:
Vendedores
- Ensino Médio Completo;
- Com ou sem Experiência.
Empresa no Ramo de Clinica de Pet Shop:
Banhista
- Com ou sem Experiência.
- Disponibilidade de horário.
Empresa no Ramo de Distribuidora:
Motorista
- Com ou Sem Experiência;
- Trabalhar nas Câmaras Frias.
Ajudante de Motorista
- Com ou Sem Experiência;
- Trabalhar nas Câmaras Frias.
Auxiliar Administrativo
- Com Experiência;
- Conhecimento em TI;
- Conhecimento em IPI;
Empresa no Ramo de Restaurante:
Atendente de restaurante
- Com ou sem experiência;
- Disponibilidade para trabalhar das 16:00 as 00:50.
Empresa no Ramo de Decorações e Presentes:
Vendedora
- Ensino Médio Completo;
- Com Experiência.
Empresa no Ramo de Gráfica:
Design Gráfico
- Que Domine o Corel.
Empresa no Ramo de Ar Condicionado:
Atendente
- Ensino Médio Completo;
- Experiência em Atendimento ao Cliente;
- Habilidade com Informática;
- Afinidade com a Área de Refrigeração.
Empresa no Ramo de Calçados:
Vendedor
- Ensino Médio Completo;
- Habilidade com Informática Básica e Redes Sociais;
- Com ou Sem Experiência.
Empresa no Ramo de Distribuidora de Gás:
Entregador
- CNH A;
- Experiência com entregas;
Operador de Caixa
- Com experiência;
Empresa no Ramo de Material de Construção:
Auxiliar Fiscal
- Cursando ou formada em ciências contábeis ou áreas afins;
- Com experiência;
Auxiliar de Escritório
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Informática básica;
Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, Fone: (77) 9.9850-3073
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Na próxima terça-feira (23), às 10h, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promoverá uma audiência pública crucial para discutir a expansão do aeroporto de Barreiras, situado no Extremo Oeste baiano.
O pedido para essa audiência veio do deputado Neto Carletto (PP), que destacou a importância estratégica do aeroporto para uma região vasta e próspera, conhecida por sua produção agrícola e atividades agropecuárias. Segundo o parlamentar, dados do Ministério de Portos e Aeroportos indicam que o aeroporto atendeu 86 mil passageiros em 2023. Ele enfatizou que, com melhorias e ampliação, estima-se que o aeroporto possa receber cerca de 300 mil passageiros por ano.
Para enriquecer o debate, foram convidados diversos representantes importantes, incluindo o diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Tiago Pedroso, em nome do Ministro de Portos e Aeroportos, além do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Também estarão presentes o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira, e o secretário de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação do Estado da Bahia, Sérgio Luís Lacerda Brito. Além disso, foram convidados o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, e outros representantes de entidades ligadas à aviação e à comunidade local.
O vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, já está na capital Federal deste o domingo (21). Ele é um dos principais mobilizadores na região oeste e entregou convites para diversas autoridades regionais e nas redes sociais fez ampla divulgação de material convidando a população para participar desta audência pública.
A requalificação do aeroporto é uma demanda antiga. Desde 2021, as obras estão sob responsabilidade da Egis Engenharia e Consultoria LTDA, que venceu uma licitação para acelerar os trabalhos. O investimento previsto para o projeto é de R$ 996 mil. No entanto, das cinco etapas planejadas, apenas duas foram concluídas. As três etapas finais ainda estão pendentes, sem previsão para conclusão.
Entre essas etapas pendentes, destaca-se a adaptação do aeroporto para receber aeronaves maiores, como o Boeing 737, com capacidade para até 215 passageiros, e a possibilidade de se tornar rota de voos de longo alcance. Outra etapa essencial é a construção de um novo terminal de passageiros, fundamental para atender ao aumento esperado no fluxo de viajantes.
Essa audiência pública se apresenta como um momento crucial para debater os desafios e oportunidades relacionados à ampliação do aeroporto de Barreiras, visando atender às demandas crescentes da região e impulsionar o desenvolvimento econômico e social local.
Contamos com laboratório, raio-X e consultas todos os dias. Dia 11 de abril o Dr. Thiago Maia, médico vascular, estará atendendo. O médico vascular é um especialista que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam o sistema circulatório, incluindo veias, artérias e vasos linfáticos.
Eles lidam com uma variedade de condições, como varizes, trombose venosa profunda, doença arterial periférica, aneurismas, entre outras.
Seu objetivo é garantir a saúde e o bom funcionamento do sistema vascular, ajudando os pacientes a manter uma circulação sanguínea adequada e prevenindo complicações graves, como ataques cardíacos e derrames.
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