Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
05
Abr/13

A comunidade pediu e as autoridades atenderam: Novo Paraná vai ganhar segurança


A sala de aula ficou lotada



Na noite de ontem, quinta-feira, 4, a sociedade civil organizada da comunidade do Novo Paraná se reuniu novamente no Colégio Municipal São Paulo para debater a segurança pública do local.

Conforme já havíamos noticiado, professores, pais, alunos, comerciantes e a população de forma geral, já havia se reunido na terça-feira, 2, para debater o problema.

Na noite da última segunda-feira, 1, o colégio foi invadido por um adolescente que espancou um aluno, ameaçou professores e funcionários da escola.

Desde então, os professores se negam a voltar a dar aulas.


As autoridades presentes na reunião

A reunião

Na reunião de ontem, 4, os moradores do Novo Paraná contaram com a presença do secretário municipal de segurança, Alecrim. Com ele vieram o secretário da indústria e comércio Ondumar Marabá, a secretária de educação Vera Stresser, o novo comandante da guarda municipal, o soldado Gilmar, e o diretor de segurança da secretaria municipal de segurança, o sargento Romenil.


A secretaria de educação Vera Stresser

As boas novas

A primeira a fazer o uso da palavra foi a secretária de educação. Vera Stresser informou que o colégio da localidade será reformado e após pedidos informou que o colégio vai ter o muro concluído. Outra boa notícia foi que os alunos do Colégio São Paulo vão começar a contar com o projeto Semeando o Futuro. A secretaria de educação firmou um convênio com o Clube Aliança e toda a estrutura estará disponível, uma vez por semana para os alunos do colégio. “Aqui no Novo Paraná tem o clube que tem uma ótima estrutura, como campo de futebol, piscina. Vamos trazer nossos professores para atender com cinco modalidades esportivas todos os nossos alunos”, revelou ela.


Ondumar Marabá

O secretário da indústria e comércio também fez uso da palavra e disse que os jovens do Novo Paraná precisam ter uma ocupação e prometeu trabalhar em prol de atrair indústrias para a localidade gerando emprego e renda para todos. “Minha busca constante é por emprego e criar uma sustentabilidade para esta comunidade. Vamos buscar junto a iniciativa privada investimento para gerar empregos e assim resolver boa parte dos problemas do Novo Paraná”, disse Ondumar Marabá.


O secretário de segurança

O secretário de segurança, Alecrim, respondeu as indagações dos presentes e mostrou firmeza no sentido de resolver o problema. “Na segunda-feira, 9, já teremos aqui neste colégio uma guarnição da guarda municipal. O nosso comandante Gilmar, sempre que possível, estará junto com a tropa. Quando ele não poder, poderemos contar com o sargento Romenil. O que o município pode fazer nesse momento é botar a guarda no colégio nas noites de segunda à sexta”, disse o secretário.


A população presente



Na reunião, os presentes indagaram o secretário com relação a presença da polícia militar no povoado. O secretário informou que irá pedir aos comandos da polícia militar e CIPE/Cerrado mais rondas para a localidade. Alecrim informou ainda que está trabalhando junto ao comando da 5ª CIA para tornar a companhia independente, o que vai facilitar o trabalho e melhorar a segurança de todos. “Com a 5ª CIA independente iremos dobrar o número de policiais e de viaturas em nosso município e assim poderemos construir um posto policial no Novo Paraná”, revelou ele.

Alecrim disse ainda que está criando o estatuto da guarda municipal e que depois o próximo passo é enviar para a câmara um projeto de lei para armar a guarda. “Todas as cidades acima de 50 mil habitantes podem ter uma guarda armada. Porque LEM não pode? Trabalho a 10 anos com segurança privada. Um vigilante faz um curso e sai com o porte de arma. Porque um guarda municipal, treinado e preparado não pode usar arma? Temos que contar com nossa guarda como mais um força de segurança para o nosso município. Com treinamento adequado, os nossos guardas poderão proteger nosso maior patrimônio que é o cidadão”, concluiu ele.


Sargento Romenil

O sargento Romenil, diretor de segurança, viu com bons olhos a movimentação dos moradores do Novo Paraná. “Essa reivindicação da população é bem vinda para a secretaria de segurança, pois consegue apresentar um diagnóstico da situação. Nos comprometemos com esta comunidade. Vamos nos manter presentes com a guarda municipal. Com essa parceria entre os educadores e a comunidade, vamos conseguir realizar um trabalho muito positivo no Novo Paraná”.


O comandante da guarda municipal

O comandante da guarda, Gilmar Rocha, também fez uso da palavra “Estou me comprometendo com esta comunidade. Vamos desenvolver um trabalho a partir de segunda-feira e pode ter certeza vamos conseguir devolver a paz aos professores e alunos do Novo Paraná”, prometeu ele.

Após a reunião, os professores, pais, alunos e todos os presentes saíram satisfeitos da reunião.

A professora Miriam Rosa disse que a reunião foi positiva. “Foi sim, muito positiva. Foi muito bom ter aqui a presença dos nossos representantes, ouvindo os nossos desabafos e angustias”.

A professora ainda apontou uma das causas para o problema. “Nossos jovens e adolescentes não têm uma ocupação, mas com alguns projetos que estão sendo propostos para a comunidade vão ajudar resolver o problema”.


A guarda municipal vai se fazer presente no Novo Paraná

A diretora do Colégio São Paulo, a professora Dulce Terezinha, viu com bons olhos a reunião. “Foi muito produtiva. A vinda da guarda municipal vai inibir a ação de arruaceiros. Ela vai trazer a tranquilidade que a comunidade precisa. Gostei também da promessa que o muro do colégio vai ser concluído. Sendo assim, isso também vai dar mais segurança para o colégio”.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
05
Abr/13

TIRA DÚVIDAS PET (Queda de pelos)

Podemos dividir as quedas de pelos em: quedas fisiológicas e quedas patológicas.

QUEDAS FISIOLÓGICAS: são as quedas de pelo normais e periódicas. Ocorrem normalmente por envelhecimento do pelo ou de seu folículo (raiz). Em geral a época da queda está relacionada a mudanças de temperatura e quantidade de iluminação, ocorrendo mais intensamente entre primavera e verão. É importante salientar que na queda fisiológica não há áreas totalmente sem pelos, apenas uma pelagem menos densa e que só pode ser percebida após cuidadosa observação. Em relação à densidade de pelos, vale lembrar que a normalmente a distribuição não é homogênea em todo o corpo do animal, existem áreas que possuem menos pelos. A muda de pelos não pode ser evitada, mas escovar o animal no mínimo quatro vezes por semana nos períodos críticos previne ambientes cheios de pelos principalmente nos casos em que os animais ficam dentro de casa.

QUEDAS PATOLÓGICAS: são as ditas alopecias, isto é, queda anormal, que possui várias causas. As causas podem ser diretas, ou seja, relacionadas à pele ou ao pelo. São exemplos de doenças da pele que causam alopecia alguns tipos de micoses e de sarnas, em especial a sarna demodécica. Ectoparasitas como pulgas e carrapatos também podem causar quedas, mas em geral nestes casos há prurido (coceira) envolvida. Existem também as quedas de pelos que ocorrem indiretamente, devido a doenças sistêmicas, aquelas que ocorrem em outros órgãos, mas refletem na pele. Neste grupo são comuns as doenças nutricionais, tais como: deficiência de vitaminas (em especial a vitamina A); deficiência de sais minerais; carências pelo uso de rações com proteína de baixa qualidade; etc. Freqüentemente, também, as alopecias estão relacionadas a transtornos hormonais, pois diversos hormônios atuam de alguma forma sobre os folículos do pelo.

São exemplos destas doenças o hipotiroidismo e o hiperadrenocorticismo (síndrome de Cushing). Em nossa região observam-se muitos casos de Erlichiose, a principal doença transmitida pelo carrapato, que pode também causar queda de pelo e outras anormalidades na pele. Assim, não é fácil diferenciar e diagnosticar a razão da queda de pelos, é importante consultar um médico veterinário em situações anormais e evitar o uso de medicamentos sem prescrição, há casos em que sinais de doença são mascarados (pioram ou melhoram aparentemente) e o tratamento adequado e definitivo tardio fica muito mais complicado.

Dra. Gabriela

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
05
Abr/13

Escola é saqueada na zona rural de Barreiras

A Escola Municipal Duque de Caxias, localizada no Povoado do Bezerro, na zona rural de Barreiras, foi saqueada, na manhã de ontem quinta-feira, 4, por volta de 10h.

De acordo com informações de um professor, o vigia do colégio percebeu que havia sido furtado do estabelecimento os seguintes itens: Um aparelho de som, quatro caixas de sabão em pó, cinco litros de álcool, cinco litros de água sanitária, três rodos, oito pacotes de sabão em barra, cinco frascos de detergentes, dois pacotes de luvas e dez pacotes de biscoitos.

Não havia sinais de arrombamento na escola.

A polícia civil já investigá o caso.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
05
Abr/13

A Bahia quer, O Brasil precisa!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Barreiras: Aposentado é assassinado na Vila Amorim


O corpo do aposentado estendido no chão. Foto: Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

O aposentado Antônio Silvério de Almeida, de 62 anos, natural de Adamantina/SP, foi morto na noite desta quinta-feira, 4, por volta de 20h30, na rua Eduardo Medrado, no bairro Vila Amorim, em Barreiras.

Segundo informações, o aposentado chegava em sua residência, vindo de um supermercado, quando foi surpreendido na área da casa, por um indivíduo desconhecido.

O marginal sacou uma arma e atirou seis vezes contra o aposentado. Dois tiros atingiram Antonio e o restante atingiram a parede.

A vitima foi atingida no rosto e no tórax.

O senhor Antonio morava sozinho. Familiares e amigos lamentaram muito o ocorrido, pois o aposentado era conhecido e querido por várias pessoas. Os vizinhos, alguns chorando, relataram que o mesmo não tinha rixa com ninguém.

Uma equipe do SAMU ainda foi para o local no intuito de conseguir salvar a vida do aposentado, mas pôde apenas constatar a morte de Antonio.

A Polícia Militar, com a guarnição 1031, também esteve no local para registrar o fato e guardar o local até a chegada da perícia.

As polícias técnica e civil estiveram no local realizando a perícia e levando pistas do crime.

O corpo do aposentado foi conduzido para o IML para a realização da necropsia.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Só quem é lider tem o melhor para você!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Ney Transportes e Serviços

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Operários paralisam as obras do Minha Casa, Minha Vida, em Luís Eduardo Magalhães


Os operários cruzaram os braços. Eles querem salários em dia e mais segurança no trabalho

Operários das obras das casas do programa Minha Casa, Minha Vida em Luís Eduardo Magalhães estão de braços cruzados.

De acordo com informações do líder da paralisação, José Gilberto, eles estão trabalhando de forma sub-humana.

A empresa responsável pela obra, Atrium Construções e Empreendimentos, além de salários atrasados, não oferece a mínima segurança no trabalho. "EPI (Equipamento de proteção individual) não existe aqui, são disponibilizados para nós uniformes velhos, rasgados, e como disse, segurança zero", revelou José Gilberto.

Os operários acusam a empresa de reter carteiras de trabalho dos funcionários impossibilitando assim, que que são de outras cidades, não saiam e nem deixem as obras. Quem insiste em não trabalhar, consegui deixar o canteiro de obras, mas não levam a carteira.


O canteiro de obras

"Tenho mais de cinco meses desempregado, pois devido os salários atrasados e a falta de segurança decidi sair da empresa, mas desde então minha carteira está retida na empresa. Não recebi meus direitos e eles me enrolam dizendo sempre a mesma historia: Volte amanhã. Só não estou passando fome e morando na rua, porque minha esposa esta me sustentando",  declarou um ex-vigia do local.

A maioria dos operários são de outras cidades, muitos da região de Irecê. Mas todos partilham da ideia de paralisar as obras enquanto não forem pagos todos os salários e horas extras que estão atrasados.

Alguns vieram na esperança de contar com um trabalho seguro, mas alguns já trabalham há meses sem que a carteira seja registrada. alguns operários dizem que as carteiras foram levadas para o escritório da empresa em Feira de Santana e voltaram sem assinar e ainda continuam retidas no escritório aqui em Luís Eduardo.


José Gilberto, lutando pelos direitos dos colegas

"Tenho quarenta e sete dias sem receber salario, se você for em minha casa agora, só tem água na geladeira, o aluguel esta atrasado, não sei o que fazer", acrescentou um outro operário.

Uma pauta de reivindicações foi entregue a Gerente da Obra nela as exigências como:

* Pagamento de salários atrasados
* Pagamentos de hora extra (atrasados)
* Vale transporte
* Pagamento de rescisão contratual
* Devolução das carteiras que estão retidas
* Segurança
* Alojamento com o minimo de conforto
* Dialogo

Entre muitas outras.

A equipe da Radio Cultura e o Blog do Sigi Vilares, tiveram que fazer esta matéria fora do canteiro de obras, pois foram convidados se retirarem do local.

Fonte:Repórter Nei Vilares - Repórter/Rádio Cultura/Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Acusado de atacar menina no Mimoso I é preso por policiais militares da ROCAM

Policiais Militares da ROCAM, da 5ª CIA de LEM, prenderam na tarde desta segunda-feira, 4, por volta de 14h, o cabeleireiro Edvaldo Alves da Silva, de 43 anos. Ele é acusado de tentar abusar de uma menina de 10 anos que teria abordado na rua Mato Grosso, no bairro Mimoso I.

De acordo com a menina, que estava em choque e chorando muito, a mesma foi abordada pelo cabeleireiro na rua. Edvaldo disse que ela se parecia com uma ex-namorada. O mesmo teria lhe oferecido dinheiro e ainda tentou beijá-la.
A menina saiu correndo, pedindo socorro.

Os vizinhos socorreram a menina e acionaram a polícia militar que após buscas pelo bairro deteve o acusado que confessou ter pedido um beijo a menina, mas que negou ter oferecido dinheiro. “Em apenas pedi um beijo, mas não a obriguei nada e nem lhe ofereci dinheiro”, disse o cabeleireiro.

De acordo com a polícia civil, essa não é a primeira vez que o cabeleireiro é preso acusado do mesmo crime. Cerca de 10 dias atrás, o mesmo foi detido por uma situação parecida. Na ocasião, o mesmo foi solto por falta de provas. Mas desta vez, a situação do cabeleireiro é outra. “As provas desta vez são contundentes. Temos a vítima, temos as testemunhas, desta vez ele vai ser autuado em flagrante e vai responder pelo crime cometido”, revelou Dr. Rivaldo Luz.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Três médicos estão atendendo hoje na UPA

Dra. Lorena e  Dra. Tamires e Dr. Mário. Esses são os médicos que estão atendendo nesta quinta-feira, 4, na UPA de LEM.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Vem aí mais um evento da Solyda Construtora

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Polícia Militar tira de circulação trio que aterrorizava o Novo Paraná

Policiais Militares da 5ª CIA/PM de Luís Eduardo Magalhães, detiveram um trio que praticavam desordem e ameaças aos moradores do povoado de Novo Paraná, zona rural do município.

Na ação policial foi preso Jaciano Souza de Oliveira, 18 anos e apreendidos os menores S.M.S., 17 anos e L.C.S., 15 anos.

Segundo informações fornecidas na Depol de Luís Eduardo existem várias queixas de pessoas daquela comunidade refente ás ameaças praticadas por esse grupo.

Durante a abordagem nas residências dos acusados, os policiais encontraram vários objetos suspeitos como oito cadeados, dois celulares, uma balança de precisão, pedaços de correntes, cinco baterias de celulares, uma frente de som de carro e uma pequena quantidade de maconha.
 
Os adolescentes e os objetos foram apresentados na Delegacia de Policia Civil, para serem investigados.

Fonte:Da redação Nova Fronteira, com informações e fotos do portal Rota 23
()
04
Abr/13

Confira as ofertas da Quinta Legal do Grupo Espírito Santo

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Assim não pode!



Sigi, anteontem, 2, por volta de 17h, uma saveiro branca de placa NYP2754 foi flagrada jogando lixo em um lote vazio ao lado do Espaço Cristal da Bamagril na Av. JK, Jardim Imperial.

Pedimos que a pessoa que teve tal atitude retorne e recolha seu lixo. Caso contrário iremos divulgar o nome e a foto do responsável pelo despejamento do lixo em local impróprio.

Att H.P

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Polícia Militar prende dupla que furtou lanchonete no centro de Barreiras


O produto do furto foi recuperado pelos policiais militares. Foto: Jadiel/Blog do Sigi Vilares

Após denúncia anônima, os policiais militares da ROCAM do 10º BPM localizaram os indivíduos Aglimar Duque Montalvão, de 32 anos, e Clériston dos Santos Jesus, de 28 anos.

A dupla estava embaixo da ponte Ciro Pedrosa, divisa do centro com o bairro de Barreirinhas. Aglimar e Clériston estavam com dois botijões de gás e uma caixa amplificada, produtos este de furto após arrombarem o Point Free Lanches que fica na Praça de Alimentação, no centro de Barreiras, por volta de 6h30 desta quinta-feira, 4.

Os dois foram conduzidos ao Complexo Policial, sendo presos em flagrantes. Na delegacia eles revelaram que não são da cidade. Aglimar é de Salvador e Clériston é de Candeias.

Os dois estão presos à disposição da justiça e os objetos estão a disposição do proprietário.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

PC Data



Cursos oferecidos também em Luís Eduardo Magalhães na PCDATA, rua Pernambuco, 431 - 1º andar, centro.  Telefone: 3639-0562. Também oferecemos curso de montagem e manutenção de computadores.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Estude na instituição que oferece o melhor ensino à distância do país

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Barreiras: Aposentado tem R$ 8.400 furtados de residência na Vila Brasil

Um aposentado, de 83 anos, teve sua residência, no bairro Vila Brasil, em Barreiras, arrombada enquanto fazia compras em um mercadinho próximo.

Ao retornar para sua casa, o aposentado encontrou a fechadura da porta quebrada. Ao adentrar na residência, o aposentado percebeu que o marginal havia furtado sua bicicleta Monark e a quantia de R$ 8.400 que estava guardada no quarto.

O fato foi comunicado a polícia civil que já investiga o caso.

Fonte:Do nosso repórter Jadiel Luiz
()
04
Abr/13

A notícia em fotos







O tráfego de veículos ficou lento no final da manhã de ontem, quarta-feira, 3, na BR 242, no setor industrial de LEM.

Uma carreta que chegava a Mauricéia, carregada de frango, tombou na entrada do frigorifico.

De acordo com o gerente da empresa, houve apenas danos materiais. "A carga puxou para o lado quando motorista fez a manobra para entrar na empresa, por esse motivo aconteceu esse incidente. Mas esta tudo bem, apenas danos materiais, se recupera", ressaltou o gerente.

Fonte:Repórter Nei Vilares - Repórter/Rádio Cultura/Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

O melhor Stand-UP, agora em Barreiras

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

DP Limpa Fossa



DP LIMPA FOSSA - PRECISOU É SO LIGAR: 9956-5000

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
04
Abr/13

Vereadores voltam a falar sobre transporte coletivo


Os vereadores estão preocupados com o transporte coletivo do município

Na sessão ordinária de terça-feira (02/04) o serviço de transporte coletivo voltou a ser o tema mais comentado entre os pronunciamentos. A vereadora Marileide criticou o fato de alguns coletivos não estarem com emplacamento de Barreiras, contrariando lei municipal, e falou acerca da qualidade e conservação dos transportes: “Percebo que muitos ônibus recebem somente uma pintura externa e dentro continuam da mesma forma”. O vereador Alcione sugeriu que todos os edis façam, durante uma semana, a utilização do serviço para observar, como usuários, as reais dificuldades: “Podemos vir trabalhar de ônibus, experimentando o fornecimento do serviço de manhã cedo e ir também à zona rural conhecer o que passam os moradores”.

Os vereadores pretendem marcar uma audiência pública ainda este mês para que a sociedade possa participar da discussão e opinar. “Não queremos simplesmente dizer não às empresas de ônibus, mas ouvir as justificativas para o reajuste que tramita nesta Casa e discutirmos com o Executivo a necessidade de abertura de licitação, que não ocorre há 20 anos”, afirmou o vereador Otoniel.

O presidente da Casa, vereador Tito, aproveitou para convidar toda a sociedade a participar da sessão ordinária desta quarta-feira (03/04), em que fará uso da tribuna popular o secretário municipal de educação, Sr. Cosme Ferreira de Carvalho.

Fonte:ASCOM, Câmara de Vereadores de Barreiras
()
04
Abr/13

Conte com a CONTRACTA

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
03
Abr/13

LEM vai investir na saúde básica para desafogar o atendimento médico na UPA


A secretária de saúde espera melhorar o atendimento na UPA investindo na saúde básica do município

A secretária municipal de saúde de LEM, Dra. Soraya Trindade, revelou na tarde desta quarta-feira, 3, que vai fortalecer a saúde básica no município com o objetivo de desafogar o atendimento médico na UPA.

A secretária de saúde reuniu parte da imprensa para comunicar o esforço que o governo municipal tem feito para melhorar a saúde local. Participaram da reunião, as enfermeiras Berê Christóforo (apoiadora da atenção básica) e Maysa Ducatti (gerente da atenção básica), ambas da secretaria municipal de saúde.

Da imprensa participaram os repórteres Sigi Vilares e Edvaldo Braga (Rádio Mundial e Blog do Sigi Vilares) Nei Vilares e Delmar Valansuelo (Rádio Cultura).

Dra. Soraya revelou que o município irá ganhar mais quatro PSFs, sendo dois no bairro Florais Léia, um na comunidade do Novo Paraná e um no bairro Jardim das Acácias. Além de mais três unidades que já estão aprovadas pelo ministério da saúde e que já começarão a ser construídas ainda este ano no bairro Santa Cruz, o mais populoso da cidade. Para completar a secretaria de saúde já fez o pedido de mais oito unidades de saúde da família.


A enfermeira Berê, apoiadora da atenção básica da secretaria de saúde, mostra no mapa os bairros que receberão os novos postos de saúde

O que a secretaria de saúde quer é fortalecer a saúde básica na cidade. Com mais postos de saúde nos bairros, ficará mais fácil para o cidadão procurar o atendimento médico em seu bairro. Mas, Dra. Soraya sabe que só os postos de saúde não resolverão o problema. “Vamos batalhar para contratar médicos. Hoje esse profissional está difícil de ser encontrado. Vamos continuar oferecendo bons salários para atrair esses profissionais. Precisamos deixar a UPA apenas para emergência. Para isso, precisamos fortalecer a atenção a saúde básica do cidadão”, prega a secretária.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
03
Abr/13

Em breve no Hiper

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()