Produtores rurais, pesquisadores, consultores, gerentes e membros de toda a cadeia produtiva do milho participaram na manhã desta quinta-feira (31), no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, do 1º Encontro Técnico Fitossanitário do Milho. Organizado pela Aiba em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (Adab), o evento discutiu os desafios e potencialidades da cultura do milho na região Oeste da Bahia.
“Um encontro que contou com auditório lotado para discutir nossos problemas e encontrar soluções para a cigarrinha do milho. Como presidente da Aiba e produtor rural, sou apaixonado pelo milho. A nossa família planta o milho na Bahia há mais de 35 anos e tenho certeza que aumentando as nossas áreas de plantio e a nossa produtividade, esse cultivo terá um futuro brilhante no Oeste da Bahia”, declarou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
A programação concentrou palestras técnicas científicas, focadas nas principais demandas dos sistemas de produção da cultura. Além de temas relevantes para a produção de milho, o encontro debateu sobre problemáticas fitossanitárias enfrentadas pela cultura nas últimas safras e possíveis soluções e direcionamentos para os grandes desafios do manejo das lavouras na região.
O diretor geral da Adab, Paulo Menezes, ressaltou o pioneirismo do evento em reunir produtores, órgãos públicos, Embrapa e outros especialistas para discussão de doenças do milho e apontou algumas decisões conjuntas. “Hoje nós tomamos algumas decisões, como de criar uma CTR do milho, com cooperativas de pequenos agricultores, para que de uma forma muito justa, encontremos o caminho e as determinações legais. Vamos fazer uma campanha de orientação e de esclarecimento e educação sanitária para os grandes, médios e pequenos produtores de milho aqui do Oeste da Bahia e assim beneficiar a todos com a redução da quantidade, e o índice da cigarrinha do milho, que tanto causa prejuízo nessa região, com a ampliação do suporte da produção em nível geral”.
Pela primeira vez na região, a palestrante Maria Cristina Canale ministrou sobre o tema ‘Monitora Milho: rede de monitoramento’. “Eu fiquei impressionada com a paisagem e o potencial produtivo da região. Percebo que o evento reuniu pessoas de diversas instituições e de órgão de defesa, da pesquisa, e muitos produtores querendo aprender e se aprimorar para melhorar a sua produção. A minha impressão é positiva e torço para que tudo o que a gente discutiu aqui e os investimentos sejam aprimorados, pois aqui tem uma característica única em termos de produção, e dá para implementar tudo o que foi discutido, de maneira que a região vai conseguir suplantar esse problema da cigarrinha dos fechamentos e ter um teto de produção interessante”.
Apoiaram a realização do encontro, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o Prodeagro, os Sindicatos dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e de Barreiras (SPRB), a Fundação Bahia, Aprosoja Bahia, Agrolem e a AEAB.
Pela Aiba, também participaram, o primeiro vice-presidente Moisés Schmidt, o diretor executivo, Élio Engelmann, os gerentes de Agronegócio, Aloísio Júnior, de Infraestrutura, Luíz Stahlke, e de Sustentabilidade, Eneas Porto e os colaboradores dos Núcleos de Agronegócio e de Sustentabilidade.
Na noite de domingo, 3, por volta das 20h15, guarnições empregadas na Operação Opus, realizavam patrulhamento tático no Residencial São Francisco, em Barreiras, visualizaram
um indivíduo que ao perceber a presença policial passou empreender fuga em direção a uma área de morro, dispensado ao solo uma sacola plástica no percurso.
Houve uma tentativa de acompanhamento, porém, sem êxito devido à baixa luminosidade do local, assim como, a dificuldade de locomoção pelo terreno. Ao verificarem a sacola que havia sido dispensada, os policiais encontraram um simulacro de arma de fogo e substância análoga à maconha. Ato contínuo, todo material apreendido foi apresentado na Central de Flagrantes de Barreiras.
Material apreendido:
✅ 01 simulacro de arma de fogo;
✅ 09 trouxinhas com substância análoga à maconha;
✅ 11 cigarros com substância análoga à maconha;
✅ 01 porção de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 100 gramas.
Na noite de domingo, 3, por volta das 20h15, guarnições empregadas na Operação Opus, realizavam patrulhamento tático no Residencial São Francisco, em Barreiras, visualizaram
um indivíduo que ao perceber a presença policial passou empreender fuga em direção a uma área de morro, dispensado ao solo uma sacola plástica no percurso.
Houve uma tentativa de acompanhamento, porém, sem êxito devido à baixa luminosidade do local, assim como, a dificuldade de locomoção pelo terreno. Ao verificarem a sacola que havia sido dispensada, os policiais encontraram um simulacro de arma de fogo e substância análoga à maconha. Ato contínuo, todo material apreendido foi apresentado na Central de Flagrantes de Barreiras.
Material apreendido:
✅ 01 simulacro de arma de fogo;
✅ 09 trouxinhas com substância análoga à maconha;
✅ 11 cigarros com substância análoga à maconha;
✅ 01 porção de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 100 gramas.
Neste mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Barreiras por meio do Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), lançou a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que visa conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata além de promover um cuidado integral à saúde do homem. As ações realizadas no CEAH, serão estendidas, nas próximas semanas, para demais Unidades de Saúde da Atenção Primária.
No CEAH a campanha incluiu atendimentos especializados como o mutirão de biópsia de próstata guiada por ultrassom e consultas urológicas com participação dos médicos Dr. Kevin Lima Tavares e Dr. Ramon Silva Araújo. Também, palestras educativas ministradas pelos acadêmicos do Curso de Medicina da Faculdade Uninassau com a temática: Novembro Azul – mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata.
Conforme o coordenador do CEAH, 65 homens participaram dessa ação que teve como objetivo desmistificar tabus sobre a doença e estimular uma maior participação dos homens em cuidados preventivos.
“Todos os anos a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que a campanha Novembro Azul vai além da conscientização sobre o câncer de próstata. Aqui no CEAH o atendimento é voltado para esse público masculino, e além dessas orientações sobre o câncer, são ofertados ao público os serviços de procedimento médicos, consultas com urologistas e psicólogo, atendimento de enfermagem, ultrassom de próstata e vias urinárias, e ainda, a realização de pequenas cirurgias como lipomas, cistos sebáceos, verrugas vulgar e lesões de pele para biópsia, biópsia de próstata”, ressalta José Itamar.
O Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH) funciona na Rua Aníbal Alves Barbosa, nº 398, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) reconhece a educação como uma das principais ações de mobilização social para disseminar o conhecimento sobre o desenvolvimento do setor agrícola no oeste da Bahia. Nesta semana, as equipes do Programa Educacional Conhecendo o Agro e do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa participaram da XVI edição do Encontro de Iniciação Científica do Oeste da Bahia (ENICOB), promovido pelo Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF), em Luís Eduardo Magalhães.
Mayara Rodrigues, assistente pedagógica do programa, ressaltou a importância dessa primeira participação da equipe no evento, destacando o papel da tecnologia no campo. “O esforço da Abapa em promover conhecimento e qualificação ajuda a diminuir as distâncias entre a oferta e a demanda de profissionais com as competências necessárias para o setor, onde a profissionalização e a tecnologia derrubam a ideia de que ‘quem não estuda tem que trabalhar na roça’. Na cotonicultura, o trabalho exige conhecimento e aprimoramento constante para operar processos, máquinas e equipamentos de alta complexidade e valor,” afirmou.
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação: a pesquisa e o ensino superior como vetores do desenvolvimento econômico e social”, o evento reuniu mais de 570 participantes, incluindo acadêmicos, pesquisadores e visitantes. Eles puderam vivenciar o Tour Tecnológico Agroindustrial, que trouxe diversas estações temáticas abordando inovações como: tecnologia de mudas e sementes, drones e vants, aplicação de bioinsumos, ciências animais, mecanização e outras tecnologias agroindustriais.
“O ENICOB contou com o apoio de várias empresas parceiras, destacando-se a Abapa, que participou do Tour Tecnológico Agroindustrial com um estande apresentando tecnologias e inovações para o setor. Em 16 anos, mais de 4 mil estudantes e 200 pesquisadores já participaram, além da publicação de inúmeros artigos e resumos que contribuem para o desenvolvimento da nossa região,” destacou José Rafael, coordenador do curso de Agronomia da FAAHF.
A cidade de Barreiras se prepara para receber a 16ª edição da Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano (JCTOB), que acontecerá de 11 a 14 de novembro de 2024, no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA). O evento deste ano tem como tema “Bioma Cerrado: diversidade, saberes e tecnologias sociais para o desenvolvimento social e sustentável” e busca destacar a importância da preservação e das inovações tecnológicas para o Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil.
A JCTOB oferece uma programação variada, voltada tanto para estudantes quanto para o público em geral, com atividades que promovem o conhecimento científico e a valorização da cultura local. Entre as atrações estão:
A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site oficial do evento (https://www.even3.com.br/jornadacientifica2024), onde os interessados podem acessar mais detalhes e garantir a participação nas atividades.
A JCTOB representa uma oportunidade única de aprendizado e de integração entre ciência, cultura e desenvolvimento sustentável, fortalecendo o conhecimento e as iniciativas voltadas para o Cerrado e seu potencial para o futuro da região.
Em 12 dias de implantação da Operação Hórus, as mortes violentas registraram redução de 61% em Salvador, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Ações com as Caatingas, BOPE BPATAMO, GRAER, RONDESPs, entre outras unidades da Polícia Militar são norteadas pela Inteligência.
Entre os dias 9 e 21 de outubro, a Polícia Civil contabilizou 49 ocorrências de mortes violentas na capital baiana. Após o início da Operação Hórus, entre os dias 22 de outubro e 2 de novembro, as Forças da Segurança registraram 19 casos.
O Hospital Municipal Miriam Borges, em parceria com a UPA, promoverá nesta terça-feira, dia 5 de novembro, às 8h30, um treinamento especial voltado aos enfermeiros e técnicos da unidade.
Ministrado pela assistente social Mag Cunha e demais palestrantes, a iniciativa intitulada "CUIDAR DE QUEM CUIDA" tem como objetivo capacitar os profissionais para lidar de maneira mais eficaz com situações de conflito e estresse, proporcionando um ambiente de atendimento mais acolhedor e equilibrado.
Durante o treinamento, serão abordadas técnicas fundamentais para promover o bem-estar dos profissionais e melhorar o atendimento ao público.
Entre os temas, destacam-se a técnica de respiração para mediar conflitos, que visa aprimorar o controle emocional por meio de exercícios de respiração; o desenvolvimento da postura corporal, vocal e emocional, para fortalecer a comunicação e a presença profissional; e a importância do acolhimento, com estratégias para manejar conflitos e estresse, ressaltando o acolhimento como prática essencial no atendimento.
Além de Mag Cunha, o evento contará com a participação de outros especialistas em áreas de acolhimento e bem-estar, com palestras que abrangem temas fundamentais para o fortalecimento dos profissionais da saúde:
• Ana Paula Ferreira, psicóloga, abordará o tema "Desenvolvendo a Humanização e Inteligência Emocional no Serviço de Saúde", discutindo práticas de humanização e habilidades emocionais no atendimento.
• Taylane Pacheco da Silva, psicóloga, ministrará a palestra "Acolhimento à Pessoa Autista", focando em estratégias de acolhimento e abordagem especializada para pacientes autistas.
• Marcos Vinicius, enfermeiro, discutirá o "Protocolo de Sepse e a Atuação do Enfermeiro", orientando sobre práticas e cuidados essenciais no manejo da sepse.
• Dr. Jorge Luiz Abrahão, médico infectologista, contribuirá com mais informações sobre o tema "Protocolo de Sepse e a Atuação do Enfermeiro".
Este treinamento representa um passo importante para o cuidado da saúde mental e emocional dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde, promovendo não só o bem-estar dos colaboradores, mas também a qualidade do atendimento oferecido à comunidade.
04
Nov/24 |
Realize seu evento no espaço Capra!!! |
Endereço: Rua 56, qd37 lt 67,68 Bairro Cidade Universitária II
* Casamento;
* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc...
Contato: 7799957-6126
04
Nov/24 |
Mutirão de combate ao Aedes aegypti chega ao bairro Alto do Cruzeiro nos dias 6 e 7 de novembro |
O programa de Mutirões para o combate às arboviroses, realizado pela Prefeitura de Ibotirama, chega ao bairro Alto do Cruzeiro nos próximos dias 6 e 7 de novembro. O objetivo é conscientizar a população sobre doenças como dengue, zika e chikungunya, além de prevenir sua propagação e realizar a limpeza do bairro.
Na terça-feira (5), as atividades começam com a divulgação de informações sobre a prevenção de arboviroses e o incentivo à participação da comunidade no mutirão. Já na quarta-feira (6) e quinta-feira (7), a partir das 8h, as equipes atuarão na coleta de lixo e no recolhimento de materiais sem utilidade, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Todo o trabalho será realizado em colaboração com diversas secretarias municipais, além da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária e Ambiental.
No dia 30 de novembro, a partir das 8h30, no Ginásio José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, vai reunir cerca de 300 crianças e adolescentes integrantes do projeto Espaço das Artes, em um grande Festival, para mostrar as ações realizadas ao longo de 2024.
Será um dia de muita música, dança, apresentações teatrais e de ballet. Para a secretária Vânia Cenci, será um espetáculo para os olhos e corações.
“Esse vai ser um momento lindo, para apresentar tudo o que os nossos oficineiros e alunos desenvolveram durante o ano, apresentando para suas famílias, amigos e para a comunidade de LEM. Estou muito contente com esse evento”, comemorou.
Sobre o Espaço das Artes
O projeto fomenta o desenvolvimento de talentos e oferece novas oportunidades para os jovens do município, através de oficinas gratuitas, distribuídas em 15 polos pela cidade. O Espaço das Artes oferece ainda aulas de flauta, teatro e música, voltadas para estudantes de 05 a 17 anos de idade, da rede pública de ensino.
Serviço:
O quê: Festival Espaço das Artes
Quando: 30 de novembro, a partir das 8h30.
Onde: Ginásio José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK.
Quanto: Gratuito
Nas edições anteriores, mais de 200 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho. O evento ocorrerá de 12 a 14 de novembro, com encaminhamento gratuito para empresas parceiras e dicas valiosas sobre como se destacar em entrevistas de emprego. Mais de 40 empresas já confirmaram presença, oferecendo mais de 80 vagas. Mais informações serão divulgadas em breve.
Você não pode ficar de fora dessa mega promoção!!! Até o dia 15/11 a matrícula de todos os cursos estarão por apenas R$69,90 💸 (exceto Secretariado Executivo e Auxiliar Administrativo com informática, esses a matrícula saí por apenas R$ 89,90).
Se você esperou até agora para se qualificar e investir na sua profissão, a oportunidade de fazer a qualificação que vai mudar seu futuro está aqui!
Confira algumas opções de cursos que estão válidos na promoção:
🖥️Informática
🗃️Secretariado
⛽ Formação de Frentista
🛒Operador de Caixa
📚Auxiliar Administrativo
🛍️Técnicas de vendas
💆🏻♀️Massoterapia
💈Barbeiro Profissional
💄Maquiagem
e + de 50 opções de cursos online que você pode estudar sem sair de casa.
Garanta sua vaga hoje mesmo: (77) 9.9905-0094
04
Nov/24 |
Prefeitura de Formosa do Rio Preto alerta população sobre previsão de chuvas intensas no município |
A prefeitura de Formosa do Rio Preto informa que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, em que prevê fortes chuvas seguidas de ventos intensos em Formosa do Rio Preto, começando a partir desta sexta-feira, dia 01, até segunda-feira, dia 04/11.
Por esse motivo, a gestão orienta que a população se mantenha atenta, e, ressalta que a equipe da Defesa Civil Municipal está em prontidão para atender possíveis ocorrências através do número: (77) 99856-4887.
Orientações da Defesa Civil Municipal:
Antes das chuvas
– Fazer manutenção nos telhados, desobstruir os canos das lajes, limpar as calhas, conferir se as telhas estão pregadas;
– Não jogar lixo ou entulho em bueiros, quintais e ruas;
– Desligar os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;
– Colocar móveis e outros pertences em lugares altos, caso sua moradia esteja localizada em locais sujeitos a alagamento;
Durante as chuvas
– Manter portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;
– Não se proteger embaixo de árvores, porque elas atraem raios;
– Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos;
Depois das chuvas
– Verificar as instalações elétricas antes de ligá-las;
– Ter cuidado com animais (aranhas, cobras e ratos em casa);
– Verificar se houve obstrução de ralos, bueiros e calhas.
Aterceira edição da corrida e da caminhada da UFOB acontecerá no dia 20 de novembro, feriado do dia da Consciência Negra, às 6h. A largada do percurso de 5km será no Campus Reitor Edgard Santos, com saída do Centro de Convivência da Universidade e percurso pelo circuito montado no Bairro Parque das Águas. Para os que preferem um percurso menor, haverá também uma caminhada de três quilômetros.
Neste ano, a novidade será a categoria Kids. Para crianças entre 2 e 6 anos, o percurso será de 200. Já para as de 7 a 9 anos, 500 metros. E para as maiores, entre 10 e 12 anos, a prova terá 800 metros.
As inscrições são gratuitas e serão abertas às 18h desta segunda-feira (4). Para participar, é preciso preencher o formulário on-line e no ato da retirada do Kit de Participação levar 4kg de alimentos não-perecíveis que serão doados ao Programa Bahia Sem Fome.
Após a corrida e a caminhada, haverá disponibilização de um café da manhã e show com o cantor Augusto Reys. Mais informações e dúvidas sobre a prova podem ser tiradas pelo e-mail [email protected].
04
Nov/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet |
Neste sábado, 2, a 38ª CIPM, prendeu indivíduo com mandado de prisão em aberto no município de Bom Jesus da Lapa.
Ao proceder com a abordagem ao veículo, identificou um indivíduo possuía um mandado de prisão em aberto, oriundo do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
O indivíduo de 29 anos é acusado de pertencer a uma organização criminosa (facção).
O mesmo foi preso, juntamente com material apreendido foram apresentados na delegacia de polícia.
04
Nov/24 |
Investigações sobre venda de decisões conectam personagens do agro na Bahia e em Mato Grosso |
Quatro anos separam a primeira fase da maior operação policial sobre venda de decisões judiciais do Brasil, a Faroeste, na Bahia, do assassinato do advogado Roberto Zampieri em Cuiabá, pivô de um escândalo similar que chegou até o STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Apesar do intervalo temporal, ambos os casos se conectam por elos com um mesmo advogado —que fez delação premiada— e por estarem ligados a disputas de terra em polos agropecuários.
Vanderlei Chilante, delator na Faroeste, era o representante da família de Aníbal Manoel Laurindo em uma disputa de terras desde, pelo menos, 2003.
Aníbal é suspeito de ser o mandante do assassinato de Zampieri, morto dentro do carro, com dez tiros, em frente ao seu escritório na capital mato-grossense.
No celular da vítima, a polícia encontrou mensagens que apontaram suspeitas de pagamentos de propina a um desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e de relações com um lobista que negociava decisões com gabinetes do STJ. Esse mesmo lobista é alvo de outro inquérito que levou ao afastamento de magistrados de Mato Grosso do Sul.
A polícia indiciou Aníbal com base em telefonemas e em um depósito feito a um dos executores do crime —que ele justifica ter sido para participação em uma reunião com parlamentares bolsonaristas em Brasília.
Mas, além disso, ele disputava terras na região de Paranatinga (MT) com um cliente de Zampieri e vinha lançando suspeitas sobre a relação do advogado com o desembargador Sebastião de Moraes Filho, relator dos processos no TJ-MT e mais tarde foi afastado do tribunal pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Segundo a Polícia Civil, uma decisão de Sebastião contrária aos interesses do produtor rural “foi o ‘estopim’ para a concretização dos planos que já vinham sendo montados pelos suspeitos Aníbal e sua esposa, que decidiram matar a vítima Roberto Zampieri”.
Chilante, o advogado que liga os casos da Bahia e de Mato Grosso, fez um pedido de liminar em favor de Aníbal na disputa de terras em que dava o valor da causa de R$ 5,9 milhões. Ele continuou advogando para o produtor rural nessas disputas depois da morte de Zampieri.
O defensor tinha como cliente outro produtor rural de Mato Grosso, Nelson Vigolo, da empresa Bom Jesus Agropecuária, e ambos firmaram delação premiada no âmbito da operação Faroeste, que mirou a venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça da Bahia.
Só nos últimos meses, duas desembargadores do estado se tornaram rés (uma delas pela segunda vez) em razão das investigações, juízes do sul do estado foram afastados sob suspeita de irregularidades em questão fundiária e um magistrado da região oeste disse sofrer ameaças por julgar casos relacionados a grilagem.
Em 2021, Chilante, que não é suspeito nos casos de Mato Grosso, foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia sob acusação dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.
Segundo essa denúncia, teriam sido negociados pagamentos de R$ 1 milhão a um juiz baiano para que ele se declarasse suspeito e não decidisse de forma desfavorável em processos de interesse da Bom Jesus Agropecuária.
À época, a empresa estava em disputas contra o grupo de Adailton Maturino, que ficou conhecido como “falso cônsul”, e também é acusado de comprar decisões judiciais de magistrados da Bahia. A região em que foi concentrada a briga é a divisa baiana com o Piauí e Tocantins.
A Bom Jesus entrou em recuperação judicial, na qual atuou a empresa de gestão patrimonial Fource. Segundo a empresa, havia R$ 2,6 bilhões em dívidas.
Os sócios da Fource, Valdoir Slapak e Haroldo Augusto, Filho aparecem nas conversas com Zampieri. O CNJ aponta suspeitas de que houve vantagens indevidas concedidas ao filho do desembargador Sebastião, que teria atendido o advogado em um recurso.
No dia 7 de novembro, aponta o documento, Valdoir procurou Zampieri para acertar valores, e o advogado disse que teve que pagar R$ 200 mil “ao filho do velho”.
Atualmente, todas as investigações que envolvem o caso de Zampieri e as suspeitas de vendas de decisão judicial tramitam no STF (Supremo Tribunal Federal), sob relatoria do ministro Cristiano Zanin. Já a Faroeste está sob responsabilidade do STJ.
Procurado por meio de seu escritório, Vanderlei Chilante não se manifestou.
O advogado de Aníbal Manoel Laurindo, Carlos José de Campos, disse que o processo de seu cliente está sob sigilo e que não iria comentar.
Em nota divulgada quando as mensagens foram reveladas, os sócios da Fource disseram que “repudiam avaliações precipitadas com base em mensagens descontextualizadas”.
Eles afirmam que “nunca foram parte nos processos discutidos na ocasião e mantinham acompanhamento deles tão somente para avaliação como meio de investimento em aquisição de ativos estressados”.
“[Os sócios] não contrataram o advogado Roberto Zampieri para atuar nas causas em questão e nunca tiveram qualquer contato com o filho do desembargador envolvido ou mesmo com o próprio magistrado.”
Nelson Vigolo não foi encontrado pela reportagem.
A picape mais icônica do mundo chega renovada, com ainda mais força, tecnologia e durabilidade. Seja para o trabalho pesado ou para aventuras, a nova F-150 entrega desempenho incomparável, além de um interior sofisticado que une conforto e inovação.
Prepare-se para liderar todos os caminhos com poder absoluto!
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
Nissan Versa
Consulte condições
Onix plus LT 1.0 Manual
2022/2023
R$ 72.900
Montana Ltz 1.2 Automática
2023/2023
R$ 119.900
Ecosport SE 1.5 Automático
2019/2020
R$ 74.900
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
O Ministério da Saúde já incinerou, em 2024, 10,9 milhões de vacinas com o prazo de validade expirado. A maior perda se refere a imunizantes da Covid-19, mas há também doses para febre amarela, tétano, gripe e outras doenças.
A quantidade de imunizantes desperdiçados deve ser maior ainda, uma vez que o estoque do Ministério da Saúde armazena outras 12 milhões de doses que já venceram, incluindo 9 milhões da Janssen contra a Covid-19. As vacinas também devem ser incineradas.
Os dados foram obtidos pela coluna via Lei de Acesso à Informação (LAI). A resposta foi enviada em 25 de outubro.
Entre os imunizantes já incinerados, cerca de 6,4 milhões de doses eram para a Covid-19. A doença já matou mais de 5,1 mil pessoas no Brasil neste ano, de acordo com dados da pasta.
Ministro da Educação fala sobre números do Enem no Nordeste
A Bahia teve 100% dos alunos dos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que teve sua primeira etapa realizada neste domingo, 3. Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Durante visita ao centro de monitoramento montado na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Camilo pontuou que quase toda a região chegou ao número máximo de inscritos, exceto o Maranhão.
04
Nov/24 |
Lote a venda em condomínio em LEM |
04
Nov/24 |
Oportunidade de negócio em Barreiras |
04
Nov/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
04
Nov/24 |
Vaga de emprego para Cerqueiro |
04
Nov/24 |
Vaga de emprego para Monitor de Pragas |
Mapa de Sergipe, de 1919, elaborado por Ávila de Lima Crédito
Enquanto a Bahia é o quinto maior estado territorial do país, Sergipe segura a lanterninha no mesmo quesito: é o menor do Brasil. Para efeitos de comparação, basta dizer que cabem aproximadamente 25 estados de Sergipe dentro da Bahia. A diferença territorial entre os dois é absurda e, reparem só, está longe de ser um mero acaso.
Há uma relação direta de causa e efeito no gigantismo de um e no encolhimento do outro. Trocando em miúdos, a Bahia roubou terras do seu vizinho, modelando seu mapa, expandindo suas divisas e redesenhando seu próprio território, do Brasil Colônia até o começo do século 20.
O grande responsável por legitimar a usurpação cirúrgica final foi o médico baiano Braz Hermenegildo do Amaral, que se destacou mesmo na área da pesquisa histórica.
Amaral foi deputado federal por três legislaturas e ajudou a fundar duas importantes entidades da intelectualidade do estado: a Academia de Letras da Bahia (ALB), ocupando a cadeira de número 4, e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).
A convite do então governador JJ Seabra, que estreou no cargo em 1912, Braz do Amaral topou iniciar uma série de pesquisas para definir as novas divisas da Bahia – tanto ao norte, em áreas delimitadas com Sergipe, Alagoas e Pernambuco, quanto no extremo sul, na separação com o Espírito Santo.
Aqui cabe explicar um contexto importante da época. Com a proclamação da República, em 1889, o que antes eram províncias foram transformadas em estados, seguindo a lógica federalista adotada pelos Estados Unidos, que já despontava como uma nação próspera naquele período. Cada estado passou a ter sua própria bandeira, brasão de armas e Constituição estadual.
Ao se tornar governador, JJ Seabra, que hoje dá nome à Avenida da Baixa dos Sapateiros, iniciou uma ofensiva para tornar a Bahia um espaço de maior relevância no Brasil, tanto em extensão, quanto em importância política.
O governo do estado, então, passa a financiar longas viagens de Braz do Amaral ao Rio de Janeiro e também a Portugal. Nelas, ele encontrou inúmeros documentos para legitimar as novas fronteiras que a Bahia pleiteava – e que são apresentadas, anos depois, na Conferência de Limites Interestaduais, convocada pelo então presidente Epitácio Pessoa, em 1920.
Entre o material encontrado estavam 29 cartas escritas pelo português e professor de grego de Salvador Luís Santos Vilhena, cujo conteúdo guarda narrações sobre o cotidiano da cidade e detalhes da extensão territorial da Bahia.
Com esta carta de super trunfo na mão, Amaral arranca aproximadamente 17 mil quilômetros quadrados de Sergipe, que passou a, insistentemente, pedir o VAR para rever o impedimento da jogada.
No comando do Brasil após a Revolução de 1930, Getúlio Vargas chegou a se mostrar sensível à causa, mas desistiu do pleito para não desagradar o então interventor da Bahia, Juraci Magalhães. Na década de 1980, houve uma nova tentativa de reabrir a discussão, sufocada pelo lobby político.
Sergipe já foi mesmo da Bahia
De fato, na primeira divisão do Brasil Colônia, o território que hoje pertence a Sergipe foi mesmo área da capitania da Bahia de Todos os Santos, doada a Francisco Pereira Coutinho.
Em 1590, no período em que Espanha e Portugal foram regidos pelo mesmo monarca, Filipe II, foi estabelecida a província de Sergipe Del-Rey, com mais que o dobro do território que possui atualmente.
Ao longo dos anos, a província voltou a pertencer à Bahia, que também lhe tomou diversas terras, reduzindo seu tamanho original. Somente em 1820, enquanto vivia em solo brasileiro, que o rei Dom João VI assinou um decreto separando definitivamente as duas províncias.
Em 1855, a capital sergipana deixou de ser a histórica São Cristóvão e foi transferida para o povoado de Santo Antônio de Aracaju, planejada para ocupar a faixa litorânea do território.
Até os dias de hoje, os baianos insistem na infame piada de chamar Sergipe de quintal de casa, além de fazer chacota sobre a diminuta extensão do estado vizinho. Mas, ironicamente, é a Bahia quem deve explicações sobre o seu real tamanho.