O Ministério da Saúde fez um alerta sobre os riscos para gestantes com a disseminação da febre oropouche pelo Brasil, doença infecciosa transmitida por mosquitos e que se manifesta de forma semelhante à dengue.
Em nota técnica publicada na semana passada, a pasta destaca a identificação pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) de quatro casos de microcefalia em recém-nascidos ligados à infecção da mãe pelo vírus.
No documento, o Ministério orienta intensificar a vigilância da doença em gestantes e recomenda medidas para evitar o risco entre elas, como evitar áreas onde há muitos insetos e utilizar repelente.
Alta da febre Oropouche
Assim como a dengue, a febre oropouche também vive uma explosão de casos em 2024 no Brasil. Segundo a nota técnica, até o último dia 7 foram confirmados 7.044 casos da doença laboratorialmente – alta de 743% em relação ao acumulado de 2023, quando foram 835.
Além do aumento de casos, que já havia sido alertado pelo Ministério em outras ocasiões, houve uma descentralização do diagnóstico molecular para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN), e os casos negativos de dengue, zika e chikungunya passaram a ser testados automaticamente para febre oropouche, o que eleva os registros oficiais.
“À medida que os esforços para a detecção do vírus Oropouche (OROV) foram ampliados, identificou-se um aumento do registro de casos pelo território brasileiro, com detecção inédita em diversas UF (unidades da federação), pois, anteriormente, o registro de casos estava concentrado prioritariamente na Região Norte”, diz a nota técnica.
Risco de transmissão para o feto
Em relação à transmissão vertical, quando a infecção é passada da gestante para o feto, o documento diz que estudos com animais já apontavam para a possibilidade com o vírus da febre oropouche (OROV).
“Com base nesses resultados, a possibilidade de transmissão do OROV da mãe infectada para o bebê durante a gestação é considerada desde os primeiros surtos identificados no Brasil, porém sem evidências científicas consistentes sobre a ocorrência da transmissão vertical e o efeito da infecção de OROV sobre teratogenia ou aborto”, afirma o documento.
Agora, em junho deste ano, análises do IEC detectaram anticorpos para o OROV, que indicam a infecção pelo vírus, em quatro recém-nascidos com microcefalia, três com um dia de vida e outro com 27 dias de vida.
“Essa é uma evidência de que ocorre transmissão vertical do OROV”, diz a nota técnica, ainda que seja insuficiente para estabelecer sozinha uma “relação causal entre a infecção por OROV durante a vida intrauterina e malformações neurológicas nos bebês”, como ocorre com o Zika.
Além disso, neste mês, outra investigação de um feto que morreu com 30 semanas de gestação identificou material genético do vírus da febre oropouche no sangue do cordão umbilical, placenta e diversos órgãos, incluindo tecido cerebral, fígado, rins, pulmões, coração e baço, dele.
“Análises laboratoriais e de dados epidemiológicos e clínicos estão sendo realizadas para a conclusão e classificação final desse caso”, diz o Ministério.
Recomendações para gestantes
Nesse cenário, em que as evidências apontam para uma possibilidade significativa de que o vírus da febre oropouche seja transmitido da gestante para o feto e provoquer casos de malformação e aborto, o Ministério da Saúde orientou algumas medidas.
Entre elas, que se intensifique a vigilância dos “desfechos da gestação e da avaliação e acompanhamento do bebê em mulheres com suspeita de arboviroses durante a gravidez” e “dos casos de abortamento, óbito fetal e malformações neurológicas congênitas, com coleta de amostras de soro, sangue, sangue de cordão, líquor e tecidos para pesquisa de marcadores da infecção pelo OROV”.
Além disso, para as grávidas, recomendou que:
O que é a febre oropouche?
A febre oropouche é uma infecção causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense, transmitida principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, na região amazônica.
Nos locais silvestres, outros insetos que podem disseminar o patógeno são o Coquilletti diavenezuelensis e o Aedes serratus. Já em áreas urbanas, onde a circulação do vírus é menos comum, o mosquito Culex quinquefasciatus também atua como um vetor.
Quais são os sintomas da febre oropouche?
Os sintomas, muito similares aos da dengue e da chikungunya, duram entre dois e sete dias e incluem:
Qual é o tratamento para a febre oropouche?
Não existe tratamento específico para a doença. Com o acompanhamento médico, são indicados medicamentos para aliviar os sintomas enquanto o sistema imunológico do paciente combate a infecção.
A greve dos servidores do INSS tem início a partir de 0h desta terça-feira (16), em todo o Brasil. Na Bahia, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV) anunciou a realização de um ato na agência do INSS das Mercês, na Av. Sete de Setembro, centro da capital baiana.
Deflagrada na última quarta-feira (10), a greve da categoria reivindica a exigência de nível superior para as funções técnicas, carreira típica de Estado com reestruturação, melhoria das condições de trabalho e modernização de equipamentos e instalações, além do veto à extensão das gratificações GDAS. O coordenador do SINDPREV no Estado, Edivaldo Santa Rita, informou que a Bahia possui mais de 2 mil dos 19 mil servidores do Brasil, distribuídos em sete gerências regionais.
Santa Rita lembra que nos últimos anos não houve nenhuma licitação para a contratação de serviços como reforma e climatização para as agências da Previdência. Segundo ele, as condições precárias prejudicam o atendimento, a produtividade dos servidores e traz desconforto para o segurado.
A redução do número de agências também contribui para a lentidão nos processos de concessões de aposentadorias e benefícios, segundo o coordenador do SINDPREV. “Somente em Salvador e Região Metropolitana, perdemos postos importantes como Comércio, Praça da Sé e Candeias”, observa.
16
Jul/24 |
PM prende indivíduo por porte ilegal de arma de fogo no Sítio do Rio Grande em São Desidério |
Na tarde desta segunda-feira, 15, uma guarnição da 85ª CIPM prendeu em flagrante um homem de 38 anos por porte ilegal de arma de fogo.
A ação aconteceu no Distrito do Sítio do Rio Grande pertencente ao município de São Desiderio. Após diversas denúncias, os policiais militares localizaram e identificaram o homem dando voz de prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo que foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de São Desiderio juntamente com um revólver calibre 38.
Domine a estrada com a Ranger XLS! 💥 Nenhuma aventura é grande demais para essa máquina poderosa. Desfrute da potência e versatilidade que garantem o sucesso em qualquer terreno. Tudo isso com taxa 0% e super valorização no seu usado.
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
15
Jul/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
15
Jul/24 |
Retífica de Motores Câmera |
15
Jul/24 |
Vende-se esta área no Mimoso II |
15
Jul/24 |
PM influencer será preso após comentário nas redes e se defende: 'Não sou marginal, vagabundo' |
Com mais de 45 mil seguidores no Instagram, o soldado da Polícia Militar da Bahia, Clézio Santana Lins, conhecido como Lins Santana, foi punido e vai cumprir detenção disciplinar nos próximos 30 dias. Ele se pronunciou nas redes, nesta segunda-feira (15), para se despedir dos seguidores e defender a reputação. "Não sou marginal, v*g*b*ndo. Não faço jogo do bicho", afirmou. "[Sou um] homem de honra, correto, do bem, com uma conduta exemplar", acrescentou.
Segundo Clézio, a punição aconteceu devido a comentários feitos em uma entrevista ao vivo. Durante a participação, Lins comentou sobre uma operação policial. "Criei uma situação para criar no podcast um tom de riso, engraçado. Mas isso me prejudicou. Acabou maculando a imagem da instituição que tanto amo", explicou. O cumprimento da determinação começa ainda hoje e o policial não irá recorrer da decisão.
O perfil do PM tem diversos vídeos de humor e dança, em que o militar aparece sem camisa e rebolando. Na bio, ele se descreve como servidor público e abre um link para parcerias. Clézio ressaltou, em vídeo, que é policial há 13 anos e sempre coemora o aniversário na profissão, mas desta vez não poderá comemorar, pois vai estar detido. Nesse tempo, ele ficará ausente nas redes.
"Por enquanto, vocês não vão ver aquela 'quebradeira' [dança], meu bom dia", lamentou. Apesar do julgamento, o PM agradeceu pela punição e disse que esperava uma pena maior. "Vou cumprir a detenção disciplianr porque errei. Tenho que agradecer porque estou cumprindo 30 dias. Poderia ser pior e isso gerar minha demissão", declarou.
Em nota, a Polícia Militar confirmou que o policial foi punido com sanção disciplinar após processo administrativo e que a decisão está em conformidade com o estatuto da corporação.
A coporação ainda confirmou a punição para a também PM Flora Machado, que tem um perfil no Instagram com 489 mil seguidores e compartilha vídeos de fé, humor e vida fitness nas redes sociais. Pela manhã ela postou um story dizendo que estava bem e em paz.
Fernando Pereira Sousa Chaves, estava lotado na 92ª CIPM há seis anos
Um policial militar foi encontrado morto com marcas de tiros em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. No mesmo local, o corpo de uma mulher, também com marcas de tiros foi encontrado. Os corpos do casal foram encontrados na manhã desta segunda-feira (15) por uma guarnição da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) no interior de uma casa, no bairro Felícia.
Ao chegarem no local, os PMs constataram que uma das vítimas se tratava do policial militar Fernando Pereira Sousa Chaves, de 28 anos, lotado na 92ª CIPM.
De acordo com informações preliminares da Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista, a segunda pessoa, a mulher identificada como Larissa Correia Ferreira, 28 anos, estava em outro cômodo, com a arma próxima ao corpo.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a realização de perícia no local, remoção dos corpos e necropsia. Laudos periciais irão contribuir para esclarecer o fato.
Antes
Depois
Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.
Contato:77 999309574
15
Jul/24 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
Encerrou ontem a sétima edição do Prêmio Queijo Brasil – principal concurso nacional de mestres queijeiros. Das 53 medalhas obtidas pela Bahia, 25 foram para produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial, a ATeG Agroindústria do Senar.
Ao todo, 15 produtores rurais assistidos pela maior Escola do Campo trouxeram para casa sete ouros, seis pratas e doze bronzes, com destaque desta edição foi para a Queijaria Maria Bonita que ganhou como melhor queijo artesanal do estado.
A ATeG Agroindústria do Senar Bahia auxilia os produtores rurais a aumentar a produtividade e reduzir os custos, além de fomentar a regularização dos seus negócios, com a obtenção de selos, por exemplo.
No concurso, a Bahia ficou no 6º lugar no ranking dos estados com maior número de medalhas. “Ficamos muito felizes com os resultados conquistados. Sabemos da qualidade dos queijos baianos, em sabor, textura e aromas, mas ter esse reconhecimento a nível nacional, atestado pelos paladares mais exigentes, é motivo de muito orgulho para nós, comprovando também a eficácia da nossa assistência técnica e gerencial independentemente do território de atuação, já que tivemos dez laticínio no Extremo Sul e cinco no Semiárido”, avaliou o gerente do Senar Bahia, Gabriel Menezes.
Este ano, o evento que aconteceu em Blumenau, Santa Catarina, bateu recorde de inscrições, com 1542 queijos artesanais de 20 estados brasileiros. O número corresponde a um incremento de quase 50% em relação à edição de 2023, quando foram inscritos 1045 produtos.
Para o diretor do Prêmio Queijos Brasil, Bruno Cabral, os números refletem o bom momento vivido pelo setor no Brasil. “O mercado de queijos artesanais vive um momento de expansão tanto no número de queijos produzidos, quanto na disseminação da cultura queijeira e na visibilidade que estes produtos estão ganhando nacional e internacionalmente”, diz.
O Prêmio Queijo Brasil é uma realização da Associação Comer Queijo com produção da Scalco Produções.
15
Jul/24 |
Etapa local: Festivais de Poesia e Música serão realizados em Ibotirama neste fim de semana |
Nos próximos sábado (20) e domingo (21), Ibotirama será palco das etapas locais do 40° Festival de Poesia de Ibotirama (FEPI) - Etapa Local Geraldo Poeta e do 48º Festival de Música Popular de Ibotirama (FEMPI) - Etapa Local Sílvio Araújo e Paulinho Cavalcante. Os eventos terão início às 19h, na Praça Mãe Josina.
O 40º FEPI, que abre o fim de semana cultural no dia 20, contará com a atração Rapa de Juá. Já o FEMPI, no domingo (21), terá show de Webia Sampaio.
Promovidos pela Prefeitura de Ibotirama, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, os festivais fazem parte das comemorações dos 66 anos de emancipação política da cidade. Os eventos buscam revelar novos talentos, valorizar a música popular e a poesia, e contribuir para o enriquecimento do acervo cultural local.
Os vencedores do FEPI nas principais 10 primeiras posições garantirão vaga na etapa nacional do festival. Da mesma forma, os ganhadores do 1º ao 5º lugar no FEMPI disputarão a final do festival de música em sua etapa nacional, no mês de agosto.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aposentou compulsoriamente, por idade, a desembargadora Ilona Márcia Reis, um dos alvos da Operação Faroeste. A decisão, assinada pela presidência da Corte, foi publicada nesta segunda-feira (15), data em que a magistrada completa 75 anos – idade limite para ocupar o cargo no judiciário.
Ilona Márcia Reis estava afastada das funções por responder a ação penal que apura a suposta prática dos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais – processo que decorre da Operação Faroeste –, e anteriormente teve o pedido de aposentadoria voluntária negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No entendimento do STJ, mantido pelo ministro Edson Fachin, a concessão da aposentadoria poderia atrapalhar o andamento da ação penal que está em estágio inicial e apura a suposta. Os tribunais destacaram que com o pedido concedido, Ilona Márcia Reis perderia a prerrogativa de foro na Corte Superior de Justiça e, por consequência, a ação teria que ser julgada pelo TJ-BA.
Em junho, a Corte Especial do STJ recebeu nova denúncia contra Ilona Márcia Reis pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O Ministério Público Federal (MPF) acusa a desembargadora baiana de ter recebido propina para dar decisões favoráveis aos interessados em três processos, todos relativos a imóveis localizados no oeste baiano. O valor total acordado na negociação seria de R$ 800 mil. A denúncia teve origem na Operação Faroeste, deflagrada para apurar esquema de venda de decisões judiciais relacionadas a disputas de terras na região oeste da Bahia.
15
Jul/24 |
PMs influenciadores digitais, Soldados Lins e Flora Machado têm prisão determinada em Salvador |
Participante ativo de diversos podcasts, entrevistas e produtor de conteúdo digital nas redes sociais, o soldado da Polícia Militar da Bahia, Clézio Santana Lins, conhecido como Lins Santana e a também influenciadora Flora Machado, tiveram a prisão determinada pela PM durante os próximos 30 dias, a partir desta segunda-feira (15), em Salvador.
De acordo com informações do Alô Jucá, a prisão teria sido determinada pelo Comandante Geral da PM, Paulo Coutinho. Ainda de acordo com a reportagem, a prisão teria acontecido por “condutas inadequadas nas redes sociais”.
Flora tornou-se uma das agentes militares mais conhecidas da Bahia, através das redes sociais. Com mais de 400 mil seguidores, a PM produzia conteúdos de atividades físicas, humor e estilo de vida. Evangélica, ela também ficou conhecida por produzir e compartilhar alguns conteúdos religiosos.
Ela foi investigada em um Processo Disciplinar Sumário por divulgar “publis” de produtos diversos, inclusive enquanto estava fardada, entre abril e junho de 2023. De acordo com a PM, via Aratu, essas publicações foram consideradas “uma associação inadequada da imagem institucional da PM com atividades comerciais e de entretenimento”, resultando a decisão.
Já o soldado Lins, se envolveu em uma polêmica ano passado, quando foi afastado das atividades operacionais da 59ª Companhia Independente de Abrantes, em Camaçari. A medida teria acontecido quando ele participou de um podcast e revelou sobre uam abordagem policial onde ele encontrou um casal tendo relações sexuais dentro de um carro. Na ocasião, ele ficou impossibilitado de utilizar armas e o fardamento da PM.
Nas redes sociais, ele ainda não se pronunciou sobre o assunto. Já Flora disse “está tudo bem” com a situação. A prisão mesmo sendo determinada ainda não foi executada, de acordo com a publicação.
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Equipe de colaboradores da Galvani e da escola Anísio Teixeira juntos no novo espaço criado em parceria. Crédito: Assessoria de imprensa_Galvani Fertilizantes
Em um movimento contínuo para promover a educação ambiental e o respeito às tradições quilombolas, a Galvani recentemente colaborou na revitalização do viveiro de mudas da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada na comunidade quilombola de Lagoa Nova, em Irecê (BA). Este projeto visa não apenas melhorar as instalações escolares, mas também integrar práticas sustentáveis com o currículo educacional da escola, que é a primeira no Nordeste a receber a Certificação Lixo Zero.
Desde 2021, a Escola Anísio Teixeira tem adotado práticas que desviam 93% de seus resíduos do aterro sanitário, uma iniciativa que se alinha com os valores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A revitalização do viveiro é uma extensão desses esforços, fornecendo um espaço adequado para a prática e o aprendizado da agroecologia, essenciais para os alunos da escola de tempo integral e de campo.
Adelvam Carvalho, analista de Relacionamento com a Comunidade da Galvani, expressa seu entusiasmo: “Este novo viveiro proporcionará melhores condições para que os alunos realizem suas aulas de agroecologia. Ao integrar ensino teórico com práticas vivenciais, fortalecemos os laços com a comunidade, enquanto impulsionamos o resgate da identidade e cultura quilombola.”
Para Arnobson dos Santos Costa, gestor da Escola Quilombola Anísio Teixeira, o viveiro tem diversos benefícios pedagógicos, ambientais e comunitários. “Além de servir como um laboratório vivo para trabalhar a biodiversidade”, a importância das plantas para o ecossistema, as atividades no espaço ajudam a desenvolver habilidades manuais e sociais, e ainda é utilizado por diversas disciplinas, trabalhando a aprendizagem interdisciplinar”, afirma.
O projeto, que durou seis dias, incluiu limpeza do terreno, montagem de estruturas e instalação de equipamentos modernos para garantir um ambiente de aprendizado produtivo. A escola, que também se beneficiou da doação de ferramentas para aulas de robótica em 2023, é um modelo de como as parcerias comunitárias podem enriquecer o processo educacional e promover práticas sustentáveis.
A iniciativa da Galvani destaca a importância da colaboração entre empresas, instituições educacionais e comunidades para criar um impacto positivo no ambiente e na sociedade, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.