Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
15
Ago/24

28ª CIPM recebe visita de cortesia do novo padre de Ibotirama

Na tarde dessa terça-feira, 13o, a 28ª CIPM recebeu uma visita de cortesia do novo pároco de Ibotirama, o padre Claudivaldo de Souza Nogueira.

Durante a visita, ele foi calorosamente recebido pelos membros da companhia, proporcionando um momento de diálogo e interação entre a igreja e a polícia reforçando os laços entre a comunidade religiosa e a instituição de segurança pública.

O encontro fortificou a importância da união entre diferentes setores da sociedade, destacando o papel da espiritualidade no apoio àqueles que servem na linha de frente da segurança pública, fundamental para fortalecer a relação entre as forças de segurança e a comunidade, promovendo um ambiente de respeito mútuo e cooperação, bem como um gesto de apoio e reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos policiais militares.

A Polícia Militar da Bahia, o Comando Regional de Policiamento da Região Meio Oeste, através da 28ª CIPM, agradece a visita do sacerdote e se coloca à disposição da comunidade religiosa na prestação de serviço à sociedade.

Fonte:28ª CIPM
()
15
Ago/24

Barreiras: Polícia Militar prende suspeito de furto no bairro Vila Brasil

Na tarde de ontem, por volta das 13h10, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para apoiar o PETO da 83ª CIPM em uma ocorrência de furto na Rua Califórnia, bairro Vila Brasil. O suspeito do furto havia fugido do local, pulando muros para as casas vizinhas.

Após buscas intensas, o indivíduo foi localizado, recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia para as devidas providências legais. Devido ao risco de fuga, foi necessário o uso de algemas. Durante a abordagem, foram informados ao suspeito seus direitos constitucionais, incluindo o direito de permanecer calado.

Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito havia furtado um botijão de gás e a quantia de um real. A polícia segue investigando o caso para esclarecer todos os detalhes do ocorrido.

Fonte:Alô Alô Salomão
()
15
Ago/24

5 sinais de que você pode estar em um relacionamento tóxico

As 'red flags', ou bandeiras vermelhas, indicam comportamentos violentos que podem passar despercebidos



O relacionamento conturbado entre a delegada Patrícia Neves Jackes Aires, vítima de feminicídio, e seu então companheiro, Tancredo Neves Lacerda Feliciano de Arruda, que confessou o crime, veio à tona após o assassinato da policial, em São Sebastião do Passé. Três meses antes, o homem foi preso em flagrante por agressões contra a delegada. A violência física é o sinal mais evidente, mas outros alertas indicam que uma relação é tóxica.

Márcia Tavares, pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (Neim/Ufba), analisa que os traços de machismo da sociedade contribuem para que as mulheres sejam vítimas de relações violentas. Em certos casos, elas nem se dão conta de que os comportamentos dos parceiros são agressivos.

“As mulheres aprendem que devem se sacrificar por relações. São elas que, por amor, acham que vão conseguir transformar os parceiros agressivos em homens amorosos. Mas não temos capacidade para isso, é o outro que precisa mudar”, diz. Isso não significa que homens não sejam vítimas de relacionamentos abusivos, mas o contrário é mais comum.

Em média, 55 medidas protetivas são concedidas por dia na Bahia. Só no ano passado, 108 feminicídios foram registrados no estado, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Ainda segundo a pesquisadora, os primeiros sinais de violência são sutis e vão, aos poucos, se tornando mais graves. A Lei Maria da Penha, que completou 18 anos, prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

As red flags (bandeiras vermelhas, em tradução livre) são os sinais de que um relacionamento não é saudável. No ano passado, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) lançou um questionário com perguntas que identificam relações violentas. Veja alguns desses sinais abaixo: 

1 - Controle excessivo

Se o parceiro controla suas redes sociais ou insiste em ter a senha do seu celular, é possível que se trate de um relacionamento abusivo. Segundo Márcia Tavares, o ciúme em excesso demonstra desejo de posse, que pode culminar em violências diversas. “O controle é o indicativo de que essa mulher é vista como propriedade do homem e que, por isso, não tem vontade própria”, afirma.

2 - Justificativas

Mulheres vítimas de relacionamentos violentos costumam dar desculpas para justificar a atitude dos agressores. “A violência cresce e se manifesta de diversas formas em uma relação. As vítimas tentam buscar desculpas, dizem que os companheiros estão deprimidos ou estressados, mas nada justifica a violência”, diz Márcia Tavares.

3 - Afastamento

Se a mulher se afasta de pessoas próximas e passa a viver em função apenas do relacionamento amoroso, pode ser um sinal de que é vítima de violência. É comum que os agressores tentem afastar as companheiras para evitar desconfianças e manter o controle sobre as vítimas.

4 - Brigas constantes

Discussões frequentes e acaloradas, que começam por motivos banais, também indicam que uma relação não é saudável. Em caso de violência, física ou moral, o episódio deve ser denunciado através do Disque 197 ou diretamente nas delegacias de polícia.

5 - Sentimento de culpa

Se um homem faz comentários afirmando que você é “maluca” ou que “não sabe o que diz”, pode ser um sinal de relacionamento abusivo. O termo em inglês gaslighting, que não tem tradução para o português, se refere à violência psicológica que manipula a vítima até que ela duvide da sua própria sanidade mental.

Como buscar ajuda

Denúncias de violência podem ser feitas nas unidades da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (Deam), em Brotas e Periperi, em Salvador, ou através do site (para a Bahia). O Disque 180 também recebe denúncias anônimas de violência contra mulher.

Fonte:Correio da Bahia
()
15
Ago/24

Mesmo integrando forças de segurança, mulheres ainda são vítimas de violência doméstica

Relembre casos de feminicídio registrados na Bahia nos últimos anos



Ter posse de arma de fogo, conhecer bem as leis e combater diretamente casos de violência contra a mulher. Nenhum desses fatores impediu que a delegada Patrícia Neves Jackes Aires, encontrada morta dentro do próprio carro em São Sebastião do Passé, fosse vítima de feminicídio. Tancredo Neves Lacerda Feliciano de Arruda, que já tinha agredido a policial em maio, confessou ter matado a companheira asfixiada. A morte da delegada não é um caso isolado e mostra que, mesmo integrando forças de segurança, mulheres não estão imunes à violência doméstica.

Em outubro de 2020, a policial militar Rafaella Gonçalves foi morta pelo marido, o policial militar Edson Salvador Ferreira, em Ibotirama, no oeste baiano. Além de policial, Rafaella era digital influencer e dividia com os seguidores a rotina de uma policial feminina. Ela tinha mais de 67 mil seguidores no Instagram.

Assim como aconteceu com a delegada Patrícia Aires, Rafaella já havia denunciado o homem que a matou por violência doméstica meses antes de ser morta. Em ambos os casos, medidas protetivas proibiram que os autores se aproximassem das vítimas.

Para Márcia Tavares, pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (Neim/Ufba), casos como o de Rafaella e Patrícia mostram que todas as mulheres estão sujeitas a serem vítimas de feminicidas. “A violência começa de forma sutil. São pequenos gestos que vão ganhando espaço nas relações. As mulheres procuram justificativas e acreditam que o amor pode ser o remédio para relacionamentos violentos. Mas não é assim”, diz Márcia.

No ano passado, 108 feminicídios foram registrados na Bahia, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Ainda de acordo com o levantamento, 55 medidas protetivas de urgência são concedidas diariamente no estado. “Onde existe violência, não há amor, e sim posse. Mas uma coisa é conhecer a legislação e outra é vivenciar isso na esfera pessoal. Muitas vezes as vítimas não enxergam e nem assumem que precisam de ajuda”, completa Márcia Tavares.

A subtenente da Polícia Militar Wagna Andrade Soares também foi morta pelo companheiro, em abril de 2017, em Feira de Santana. O corpo da vítima foi encontrado em uma área de mata com marcas de golpes no rosto.

Durante coletiva de imprensa sobre as investigações da morte da delegada Patrícia Aires, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, falou sobre a necessidade de proteção das mulheres. Inclusive aquelas que integram forças policiais.

“É através das denúncias que nós vamos continuar enfrentando, cada vez mais, casos de violência contra as mulheres. Ocorrências como essas nos entristecem muito porque as forças de segurança também estão vulneráveis. Não podemos mais permitir que atitudes violentas sejam permitidas pela sociedade”, falou.

ancredo Neves Lacerda Feliciano confessou ter matado a delegada Patrícia Aires depois de ter sido preso em flagrante pela suspeita de feminicídio. Ele está preso em Salvador, e a Polícia Civil investiga as circunstâncias do crime. Outras mulheres já haviam denunciado o homem por violência doméstica. Há quatro meses, a Justiça prorrogou a medida protetiva que uma das vítimas possui contra ele.

A advogada Renata Deiró, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), ressalta que a violência ultrapassa barreiras sociais e econômicas. “Números mostram que mulheres pobres, periféricas e negras são identificadas como as maiores vítimas dessa violência, contudo fatores socioeconômicos, tabus e mitos sociais contribuem para uma baixa notificação por parte das mulheres de classes sociais mais elevadas”, defendeu ela.

Fonte:Correio da Bahia
()
15
Ago/24

Em LEM você conta agora com o "Platta Laboratório de Análises Clínicas"

Fonte:Publicidade
()
15
Ago/24

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.



Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

  • Horario de atendimento segunda a sabado
    Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
15
Ago/24

Em nota, vereador Dé do Sol do Cerrado nega agressão a servidor da prefeitura


Att. Vereador Dé do Sol do Cerrado

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
15
Ago/24

BA-351, entre os povoados de Cercado e Itiquira passará por pavimentação

O investimento estimado da obra na BA-351 é de R$ 26,2 milhões

A ligação entre Mansidão e Santa Rita de Cássia pela BA-351, em breve, passará a ser feita por um trecho de mais de 80 km de extensão totalmente asfaltado. Na última terça-feira (13), a licitação para pavimentação de 22,9 km que liga os povoados de Cercado, em Mansidão, e Itiquira, em Santa Rita de Cássia, foi iniciada com a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE). A obra realizada no Oeste baiano pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tem o investimento estimado de R$ 26,2 milhões.

Com a execução dos serviços, o tempo de viagem entre os municípios reduzirá de 1 hora para apenas 30 minutos. A importância da ação, que atenderá mais de 40 mil pessoas, para o Oeste baiano foi destacada pelo secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito. “Em Mansidão, a obra permitirá ao município ter um acesso pavimentado e para Santa Rita de Cássia, irá facilitar o transporte da produção de grãos e do maior rebanho de bovinos do estado. Também facilitará a ligação da Bahia com Piauí”, analisa o secretário.

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, que é a próxima etapa do processo licitatório, acontecerá em 02 de setembro. Na BA-351, a pavimentação de Mansidão até o povoado de Cercado já havia sido concluída em 2021 e de Itiquira até Santa Rita de Cássia já está em andamento e prevista para concluir até o mês de novembro.

Casa Nova

No Norte do estado, um total de 15,6 km de acessos aos povoados de Casa Nova, que são Serra Branca, Poço da Pedra e Riacho do Sobrado, irão passar por pavimentação. O aviso de licitação das ações a serem feitas nos trechos que ligam os três povoados com o entroncamento da BR-235 também saiu no DOE desta terça-feira (13). Além de melhorar o deslocamento dos moradores dos povoados em direção à sede municipal ou Juazeiro, os serviços vão beneficiar o escoamento da produção agrícola, como manga, uva, melancia, goiaba e coco, e da pecuária, principalmente de caprinos. Os envelopes com as propostas serão abertos em 29 de agosto.

Fonte:Seinfra
()
15
Ago/24

Deputado Leo Prates entra na defesa da capacidade energética do Oeste da Bahia

O Oeste da Bahia já se consolidou como um dos mais importantes polos produtivos do agronegócio do Estado e do Brasil. Rica na produção de soja, algodão e milho a região Oeste baiana, que é responsável por 14% de tudo que o Estado produz, já poderia ser destaque também no beneficiamento da sua produção.

O único impedimento para que a região não se destaque também como polo industrial é a sua falta da capacidade energética. Indústrias têxteis e alimentícias aguardam por uma oportunidade de se instalarem na região.

Diante deste antigo impedimento o deputado federal Leo Prates fará uma audiência pública, a partir de uma solicitação do Secretário de Governo de Luís Eduardo Magalhães, Jader Borges, em defesa da capacidade energética da região Oeste da Bahia.

“Estávamos aqui reunidos com a equipe do ministro Alexandre Silveira e toda equipe do Ministério de Minas e Energia, tratando sobre a questão da energia do Oeste, e nós estaremos aí em Audiência Pública. Jader, Secretário de Governo de Luís Eduardo Magalhães participou aqui dessa conversa sobre os investimentos na energia do Oeste”, disse o deputado Leo Prates.

Em breve acontecerá a renovação da concessão da energia e “nós vamos lutar para que várias contrapartidas sejam colocadas. Tanto na Comissão de Minas e Energia, quanto aqui com o Ministro”, afirmou o deputado.

“Durante a reunião recebi a boa notícia da licitação da linha de transmissão de Formosa do Rio Preto, que deverá permitir o aumento da carga de energia no Oeste da Bahia”, disse o Secretário de Governo de Luís Eduardo Magalhães, Jader Borges.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
15
Ago/24

Você conhece o Atendimento digital da Rede São Camilo?

Você conhece nosso Atendimento digital? Para orçar seus exames laboratoriais, tirar dúvidas, realizar seu cadastro ou agendar sua coleta domiciliar, é só acessar o link. 🔗 atendimento.redesaocamilo.net Assim, você evita deslocamentos e esperas. Rede São Camilo. Você conhece, você confia 💙

#LemBa #RedeSaoCamiloBa #Saúde #ExamesLaboratoriais #AtendimentoOnline #RedeSãoCamilo

Fonte:Informe Publicitário
()
15
Ago/24

É hoje !!!! Canta Bahia 2024 Barreiras no 10º Batalhão da PM, às 19h

Festival de música gospel é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo

O Canta Bahia 2024 chega a Barreiras nesta quinta-feira (15/08), a partir das 19h, no 10º Batalhão da Polícia Militar. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e tem por objetivo fomentar a cultura gospel na Bahia, através da música e da dança e a entrada é gratuita.

O evento tem se destacado pela solidariedade, e terá um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis para o programa Bahia Sem Fome. O festival que está em sua 5ª edição percorrendo as cidades da Bahia, tem cumprido o seu propósito, que é divulgar a cultura, bem como a música evangélica em todos os seus estilos e vertentes.

Quem for ao festival terá a oporunidade de ver e ouvir os grandes nomes da música gospel nacional e local. Dentre as atrações confirmadas estão os cantores; Théo Rúbia, Lukas Augustinho, Sandro Nazireu, Mizael Mattos, Eric Carvalho, Jeferson Queiroz, a cantora Gisele Nascimento, além de atrações locais.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/APOIO
()
15
Ago/24

Hoje tem Rodízio de Pizza no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
()
15
Ago/24

Governo Jerônimo propõe CNH gratuita para pessoas mais pobres

Projeto de lei foi encaminhado à Alba para garantir habilitação a famílias de baixa renda

Uma novidade pode ser aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nos próximos meses. Isso porque o governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou nesta terça-feira, 13, um projeto de lei que estabelece a possibilidade de concessão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para famílias de baixa renda.

A ideia é tornar a habilitação para dirigir uma coisa acessível também aos mais pobres, com a criação de dois programas de incentivo: o “CNH da Gente” e o “CNH na Escola”, ambos a serem executados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

De acordo com a justificativa assinada por Jerônimo no documento de envio da proposta à Alba, o governo espera, com isso, fomentar “os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, gerando oportunidades de emprego e renda por meio do exercício de atividades econômicas”.

“A proposta assegura aos beneficiários a chance de obter sua CNH e construir um futuro mais promissor, o que, por sua vez, contribui para a diminuição da desigualdade social”, defende o governador.

Segundo o projeto, teriam acesso aos programas de concessão gratuita da habilitação: famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo; famílias com renda familiar mensal total de até dois salários mínimos; e estudantes do ensino médio ou da educação profissional e tecnológica da Rede Pública Estadual da Bahia, desde que tenham a partir de 18 anos de idade.

A gratuidade seria possível para a obtenção de CNH nas categorias A (motos), B (carros) ou AB (motos e carros). As categorias C (caminhões menores), D (ônibus e vans) e E (caminhões grandes) não estão incluídas na proposta do governo.

Fonte:A Tarde
()
15
Ago/24

Senado deve votar PL da desoneração nesta quinta-feira

O Senado deve votar nesta quinta-feira, 15, o projeto de lei da desoneração da folha de pagamentos dos 17 setores e das pequenas e médias prefeituras. O projeto é um dos itens da pauta da sessão que estava marcada para as 9 horas, mas que ainda não havia começado pouco antes das 10 horas. O relatório da proposta foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) na quarta-feira, 14, seguindo o acordo firmado com os setores produtivos e propondo uma reoneração gradual também para os municípios.

A principal novidade foi a inclusão do aumento da cobrança do Juros sobre Capital Próprio (JCP) de 15% para 20% como compensação da desoneração. Wagner justificou que o Ministério da Fazenda “sempre tem que ter uma margem de segurança maior” e que, mesmo assim, “a Receita Federal foi extremamente receptiva com tudo o que foi falado aqui” pelo Senado como opções de compensação para a desoneração. O aumento do JCP seria uma “garantia”, segundo o relator, já que nem mesmo poderia ser aplicado ainda neste ano por causa da noventena à qual terá de ser submetido, caso seja aprovado.

O parlamentar incluiu em seu texto vários capítulos com medidas de compensação que vão repor a perda de R$ 25 bilhões aos cofres da União este ano, mas sem detalhar o potencial de arrecadação de receitas gerada por cada medida.

Somadas, essas medidas devem significar mais R$ 25 bilhões a R$ 26 bilhões aos cofres públicos, segundo Jaques Wagner, o que seria suficiente para cobrir o rombo nas contas este ano.

“Tem itens falados aqui que nem o pessoal que sugeriu imaginava que teria esse valor, deu algo bem elevado. A desoneração dos municípios terá impacto de R$ 8 bilhões a R$ 8,5 bilhões. A desoneração dos setores é (calculada) em relação à declaração dos contribuintes do que deixaram de pagar com o novo regime da desoneração. A soma dos dois dá R$ 24 bilhões ou R$ 25 bilhões. Todo mundo está fazendo conta de R$ 17 bilhões, mas não é. É R$ 25 bilhões. De qualquer forma, a soma do que a gente trouxe está dando R$ 25 bilhões, R$ 26 bilhões”, disse.

O texto da desoneração da folha de pagamentos segue o acordo já firmado com os setores produtivos, que prevê uma reoneração gradual a partir do ano que vem e até 2027. A desoneração em 2024 substitui a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de salários por uma taxação de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A partir do ano que vem, os empresários passarão por uma cobrança híbrida, que misturará uma parte da contribuição sobre a folha de salários com a taxação sobre a receita bruta.

No caso dos municípios, o texto também estabelece uma “escada”. Neste ano, está mantido a alíquota previdenciária de 8% aprovada no ano passado pelo Congresso. Em 2025, esse imposto será de 12% Em 2026, de 16%. Em 2027, por fim, será de 20%.

Foram incluídos como medidas de compensação: atualização de bens no Imposto de Renda; repatriação de ativos mantidos no exterior; aumento na cobrança de Juros sobre Capital Próprio (JCP); renegociação de multas aplicadas por agências reguladoras; pente-fino no INSS e programas sociais; uso de depósitos judiciais esquecidos; uso de recursos esquecidos; programa de cadastro dos benefícios fiscais concedidos pelo governo.

O relatório também traz um comando para delegar o julgamento do Imposto Territorial Rural (ITR) para os municípios que optarem por essa medida. A proposta, juntamente com o programa de cadastro de benefícios fiscais, havia sido incluída na medida provisória do PIS/Cofins, que teve sua parte principal devolvida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve caducar.

O projeto prevê ainda um endurecimento nas regras de adesão e atualização de cadastros do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do seguro-defeso, auxílio pago a pescadores artesanais durante o período em que ficam proibidos de exercer a pesca. Ambos programas são alvos do pente-fino do governo federal para aliviar em R$ 25,9 bilhões a peça orçamentária de 2025.

Fonte:Estadão Conteúdo
()
15
Ago/24

Solar Coca-Cola abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Feira de Santana, Simões Filho, Vitória da Conquista e outras cidades

A Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do sistema Coca-Cola no Brasil, está com oferta de centenas de vagas de emprego para diversas cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

São cerca de 200 anúncios de seleção, disponíveis nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Na Bahia, a empresa seleciona para vagas nas cidades de Barra, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso, Simões Filho e Vitória da Conquista.

Nos demais estados, há oportunidades nas cidades de Aracaju/SE, Araguaína/TO, Arapiraca/AL, Barra do Garças/MT, Belém/PA, Benevides/PA, Cabo de Santo Agostinho/PE, Campo Novo do Parecis/MT, Caruaru/PE, Crato/CE, Fortaleza/CE, Imperatriz/MA, Jaboatão dos Guararapes/PE, Ji-Paraná/RO, Lucas do Rio Verde/MT, Maceió/AL, Manaus/AM, Marabá/PA, Maracanaú/CE, Monteiro/PB, Nova Mutum/MT, Nova Olímpia/MT, Piripiri/PI, Porto Velho/RO, Recife/PE, Redenção/PA, Rio Branco/AC, Santa Rita do Trivelato/MT, São Luís/MA, Sinop/MT, Sorriso/MT, Tangará da Serra/MT, Teresina/PI, Tucuruí/PA, Várzea Grande/MT, dentre outras.

Confira as vagas disponíveis na Bahia:

Barreiras

Operador(a) de Execução e Vendas
Vendedor(a) – Rota
Feira de Santana

Auxiliar Administrativo Aprendiz
Auxiliar de Entrega
Motorista de Entrega
Ilhéus

Auxiliar Administrativo Aprendiz
Juazeiro

Auxiliar de Entrega
Paulo Afonso

Promotor(a) de Vendas – Key Account (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Simões Filho

Analista de Excelência Operacional
Auxiliar de Produção
Manobrista – Operações Externas
Motorista de Entrega
Operador(a) de Empilhadeira
Supervisor(a) de CSC – Administração
Técnico(a) de Manutenção Elétrica
Vitória da Conquista

Motorista de Entrega
Operador(a) de Empilhadeira
Além da remuneração compatível com o mercado, a empresa oferece benefícios como Gympass, licença maternidade e paternidade estendida, plano de saúde e odontológico, previdência privada, seguro de vida, vale refeição ou refeitório, vale transporte ou transporte fretado e telemedicina.

Para se candidatar a uma vaga, os interessados devem acessar o anúncio oficial, disponível no portal Gupy, onde também terão acesso as informações sobre os requisitos e atribuições de cada oportunidade de emprego.

A Agência Sertão ressalta que não recebe currículos nem intermedia contratações, limitando-se apenas à divulgação de oportunidades de emprego, estágios, concursos públicos e qualificações profissionais. Mais informações podem ser encontradas no nosso Guia de Oportunidades.

Fonte:Agência Sertão
()
15
Ago/24

LEM: CIPRV/Barreiras flagra condutor de veículo com documento falso

Na manhã desta quarta-feira, 14, uma guarnição do TOR CIPRv/Barreiras prestava apoio à equipe da SEINFRA/DIEFRA às margens da BA-459, no município de Luís Eduardo Magalhães, quando abordou um caminhão do tipo Volvo/FH540 6X4T.

Durante a fiscalização, foi solicitado ao condutor a documentação pertinente, inclusive a Autorização Especial de Trânsito (AET), exigida para veículos de transporte de carga. O condutor apresentou toda a documentação solicitada, entretanto, após análise da SEINFRA/SIT Superintendência de Transporte, constatou que a licença apresentada era falsa.

Diante dos fatos, o condutor do veículo foi apresentado à autoridade competente na 11ª COORPIN em Luis Eduardo Magalhães, para adoção das medidas cabíveis.

Fonte:CIPRV/Barreiras
()
15
Ago/24

Disputa eleitoral em Barreiras é marcada por manipulação de dados de pesquisa, controvérsias e questionamentos sobre metodologia

A pesquisa enfrenta críticas severas onde blogs claramente vinculados à candidatura de Otoniel Teixeira tentam manipular a opinião pública para favorecer seu candidato. A controvérsia é ampliada pela falta de divulgação da rejeição dos candidatos e pelo pedido de impugnação feito pelo PRD que alegou má fé e inconsistências na pesquisa

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE, divulgada em 14 de agosto de 2024, desencadeou uma onda de críticas e polêmica em Barreiras, refletindo a intensidade da disputa pela prefeitura da cidade. A pesquisa, que aponta uma competição acirrada entre os quatro principais candidatos, tem sido amplamente criticada por sua metodologia e pelo tratamento dado aos dados.

Veículos de comunicação claramente vinculados à candidatura de Otoniel Teixeira (UB) foram acusados de distorcer os resultados da pesquisa para favorecer seu candidato. Esses meios interpretaram de maneira questionável um trecho do jornal A Tarde, que indicava que 81,6% dos eleitores que votaram em Zito Barbosa nas últimas eleições municipais repetiriam o voto. Essa interpretação sugeriu que a suposta fidelidade poderia transferir votos para Otoniel, elevando-o a até 65% das intenções de voto na cidade. No entanto, os dados reais revelam que, dos 797 eleitores entrevistados, apenas 208 (32,3%) manifestaram intenção de votar em Otoniel, enquanto 589 não transferiram seu apoio.

A metodologia da pesquisa, que utilizou uma abordagem virtual, também prejudicou as candidaturas de Tito (PT), Danilo Henrique (PP) e Davi Schmidt (Novo). Um exemplo notável é o Bairro Santa Luzia, o maior e um dos mais carentes da cidade, que representa cerca de 20% do eleitorado municipal, mas apenas 25 pessoas foram entrevistadas. Além disso, a pesquisa desconsiderou regiões rurais, levantando críticas sobre a representatividade dos dados coletados.

Outro ponto controverso é a falta de divulgação da rejeição dos candidatos, um dado essencial que poderia oferecer uma visão mais completa da aceitação e rejeição dos candidatos na cidade. A ausência dessa informação levanta dúvidas adicionais sobre a transparência e a precisão da pesquisa.

A situação se agravou ainda mais quando o jornal A Tarde cometeu um erro significativo ao afirmar que Jair Bolsonaro foi o mais votado em Barreiras nas eleições de 2022. Na realidade, o presidente Lula venceu em ambos os turnos, com 58,05% no primeiro turno e 59,47% no segundo turno. Esse erro comprometeu a análise feita pelo jornal e gerou dúvidas sobre a interpretação dos dados da pesquisa.

A gestão de Zito Barbosa enfrenta críticas severas, especialmente na área da saúde, onde sua administração tem uma reprovação de 77,9% entre os eleitores. Problemas como transporte público (35,6%), corrupção (29,8%), criminalidade (25,9%), engarrafamentos no trânsito (23%) e educação (22,7%) também foram amplamente citados pela população.

Em meio a essas controvérsias, o Partido Renovação Democrática (PRD), aliado de Otoniel Teixeira, solicitou a impugnação da pesquisa AtlasIntel/A Tarde na Justiça Eleitoral. O partido alegou “falta de transparência nas fontes de dados e arredondamento de percentuais”, além de inconsistências no cálculo amostral. Embora o pedido tenha sido negado pelo TRE, a tentativa de impugnação evidenciou uma crescente desconfiança sobre a veracidade dos resultados, até mesmo dentro da campanha de Otoniel.

O cientista político Rony Moreno, do Instituto de Pesquisa Insight, fez suas ponderações ao Blog Fala Barreiras, criticando a metodologia da AtlasIntel. Segundo Moreno, a proporcionalidade das amostras por bairro é essencial em cidades como Barreiras, onde peculiaridades locais podem influenciar significativamente os resultados.

“Não estamos aqui para contestar o Instituto Atlas, mas a metodologia que não funciona adequadamente em cidades menores, onde as peculiaridades locais precisam ser respeitadas”, afirmou Moreno.

Moreno destacou que a metodologia da AtlasIntel falha em refletir a realidade local.

“Não se pode ignorar que em Barreiras, alguns bairros têm lideranças locais e características específicas que influenciam os resultados. A amostragem deve refletir adequadamente a quantidade de eleitores e as diferenças de classe e influência política local”, explicou.

A precisão e a análise crítica nas pesquisas são fundamentais para a disputa eleitoral em Barreiras, que promete ser altamente disputada. O debate sobre a metodologia da AtlasIntel e as acusações de manipulação continuam a polarizar a opinião pública e a moldar a percepção dos eleitores sobre os candidatos. A população de Barreiras e seu eleitorado esperam muito mais dedicação e rigor do Instituto AtlasIntel para garantir a credibilidade e a relevância de suas futuras pesquisas.

Fonte:Caso de Política
()
15
Ago/24

Convenções confirmam quatro candidatos à Prefeitura de Barreiras

Quatro candidatos vão disputar a Prefeitura de Barreiras
  • Davi Schmidt (Novo)


Novo oficializa candidatura de Davi Schmidt à Prefeitura de Barreiras 

O candidato do partido Novo à prefeitura da cidade é Davi Schmidt. Ele forma chapa com o Coronel Uzêda como postulante a vice-prefeito. A sigla se aliou ao Partido da Mulher Brasileira (PMB) na coligação "Um Novo Caminho para Barreiras".

Davi Schmidt é formado em Administração e Gestão de Empresas e atuou como presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) por 12 anos. O nome dele foi confirmado na disputa em convenção restrita para correligionários dos partidos.

  • Danilo Henrique (PP)


Progressistas oficializa candidatura de Danilo Henrique à Prefeitura de Barreiras 

Danilo Henrique foi o candidato escolhido pelo Partido Progressistas. Ele encabeça a chapa que tem Karlucia Macedo (MDB) como postulante a vice-prefeita. Os dois estão à frente da coligação "Pra Frente, Barreiras", composta pelo PP, MDB, Solidariedade, Podemos, Republicanos, Democracia Cristã e Agir.

Danilo tem 32 anos, é casado, pai de dois filhos e atuou como secretário do governo na cidade de Luís Eduardo Magalhães. O nome dele também foi confirmado em convenção restrita aos correligionários dos partidos por causa de uma perda familiar.

  • Tito (PT)


PT oficializa candidatura de Tito (o segundo da esquerda para a direita) à Prefeitura de Barreiras

O ex-deputado federal Tito é o candidato do PT à prefeitura da cidade. Ele tem o ex-vice-prefeito Emerson Cardoso (Avante) como postulante a vice. Os dois estão à frente da coligação "A Mudança que Acredito", composta pelo PT, Avante, PCdoB, PV, PSD, PSB, PRTB e pela federação formada PSOL-Rede. O grupo lançou cerca de 120 candidatos a vereador.

Carlos Tito Marques Cordeiro, o Tito, é natural de Santa Maria da Vitória. Advogado de formação e mestre em Direito, iniciou a militância política e social através da Associação de Moradores do Bairro Vila Brasil.

Ele fez carreira no legislativo municipal, sendo eleito vereador de Barreiras, e depois na esfera federal, como deputado. O político também se candidatou a prefeito outras duas vezes, mas não venceu. Agora com 47 anos, tenta um resultado positivo no pleito de 2024.

  • Otoniel Teixeira (União Brasil)
Fonte:G1/Bahia
()
15
Ago/24

HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia!


Fonte:Publicidade
()
15
Ago/24

Ofertas OBRA PRONTA JK

Fonte:Publicidade
()
15
Ago/24

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
15
Ago/24

Santa Maria da Vitória: 2° Pelotão recupera motocicleta furtada há dois dias

Na tarde desta terça-feira, 13, a guarnição do 2° pelotão realizava fiscalização de trânsito na BA-583, momento em que abordou o condutor de uma motocicleta HONDA/CG FAN 160, de cor vermelha, placa de Manaus-AM.

O veículo apresentava adulteração no número do motor e chassi, e após análise dos dados identificadores foi possível perceber indícios de veículo clonado. Em consulta ao SISTEMA SENATRAN a guarnição obteve a placa original com restrição de FURTO na cidade de Brasília - DF, no dia 11/08/2024.

Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram apresentados à autoridade competente na Delegacia Territorial de Santa Maria da Vitória, para as medidas cabíveis.

Fonte:CIPRV/Barreiras
()
15
Ago/24

Cem escolas do país com maior desempenho nos anos iniciais são do Nordeste

As cem escolas públicas do país com melhor desempenho educacional nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) são todas do Nordeste. O Ceará concentra o maior número de unidades que lideram o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador de qualidade da educação do Brasil.

Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (14) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e Manuel Palácio, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Das 100 escolas com melhores resultados, 67 são escolas públicas do Ceará, 32 são de Alagoas e uma de Pernambuco. A média dessas unidades é muito superior à dos colégios particulares do país, que foi de 7,2.

No Ideb 2023, 21 escolas municipais atingiram a nota máxima do indicador, que varia de 0 a 10. A cidade de Sobral (CE) reúne cinco das unidades com média 10 no Ideb.

Mucambo, Pires Ferreira e Cruz, também no Ceará, têm duas unidades com nota máxima. Coruripe (AL) tem duas escolas com média 10.

A média do Brasil nos anos inicias chegou a 6 no Ideb de 2023, alcançando a meta que era prevista para 2021. Entre as escolas da rede pública, a média foi de 5,7 - ligeiramente abaixo do projetado, que era de 5,8.

Os três estados com melhor resultado nessa etapa de ensino seguem uma política semelhante: um sistema organizado de colaboração, entre estado e municípios, a inspiração e adaptação de experiências exitosas e a reação pedagógica diante dos resultados de índices educacionais.

O sistema de colaboração usado por esses estados surgiu com o Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa) a partir de 2007. O plano é apontado como um dos responsáveis pelos resultados positivos a que chegaram as escolas do Ceará e que depois foi replicado em outras redes.

Outro ponto central da política do Ceará foi a criação do ICMS Educacional, que inspirou mudanças na lei do Novo Fundeb. A regra estabelece a distribuição de ao menos 10% da cota municipal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de acordo com indicadores de melhoria na aprendizagem e na equidade do sistema educacional.

ENTENDA O IDEB

O que é?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O indicador é calculado para cada escola, município e estado, além de ter médias nacionais.

Fonte:Bahia Notícias
()
15
Ago/24

Bahia fica em último lugar no aprendizado de português e matemática no Ensino Médio, diz MEC

A Bahia possui o pior índice na aprendizagem de língua portuguesa e matemática do Ensino Médio do Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) no relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O estado baiano tem uma nota média padronizada de 4,01, ocupando o pódio negativo ao lado do Maranhão e do Rio de Janeiro, que possuem notas de 4,03 e 4,10, respectivamente. Esses índices correspondem à nota do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é um conjunto de avaliações externas em larga escala. Ele permite que o Inep realize um diagnóstico da educação básica brasileira.

Presidente executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz disse que o governo estadual precisa adotar “urgentemente” medidas para resolver a situação. “A Bahia tem muita gente talentosa, muita gente boa, é um estado maravilhoso, mas tem falhado no campo da aprendizagem”, declarou ela, em entrevista ao CORREIO.

Na mesma linha, o professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced-Ufba), Roberto Sidnei Macedo, afirmou que há uma necessidade de criação de uma política específica para melhorar os índices na aprendizagem de português e matemática. "Não estamos criando condições em duas áreas fundamentais para termos crianças bem alfabetizadas e bem preparadas no que concerne ao componente escolar. A sociedade inteira sabe o quanto é fundamental uma boa formação em português e matemática para que as crianças possam estar em condições de se desenvolver em termos de sua cognição, capacidade de expressão, leitura e representação pela escrita”, avaliou.

"Não estamos criando condições em duas áreas fundamentais (português e matemática) para termos crianças bem alfabetizadas e bem preparadas no que concerne ao componente escolar", Roberto Sidnei Macedo, Professor doutor da Faculdade de Educação da Ufba.

As notas de desempenho dos estudantes brasileiros apuradas pelo Saeb compõem o Ideb, associadas com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar. Segundo o indicador, o Ensino Médio da Bahia alcançou nota 3,7, abaixo da meta estabelecida pelo MEC em 2021, que era de 4,5. Nos anos finais (6° ao 9°) do Ensino Fundamental, o estado registrou 4,2 pontos.

Fonte:Correio da Bahia
()
15
Ago/24

Vagas residuais 2024: resultado preliminar é divulgado da UFOB

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou o resultado preliminar do Processo Seletivo para preenchimento de vagas residuais. Os candidatos terão até as 23h59 desta terça (13) para solicitar recurso, o que deve ser feito exclusivamente pelo formulário eletrônico, disponível no site https://questionarios.ufob.edu.br/index.php/998457. 

Confira aqui o resultado preliminar. 

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Coordenadoria de Processos Seletivos pelo e-mail [email protected].

Fonte:UFOB
()