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Jul/24

NOTA NEOENERGIA COELBA

A Neoenergia Coelba esclarece que, por volta das 23h da última terça-feira (9), foi registrada uma intermitência na subestação que atende o município de Formosa do Rio Preto. De imediato, a distribuidora iniciou processos remotos que normalizaram o fornecimento de energia em cerca de 30 minutos.


Nesta quarta-feira (10), a Neoenergia Coelba triplicou o efetivo de profissionais na cidade para tratar os casos individuais e substituir os equipamentos de medição das unidades consumidoras afetadas pela situação.


A distribuidora também irá aumentar a quantidade de profissionais na sua unidade de atendimento em Formosa do Rio Preto para receber as solicitações. A Neoenergia Coelba reforça que esta é uma situação atípica e que está alocando todos os esforços possíveis para mitigar os impactos para a população.


As solicitações também podem ser realizadas pelos can neoenergia.com) ais de atendimento digitais da distribuidora, como o teleatendimento 116 e o site www.neoenergia.com


Fonte:ASCOM/NEOENERGIA COELBA
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Jul/24

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Jul/24

Barreiras: Encerramento do curso de Biscoitos Artesanais do SENAR em parceria com BCS Santa Luzia

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Nesta terça-feira, 09, foi realizado o encerramento do curso de Biscoitos Artesanais oferecido pelo SENAR em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e a Base Comunitária de Segurança Santa Luzia, em Barreiras.


O curso foi realizado durante dois dias, teve carga horária de 16 horas e foi lecionado pelo professor Adilton Pereira Santos. Ao todo, 17 pessoas participaram do curso e receberam certificado ao final das aulas.


Este, assim como os demais cursos do SENAR, pretende promover uma melhoria na qualidade de vida do cidadão, dando oportunidade para que os participantes possam trabalhar na área e conseguir uma renda extra, lhes dando uma nova perspectiva de futuro.


Fonte:Comandante da BCS SANTA Luzia
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Jul/24

Em Barreiras (BA), condutor é flagrado pela PRF portando comprimidos de anfetaminas


Nesta terça-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal localizou com um condutor portando 66 unidades de comprimidos de anfetaminas, conhecidos popularmente como "rebites". A apreensão dos comprimidos aconteceu durante fiscalização a um caminhão abordado no Km 800 da BR 242, em Barreiras (BA).


O condutor não apresentou disco diagrama do cronotacógrafo com registros válidos, não comprovando os intervalos mínimos de descanso obrigatórios durante a direção veicular. Ao ser questionado sobre o uso e porte de anfetaminas, o homem afirmou que portava rebite, entregando cartelas com um total de 66 comprimidos. 


O uso desse tipo de substância está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.


Por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, a PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou ao Juizado Especial Criminal, no qual condutor responderá pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).


Fonte:Homem não comprovou à equipe os intervalos mínimos de descanso obrigatório durante direção veicular
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Jul/24

Explosões na rede elétrica assustam moradores de Formosa do Rio Preto

Incidente ocorreu por volta das 23h de terça-feira (9). Moradores e empresários calculam prejuízos.


Várias explosões na rede elétrica assustaram os moradores de Formosa do Rio Preto, na Bahia, pouco antes das 23h de terça-feira (9). A cidade ficou sem energia por alguns minutos, mas a situação se estabilizou em alguns pontos pouco tempo depois e em outros não.


O incidente gerou especulações sobre um possível assalto às agências bancárias locais, aumentando ainda mais o temor.


O Portal do Cerrado registrou diversos incêndios em postes e algumas ruas da cidade permaneceram às escuras por um período prolongado. Incêndios foram registrados em vários pontos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um clarão na cidade, além de chamas em postes e na rede elétrica de vários locais. Medidores de energia de empresas e residências foram completamente queimados, agravando a situação.


A diretora administrativa do Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago informou em um grupo de WhatsApp que diversos equipamentos da unidade hospitalar foram danificados. Empresários e moradores agora calculam os prejuízos.


Parte da Avenida Matriz, onde estão situadas duas agências bancárias, permanecia sem energia. Na agência do Bradesco, o medidor foi totalmente destruído, e o local estava sem energia até a meia-noite. Até a 1h da madrugada de quarta-feira (10), o site registrou uma única equipe técnica da concessionária realizando manutenção na rede elétrica na Rua da Ladeira, no centro da cidade.



Moradores do bairro Projeto, relataram nas redes sociais novas explosões, depois das 2h da madrugada. Agora, os moradores de Formosa do Rio Preto aguardam esclarecimentos sobre as causas das explosões e medidas para prevenir futuros incidentes.


O Portal do Cerrado entrou em contato com a Coelba e espera posicionamento da concessionária de energia elétrica. Se responder, o texto será atualizado.


Fonte:Portal do Cerrado
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Jul/24

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Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
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Jul/24

Câmara aprova nova reforma do ensino médio com mais disciplinas tradicionais

A Casa retirou mudanças feitas pelo Senado, como obrigatoriedade de espanhol; texto vai para sanção


A Câmara aprovou nesta terça-feira (9) a nova reforma do ensino médio e, agora, a matéria segue para sanção ou veto do presidente Lula (PT). O início da implementação do novo modelo é previsto já para o ano que vem, mas o formato desse processo ainda será definido.


Os deputados reverteram os principais pontos que foram alterados pelo Senado. Com isso, ficou de fora a obrigatoriedade do ensino de espanhol e também uma nova definição de carga horária para alunos do ensino técnico profissional.


A obrigatoriedade de ter uma escola de ensino médio noturno em cada município, prevista pelo Senado, foi um dos itens acatados pela Câmara. Não constava no relatório apresentado inicialmente, mas passou como forma de emenda.


Essa previsão, que desagradava secretários de Educação estaduais, deve ser regulamentada pelas redes de ensino, segundo o texto.


O projeto prevê a adequação do Enem ao novo formato da etapa em 2027: a previsão é que a prova contemple não só a parte comum do currículo mas também os conteúdos dos itinerários.


Os deputados mantiveram os pontos principais que haviam sido acordados com o governo na primeira votação da matéria, em março. O ministro da Educação, Camilo Santana, já havia manifestado estar de acordo com a versão aprovada pela Casa —a tendência é que Lula sancione o texto aprovado.


A etapa continua divida em dois blocos, como é hoje: a parte comum e os itinerários formativos. Mas agora haverá mais tempo para a essa parte comum e previsão de combinação de conteúdos de itinerários, de modo a garantir mais opções para os alunos.


Assim, fica ampliado das atuais 1.800 horas para 2.400 horas a parte comum curricular (de uma carga total de 3.000 horas). Na prática, isso aumenta o tempo de aulas de disciplinas tradicionais, como história, geografia e sociologia, e pode também ter impacto na carga de português e matemática.


O novo teto deixa uma exceção que hoje não existe: para estudantes da educação técnica profissional, essa base geral pode ser menor, de 2.100 horas (prevendo que 300 horas desse montante deve aliar a formação geral e o ensino técnico).


No Senado, as 2.400 horas da parte comum haviam sido mantidas, mas a relatora do texto na Casa, senadora Professora Dorinha (União-TO), trouxera nova definição para alunos do ensino técnico profissional: passava de 2.100 horas para 2.400 a carga horária da parte comum, até 2029.


O item, que deixaria o tempo de horas da parte comum no mesmo patamar de outros itinerárias, resultariam em um ensino médio acima das 3.000 horas no caso do itinerário técnico. O ponto trouxe reações, sobretudo de secretários de Educação.


O ensino de espanhol deixa de constar como conteúdo fixo da área de linguagens, como previu o texto do Senado. E volta a ser mencionado como uma possibilidade de oferta.


O governo Michel Temer (MDB) aprovou em 2017 o chamado Novo Ensino Médio, quando o relator na Câmara, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), era ministro da Educação. Foi neste momento que a lei consolidou a flexibilização do currículo, com a divisão em dois blocos.


Os chamados itinerários formativos são organizados por diferentes áreas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e ensino técnico profissionalizante. A previsão é de que os alunos escolham qual área seguir.


Com a implementação da reforma nas escolas, a partir de 2022, apareceram os problemas, como perdas de conteúdos tradicionais e oferta deficiente dos itinerários.


Pressionado por mudanças e pedidos de revogação da reforma, o governo Lula promoveu uma consulta pública e encaminhou ao Congresso, em outubro de 2023, projeto de lei com propostas de alterações. O projeto passou na Câmara e Senado, mas como sofreu alterações entre os senadores, retornou para os deputados.


Com relação a atividades a distância, foi mantido como já aprovado na Câmara a oferta do "ensino médio mediado por tecnologia", de forma excepcional. O que é visto por críticos do texto como menor controle a esse tipo de oferta com relação à redação do Senado, que explicitava como "ensino presencial mediado por tecnologia".


Em experiência do ensino mediado por tecnologia, como a do Amazonas, alunos não têm contato presencial com professores, mas somente com tutores.


O texto de Mendonça acatou mudança promovida pelo Senado que dá ao Conselho Nacional de Educação a missão de elaborar diretrizes nacionais de aprofundamento de cada uma das áreas do conhecimento. No texto original da Câmara, caberia ao MEC essas diretrizes.


Esse trabalho deve ocorrer ainda neste ano. A falta dessas diretrizes tem sido apontada como um das causas das deficiências e desigualdades na oferta dos itinerários formativos.


Outro ponto alterado que havia sido aprovado pelos senadores diz respeito à possibilidade da atuação de professores no ensino técnico que tenham notório saber em determinada área. O Senado enrijeceu as regras para contratação de profissionais sem formação em docência, mas a Câmara retomou a flexibilidade para essa situação.


Primeiro, os deputados aprovaram, por 437 votos a 1, os trechos do texto que foram acolhidos do Senado e que, na visão da esquerda, representavam melhorias em relação à redação da Câmara.


Depois, a Casa analisou o que o relator retirou do que foi aprovado o Senado —e a condução da votação pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) causou revolta no plenário. Os parlamentares aprovaram as rejeições do relator em votação simbólica, mas partidos de esquerda se queixaram de não terem podido orientar votação contrária.


Camilo Santana comemorou a aprovação na noite desta terça.


"É o resultado do diálogo respeitoso que envolveu estudantes, professores, entidades diversas e parlamentares", publicou ele nas redes sociais. "A Câmara garantiu a manutenção de avanços importantes, como as 2.400 horas para a formação geral básica e o fortalecimento da formação técnica de nível médio".



 


O presidente do Consed (que reúne secretários de educação dos estado), Vitor de Angelo, diz que o órgão recebe com satisfação a aprovação do texto por representar "consenso possível entre os atores que participaram da consulta pública [feita pela MEC]". Angelo, que é secretário de Educação no Espírito Santo, afirma que a questão do ensino médio noturno em cada município ainda causa preocupação.


"Temos agora, somados ao mês de janeiro, sete meses para fazer o trabalho de implementação das mudanças necessárias da efetiva implementação do novo ensino médio, agora reformulado, no ano de 2025", disse.


Antes da aprovação, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) divulgou nota em que se colocava contrária às alterações apresentadas por Mendonça.


O professor Daniel Cara, integrante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, criticou o texto final e a foram com que o texto passou pela Câmara.


"Absurdamente, o texto do Senado foi rejeitado em um golpe de Arthur Lira. Sequer ocorreu debate, nem destaques. Toda a luta pela revogação do Ensino Médio foi desconsiderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, em cumplicidade com o relator Mendonça Filho", escreveu ele no X (antigo Twitter).


Cara disse que a mobilização por revogação será mantida. "Vamos construir um novo projeto de ensino médio, que faça jus ao Brasil e aos estudantes".


Em nota, o Movimento Todos Pela Educação celebrou o texto aprovado e o fato de o desfecho ter ocorrido antes do recesso parlamentar.


"Manteve-se a essência do que foi aprovado em 2017 (ampliação da carga horária, flexibilidade curricular e articulação do ensino regular com a educação profissional), mas corrigiu-se vários dos problemas enfrentados na formulação inicial", diz a entidade em nota, ressaltando o maior tempo para as disciplinas de formação básica.


Fonte:Folha de São Paulo
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Jul/24

19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto tem início em Luís Eduardo Magalhães


O 19º Encontro Nacional do Sistema de Plantio Direto começou nesta terça-feira (09), em Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo de fomentar a troca de conhecimentos e experiências para promover práticas agrícolas sustentáveis. O evento destaca-se pela ênfase na produção sustentável de alimentos, fibras e energia. A programação inclui a participação ativa de produtores rurais, acadêmicos, palestrantes, especialistas, empresários, pesquisadores, e representantes de cooperativas e empresas de diversos países, proporcionando um ambiente rico para a discussão e implementação de soluções inovadoras no setor agrícola.




‘Sustentabilidade e segurança alimentar para o Brasil e para o mundo’ é o tema que norteia a 19ª edição do encontro, organizado pela Federação Nacional do Sistema do Plantio Direto (Febrapdp), com o apoio de co-promotores e patrocinadores. “Nós da federação estamos bastante orgulhosos em perceber a grande adesão do público neste encontro que pela primeira vez é realizado em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, na região do MATOPIBA e no Nordeste. E satisfeitos em perceber o grande interesse dos participantes em querer interagir para aprimorar as técnicas do Sistema Plantio Direto, principalmente com relação ao que está sendo apresentado aqui por meio das palestras e dos resultados dos trabalhos científicos”, destacou o presidente da Febrapdp, Jonadan Ma.




Ao lado de autoridades como o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura da Bahia, Thiago Guedes, da vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Carminha Missio, além de produtores rurais e de representantes de entidades agrícolas, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, prestigiou a abertura do evento. “Uma grata satisfação em participar deste momento, tão aguardado pelos agricultores da nossa região. Hoje a Bahia é um dos estados onde mais se investe em tecnologia agrícola e os produtores rurais estão sempre em contato com as práticas sustentáveis como o plantio direto”, destacou. 



Painel de abertura – Neste primeiro dia de programação, além de palestras que debateram importantes temáticas relacionadas às práticas sustentáveis, o encontro também foi palco para o painel de abertura transmitido pelo Canal Rural, com o tema ‘Solo e a vida: o plantio direto como base para a agricultura sustentável’.




O painel teve a participação da pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Lutécia Beatriz, dos professores e membros da comissão técnica da Febrapdp, dra. Marie Bartz e do Dr. Juca Sá, que apresentou resultados do projeto SPD Agro + Sistema Plantio Direto: base para agricultura sustentável, um projeto desenvolvido em parceria com o fundo europeu Euroclima, a Febrapdp e o Ministério da Agricultura. “Esse estudo conclui que o Sistema Plantio Direto fundamentado em seus princípios, se mostrou capaz de recuperar o carbono perdido quando transformamos a área de mata nativa em área agrícola, e capaz de recuperar o carbono. Isso mostra que é o sistema agrícola brasileiro que pode ser considerado referência para contribuir com a redução da crise climática, e que irá permitir a agricultura como um contribuinte na mitigação da questão do clima”, explicou o coordenador científico do projeto, Juca Sá.



O momento também reservou a participação de agricultores locais que partilharam experiências com o Sistema do Plantio Direto. A programação da 19ª edição do Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto segue até a quinta-feira (11), no Centro de Treinamento da Associação de Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), localizado no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.







Fonte:Ascom Aiba
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10
Jul/24

84ª CIPM realizou a Operação Força Total em sua área de atuação


Durante todo o dia de segunda-feira, 8, a Bahia testemunhou a operação "Força Total", uma iniciativa abrangente que reforçou o policiamento operacional e intensificou as abordagens na área de responsabilidade da 84ª CIPM. Esta operação foi uma resposta decisiva para aumentar a segurança pública em várias localidades, concentrando esforços na prevenção e no combate ao crime.


Nas ruas e bairros da área de atuação da 84ª CIPM, policiais estiveram presentes de maneira proativa, realizando patrulhas ostensivas e abordagens estratégicas. O objetivo foi não apenas garantir a presença policial visível, mas também proporcionar um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos. A operação "Força Total" reflete o compromisso contínuo das autoridades em proteger a comunidade e promover a ordem pública, demonstrando eficiência e dedicação na manutenção da segurança em toda a região.


Fonte:Ascom 84ª CIPM
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10
Jul/24

83ª CIPM participa da XXVII edição da Operação Força Total

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Nesta segunda-feira, 8, a 83ªCIPM, através da XXVII edição da Operação Força Total, reforçou o policiamento na sua área de atuação.


A Operação envolve todo o seu efetivo operacional e parte do administrativo, visando aumentar a segurança da população por meio de ações ostensivas e preventivas, como abordagens a pessoas e veículos.


A mesma ocorreu durante todo o dia, proporcionando ao cidadão mais segurança e tranquilidade para trafegar em toda a região.


Fonte:Ascom 83ª CIPM
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09
Jul/24

Reajuste no preço da gasolina e gás de cozinha entrou em vigor nesta terça


Fonte:SBT
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Jul/24

63% das cidades não realizam concurso para contratação de professores há mais de cinco anos



De acordo com um levantamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, cerca de 63% das cidades do país estão há mais de cinco anos sem realizar um concurso para a contratação de professores em escolas municipais. A bancada do programa 3 em 1 comentou o assunto.


Fonte:JOVEM PAN
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09
Jul/24

Pega a Guanabara e viaje para mais de 2 mil destinos!


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Jul/24

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09
Jul/24

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Jul/24

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A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.






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Jul/24

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Jul/24

Criação do Hospital Universitário em Barreiras está no Plano de Governo de Tito e Emerson e é debatido em Brasília



Criar um Hospital Universitário em Barreiras a partir de uma parceria com os Governos Federal e Estadual. Essa é uma proposta na área da saúde que consta no Plano de Governo da pré-candidatura de Tito (PT) a prefeito e de Emerson (Avante) a vice-prefeito. O tema foi tratado, em Brasília, durante audiência dos pré-candidatos com o assessor técnico da presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Santana, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).


“A receptividade do projeto foi muito boa, será um grande equipamento para a nossa cidade, pois os hospitais universitários federais, além de centro de formação, são centros de referência de média e alta complexidade para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Tito.


No Brasil, a rede de hospitais universitários federais é formada por 51 unidades vinculados a 36 universidades federais. Destes, 45 hospitais são vinculados à Ebserh. A proposta é que Barreiras seja sede do primeiro hospital universitário do interior da Bahia, com recursos do Governo Federal, através do MEC.


“Estamos incluindo em nosso Plano de Governo ideia apresentada pelo magnífico reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jaques Miranda para criar um hospital universitário em Barreiras. A proposta é destinar as instalações do futuro hospital municipal para um hospital universitário. O próximo prefeito terá grandes dificuldades financeiras, e é preciso ter boas relações com os governos do Estado e Federal para encontrar saídas realistas que atendam a população”, afirmou Tito.



Polo de saúde


Para Emerson, o município de Barreiras, como a principal cidade do Oeste da Bahia, pode se consolidar no futuro próximo um importante polo de saúde do estado. “Urge intensificarmos ações articuladas e de parceria com o Governo do Estado e Federal. Entendemos que a criação de um Hospital Universitário em nossa cidade vai ampliar o atendimento médico hospitalizar e oportunizar o aprendizado dos jovens universitários de Barreiras”, enfatizou o pré-candidato a vice-prefeito.


Ele lembra ainda que com a oferta de dois cursos de medicina e vários da área de saúde, tanto da rede pública, UFOB, como da iniciativa privada, Uninassau, ▸ Cadastrar Recadoalém da alta demanda por serviços de saúde de qualidade, a criação de uma unidade de saúde universitária possui uma viabilidade muito grande.


Saúde pública e formação de profissionais


Os hospitais universitários são fundamentais para a saúde pública, combinando formação de profissionais, desenvolvimento de novas tecnologias e prestação de serviços à população. Funcionam como centros de excelência, melhorando constantemente os serviços médicos e elevando os padrões do Sistema Único de Saúde (SUS). Professores, com Mestrado e Doutorado acompanham médicos residentes, garantindo supervisão qualificada e aprendizado aprofundado. Além disso, oferecem programas de educação continuada para atualizar profissionais de saúde. Apesar da diversidade em infraestrutura e tecnologia, todos desempenham um papel crucial em suas comunidades, promovendo inovação e desenvolvimento socioeconômico.


Fonte:Da Assessoria de Comunicação
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Jul/24

Enem 2024: disponível resultado de pedidos de atendimento especial

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Os resultados dos recursos de candidatos que fizeram solicitações de atendimento especializado durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Os inscritos devem conferir se a solicitação foi aceita na Página do Participante do Enem, com login único do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.


Em 2024, as provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro. Pelo cronograma do exame, a divulgação do resultado final está agendada para de 13 de janeiro de 2025.


O Ministério da Educação (MEC) ainda avalia a necessidade de aplicação das provas em nova data para os participantes do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública causada pelas chuvas volumosas que atingiram o estado nos meses de abril e maio.


Atendimento especializado


A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado, além de diversos recursos de acessibilidade a participantes que os requeiram, desde que comprovem a necessidade.


Conforme o edital do Enem 2024, no ato da inscrição, os participantes que necessitam de atendimento especializado tiveram que informar a condição que motivou a solicitação, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, estar gestante, ser lactante, pessoa idosa, estudante em classe hospitalar (na condição de internado para tratamento de saúde).


A situação não contempla o participante do Enem que, nas datas de aplicação das provas, estiver internado para realização de partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos.


No caso da solicitação de atendimento especializado com solicitação confirmada pelo Inep, o participante com cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica e tiver poderá ser acompanhado por cão-guia e será permitido o uso de material próprio, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, lupa, luminária, tábuas de apoio, entre outros. Os recursos serão vistoriados pelo chefe de sala onde será aplicada a prova do Enem.


O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deverá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.


Já as lactantes, nos dois dias de realização do exame, deverão levar um acompanhante adulto que ficará responsável pela guarda da criança que será amamentada durante as provas.


A organização do exame não permitirá a entrada do acompanhante e da criança após o fechamento dos portões. Ambos terão que entrar na instituição de ensino no horário regular dos demais candidatos, nos dois domingos de aplicação das provas do Enem.


O Inep esclarece ainda que a participante lactante não poderá ter acesso à sala de provas acompanhada da criança. Da mesma forma que o acompanhante da participante e a criança não terão acesso à sala de provas. Todos eles deverão cumprir os procedimentos de segurança, como ser submetido à revista eletrônica por meio do uso do detector de metais.


O edital prevê que, durante a aplicação das provas, qualquer contato entre a participante lactante e o respectivo acompanhante deverá ser presenciado por um fiscal.


Enem


O Enem foi instituído em 1998 e avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio.


Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas; ciências da natureza, matemática, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma situação exposta.


O exame é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Instituições de ensino públicas e privadas usam a nota obtida no Enem como critério único ou complementar nos processos seletivos de estudantes, por meio de iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).


Os resultados também são usados para acesso a auxílios governamentais, a exemplo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


As notas individuais do Enem ainda são aceitas em processos seletivos de instituições de ensino superior de Portugal que possuem convênio com o Inep, para ingresso de estudantes brasileiros interessados em cursos portugueses.


Os acordos não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira.


Orientações


O portal do Inep conta com um site com as principais orientações para os participantes do Enem.


Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.


Fonte:Agência Brasil
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09
Jul/24

Riachão das Neves: Duas pessoas morrem e outras três ficam feridas em capotamento de veículos na BR 135


Na manhã desta terça-feira, 9, uma criança de sete anos e uma idosa morreram e outras três pessoas ficaram feridas num capotamento de um veículo Fiat Siena, na BR 135, 129/BA, no município de Riachão das Neves..


O condutor perdeu o controle do veículo, saiu da pista e parou num matagal. A Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente de trânsito. Os dois corpos foram removidos para o IML de Barreiras e as três vítimas feridas, foram socorridas para unidades de saúde.


Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
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09
Jul/24

Centro de pesquisa das Obras Sociais Irmã Dulce completa 25 anos como referência em estudos sobre vacinas no Brasil

Com participação decisiva no desenvolvimento de imunizantes contra a Covid-19, o HPV e a Chikungunya, núcleo alerta para a importância no combate à desinformação sobre as vacinas

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Entre as estratégias para a promoção da saúde, a imunização ainda é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e salvar vidas. Em pleno mês de celebração do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador (8 de julho), a atuação do Brasil no desenvolvimento de vacinas acumula reconhecimento através do trabalho de núcleos como o Centro de Pesquisa Clínica (CPEC), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Localizada em Salvador, a unidade completa 25 anos em 2024, destacando-se tanto no cenário nacional, com a participação decisiva na avaliação de imunizantes contra a Covid-19, o Papilomavírus Humano (HPV) e a Chikungunya – atualmente em fase de registro para distribuição, quanto em âmbito internacional, com mais de 130 publicações em revistas médicas e científicas renomadas. Com cerca de 80 pesquisas relacionadas à imunizantes, o centro baiano, que nasceu a partir de um convênio técnico-científico com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), traz ainda como resultado de seu trabalho o reconhecimento em estudos relacionados ao controle da diabetes, doenças infecciosas e fatores de risco para hipertensão.


“O investimento em vacina previne custos enormes e, o mais importante, salva vidas – e isso não tem preço. É preciso lembrar que foi através das vacinas que o Brasil conseguiu reverter graves epidemias”, ressalta o líder do CPEC, Edson Moreira. No período da pandemia da Covid-19, o centro de pesquisa da Bahia foi o segundo maior em número de voluntários para a vacina Pfizer/BioNTech no mundo, entre os 154 centros nos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Turquia, África do Sul e Brasil. O ensaio clínico nas Obras Sociais Irmã Dulce foi realizado de agosto a outubro de 2020 e avaliou aspectos como segurança, tolerabilidade, imunogenicidade e eficácia das vacinas. A Pfizer/BioNTech (BNT162b2) tornou-se a primeira a receber o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedido em fevereiro de 2021.


Atualmente, através do trabalho do CPEC, Salvador está entre as 10 cidades do Brasil participantes dos testes da vacina contra a Chikungunya. Coordenado pelo Instituto Butantã, em parceria com o laboratório Valneva da Áustria, o projeto concluiu a fase de estudos e aguarda análise da Anvisa e da Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) para que obtenha registro para uso na população. Essa é a primeira vez que os dois órgãos reguladores trabalham em conjunto.


Destaque também para a atuação do núcleo baiano contra o HPV, cuja vacina completou uma década de inserção no Programa Nacional de Imunização (PNI). O Centro de Pesquisa Clínica foi um dos locais de testes durante o desenvolvimento da vacina que previne o Papilomavírus Humano, responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo, e que está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. O CPEC participou da pesquisa relacionada à vacina da primeira geração (quadrivalente) e da segunda geração (nonavalente), que ampliou em 90% a proteção contra o câncer de colo de útero – o segundo mais recorrente em mulheres jovens – e a prevenção do câncer anal. O atual estudo em desenvolvimento no centro investiga o potencial do imunizante em prevenir também o câncer de cabeça e pescoço.


Desconfiança e desinformação são obstáculos – Embora o Brasil tenha avançado em relação à cobertura vacinal e à confiança da população nos imunizantes, uma pesquisa recente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) constatou que 27% dos brasileiros ainda têm medo de se imunizar ou de levar uma criança ou adolescente para se vacinar. O estudo revelou que, entre as pessoas que se informam sobre saúde e vacinação por meio das redes sociais, uma em cada cinco já decidiu não tomar a vacina ou levar uma criança para se vacinar após ler uma notícia negativa nessas plataformas. 


De acordo com Edson Moreira, a desinformação ainda é um dos principais fatores que afetam a credibilidade dos imunizantes, cenário que ainda persiste após o fim da pandemia da Covid-19. “Infelizmente, por conta da circulação de informações falsas, ainda existem aqueles que se posicionam contra a vacinação. É um percentual pequeno de pessoas com essa visão, mas é preciso que, junto aos investimentos na produção científica, a confiança em relação aos imunizantes e o reforço junto à população sobre a segurança e seriedade dos estudos sejam também uma prioridade”.


Os estudos para avaliação de uma vacina, explica o pesquisador, depende de uma série de etapas, como os estudos pré-clínicos, recrutamento de participantes, aplicação de doses e observação dos efeitos: “Um elemento importante nesse processo é a ética e o respeito aos usuários que participam das pesquisas, que são monitorados regularmente pelas equipes e têm o seu desejo respeitado quando desistem de participar”. Devido à minuciosidade dos estudos, muitas destas pesquisas chegam a durar anos, como é o caso da vacina contra o HPV, que levou uma década entre o início dos testes e o final da observação para se certificar quanto à segurança e à eficácia da vacina em longo prazo.


Nos casos emergenciais, a exemplo de epidemias graves, torna-se necessário o encurtamento desse período, o que não significa a exclusão de etapas. “O estudo sobre a vacina da Covid-19, por exemplo, não teve nenhuma etapa suprimida. Ela passou exatamente pelo mesmo processo de avaliação e validação das demais. Um projeto leva cerca de nove meses a um ano para ter uma avaliação ética. Não é que leve um ano olhando o projeto, é que tem uma fila, e o comitê se reúne uma vez por mês, então demora. Na pandemia, o comitê estava se reunindo todos os dias, e todo projeto relacionado à Covid era visto com uma semana. Então, só aí a gente ganhou um ano”, comenta. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 154 milhões de vidas já foram salvas desde a implementação do Plano Nacional de Imunização, criado há 50 anos e responsável pela erradicação de doenças como a varíola, a poliomielite e a rubéola.


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As Obras Sociais Irmã Dulce– Fundada por Santa Dulce dos Pobres, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam hoje um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do país. Entre o público atendido pela instituição filantrópica, estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde. A organização conta com um perfil de serviços único no Brasil, distribuídos em 23 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas da Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde e Educação. Mais de 3 milhões de pessoas são acolhidas anualmente pela entidade na Bahia.


Fonte:Asccom HO
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09
Jul/24

Professora Nilza enfatiza PGP, Orçamento Participativo e o papel de Tito e Emerson na transformação de Barreiras

Nós sempre defendemos a participação dos cidadãos nas decisões políticas e Tito é o nome mais preparado para implantar um projeto desenvolvimentista em Barreiras


A presidente do PT e pré-candidata a vereadora de Barreiras, Professora Nilza, destacou a prática democrática de seu partido durante entrevista à rádio Nova FM, concedida nesta segunda-feira, 8 de julho. O entrevista foi ao ar às 10 horas e se encerrou por volta das 12.


Ela ressaltou que o PT está nestas eleições com Tito, candidato que será homologado pelo partido, enfatizando o compromisso com a participação popular e a construção do Programa de Governo Participativo (PGP). Professora Nilza explicou que o PGP inclui reuniões com a população e grupos empresariais para ouvir sugestões e necessidades locais, visando um governo mais alinhado com os interesses da comunidade. Segundo Professora Nilza, as propostas também podem ser encaminhadas através do site: www.fazermuitomais.com.


A discussão sobre orçamento participativo e o PGP foram centrais na entrevista, com Professora Nilza contextualizando suas origens em Porto Alegre, no final da década de 1980, como uma resposta à necessidade de maior participação cidadã na definição das prioridades de gastos públicos. Segundo ela, o modelo adotou critérios específicos para distribuir recursos entre diferentes regiões, priorizando áreas com maior vulnerabilidade socioeconômica para reduzir desigualdades e promover desenvolvimento econômico.


“A metodologia de trabalhar com um Programa de Governo Participativo e com o orçamento participativo é uma prática comum do PT, tendo sido implantada pela primeira vez ao final dos anos 80 em Porto Alegre, na administração do então prefeito Olívio Dutra. Ou seja, já são mais de 34 anos chamando indistintamente a população e setores empresariais para esse debate importante. Empresários e a população sempre são atendidos em suas demandas e prioridades, todos ganham. Em Barreiras, Tito é o mais preparado para implantar um projeto desenvolvimentista“, enfatizou Professora Nilza.


Ela ressaltou que esse modelo não apenas garante uma distribuição mais justa dos recursos públicos, mas também fortalece o engajamento cidadão na governança local. Inspirado pelo sucesso em Porto Alegre, o orçamento participativo se espalhou por diversas cidades no Brasil e no mundo, evidenciando seu potencial transformador na promoção da democracia e na mitigação das disparidades sociais.


Em uma das perguntas feitas pelo radialista Sigi Vilares, foi questionado o convite feito a Tito para se filiar ao PT:


“Olha… a vinda do Tito é uma questão muito importante e estratégica para nós. Nós sabemos que Tito tem um importante histórico de atuação política e social que se alinha bastante com o projeto do presidente Lula e do governador Jerônimo. Nós o convidamos porque acreditamos que ele pode contribuir significativamente para fortalecer um projeto de desenvolvimento econômico e social e para defender as pautas que são essenciais para toda a nossa região. A filiação dele representa um fortalecimento, especialmente neste momento em que estamos construindo um Plano de Governo Participativo que realmente atenda às necessidades da população, classes empresariais, segmentos sociais”…, disse.


Durante a entrevista, Professora Nilza também abordou outros aspectos de sua trajetória e compromissos políticos, destacando sua chegada a Barreiras em 1986 e seu envolvimento na organização dos trabalhadores rurais da Diocese local. Militante do PT desde 1980, ela sublinhou a importância da inclusão social e seu compromisso com melhorias na qualidade de vida dos cidadãos, refletido em sua candidatura à vereança.


Professora Nilza concluiu enfatizando seu papel como defensora de condições dignas de vida, saúde, educação e lazer para todos os barreirenses, reafirmando sua confiança no potencial de Tito, Jerônimo e Lula para alavancarem o crescimento social e econômico da cidade.


Fonte:Caso de Política
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09
Jul/24

MPEduc: escuta pública discutirá a qualidade da educação básica em Ibotirama (BA)

Evento será em 10 de julho, a partir das 12h30, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Odontina Laranjeira de Souza



O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o MP do Estado da Bahia (MP/BA), realizará na próxima quarta-feira, 10 de julho, escuta pública para discutir a qualidade da educação básica no município de Ibotirama (BA), localizado a 657 km de Salvador. O evento, que integra o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), é aberto ao público e terá início a partir de 12h30 no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Odontina Laranjeira de Souza, localizado na rua da Acri, bairro São Francisco.


Na ocasião serão apresentados o projeto MPEduc e o panorama da educação básica no município, que serão debatidos pelo diversos setores da sociedade, sobretudo com a participação da comunidade escolar. Na escuta, qualquer cidadão inscrito poderá se manifestar, dando sua opinião e contribuição para aprimorar o ensino e a carreira na educação municipal de Ibotirama. Neste sentido, o MPF convoca professores, estudantes, pais de alunos, funcionários das escolas e representantes dos poderes públicos que possam dar informações, fazer propostas e ajudar a viabilizar a solução das questões encontradas, tanto nas visitas às escolas quanto na própria escuta pública.


MPEduc – O projeto Ministério Público pela Educação tem por objetivos principais fiscalizar a execução de políticas públicas de educação; verificar a existência e efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação; e levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade e seu dever para que esse serviço seja adequadamente ofertado.


Na fase atual, o programa está sendo implementado em 27 municípios brasileiros, de até 100 mil habitantes, escolhidos como pilotos. A execução dos pilotos é uma das etapas de um projeto estratégico que visa reestruturar a iniciativa e atualizar a metodologia de modo a fomentar uma atuação coordenada, integrada e dialogada pelos membros do Ministério Público no âmbito da educação básica. A previsão é de que o MPEduc reformulado seja lançado oficialmente em abril de 2025.


Como funciona – De maneira simplificada, o MPEduc é realizado em três etapas:


1. diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico;
2. apresentação de medidas corretivas aos gestores públicos; e
3. prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos.


A primeira fase consiste em colher informações sobre diversos aspectos das escolas, como alimentação, transporte, aspectos pedagógicos, inclusão, estrutura física e outros; e sobre o funcionamento dos conselhos sociais: Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CACS-FUNDEB).


As informações para auxiliar na atuação dos procuradores que atuam no MPEduc são obtidas por meio do preenchimento eletrônico de questionários, a serem respondidos por representantes das escolas e dos conselhos e pelo gestor municipal; de escutas públicas com a participação da sociedade; e de visitas às escolas.


Os dados são analisados e convertidos em um diagnóstico da rede escolar. Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público adotará as providências que entender necessárias para que os problemas sejam solucionados. Ao final dos trabalhos, são promovidas novas escutas públicas para informar à sociedade sobre todas as providências adotadas e os resultados obtidos.


Escuta pública inicial do projeto MPEduc em Ibotirama (BA)


Data: 10/07/2024
Horário: 12h30
Local: Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Odontina Laranjeira de Souza
Endereço: Rua da Acri, nº 80, São Francisco
Saiba mais sobre o projeto em www.mpeduc.mp.br


Fonte:Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia
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