20
Dez/24 |
Serviço de transferência de veículos está suspenso no Detran de Luís Eduardo Magalhães nesta sexta-feira (20) |
Na manhã desta sexta-feira (20), o repórter Weslei Santos esteve no posto do Detran em Luís Eduardo Magalhães e conversou com o coordenador da unidade, Luís Fernando, mais conhecido como Chiquinho. A visita ocorreu após reclamações de moradores que buscaram serviços relacionados a veículos e foram surpreendidos com a suspensão do atendimento.
Chiquinho explicou que, no caso de transferências de veículos, há etapas essenciais que precisam ser seguidas: abertura de processo, pagamento do boleto, conferência e, por fim, o fechamento com a impressão do documento. O problema é que os sites dos Detrans de outros estados, como Tocantins, Goiânia, Brasília e São Paulo, estão fora do ar nesta sexta-feira, 20 de dezembro.
Isso ocorre porque, a partir de quinta-feira (19), esses estados passam a cobrar o IPVA 2025 de forma antecipada para a realização de transferências. Se o Detran de Luís Eduardo Magalhães abrisse novos processos de transferência hoje, os usuários precisariam pagar a taxa, mas, sem a possibilidade de fechamento imediato do processo, seriam obrigados a pagar o IPVA 2025 para concluir o serviço.
“Se abrirmos o processo e não conseguirmos fechá-lo hoje, o cidadão terá que pagar o IPVA 2025 para concluir a transferência, e isso geraria uma grande insatisfação. Por isso, decidimos suspender o atendimento, evitando reclamações futuras", destacou Chiquinho. Ele ressaltou ainda que os Detrans de outros estados não informam previamente quando irão parar os sistemas.
Outro ponto abordado pelo coordenador foi o funcionamento do Detran durante o período de festas de fim de ano. O governador decretou que as unidades do Detran não irão funcionar nos dias 23 e 24 de dezembro, retornando às atividades normais apenas nos dias 26 e 27. Na semana de Ano Novo, o Detran também estará fechado nos dias 30 e 31 de dezembro, retomando as atividades em janeiro de 2025.
A medida visa garantir que os processos de transferência de veículos de outros estados sejam finalizados a tempo, evitando prejuízos financeiros aos cidadãos.