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Ago/15 |
Professor Sena: Fuja do Ciclo Vicioso dos Descontos |
Olá pessoal,
Hoje vamos estudar um tema que muito vem me preocupando no mercado local, pois vemos empresas de todos os segmentos com mega promoções e liquidações, percentuais de descontos que chegam até 70%, e cada uma destas placas me deixam muito preocupado com os rumos de condução destes negócios, principalmente por perceber e pesquisar que quanto maiores os percentuais de descontos, menos clientes estamos encontrando nas lojas, a que se deve este fenômeno? Como fazer para solucioná-lo?
Uma das grandes características do comércio de nossa região, é a pujança, em muito trazida pelo vultuoso agronegócio, que injeta milhões e milhões de reais em nossa economia todos os anos e a prosperidade sempre foi a tônica para as nossas empresas.
O primeiro passo para fugirmos do ciclo vicioso dos clientes que pedem descontos sobre descontos é entender que a tal “crise” ainda não afetou em quase nada a região oeste do estado da Bahia, e não podemos classificar que a economia local tende a passar por grandes momentos de baixa ou retração de consumo, pois temos claros exemplos de empresas que estão em meio a crise ampliando o seu quadro funcional e até mesmo abrindo filiais.
Os clientes tem envolvido as empresas numa onda de coação, onda esta que vem sendo estimulada pelos próprios empresários que se vendo em dificuldades, começam a baixar os seus preços como forma de tentar atrair e fidelizar clientes e quando não temos o resultado esperado é porque esquecemo-nos de um fator anterior e um fator para uma boa operação que é a mídia.
Como estamos investindo em nossa mídia? Será que não estamos utilizando conceitos muito convencionais? Será que conseguimos definir com clareza o nosso público alvo? Como nos relacionamos digitalmente com os nosso clientes?
Respondidas a estas perguntas vamos para o segundo fator, sua fachada está chamativa? Como os clientes são abordados em seu estabelecimento? Como é a percepção dos seus clientes ao entrar em seus estabelecimento?
Comece a buscar novas alternativas de atendimento, e entenda que o que fideliza os nossos clientes nem passa perto dos preços, mas está diretamente ligada a quantos processos de qualidade você está disposto a implementar para o melhoramento do seu negócio, quais processos organizacionais implementarão para a continuidade do melhoramento de seu negócio.
Finalizo a coluna dizendo que “Quem baixa demais os preços, uma hora acaba tendo que baixar as portas de sua empresa” não podemos deixar que a empresa chamada “Aluga-se” continue seu vertiginoso crescimento.
Um forte abraço e até a próxima!
Professor Sena, é palestrante e consultor, treinador e escritor, é coautor do livro Como Vender Mais natural de Manaus-AM, há cinco anos radicou-se em Luís Eduardo Magalhães.
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