12
Ago/24 |
GCM/LEM divulga balanço das atividades desenvolvidas na última semana |
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.
Cerca de 17 (dezessete) ocorrências de perturbação do sossego, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, foram registradas entre os dias 05 a 11 de agosto de 2024, não havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM, devido a abordagem tranquila e ao bom entendimento dos cidadãos a solicitação de desligamento e/ou diminuição do volume.
A Guarda Civil Municipal prestou apoio à equipe do SAMU 01 (uma) vez ao decorrer da semana.
GCM presta apoio na UPA
Durante a madrugada do dia 05/08 a GCM foi acionada para comparecer a UPA, pois um paciente com questões mentais necessitava tomar os medicamentos para seguir em viagem para posterior internação em outro estado, devido a tal a guarnição prestar apoio.
GCM atende denúncia de agressão contra mulher
Durante a tarde de quarta-feira (07/08) ao realizar rondas no bairro Santa Cruz, a equipe escutou gritos vindos de uma residência. Ao se aproximarem a moradora saiu da casa pedindo por ajuda, alegando ter sido agredida por seu parceiro. O homem foi revistado e ambos foram encaminhados ao DISEP ficando a disposição das autoridades.
Ao realizar rondas no bairro Santa Cruz a guarnição foi parada por um civil solicitando apoio para conduzir um suspeito que havia atentado contra a vida de sua parceira e a amiga da mesma, utilizando uma arma branca. A população diante disso agrediu o homem e o contiveram. A equipe algemou o agressor para o encaminhar a UPA e posteriormente ao DISEP, junto às vítimas para que todas as medidas fossem tomadas.
A Guarda Civil Municipal atende chamado de roubo
No dia 08/08 por volta das 22h, durante rondas no bairro Santa Cruz a equipe foi acionada pela central da GCM que informou sobre um roubo no referido bairro. Ao chegarem no local se depararam com a população linchando o homem devido ao furto, seguiram o procedimento e algemaram o indivíduo (pois demonstrava agressividade) e seguiram em direção a UPA para realizar os curativos e com a liberação da equipe médica o homem foi encaminhado ao DISEP para maiores verificações.
GCM atende chamado de perturbação do sossego com desacato
Em rondas no bairro Florais Léa a guarnição foi parada por um motoboy que relatou uma situação de desordem e confusão generalizada ali próximo, quando chegaram no local se depararam com diversas pessoas alteradas e um morador ao ver a equipe proferiu-lhes xingamentos, desacatando os servidores durante o exercício de sua função. Diante disso a guarnição deu voz de prisão sendo necessário o uso da força e algemas. O homem foi então encaminhado ao DISEP para que todas as medidas cabíveis fossem tomadas.
Guarda Civil atende chamado de ameaça
Por volta das 18h do domingo a GCM recebeu uma denúncia de dois elementos que estariam rondando e importunando adolescentes no Novo Paraná, segundo relatos os homens estavam seguindo as adolescentes desde o dia anterior e um deles possuía uma tornozeleira eletrônica.
Ao chegarem no distrito e realizarem as rondas de busca, se depararam com um dos indivíduos e o abordaram questionando o paradeiro de seu parceiro, o mesmo encaminhou a equipe até o alojamento onde descansava, o indivíduo foi abordado e solicitou-se sua documentação pessoal. Ambos foram encaminhados ao DISEP, ficando a disposição das autoridades competentes.
GCM realiza apreensão por desobediência e fuga
Por volta das 21h do dia 11/08 a GMC em rondas no bairro Centro se deparou com um motoqueiro conduzindo na contra-mão e bastante suspeito, ao solicitar a parada o indivíduo fugiu, porém sem sucesso devido a queda ao tentar realizar uma manobra perigosa (machucando-se durante a queda), após o incidente o homem dispensou uma trouxa (com substancia identica a cocaína) e voltou de braços erguidos em direção a guarnição.
A equipe questionou o motivo da fuga, onde o mesmo respondeu com ameaças e xingamentos informando que já havia cometido crime de homicídio outras vezes e que os guardas estariam marcados por ele.
Diante das ameaças foi dada voz de prisão, ao qual o homem resistiu, sendo necessário o uso da força para contê-lo, foi então encaminhado a UPA devido às lesões da queda e após foi levado ao DISEP.
As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de instaurar a ordem e paz para todos que utilizam esses locais públicos de lazer.
Além da operação Praça Seguras, as rondas tem se estendido aos comércios e Zonas Rurais da Cidade.
A Guarda Civil Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, (77) 99802-9972, ou através do WhatsApp (77)3628-3862.