Na manhã de hoje, sábado, 3, por volta das 11h, a condutora de um veículo Toyota Corola, capotou na rua Dom Pedro I, em frente ao Colégio Estadual Herculano Faria, no bairro Sandra Regina em Barreiras.
De acordo com informações, a condutora teria tentado desviar de um buraco, quando perdeu o controle da direção.
A Polícia Militar registrou o sinistro de trânsito e não houve vítimas.
Erradicar os lixões do país foi a meta estabelecida pela legislação brasileira para esta sexta-feira (2), data em que ainda existem, no entanto, 1.572 lixões e quase 600 aterros controlados —o que coloca os prefeitos de cidades que destinam seus resíduos sólidos urbanos a esses locais em conflito com a lei. A situação é mais grave nos municípios das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Trata-se de uma pauta do século passado, uma vez que a destinação final do lixo “em condições que não tragam inconveniente à saúde e ao bem-estar público” já estava prevista na lei 1.230 de 1954, assinada pelo então presidente Café Filho (1899-1970), sobre normas gerais de proteção da saúde.
Em sua versão do século 21, o prazo vencido agora é uma prorrogação do limite determinado pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), de 2010, que previa para 2024 o fim de todos os lixões e a consequente disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos de todos os municípios.
Este não é o caso de lixões e aterros controlados porque eles não protegem o solo dos contaminantes produzidos na decomposição, que podem atingir os lençóis freáticos, além de atraírem vetores causadores de doenças e de emitirem gases de efeito estufa, responsáveis pela crise climática.
Mesmo assim, esses locais foram o destino de cerca de 33 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2022, ou 43% do lixo gerado naquele ano, segundo levantamento da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente).
Aterros sanitários, ao contrário, são obras de engenharia com licença ambiental, que protegem o solo e as águas dos poluentes produzidos pelo lixo enquanto capturam parte do metano emitido após o aterramento de resíduos.
Os custos ambientais e climáticos da poluição gerada pela má gestão de resíduos no Brasil e os respectivos danos à biodiversidade e à saúde humana foram da ordem de R$ 97 bilhões em 2020, de acordo com estudo feito para a série Além do Lixo, da Folha, pela consultoria S2F Partners com cálculos do grupo GMWO2024, responsável pela análise de dados do relatório global de gestão de resíduos de 2024 da ONU.
“Governos, Ministério Público, Tribunais de Contas e as próprias agências de meio ambiente dos estados estão todos sendo omissos nesta pauta”, avalia Carlos da Silva Filho, presidente da Associação Internacional de Residuos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês) e consultor da ONU para o tema.
“Historicamente, a gente fica tentando uma bala de prata, uma solução miraculosa, que só posterga o problema. Estamos jogando no lixão alguns bilhões de reais por ano”, afirma ele. “Temos casos de sucesso em alguns estados porque houve uma integração e uma pressão do Ministério Público e do Tribunal de Contas, que passou a rejeitar as contas de gestões municipais que fazem uso de lixão.”
Alagoas foi o primeiro estado do país a erradicar lixões, em 2018, a partir desse tipo de ação conjunta. Pernambuco e Mato Grosso do Sul também caminham na mesma direção. “A presença de lixões, além de responsabilidade administrativa, também configura crime”, explica Luciano Loubet, promotor de Justiça do núcleo ambiental do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
“Aqui no MS a gente reduziu de 80% de lixões para 6%. E os estados que avançaram neste sentido tiveram articulação entre órgãos ambientais, Ministério Público, Tribunal de Contas e prefeituras para buscar soluções possíveis.”
Acordos de não persecução penal têm sido feitos com prefeitos que se comprometem com a mudança de paradigma na gestão de resíduos, enquanto ações penais são reservadas àqueles que insistem no modelo ilegal.
Um levantamento feito pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) junto a 287 municípios apontou que 79% dessas gestões afirmam não ter disponibilidade de recursos financeiros para encerrar lixões.
Enquanto a destinação de resíduos para esses lugares costuma não ter custo direto para os cofres das cidades, cada tonelada de resíduo enviado para um aterro sanitário custa, em média, R$ 90 para ser aterrada. O Brasil produz, em média, 200 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.
“Falta cobrança da sociedade pela destinação correta dos resíduos e falta sensibilidade aos gestores. Dinheiro eles têm para fazer uma festa de São João, para contratar shows milionários com artistas renomados e para outros gastos supérfluos. Por que não teriam para cumprir a lei?”, critica Pedro Maranhão, presidente da Abrema.
“Além disso, a legislação determina a cobrança de taxa ou tarifa para financiar a destinação adequada de resíduos. Queremos colocar o tema na pauta das eleições municipais deste ano”, aponta.
Segundo relatório da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), apenas 438 dos 5.570 municípios brasileiros comprovaram ter sistemas de cobrança pelo serviço de manejo de resíduos sólidos. Trata-se de uma norma do Marco Legal de Saneamento Básico (lei 14.026/2020), e o não cumprimento implica restrições no acesso a recursos da União.
“O gestor que diz não ter recurso, mas não implantou a taxa, está renunciando a essa receita, o que leva à desaprovação de contas públicas e pode levar também à inelegibilidade”, afirma Juliano Araújo, promotor do meio ambiente de Goiás.
“O que estamos trabalhando é uma mudança de chave. Não é só encerrar ou não encerrar os lixões. Os municípios precisam fazer a gestão na ordem prioritária estabelecida do artigo 9º da PNRS”, completa.
O artigo estabelece como hierarquia a “não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”. Ou seja, apenas o rejeito —aquilo que não pode ser reaproveitado, reciclado ou compostado— é que deveria ir para aterros sanitários.
Para Adalberto Maluf, secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, é importante incentivar a compostagem e a reciclagem de resíduos com a inclusão de organizações de catadores de materiais recicláveis, como forma de reduzir os custos de aterramento, favorecendo o fim dos lixões.
“Um programa nacional de assistência técnica para municípios aumentarem a coleta seletiva e acabarem com os lixões será lançado brevemente”, afirma. Segundo ele, o MMA detectou cerca de 370 municípios em que a destinação final de resíduos é mais crítica e lançará planos de ação específicos para eles.
Para Silva Filho, existe um roteiro para o fechamento de lixões que está sendo aplicado em vários países. “Não é colocar cerca e cadeado. O primeiro passo é que o município consiga entender o que ele tem de resíduo e quanto ele gera. Desidratar o lixão, desviando a fração seca [resíduos recicláveis], engajando cooperativas de catadores e sistemas de logística reversa que as empresas são obrigadas a fazer funcionar”, explica.
“Como o volume de resíduos orgânicos é percentualmente maior, dá para desviar essa matéria orgânica para compostagem, que é um processo natural e barato, e ter uma fração mínima que precisa ir para disposição final.”
Para municípios menores, estão em estudo processos de regionalização da disposição final para aterros que fiquem até 100 km de distância das cidades.
Cento e treze cidades da Bahia fecharam o primeiro semestre de 2024 sem registro de morte violenta (homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte). Ações de inteligência e repressão qualificada, promovidas pelas Forças Estaduais da Segurança, entre janeiro e junho de 2024, resultaram na redução de 13% das mortes violentas, na comparação com o mesmo período de 2023.
Entre os municípios sem ocorrência de homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, na região Nordeste estão Adustina, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cardeal da Silva, Crisópolis, Ichu, Jandaíra, Lamarão, Muniz Ferreira, Nordestina, Pedrão, Retirolândia, Ribeira do Amparo e São Domingos.
Chapada Diamantina
Na região da Chapada Diamantina, a Polícia Civil não registrou morte violenta nas cidades de Abaíra, Bonito, Brotas de Macaúbas, Boninal, Central, Ibiquera, Ibitiara, Ipupiara, Lajedinho, Lapão, Mucugê, Novo Horizonte, Piatã, Rio de Contas e Ruy Barbosa.
Região Sudoeste
No primeiro semestre de 2024, os municípios de Érico Cardoso, Anagé, Apuarema, Barra da Estiva, Boa Nova, Boquira, Botuporã, Caetanos, Candiba, Cariranha, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Dom Basílio, Ibipitanga, Irajuba, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida
Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Matina, Mirante, Mortugaba, Nova Redenção, Paramirim, Pindaí, Piripá, Rio do Antônio, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu, Tanque Novo, Tremedal e Urandi, na região Sudoeste, também não contabilizaram mortes.
Vale do Jiquiriçá e Norte
No Vale do Jiquiriçá, não houve morte violenta nas cidades de Cravolândia, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal e Planaltino. Em Chorrochó, na região Norte, também não houve assassinato contabilizado.
Sul e Extremo Sul
Na região Sul, as cidades de Aiquara, Almadina, Coaraci, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Nilo Peçanha e Nova Ibiá não computaram morte violenta, assim como os municípios de Itagimirim, Vereda e Wagner, no Extremo Sul.
Regiões Centro-Norte e Recôncavo
Nas cidade de América Dourada, Andorinha, Baixa Grande, Barro Alto, Gentio do Ouro, Ibititá, Jussara, Macajuba, Nova Fátima, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Várzea da Roça e Várzea do Poço, na Região Centro-Norte, a Polícia Civil não registrou morte violenta. O mesmo aconteceu no Recôncavo Baiano, nos municípios de Aratuípe, Castro Alves, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, São Félix, Sapeaçu e Varzedo.
Região Oeste
Baianópolis, Canápolis, Catolândia, Coribe, Cristópolis, Feira da Mata, Itaguaçu da Bahia, Serra Dourada, Sítio do Mato e Tabocas do Brejo Velho, na Região Oeste, completam a lista de cidades sem registro de morte violenta no primeiro semestre de 2024.
Neste sábado, prepare-se para se deliciar com a nossa feijoada incrível! 😋 E para tornar o seu almoço ainda mais especial, teremos música ao vivo com o cantor Ícaro Ricardo, trazendo uma atmosfera única ao nosso restaurante. 🎤✨
⠀⠀⠀⠀⠀
Além do cardápio variado do nosso self-service, teremos cervejinhas geladas para refrescar o seu dia. 🍻Aproveite o ambiente arborizado e aconchegante que preparamos para receber você e sua família.
⠀⠀⠀⠀⠀
Junte-se a nós a partir das 11h30 para um sábado repleto de sabores, boas vibrações e momentos inesquecíveis! Esperamos por você. 😊
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
03
Ago/24 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
03
Ago/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
03
Ago/24 |
Estudante de Bom Jesus da Lapa conquista vaga em Programa Futuras Cientistas do governo federal |
A estudante Vitória Cristina dos Santos, 18 anos, do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, no Distrito de Favelândia, em Bom Jesus da Lapa, está comemorando o triunfo de ter sido aprovada na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. Realizada pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) – órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa busca preparar seu público-alvo para o Exame do Ensino Médio (Enem) e instigar a participação feminina no meio científico e tecnológico. A meta é promover o desenvolvimento do pensamento e das atividades científicas transdisciplinares, reduzindo barreiras para o acesso e a permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos.
Vitória Cristina revela que sua aprovação na Banca de Estudos 2024 foi uma conquista pessoal muito significativa, por ser uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos. “Foi muito importante para minha vida escolar. Esta realização é fruto de muita dedicação minha, por sempre buscar aprender, e de todos os envolvidos em transmitir conteúdos fundamentais, em especial a professora Gabriela, que me apresentou o projeto e me incentivou a fazer a inscrição”.
A estudante conta, ainda, que, ao receber o resultado, foi uma das maiores alegrias que já sentiu. “Fiquei imensamente feliz por ver meu nome na lista dos aprovados e me senti privilegiada, porque, em meio a poucas vagas e muitas pessoas inscritas, eu fui classificada. Sei que não foi privilégio e muito menos sorte, e sim consequência do meu esforço em tirar notas boas durante a minha trajetória acadêmica”. Agora, pretende usufruir a oportunidade ao máximo. “Por meio da Banca de Estudos 2024 e de toda a minha bagagem acadêmica, desejo conseguir uma nota excelente no Enem e nos demais vestibulares que pretendo realizar”, completa a aluna, que irá tentar uma vaga no Ensino Superior para um curso na área das Ciência e Tecnologia.
O diretor do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, Ailton Silva Nascimento, comenta que a comunidade escolar e a população local estão vivendo “um momento ímpar” com a aprovação de Vitória Cristina na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. “Ela é muito dedicada aos estudos, inteligente, amiga de todos e respeitosa. Gosta de ler e participa de todos os eventos propostos pelos professores da escola. Chegou ao Ensino Médio já como aluna nota 10, sempre tendo estudado em escola pública. Vitória é um orgulho para todo o sistema educacional público do nosso Estado e, principalmente, para o nosso colégio”, comemora.
Sobre o programa – O Futuras Cientistas promove, desde 2012, a participação de estudantes e professoras do Ensino Médio de escolas da rede pública nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Depois de uma década de atuação consolidada nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe, o projeto alcançou, há dois anos, abrangência nacional. Nesta edição, o programa oferece 470 vagas ao público de todo o Brasil. Pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa dos 26 estados e do Distrito Federal puderam submeter seus projetos para avaliação. Dados de até 2022, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Desses, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.
Na noite desta quinta-feira, 1, por volta das 19h, no povoado de Torradas, zona rural de Serra Dourada, a guarnição de serviço na cidade realizava rondas quando avistou um indivíduo numa motocicleta portando um objeto aparentando ser uma arma de fogo.
Na tarde desta sexta-feira, 2, por volta das 13h, a guarnição do PETO da 28ª CIPM realizava rondas nas imediações da avenida JK, centro de Ibotirama, momento em que avistaram duas mulheres, sendo uma de 29 e outra de 34 anos.
Foi realizado o acompanhamento e procedido à abordagem, sendo encontrada com as mesmas uma quantidade de substâncias análogas à maconha e cocaína. Diante do flagrante, as suspeitas, bem como todo o material ilícito, foram conduzidas e apresentadas na Delegacia Territorial de Ibotirama.
Material apreendido:
13g de substância análoga à maconha;
40 Papelotes contendo substância análoga à maconha;
05 Pinos contendo substância análoga à cocaína;
02 Smartphones;
01 Ciclomotor Shineray.
02
Ago/24 |
Vai viajar? Vá de CATEDRAL! |
02
Ago/24 |
Vaga de emprego para Soldador |
Durante a Convenção Partidária realizada na noite de quinta-feira, 1º de agosto, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, manifestou forte apoio às candidaturas de Tito e Emerson Cardoso para prefeito e vice-prefeito de Barreiras. O evento também oficializou 120 candidaturas de vereadores. Jerônimo destacou Tito como o líder mais capacitado para guiar Barreiras rumo a um futuro promissor, ressaltando o apoio significativo que a chapa possui em nível estadual e federal.
O governador enfatizou a importância de Barreiras eleger um time comprometido e preparado, ressaltando o apoio que Tito tem recebido de importantes figuras políticas.
“Qual é o candidato em Barreiras que tem três senadores ao seu lado? Ângelo Coronel (PSD), Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) estão com Tito. Qual é o candidato que tem o apoio de deputados federais e estaduais, de um presidente da República, de um ministro-chefe da Casa Civil e de um governador do estado? Esse é o time de Tito, de Emerson, que representa um projeto sólido para o futuro de Barreiras”, afirmou Jerônimo, destacando a força política da chapa.
Jerônimo Rodrigues também enfatizou a importância de uma escolha consciente nas urnas, alertando para as consequências de decisões equivocadas.
“A gente não pode errar. Quando a gente erra na urna, a população sofre, falta atenção básica na saúde, falta creche, falta escola fundamental, as estradas para os povoados, distrito, assentamento, quilombos. Falta atenção”, ressaltou, sublinhando a responsabilidade de cada eleitor em garantir um futuro melhor para Barreiras.
O governador não apenas apoiou, mas também se comprometeu a colaborar ativamente com Tito e Emerson, prometendo auxiliar na relação com o governo federal para viabilizar projetos e investimentos para Barreiras.
“Pode arrumar os projetos, porque aquilo que eu não puder fazer com o governo do estado, com as emendas, eu vou pegar tua mão, Tito, e a gente vai à Brasília buscar recursos”, garantiu Jerônimo, reforçando sua disposição em trabalhar em parceria com Tito para o desenvolvimento do município.
Durante seu discurso, Jerônimo destacou ainda a importância da união e do trabalho em equipe para alcançar resultados concretos.
“Nós precisamos de um prefeito, de um vice, de vereadoras e vereadores que componham um time, uma família. Hoje é um dia de festa, mas também de comprometimento. Estamos aqui como testemunhas, comprometendo-nos com o futuro de Barreiras”, declarou, reafirmando seu apoio ao projeto político liderado por Tito e Emerson.
Com a convenção, ficou evidente que a chapa de Tito e Emerson é respaldada por um forte apoio político e comprometida com um projeto de transformação para Barreiras. A combinação de liderança local com o suporte de figuras importantes em nível estadual e federal promete trazer avanços significativos para o município nos próximos anos.
02
Ago/24 |
Retífica de Motores Câmera |
02
Ago/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet |
02
Ago/24 |
LEM: Indivíduo é detido pela Sutrans e GCM por estar conduzindo motocicleta com restrição de furto |
02
Ago/24 |
Vagas de Emprego para LEM |
Empresa no Ramo de Confecções:
02 Vendedoras
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
- Experiência na área de vendas;
Empresa no Ramo de Faculdade:
Serviços Gerais
- Com experiência;
- More próximo aos bairros Mimoso 1 e 2;
Empresa no Ramo de Imobiliária:
Serviços Gerais
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Confecções, Cama mesa e banho:
Vendedoras
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
- Experiência na área de vendas;
Empresa no Ramo de Confecções:
Assessor de Clientes
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade de horário para trabalhar escala 6x1;
- Experiência com atendimento ao público;
Empresa no Ramo de Auto Peças:
Gerente de loja Nível I.
Seguimento automotivo.
Loja de Auto Peças linha leve
Nível de escolaridade no mínimo o ensino médio completo;
Experiência no segmento de vendas (peças);
Conhecimentos na área comercial e em gestão de pessoas e processos;
Possuir CNH Categoria B;
Possuir conhecimento no Pacote Office;
Possuir experiência no segmento automotivo.
Empresa no Ramo de Transportadora:
Auxiliar de Escritório
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Experiência com atendimento ao público;
Empresa no Ramo de Tecnologia:
Vendedor
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Experiência com atendimento ao público;
Empresa no Ramo de Terceirização:
Jardineiro
- Com experiência;
Empresa no Ramo de Construtora:
Almoxarifado para obra
- Com experiência na área;
05 vagas para Pedreiro com experiência;
05 vagas para Ajudante de Pedreiro com experiência;
Empresa no Ramo de Hamburgueria:
Auxiliar de Cozinha
- Disponibilidade para trabalhar das 17:00 as 23:30;
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Material de Construção:
Vendedor
- Ensino médio completo;
- Com experiência na área;
- Informática básica;
Empresa no Ramo de Móveis e Eletrodomésticos:
Operadora de Caixa
- Ensino médio completo;
- Experiência com atendimento;
- Conhecimento ou curso na área;
Auxiliar de Limpeza
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Concessionária:
Consultor de Serviços
- Conhecimento em motocicletas;
- Ensino médio completo;
- Informática;
Lavador de Motos
- Conhecimento em motocicletas;
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Cosméticos:
Vendas
- Ensino médio completo;
- Conhecimento com produtos de beleza;
Empresa no Ramo de Confecções:
Vendedor
- Sexo Masculino;
- Ensino médio completo;
- Com experiência em vendas;
Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, Fone: (77) 9.9850-3073
02
Ago/24 |
Faça um curso de Frentista na Referência |
⚠️🔊 ÚLTIMOS DIAS PARA FAZER SUA MATRICULA EM UM DE NOSSOS CURSOS, POR APENAS R$ 89,90 * ⚠️🔊 CURSO COMPLETO DE FORMAÇÃO DE FRENTISTA COM AULA PRÁTICA NI POSTO DE COMBUSTÍVEL⛽⛽
Mais informações no WhatsApp: 77 9.8813-8824
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577988138824
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
Você conhece nosso Atendimento digital? Para orçar seus exames laboratoriais, tirar dúvidas, realizar seu cadastro ou agendar sua coleta domiciliar, é só acessar o link. 🔗 atendimento.redesaocamilo.net Assim, você evita deslocamentos e esperas. Rede São Camilo. Você conhece, você confia 💙
#LemBa #RedeSaoCamiloBa #Saúde #ExamesLaboratoriais #AtendimentoOnline #RedeSãoCamilo
02
Ago/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
O Bartira Fest, a maior casa de eventos de Barreiras, ficou lotada na noite desta quinta-feira (01/08), durante o lançamento oficial da candidatura de Tito e Emerson a prefeito e vice-prefeito. A convenção reuniu cerca de 6 mil apoiadores e lideranças políticas de peso, incluindo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o deputado estadual Robinson Almeida, o secretário da Casa Civil e deputado federal licenciado Afonso Florence, a secretária de Desenvolvimento Urbano e ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, o secretário de relações institucionais da Bahia, Jonival Lucas, o secretário estadual do Avante na Bahia Pablo Barrozo, o ex-presidente do PT Jonas Paulo, prefeitos, vereadores, presidentes dos partidos e lideranças políticas.
Além da candidatura de Tito e Emerson, foram oficializadas as candidaturas de 120 candidatos a vereador dos nove partidos da coalizão: PT, PV, Avante, PSD, PCdoB, PSB, PRTB, Rede e PSOL, que se uniram em torno de um projeto comum para a cidade.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do engajamento político para o futuro de Barreiras e afirmou que a eleição de 6 de outubro será decisiva para o município. Ele ressaltou que um erro na escolha dos governantes pode resultar em serviços públicos deficientes, como saúde precária, falta de oferta de vagas em creches, escolas e infraestrutura inadequada.
Barreiras, Bahia e Brasil
"E meu compromisso é este, no dia 1º de janeiro, Tito, pode arrumar os projetos, porque aquilo que eu não puder fazer com o governo do Estado, eu vou pegar tua mão e vamos juntos à Brasília buscar recursos e projeto com o presidente Lula”, disse Jerônimo.
"Hoje, estamos aqui para referendar o nome de Tito e Emerson, dois líderes preparados para enfrentar os desafios de nosso município", declarou o governador, destacando a importância de uma liderança que trabalhe em parceria com os governos estadual e federal.
Em seu discurso, Tito agradeceu o apoio recebido de diversas lideranças políticas e destacou a aliança formada com os nove partidos. Ele expressou gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues e a outros apoiadores pela confiança depositada em sua candidatura. Tito enfatizou a importância de parcerias com os governos estadual e federal para atender às necessidades da população em áreas como saúde, educação e saneamento básico.
Hospital Universitário
O candidato criticou a atual gestão por não ter realizado melhorias significativas em saúde e saneamento básico, e prometeu implementar um modelo de gestão eficiente e transparente. Tito anunciou planos ambiciosos, incluindo a construção de uma nova sede administrativa para Barreiras, com parcerias público-privadas, e a criação do primeiro hospital universitário do interior da Bahia em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
"Estamos prontos para trabalhar em prol de um futuro melhor para Barreiras", afirmou Tito, convocando os presentes a abraçar a causa de sua candidatura. Ele destacou que sua gestão será marcada pela eficiência e transparência, com foco em cuidar das pessoas e oferecer serviços públicos de qualidade.
O candidato a vice-prefeito, Emerson, destacou a importância da unidade e da esperança para o futuro de Barreiras. Ele expressou gratidão pelo apoio recebido e elogiou o governador Jerônimo Rodrigues por seu prestígio e apoio à candidatura. Emerson destacou a necessidade de um gestor com experiência para enfrentar os desafios financeiros do município e criticou a falta de parceria entre a gestão municipal e os governos estadual e federal.
Vitória e progresso
Ele mencionou Jusmari Oliveira, reconhecendo sua contribuição significativa para o saneamento básico da cidade, e enfatizou a necessidade de concluir o saneamento de Barreiras em parceria com os governos estadual e federal. Emerson pediu confiança no projeto liderado por Tito e destacou que, com apoio estadual e federal, a administração poderá transformar Barreiras. "A gestão de Tito será marcada pela vitória e progresso", concluiu.
Durante a convenção, Jusmari Oliveira fez um discurso carregado de emoção e esperança para o futuro de Barreiras. Ela ressaltou a importância da união e da mobilização para a campanha de Tito e Emerson, destacando a necessidade de mudanças significativas na cidade. Jusmari também fez críticas incisivas ao atual prefeito, evidenciando o descaso com as necessidades básicas da população.
"Tito e Emerson, agora é hora de intensificar a campanha, ir de porta em porta, e levar a mensagem que Barreiras espera há anos. Acredito que Tito será o prefeito que nossa cidade precisa, valorizando a saúde, os programas sociais e o funcionalismo público. Não é aceitável que um pai de família tenha que esperar semanas para um tratamento médico ou que os idosos não tenham acesso aos programas sociais necessários. Tito, tenho certeza de que você será o prefeito que ouvirá e atenderá as necessidades do povo, com dignidade e humanidade", declarou Jusmari.
União de esforços
A convenção foi marcada por um forte espírito de coletividade e determinação, com lideranças e cidadãos unidos em prol de uma Barreiras mais justa e desenvolvida. O evento destacou a união de esforços em torno de um projeto de desenvolvimento para o município, com o compromisso dos candidatos de trabalhar por melhorias significativas em áreas essenciais.