Notícias

19
Jun/24

Barreiras continua a liderar o ranking das cidades mais seguras do Brasil

Barreiras celebra mais uma conquista significativa ao não aparecer no Atlas da Violência, divulgado anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Este relatório, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apresenta um panorama atualizado dos dados de violência no Brasil.

O Atlas da Violência 2024 destaca a taxa de homicídios estimada por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros em 2022. O estado da Bahia lidera com a maior taxa de homicídios do país, sendo que as cinco cidades mais violentas estão localizadas no estado. No entanto, Barreiras não está incluída nessa lista. O relatório completo pode ser acessado no link: [Atlas da Violência 2024](https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/arquivos/artigos/8655-atlas-violencia-2024-municipios-v05.pdf).

“É extremamente gratificante receber essa notícia. A segurança é essencial para qualquer cidade e para todos os seus habitantes. Temos trabalhado intensamente, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, em articulação com as forças de segurança envolvendo as polícias civil, militar, federal, rodoviária federal e o corpo de bombeiros, implementando especialmente ações preventivas. O resultado é uma cidade mais segura e tranquila, onde se pode viver e trabalhar com paz de espírito. Parabéns a todos os envolvidos na manutenção da segurança em nossa cidade”, afirmou o prefeito Zito Barbosa.

O Mapa da Violência retrata a situação da violência no Brasil utilizando dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Em 2022, havia 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, segundo o censo de 2022. As taxas de homicídio variaram de 2,2 a 94,1, com uma média de 26,2. A mediana foi de 22,3%, indicando que poucas cidades com altas taxas de homicídios elevaram a média. De fato, 33 municípios apresentaram taxas acima de 49 mortes por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional.

Sobre o Ipea – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. O Ipea oferece suporte técnico e institucional às ações governamentais, possibilitando a formulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento, e disponibiliza para a sociedade pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Fonte:DIRCOM PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades