Um pequeno público acompanhou a sessão
Apenas oito vereadores na sessão de hoje. Fotos: Nei Vilares/Blog do Sigi Vilares
A Sessão na Câmara Municipal de Vereadores na noite desta terça-feira, 16, em Luís Eduardo Magalhães, foi marcada pela tranquilidade.
Sete dos quinze que ocupam as cadeiras do legislativo não estavam presentes. Katerine Rios, Guinho da Contém, Reinildo, Jarbas Rocha e Juvenal Canaã estavam em Brasília participando de um congresso para Vereadores. Já Alaídio Castilho de Moura apresentou atestado medico e justificou a falta. O vereador Sidney Giachini não compareceu e nem justificou.
Restaram aos oito vereadores presentes aprovar por unanimidade os projetos que aumentam em 8% os salários dos funcionários públicos, inclusive o dos professores da rede municipal de ensino.
O vereador Eltinho lamentou que o aumento para os professores fosse tão baixo: "Muitos me param nas ruas e me perguntam se nós vereadores vão aprovar um aumento tão baixo, mas nós não pudemos fazer nada. Foi um projeto que já veio pronto do executivo, não fomos perguntados nem procurados para falar sobre o assunto. Simplesmente veio o projeto e nós aprovamos, pois é pouco mas é aumento, não poderíamos vetar", declarou Eltinho.
O vereador Mardônio propôs que o município faça algo para que os bancos possam atender melhor quem necessita do atendimento: "Quem chega arrumadinho tem preferência nos bancos, o mal arrumado, às vezes sujo do trabalho é destratado, é um absurdo! Outra coisa, deveríamos propor que todas as agências fossem em só local. Isso facilitaria o estacionamento e atendimento para o cliente", destacou o vereador.
O vereador Claudionar Machado fez questão de colocar a disposição do cidadão de LEM as contas do município "As contas do município estão aqui na casa. Venham ver, venham conferir onde e como o seu dinheiro foi empregado. todos têm direito de estar a par das contas públicas. Elas ficaram a disposição por sessenta dias no prédio dois da câmara", informou Claudionor Machado.
O vereador Eric Café destacou a importância de lutar contra a criminalidade, as drogas e inibir os menores infratores.
Já Deusdete Petronílio frisou que a profissão do professor é algo sofrido e que o aumento deveria ser bem maior.
Voga Pelissare chamou a atenção da secretaria municipal de esportes para a importância de apoiar a liga desportiva de LEM. Que é uma liga registrada na federação e que merece respeito na cidade.
Não mais a tratar, por volta das 21h, o presidente da casa, vereador Cabo Carlos encerrou os trabalhos.
As caixas de cerveja caíram do caminhão e deram trabalho para o motorista e o ajudante
Fotos: Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
Um caminhão da Skol, ao adentrar na rua Professor José Seabra, no centro de Barreiras, por volta das 15h50, desta terça-feira,16, acabou derrubando várias caixas de cerveja na rua.
Uma das portas do caminhão furgão acabou abrindo e cerca de 30 caixas de cervejas caíram ao chão. Várias garrafas se quebraram, derramando a bebida na rua.
O condutor e o ajudante acabaram juntando o que restou e fazendo toda limpeza dos cacos de vidros que ficaram sobre a pista.
A igreja de Deus de Barreiras, sob a direção do Pastor Vonaldo Ribeiro, realizou no último domingo, 14, no templo da igreja do bairro Santa Luzia, que tem a direção do Pr. Jarbas Macedo, uma reunião extraordinária com a presença de várias lideranças da igreja. Em pauta a agenda distrital e local da denominação, que está presente em toda a região.
Fundada em 1886 na Carolina do Sul EUA a Igreja de Deus, segundo o historiador Charles Conn, teve o seu primeiro contato no Brasil quando em 1948 o reverendo Vessie D. Hargrave, o primeiro superintendente da Igreja de Deus para a América Latina visitou em Morretes, Paraná, o missionário Albert J. Widmer, que conhecia e já havia visitado a Igreja de Deus em Buenos Aires em 1944.
Em 1951 Albert J. Widmer foi reconhecido como missionário iniciando o trabalho da Igreja de Deus no Brasil, mas em 1952 a propriedade foi vendida, terminando assim a primeira fase da Igreja de Deus no Brasil.
A Igreja de Deus somente regressou ao Brasil quando da amalgamação da Igreja do Calvário Pentecostal. Esta organização havia aportado no Brasil em 1934. Todas as formalidades foram feitas em Cleveland, Tennessee. Os líderes do Calvário Pentecostal no Brasil votaram unanimemente para unir-se com a Igreja de Deus.
A união formal deu-se oficialmente no dia 12 de maio de 1955. As atas foram assinadas pelo representante legal da Igreja de Deus, Reverendo Wayne McAfee. O reverendo Wayne McAfee foi o primeiro supervisor da Igreja de Deus no Brasil, permanecendo no cargo até 1960, quando regressou definitivamente para os Estados Unidos.
O segundo supervisor da Igreja de Deus no Brasil, foi o Reverendo Bill Watson que tinha 26 anos quando chegou no Rio de Janeiro em outubro de 1956, acompanhado de sua esposa Rhoda e um casal de filhos. Em março de 1964 teve o início das aulas no Instituto Bíblico da Igreja de Deus – IBID. A escola que foi fundada pelo missionário Bill Watson em Goiânia foi a primeira de ensino pentecostal em todo o centro oeste brasileiro. O Instituto Bíblico da Igreja de Deus foi a quarta escola pentecostal a ser formada em nível nacional.
Hoje, ao início da segunda década do século XXI, a Igreja de Deus no Brasil tem cerca de 50 mil membros e congregados, com atividades em todos os estados brasileiros. Seu Escritório Nacional é na cidade de Brasília, Distrito Federal, e a igreja está representada no país por oito Regiões Administrativas (Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste, Central, Sul, Norte, Triângulo Mineiro e Meridional) e dois Territórios (Capixaba e Oeste Amazônico). Atualmente, a Igreja de Deus no Brasil conta com 451 igrejas organizadas; 346 congregações não autônomas; Possui um seminário, a Faculdade de Teologia Evangélica da Igreja de Deus (FATEID), que está localizada na cidade de Goiânia. Na cidade de São Paulo existe o Centro de Treinamento Missionário - CTM. Na área de assistência social, a Igreja de Deus no Brasil mantém várias casas assistenciais, como orfanatos, asilos, creches, centros de recuperação para moradores de rua e dependentes químicos.
O pastor Jarbas Macedo da congregação do bairro Santa Luzia disse estar grato pela aceitação e pelo carinho que Barreiras e toda a região oeste tem tido com a igreja de Deus e principalmente com a aceitação do evangelho de Cristo Jesus. Ao final da reunião como poderia ser diferente, aconteceu uma confraternização entre os participantes.
16
Abr/13 |
Acidente no centro de Barreiras |
O motociclista sendo socorrido pelo SAMU. Foto; Jadiel/Blog do Sigi Vilares
A polícia militar registrou por volta de 15h20, desta terça-feira, 16, na rua 26 de maio, no centro de Barreiras, um acidente envolvendo uma moto e um carro.
O condutor do carro que se evadiu do local após atingir a motocicleta de Gislan Tavares Franca, de 40 anos, que na colisão acabou caindo da moto tendo ferimentos leves pelo corpo.
Uma equipe do SAMU prestou os primeiros socorros ao motociclista que depois foi encaminhado para o Hospital do Oeste.
16
Abr/13 |
Você nunca esteve tão bem longe de casa |
16
Abr/13 |
Festa no Novo Paraná |
16
Abr/13 |
Campos Elíseos, o seu novo bairro |
O burro voltou para as mãos do seu dono
Piquira ao lado de Uquinha, no momento em que devolvia o burro
Equipe Moraes
O burro, Borracha (cavalo vencedor) Piquira, Uquinha com a esposa e filha
Batista fez uma doação ao carroceiro
O mesmo fez o empresário Fernando
Na tarde do último domingo, 14, aconteceu o desafio “Troféu contra Borracha”. Uma corrida de cavalos que aconteceu no bairro Jardim das Oliveiras, na cidade de LEM.
De um lado, a equipe Moraes com o cavalo Borracha. Do outro lado, a equipe do cavalo Troféu.
A corrida movimentou os amantes do esporte que puderam inclusive fazer suas apostas.
Entre os que sonhavam com um belo prêmio, caso acertasse a aposta, estava o carroceiro Carlos André Miranda, de 19 anos, conhecido por ‘Uquinha’.
‘Uquinha’ se empolgou e apostou o seu burro e sua carroça em uma vitória do cavalo Troféu. “Pensei se eu ganhasse poderia levantar uma boa grana para ajudar no sustento em casa”, contou o carroceiro.
Porém, após a corrida veio a decepção: O cavalo Borracha ganhou o desafio. Carlos André perdeu o seu ganha pão. Adeus carroça, adeus burrinho. Uquinha voltou para casa, triste e chateado com a situação.
Na segunda-feira, 15, o carroceiro não trabalhou, pois não tinha carroça nem o burro.
Surpresa
Mas, a vida resolver dar mais uma chance ao carroceiro, que é casado e pai de uma linda garotinha. Na manhã desta terça-feira, 16, a equipe Moraes, dos irmãos Damião Moraes e Cosme Moraes, esteve juntamente com José Marques da Silva, o ‘Piquira’, que montou o cavalo Borracha e venceu a corrida.
‘Piquira’ se comoveu com a situação do carroceiro que passa por dificuldades e resolveu devolver o burro. “Eu iria vender o burro por R$ 700, Eu iria ajuntar para comprar uma moto, mas vi a situação do Uquinha e achei por bem devolver o burro”, contou ele.
Comoção
A história do carroceiro, que passava por dificuldades e que resolveu jogar tudo o que tinha em uma aposta para tentar algo melhor, comoveu três empresários da cidade. Fernando da Grupo Espírito Santo, Juarez de Souza e Batista das Casas Baiana. O primeiro doou uma cesta básica, o mesmo do segundo e o terceiro empresário doou uma cama e um colchão para a filha do carroceiro.
O empresário Batista disse ainda que vai patrocinar a equipe Moraes.
“Estamos felizes com esse final. Nosso próximo passo será ajudar o nosso competidor Piquira. Ele ainda não aceitou nenhum tipo de ajuda, mas vamos encontrar um jeito de também ajudá-lo”, disse Damião Moraes.
"Eu agradeço a todos que me ajudaram a comprar outra carroça e ao Piquira que me devolveu o burro e ainda aos empresários que me ajudaram. Muito obrigado", agradeceu Uquinha.
Na tarde do dia 17 de fevereiro, um topógrafo de 52 anos teve sua fazenda assaltada no distrito de Cariparé, município de Riachão das Neves. Na ocasião, seis indivíduos armados e encapuzados renderam um dos funcionários e roubaram um trator novo da Marca Massey Ferguson modelo 4292/4.
O bando também roubou uma plataforma plaina frontal Massey Ferguson (lâmina), uma carreta agrícola em madeira, rolos de arama farpado, uma máquina fotográfica, um aparelho de celular, um relógio e ferramentas agrícolas.
Trator recuperado
No último dia 7, um domingo, uma guarnição da polícia militar, comandada pelo capitão Carlos Alves, prendeu na cidade de Barra, Robério Muniz de Santana. O mesmo transportando o trator da marca Massey Ferguson e uma carreta agrícola, ambos roubados da fazenda em Cariparé. Um caminhão que transportava o maquinário também foi apreendido.
Robério está preso a disposição da justiça e o trator deverá ser devolvido ao dono.
16
Abr/13 |
Você viu esse rapaz? |
Está desaparecido, o rapaz da foto ao lado. Milton é conhecido por Bito, é morador da Comunidade de Manoel de Souza, município de São Desidério.
Bito desapareceu no último dia 05/04.
Quem souber de seu paradeiro favor entrar em contato com os telefones; 77 8107-5014 e 8126-8100.
16
Abr/13 |
Domingo 05 de maio: Cavalo de Aço! |
16
Abr/13 |
Recado importante da Microlins |
Atenção!
Grande promoção no curso de design gráfico!
Últimas vagas!
Matrículas por apenas R$ 49,90 e desconto de à vista em todas as parcelas.
Ligue agora mesmo: 3628-0909
A jovem Raquel da Silva Bispo, de 20 anos, acabou morrendo após cometer suicídio no bairro Vila Amorim, em Barreiras, por volta de 06h30, de segunda-feira, 15.
Raquel chegou ser encaminhada para o Hospital do Oeste, mas já sem vida.
Segundo familiares, a jovem teria se enforcado na própria residência, onde a equipe do SILC (Serviço de Investigação no Local do Crime), em companhia de peritos, esteve no local do fato periciando e registrando o caso.
Uma provável hipótese da jovem ter tirado sua própria vida, seja o fim do namoro com um rapaz.
16
Abr/13 |
A melhor loja de calçados da cidade |
16
Abr/13 |
Você já tem compromisso com o riso! |
A polícia civil de Barreiras investiga um caso no mínimo estranho. Uma estudante de 14 anos comunicou que na tarde da última sexta-feira, 12, por volta de 16h, a mesma deixava o Colégio Luís Viana Filho, na Vila Brasil, quando um colega lhe ofereceu um copo de suco.
A adolescente contou que após tomar o suco, sentiu tontura e logo em seguida perdeu os sentidos e desmaiou.
A estudante contou que lembra vagamente que foi socorrida por um homem de camisa vermelha e que ao acordar estava na casa de outra colega, no bairro São Miguel, e que não sabe o que aconteceu, pois quando acordou já haviam lhe dado banho e troca suas roupas.
A polícia civil já investiga o caso como um possível 'Boa Noite Cinderela'.
16
Abr/13 |
O que é o "Boa Noite Cinderela?" |
O ‘Boa Noite Cinderela’, também conhecido por “rape drugs” (drogas de estupro), é o nome dado a um golpe no qual um sujeito, geralmente simpático e de boa aparência coloca um coquetel de drogas, como o ácido gama-hidroxibutírico, juntamente à bebida de outra pessoa.
Encontradas, geralmente, na forma de comprimidos ou gotas; tais drogas depressoras do sistema nervoso central, ao serem ministradas juntamente com bebidas alcoólicas, alteram o nível de consciência, por até três dias, deixando a vítima vulnerável o suficiente para ser roubada e/ou violentada. Além disso, podem causar intoxicação ou morte por desidratação.
Por se dissolverem facilmente; e serem incolores e inodoras, identificar um copo que recebeu tais doses é tarefa quase impossível.
De ocorrência relativamente frequente, este golpe ocorre geralmente em festas, boates, bares e praia; fornecendo como efeitos iniciais os mesmos que o álcool proporciona. Em um segundo momento, o indivíduo sente-se sonolento e com dificuldades de reagir a ameaças físicas e/ou psicológicas, obedecendo basicamente a todos os comandos ditados pelo golpista.
Devido ao constrangimento das vítimas e também à falta de clareza quanto à sucessão dos fatos, poucas são as pessoas que registram queixas relacionadas a este golpe em delegacias de polícia. Assim, as estatísticas são subestimadas, e a ação da polícia é restrita.
Para evitar ser vítima deste tipo de crime, tenha cautela: não leve desconhecidos até sua casa, não aceite bebidas de estranhos, e não descuide de seu copo!
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
A polícia civil de LEM vai investigar a morte de um homem ocorrida na cidade, possivelmente na noite de sábado, 13.
De acordo com informações, o homem foi apedrejado e espancado. O mesmo foi socorrido pelo SAMU para a UPA e depois para o Hospital do Oeste, em Barreiras, onde não resisitiu e veio a óbito no dia de ontem, segunda-feira, 15.
O homem pode ter sido espancado no Jardim das Oliveiras.
A polícia civil informou que só foi comunicada do caso, após a morte do homem e que isso dificulta as investigações.
O corpo do homem está no IML de Barreiras, sem identificação. Caso seja confirmado que o homem foi mesmo espancado, esse será o 16º homicídio do ano na cidade.
No próximo dia 18, quinta feira, a partir das 14h acontecerá uma palestra no auditório da Câmara de Vereadores de Barreiras, tendo como palestrante o Dr. Claudemiro Pires (Perito).
O assunto principal será "O FIM DO AUTO DE RESISTÊNCIA" e como a perícia se comportará nesses locais e sobre outros assuntos de interesses dos agentes de segurança publica.
Presença confirmada de todos os órgãos de segurança, como polícias civil, militar, técnica, rodoviária federal e estadual, dentre outros.
A palestra é de caráter expositivo e educativo.
16
Abr/13 |
Faça seguro com quem entende |
16
Abr/13 |
Grupo Líder Serviços, contrata: |
Jardineiro
Vendedora
Os interessados devem nadar seus currículos no e-mail: contrataçõ[email protected] ou entrar em contato no telefone: 77 3628-4710.
Ministérios Público do Trabalho e do Trabalho e Emprego comandaram a operação
Uma operação dos ministérios Público do Trabalho (MPT) e do Trabalho e Emprego (MTE) do estado da Bahia resgatou ontem 29 trabalhadores que exerciam suas funções em condições análogas às escravas na empresa avícola Mauricéa Alimentos, em Barreiras (BA). Os operários trabalhavam no apanhamento de frangos, que eram armazenados em caixas para o transporte
A empresa tem 10 dias para conceder aos ex-empregados uma indenização trabalhista. De acordo com a assessoria do MPT, os funcionários trabalhavam sem infraestrutura, pagavam pelas camas em alojamentos improvisados, além de arcar também com o custo dos equipamentos de proteção individual.
O MPT/BA deve abrir um inquérito para tentar chegar em um acordo com a empresa e que pode exigir, dependendo da conduta da empresa nos próximos 10 dias, uma indenização moral por danos coletivos. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a Mauricéa alegou que os operários eram terceirizados de uma outra empresa.
O procurador-geral da República, representante do MPF em Barreiras, José Ricardo Teixeira, afirmou que os líderes da Mauicéa responderão em liberdade mas poderão ser presos ao fim da investigação, que ainda está em curso. "A participação dos donos da Mauricéa e da empresa terceirizada tem que ficar mais clara. É importante enfatizar que qualquer um que tenha contribuído com o crime (de forçar operários a trabalharem em condições análogas às escravas), poderão ser presos", afirmou.