Na manhã de quinta-feira, 20, o 10º BEIC em Barreiras, numa solenidade muito bonita, certificou 161alunos do Projeto Escolinha de Trânsito, Educação e Cidadania, totalizando 702 discentes desde o início do projeto. Os alunos deste ciclo foram enfim consagrados como Fiscais de Trânsito da Família.
Este projeto visa fortalecer as ações integradas entre a PMBA e a Educação Municipal, permitindo às crianças o conhecimento e aplicação das normas de trânsito, cidadania e respeito à vida, processo este que se inicia na infância e que tem um papel de conscientizar os futuros condutores de veículos a respeito das leis e comportamentos a serem seguidos nas diversas situações das ruas.
Neste evento, teve as ilustres presenças de diversas autoridades civis e militares, assim como os parceiros públicos e privados que contribuem sobremaneira com este projeto.
No período entre 17 e 21 de Junho, a Marinha do Brasil promoveu o Curso Especial para Tripulação em embarcações de Estado no Serviço Público, com participação de Bombeiros do 17º BBM, CRBMO e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Barreiras.
Com carga horária de 40 horas, os alunos receberam instruções teóricas e práticas acerca de legislação, navegação, técnicas de manobras em embarcações, comunicações e salvatagem no meio líquido.
Esta é mais uma importante parceria entre os órgãos federais, estaduais e municipais, proporcionando capacitação e garantindo melhor prestação de serviço à sociedade.
Na tarde de ontem, sexta-feira, 21, por volta das 15h11min, durante a Operação São João, uma guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras realizava patrulhamento no município de Baianópolis, quando visualizou uma motocicleta sem a placa.
Prontamente, a guarnição procedeu à abordagem e, ao consultar o número do motor, o sistema retornou uma motocicleta Honda CG150 Titan KS de cor preta, com placa de Brasília/DF, divergente do modelo abordado.
Ao consultar o chassi, verificou-se a tentativa de supressão de sua numeração, mas ainda assim foi possível realizar a consulta no sistema Fiscalização Senatran, o qual retornou uma Honda CG150 Titan Mix ES, cor preta, com placa de Goiânia/GO, com restrição de FURTO, ocorrido em 25/11/2011, conforme B.O registrado em Goiânia/GO.
Ressalta-se que, após averiguações, a guarnição tomou conhecimento de que a motocicleta era, supostamente, de propriedade de uma pessoa portadora de doença mental, em razão disso, a pessoa responsável pelo suposto proprietário, bem como uma testemunha dos fatos, foram conduzidos à autoridade competente do município de Baianópolis, para adoção das demais medidas legais cabíveis.
Venha saborear nossa deliciosa feijoada no ritmo de São João, acompanhada de uma cervejinha bem gelada. 🍻 E para melhorar, teremos música ao vivo com Luan Ferraz e Giovani, garantindo música boa para animar seu fim de semana! 🎶
⠀⠀⠀⠀⠀
Traga a família e os amigos para aproveitar essa festa de sabores e alegria.
📍 Estamos te esperando! Vem pra cá, vem pro Tempero Novo!
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
22
Jun/24 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
22
Jun/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Na manhã desta sexta-feira (21), o repórter Weslei Santos da Rádio Mundial FM 91,3 e do Blog do Sigi Vilares entrevistou o delegado de Luís Eduardo Magalhães, Joaquim Rodrigues, que revelou detalhes de um caso que pode ser caracterizado como estelionato e envolve um empresário local do ramo de construção civil.
O delegado informou que o empresário é suspeito de aplicar diversos golpes no município. Uma das vítimas compareceu à delegacia na manhã de hoje e relatou que deu uma caminhonete como pagamento por um imóvel, além de cheques a vencer. O contrato de compra e venda existe, mas o imóvel está registrado em nome de terceiros, e não do suspeito, o que gera dúvidas. Outra vítima relatou ter dado uma caminhonete Hilux para a construção de um imóvel, mas o serviço não foi realizado. O empresário, então, vendeu a caminhonete para uma outra pessoa sem entregar o documento, deixando o veículo alienado a um banco.
Nos últimos meses, o suspeito vendeu uma única casa para três pessoas diferentes, além de pegar dinheiro e cheques emprestados de amigos de confiança, somando mais de R$ 100 mil. Ele teria fugido da cidade, deixando imóveis e carros registrados em nome de terceiros, e desde então, ninguém tem notícias dele.
Além das fraudes com imóveis e veículos, o empresário deixou cerca de 10 obras inacabadas, apesar de já terem sido pagas pelos clientes. Desesperadas, as vítimas estão em busca de justiça e algumas já registraram boletins de ocorrência. Alguns clientes, mais radicais, teriam arrombados a casa do suspeito e tomaram posse do local.
A chácara do empresário, com diversas criações, como gado, porcos, peixes e galinhas, foi abandonada e revirada por clientes e amigos lesados. A Polícia Civil está investigando o caso.
O delegado Joaquim Rodrigues promete trazer mais informações sobre as investigações na próxima semana.
Congressista norte-americano Christopher H. Smith
O Congresso dos Estados Unidos deu um prazo de dez dias para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, responder questionamentos sobre supostas violações de direitos humanos no Brasil.
A ação foi movida por meio de um documento assinado pelo congressista Christopher H. Smith, presidente da Subcomissão de Saúde Global, Direitos Humanos Globais e Organizações Internacionais.
No documento, Smith solicita esclarecimentos do ministro sobre uma série de questões, incluindo censura prévia, restrições a jornalistas e mídia, perseguição a parlamentares e possíveis violações de devido processo legal.
21
Jun/24 |
Retífica de Motores Câmera |
Acompanhado da primeira-dama do município, Cinthya Borges, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, visitou na tarde desta sexta-feira (21), o LACEN, local onde acontece a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea "Doar Faz Bem". O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, também participou da visita.
Na ocasião, conversou com voluntários da campanha e doadores sobre a importância do trabalho de todos, em prol de um objetivo maior, a vida.
O prefeito Junior Marabá acompanhado da primeira-dama secretário de saúde e representantes da Hemoba e cooperativas
"Nós, enquanto município apoiamos mais uma vez essa campanha que acontece em parceria com a Hemoba e as cooperativas, visando conscientizar o maior número possível de doadores, para abastecer o Hemocentro de Barreiras, que atende toda a região Oeste, sobretudo nesse período de festas juninas", comentou.
- As doações seguem até amanhã (22), às 12h, com a distribuição de senhas a partir das 7h.
Aproximadamente 400 monitores acompanhantes da rede pública municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães, que auxiliam alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno, passaram por formação em primeiros socorros, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), no Auditório do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira – UNIFAAHF.
A capacitação, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Saúde Educacional, foi ministrada pela coordenadora do SAMU, Marianna Constela e o técnico em enfermagem Wilian.
“O conhecimento em primeiros socorros direcionado aos monitores é importante, porque eles podem oferecer o primeiro suporte, até a chegada do serviço de emergência, que é o SAMU, evitando complicações mais graves”, pontuou Marianna.
Para a gerente de Saúde Educacional do município, Liane Graffunder, a formação vai oferecer mais segurança para os profissionais atuarem com os desafios da rotina educacional.
“Pode acontecer momentos em que a criança se engasgue, que ela tenha uma convulsão, então esse treinamento é fundamental para que os monitores adquiram conhecimento e saibam lidar com essas situações do dia a dia”, disse.
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
Nesta quarta (19), o curso de Direito da Universidade Federal do Oeste da Bahia recebeu do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil o Selo de Qualidade da 8ª Edição da OAB Recomenda, passando a compor o seleto rol de instituições que receberam a certificação.
De acordo com o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, “uma das maiores preocupações da OAB é guiar, de forma efetiva, o controle de qualidade das Instituições de Ensino responsáveis por formar profissionais de Direito do país”, destacou durante a solenidade.
Dentre mais de 1900 cursos de Direito ofertados no país, autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), apenas 198 instituições obtiveram desempenho de rendimento suficiente ao recebimento do selo. Mais da metade dos 198 cursos de Direito são oferecidos por instituições públicas; o levantamento levou em conta, entre outros fatores, a taxa de aprovação na prova da OAB e desempenho no ENADE.
O curso de Direito da UFOB, cujo funcionamento se iniciou em 2017 e sua primeira turma formou-se em 2022, foi representado pelo Vice-reitor, professor Antonio Oliveira, pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e professor do Curso de Direito, Clayton Barcelos, pela professora Natália Petersen, Coordenadora do Curso de Direito e por Daniel Dias Heydt, representante discente do curso.
Em uma medida emergencial para evitar o desperdício de imunizantes, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores municipais e estadual de saúde, decidiu ampliar temporariamente a faixa etária para a vacinação contra a dengue. Desde a última sexta-feira (14), pessoas de 4 a 59 anos poderão se vacinar com os imunizantes que têm vencimento marcado para o dia 30 de junho de 2024. Anteriormente, o público-alvo era de 10 a 14 anos.
A decisão foi tomada em resposta ao estoque remanescente de 6.727 doses, que estão concentradas principalmente em Itabuna, Jequié e Ilhéus, municípios que juntos somam 55% desse total. Ao todo, 36 municípios da Bahia sinalizaram a existência de doses com o mesmo vencimento.
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, faz um apelo aos municípios e à sociedade: "mesmo no período junino, vamos fazer um esforço adicional para zerar os estoques. O público-alvo foi ampliado e ainda temos nove dias. Incentivamos que os municípios montem postos em locais de grande fluxo, como rodoviárias, centros comerciais ou mesmo façam a busca ativa, pois são ações já realizadas anteriormente com resultados positivos", ressalta. Ao todo, 125 municípios receberam 237.607 doses da vacina contra a Dengue, já tendo sido aplicadas 163.834 doses.
Cenário epidemiológico e ações estaduais
Em 2024, a Bahia registra 222.189 casos de Dengue, tendo 109 municípios em epidemia e 278 localidades em risco ou alerta. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões em ações relacionadas à assistência, aquisição de medicamentos e insumos, bem como equipamentos para agentes de endemias, capacitação de profissionais e uso do Ultra Baixo Volume (UBV) – também conhecido como “fumacê”, além de ações de conscientização da população.
Foi com muito forró pé de serra, baião, xote e o melhor do sertanejo que a Capital do Oeste deu início nesta quinta-feira (20), a festa mais esperada do ano, que vai até o próximo domingo (23), homenageando a cultura e a tradição nordestina. Neste primeiro dia, milhares de pessoas visitaram o Arraiá do Parque, montado no Centro Esportivo Dep. Luiz Braga, para se divertirem nesta festa que também homenageia o padroeiro do município, sendo o maior evento junino na Bahia promovido por uma Prefeitura.
Com o tapete floral de chita, famílias inteiras foram recepcionadas na Vila do São João, ornamentada com réplicas de imóveis tradicionais de Barreiras, valorizando a cultural, arte, o artesanato, gastronomia regional e as riquezas históricas que fazem parte da memória da cidade, como a Matriz de São João Batista. Já na Vila do Forró, a diversão foi garantida com a alegria dos cantores índia Rhô, Anny Mirelly e Dinho Gomes.
Os integrantes da Banda Municipal 26 de Maio recepcionaram com o tradicional forró orquestrado, os turistas e barreirenses que foram conferir de perto a estrutura do Arraiá do Vale Produtivo que este ano, conta com ambientes que remetem a vida do homem no campo com direito a réplica de Casa de Farinha, Casa do Fazendeiro e Casa de Taipa, mostrando o valor histórico-cultural de origem nordestina.
“Uma festa linda, que recepção maravilhosa neste ambiente lindo e com a qualidade musical que aguardamos o ano todo. O forró é muito representativo, principalmente para nós nordestinos, que crescemos ouvindo essas músicas dançantes e alegres” contou Ana Beatriz que acompanhava seus filhos em visita à Vila do Forró.
Nos dois palcos principais, o São João de Barreiras foi tomado pelas cores, sabores e os diversos sons da festa. O cantor Alcenor Ramos deu o tom da alegria logo no início das apresentações. Já o “O Rei do Forró” Alcymar Monteiro, embalou os casais com o melhor do ritmo.
No São João eclético da Capital do Oeste, a dupla João Bosco e Vinicius, considerada uma das pioneiras do estilo sertanejo universitário no Brasil, trouxe para o palco seu repertório já conhecido da população, como “Chora me Liga” e “O cheiro dela”. Já Thullio Milionário, com seu talento e irreverência, animou o público com a música que caiu na preferência nacional: “Casca de Bala” e outras no estilo forró dançantes.
Animado, o prefeito de Barreiras acompanhou junto com o público o primeiro dia de festa. “Estamos realizando mais uma edição do nosso São João, essa festa maravilhosa que iniciamos em 2017 para homenagear nosso padroeiro e fortalecer nossas tradições culturais. Preparamos mais essa edição com muito carinho para toda nossa população, turistas e amantes dessa que é uma das festas mais populares do Brasil. O São João de Barreiras proporciona alegria, entretenimento e também aquecimento para a economia do nosso município. Até domingo recepcionaremos com muito carinho todas as famílias e o público de todos os cantos da Bahia e de todo Brasil”, ressaltou Zito Barbosa.
21
Jun/24 |
Aluga-se Flat mobiliado em LEM |
Aluguel de flat mobiliado - Rua Carlos Maestro Gomes - divisa do Jardim Paraíso/Florais LEA III: 33 metros quadrados. Cerca elétrica - Alarme - portão eletrônico- garagem para um carro. TV, ar, fogão, cama de casal - Guarda-roupas, cooktop 2 bocas - máquina de lavar - Micro-ondas - sanduicheira, ferro de passar, geladeira - mesa com duas cadeiras- Internet wi-fi. Contato: 77 9 9810-9991
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) anunciou, nesta sexta-feira (21), que ampliou temporariamente o público-alvo para vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos. Anteriormente, a imunização era restrita a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Desde a última sexta-feira (14), a medida emergencial foi feita com o objetivo de evitar o desperdício de imunizantes, que tem vencimento marcado para o dia 30 de junho deste ano.
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, fez um apelo aos municípios e à população, para que, mesmo no período dos festejos juninos, se dirijam aos postos para se vacinar.
"O público-alvo foi ampliado e ainda temos nove dias. Incentivamos que os municípios montem postos em locais de grande fluxo, como rodoviárias, centros comerciais ou mesmo façam a busca ativa, pois são ações já realizadas anteriormente com resultados positivos", ressalta.
A decisão foi tomada em relação ao estoque remanescente de 6.727 doses, que estão concentradas principalmente em Itabuna, Jequié e Ilhéus, municípios que juntos somam 55% desse total. Ao todo, 36 municípios da Bahia sinalizaram a existência de doses com o mesmo vencimento.
Ao todo, 125 municípios receberam 237.607 doses da vacina contra a Dengue, já tendo sido aplicadas 163.834 doses.
Segundo a Sesab, em 2024, a Bahia registra 222.189 casos de Dengue, soma 109 municípios em epidemia e 278 localidades em risco ou alerta.