Notícias

15
Jul/24

Galvani apoia revitalização de viveiro escolar em comunidade quilombola

Projeto na Escola Municipal Anísio Teixeira, em Irecê, impulsiona educação agroecológica e sustentabilidade ambiental

Equipe de colaboradores da Galvani e da escola Anísio Teixeira juntos no novo espaço criado em parceria. Crédito: Assessoria de imprensa_Galvani Fertilizantes

Em um movimento contínuo para promover a educação ambiental e o respeito às tradições quilombolas, a Galvani recentemente colaborou na revitalização do viveiro de mudas da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada na comunidade quilombola de Lagoa Nova, em Irecê (BA). Este projeto visa não apenas melhorar as instalações escolares, mas também integrar práticas sustentáveis com o currículo educacional da escola, que é a primeira no Nordeste a receber a Certificação Lixo Zero.

Desde 2021, a Escola Anísio Teixeira tem adotado práticas que desviam 93% de seus resíduos do aterro sanitário, uma iniciativa que se alinha com os valores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A revitalização do viveiro é uma extensão desses esforços, fornecendo um espaço adequado para a prática e o aprendizado da agroecologia, essenciais para os alunos da escola de tempo integral e de campo.

Adelvam Carvalho, analista de Relacionamento com a Comunidade da Galvani, expressa seu entusiasmo: “Este novo viveiro proporcionará melhores condições para que os alunos realizem suas aulas de agroecologia. Ao integrar ensino teórico com práticas vivenciais, fortalecemos os laços com a comunidade, enquanto impulsionamos o resgate da identidade e cultura quilombola.”

Para Arnobson dos Santos Costa, gestor da Escola Quilombola Anísio Teixeira, o viveiro tem diversos benefícios pedagógicos, ambientais e comunitários. “Além de servir como um laboratório vivo para trabalhar a biodiversidade”, a importância das plantas para o ecossistema, as atividades no espaço ajudam a desenvolver habilidades manuais e sociais, e ainda é utilizado por diversas disciplinas, trabalhando a aprendizagem interdisciplinar”, afirma.

O projeto, que durou seis dias, incluiu limpeza do terreno, montagem de estruturas e instalação de equipamentos modernos para garantir um ambiente de aprendizado produtivo. A escola, que também se beneficiou da doação de ferramentas para aulas de robótica em 2023, é um modelo de como as parcerias comunitárias podem enriquecer o processo educacional e promover práticas sustentáveis.

A iniciativa da Galvani destaca a importância da colaboração entre empresas, instituições educacionais e comunidades para criar um impacto positivo no ambiente e na sociedade, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.

Fonte:Ascom Galvani
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades