Na manhã desta quinta-feira, 2 de janeiro, a partir das 11 horas, na sede da Prefeitura de Barreiras, localizada no bairro Aratu, foi palco da posse de vários secretários municipais. O evento foi conduzido pelo prefeito Otoniel Teixeira, que destacou a importância da nova equipe para a administração municipal.
Durante a solenidade, o prefeito anunciou que parte dos secretários que foram nomeados. Segundo Otoniel, os secretários de áreas como Saúde, Ação Social, Infraestrutura e outras duas pastas ainda estão em processo de definição e terão posse na próxima semana. “Ainda estamos realizando conversas para garantir que tenhamos os melhores nomes para compor nossa equipe”, afirmou o prefeito.
Secretários Empossados
Entre os secretários já nomeados estão:
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: Virgolino de Lima Pinto, conhecido como Gulla;
Secretaria Municipal de Administração: Gislaine César de Carvalho Souza Barbosa;
Secretaria Municipal da Fazenda: Roberto Marden Lucena;
Secretaria Municipal de Educação: O advogado Jeferson Barbosa dos Santos Neves;
Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade: Demósthenes Júnior;
Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia: Joaquim Neto;
Procurador Geral do Município: O vice-prefeito Túlio Machado Viana;
Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços: Moriá Sucena Hummel dos Santos;
Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer: Baltahazar Guimarães;
Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito: Tenente Coronel Fábio Santana.
Cada um terá desafios significativos em suas respectivas áreas, com foco no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
O evento foi marcado por discursos que ressaltaram a importância da união e do trabalho conjunto.
Em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (1º), o prefeito reeleito de Ibotirama, Dr. Laércio, e o vice-prefeito eleito, Filú Pescador, foram oficialmente empossados para o novo mandato. O evento também marcou a posse dos 11 vereadores que comporão o Legislativo municipal e a escolha da mesa diretora para o biênio seguinte.
Durante o ato, o prefeito reafirmou o compromisso de cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica de Ibotirama. Ele também destacou sua dedicação em promover o bem-estar da população e atuar com base nos princípios da democracia, lealdade e honra.
Dr. Laércio, aos 35 anos, inicia seu segundo mandato como prefeito, consolidando sua liderança após conquistar uma das maiores votações da história de Ibotirama. Já Filú Pescador, de 68 anos, estreia no Executivo municipal trazendo a experiência acumulada em anos de atuação como vereador, pronto para contribuir com a gestão e os avanços no município.
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
02
Jan/25 |
Vende-se esta área no Mimoso II |
Interessados ligar no fone: 63 9.9273-6690
02
Jan/25 |
Conheça a trajetória política de Reinildo Nery; reeleito presidente da Câmara de Vereadores de LEM |
Luís Eduardo Magalhães, uma das cidades mais importantes do oeste baiano, assistiu a uma trajetória de superação e liderança política marcada por quatro mandatos consecutivos de um vereador cuja história reflete o esforço, a dedicação e a representação de uma população que antes não tinha voz na política. Este vereador, oriundo da comunidade Carombola, uma das mais humildes da cidade, se destacou por sua luta incessante pela melhoria da qualidade de vida de sua comunidade e do município como um todo.
Da Carombola à Presidência da Câmara
Nascido e criado na Carombola, um dos bairros mais populares e carentes de Morro do Chapéu, ele sempre soube o peso de enfrentar desafios que muitos de seus conterrâneos ainda enfrentam: falta de acesso a serviços básicos, oportunidades limitadas e a luta constante pela dignidade. Porém, foi essa realidade que moldou sua força de vontade para conquistar um lugar na política e lutar pelos interesses de quem mais precisa.
Em 2009, após um primeiro mandato como vereador, o então político iniciou uma jornada de dedicação que viria a resultar em quatro reeleições consecutivas, sempre com uma crescente aceitação popular. Ao longo dos anos, suas propostas de inclusão social, investimentos em saúde, educação e infraestrutura, voltadas principalmente para as periferias e bairros mais carentes, garantiram seu lugar como um verdadeiro representante da população.
Em um movimento de grande reconhecimento, o vereador foi eleito presidente da Câmara Municipal pela quarta vez consecutiva, algo que demonstra a confiança e o respeito que sua atuação conquistou ao longo de sua trajetória. Ele não apenas se tornou uma voz ativa no poder legislativo local, mas também passou a ser visto como um símbolo de perseverança, liderança e compromisso com a cidade.
Liderança em Tempos de Transformação
Durante seus mandatos, Luís Eduardo Magalhães passou por um processo de transformação acelerada, tanto no campo econômico quanto no social. O município se consolidou como um polo de desenvolvimento agrícola e de infraestrutura, mas, ao mesmo tempo, enfrentava os desafios típicos de uma cidade em crescimento rápido, como a urbanização desordenada e a falta de recursos para acompanhar o aumento da demanda por serviços públicos.
Foi nesse cenário que o vereador se destacou. Defensor da gestão responsável, ele atuou como um mediador entre o poder executivo e a população, buscando sempre alternativas viáveis para os problemas urbanos e sociais. A constante busca por recursos federais e estaduais para a implementação de projetos de urbanização e melhorias nos bairros periféricos foram algumas das suas principais bandeiras. Além disso, ele sempre manteve um diálogo próximo com as comunidades, ouvindo suas necessidades e levando suas demandas para a Câmara.
O Legado de um Líder Popular
Hoje, como presidente da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, o vereador continua a ser uma das figuras mais respeitadas na política local. Sua trajetória inspiradora é um exemplo de como um político pode crescer e se firmar no cenário público sem perder a essência de quem é e de onde veio. A liderança conquistada não veio por acaso, mas sim por meio de uma política séria, ética e voltada para o bem-estar coletivo.
Ao olhar para trás, é possível perceber que sua história é um reflexo do município em si: um lugar de desafios, mas também de grandes conquistas e avanços. O vereador, com sua origem humilde, representou a ascensão social e política daqueles que, muitas vezes, se sentem invisíveis. Seu nome, agora associado à presidência da Câmara, é um marco na política local, um exemplo de que a política pode, sim, ser um caminho para transformar a realidade de um povo e deixar um legado de trabalho e dedicação.
Conclusão
A história de superação e sucesso desse vereador de Luís Eduardo Magalhães é, sem dúvida, um exemplo de que a política pode ser um instrumento de mudança real e eficaz para as comunidades mais carentes. Seu nome ficará para a história como um dos grandes líderes que a cidade já teve, alguém que começou de baixo, mas que, com determinação e compromisso, conquistou a confiança da população e se tornou um dos pilares do desenvolvimento e da democracia local.
Em um país onde a política muitas vezes é associada à corrupção e ineficiência, ele representa a outra face, a de quem se dedica com ética e responsabilidade a fazer a diferença na vida de milhares de cidadãos. Seu legado será lembrado pelas próximas gerações como uma prova de que a política pode, sim, transformar a vida das pessoas, especialmente daqueles que mais precisam.
Após a solenidade de posse dos vereadores eleitos, prefeito e vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, o repórter Weslei Santos conversou com o prefeito reeleito Junior Marabá, que obteve uma expressiva vitória com 83% dos votos. Durante a entrevista, Marabá destacou os desafios superados no primeiro mandato e os planos ambiciosos para os próximos quatro anos.
Segundo o prefeito, a população pode esperar um mandato ainda superior ao anterior. Ele enfatizou que, ao assumir a prefeitura pela primeira vez, enfrentou dificuldades como a falta de estabilidade política na Câmara de Vereadores, ausência de uma equipe administrativa estruturada e uma cidade sem planejamento. "Hoje, temos uma base sólida, mas sabemos que há muito a ser feito. Apesar da grande aprovação nas urnas, nosso compromisso é continuar trabalhando arduamente nos próximos quatro anos", afirmou.
Marabá também comentou sobre a atual maioria na Câmara e a reeleição de alguns vereadores, interpretando o resultado como uma resposta da população aos que, segundo ele, fizeram oposição à administração e aos investimentos planejados. "Eles estavam contra a cidade, enquanto trabalhávamos por grandes projetos, e isso se refletiu nas urnas", destacou.
Principais ações para o primeiro ano de mandato
Questionado sobre a programação para o início do mandato, Junior Marabá anunciou projetos importantes para o município:
UTI para o Hospital Miriam Borges: Será a segunda unidade na região oeste, algo esperado há décadas.
Viabilização de voos comerciais: Um avanço para o aeroporto local.
Instalação de um banco de sangue (EMOBA): Para atender às necessidades da região.
Urbanização e revitalização: Após a requalificação de bairros como Jardim das Acácias, Santa Cruz e Mimoso I, II e III, os bairros com pavimentação antiga e em más condições também serão priorizados. Além disso, praças municipais passarão por reformas.
Mudanças nas secretarias
Sobre possíveis mudanças no secretariado, o prefeito afirmou que, por ser um mandato de continuidade, as alterações são poucas serão e pontuais e serão anunciadas oficialmente nesta quinta-feira (2), até o as 12h.
A 85ª CIPM, mantendo o seu compromisso de servir ao cidadão, divulga sua produtividade do mês de Dezembro de 2024. O que reforça o trabalho que vem sendo realizado por esta CIPM com o objetivo de proteção à vida e ao patrimônio da sociedade, por meio do serviço de policiamento ostensivo diuturno.
Na manhã do feriado de ontem, quarta-feira, 1, equipes da 1ª Cia BM foram acionadas para atendimento à ocorrência de resgate de uma pessoa que morreu, ocorrido na localidade Lagoa do Oscar, após a cidade de Cristópolis.
Ao chegar no local, a equipe constatou que havia uma vítima em óbito, atestado pelo SAMU, embaixo de um ônibus. Utilizando técnicas e equipamentos adequados, a equipe BM realizou a retirada do corpo da vítima para posterior remoção pelo DPT.
Com a saída da vereadora Zezilia Martins da liderança de governo na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães para assumir a vice-presidência da casa legislativa no biênio 2025-2026, o prefeito Junior Marabá anunciou o vereador Victor do Ferro Velho como o novo líder de governo.
Reeleito pela terceira vez em 2024, com 1.418 votos, Victor se destacou por sua atuação consistente e conhecimento adquirido ao longo dos mandatos. O prefeito justificou sua escolha afirmando que o trabalho do vereador e sua experiência foram fatores determinantes. "Victor tem mostrado comprometimento e resultados em suas gestões, o que o torna apto para essa importante função na articulação entre o Executivo e o Legislativo", declarou Junior Marabá.
Em entrevista ao repórter Weslei Santos, Victor agradeceu a confiança do prefeito e destacou a responsabilidade que o cargo exige. "Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Sei que teremos grandes desafios pela frente, mas com uma gestão que valoriza o bem comum do cidadão de Luís Eduardo Magalhães, acredito que será possível avançar de forma harmônica com os demais vereadores", afirmou o parlamentar.
A liderança de governo é essencial para garantir o alinhamento entre os poderes e a tramitação de projetos que beneficiem a população. Com Victor à frente, a expectativa é de que os trabalhos na casa legislativa sejam conduzidos com eficiência, diálogo e foco no desenvolvimento da cidade.
02
Jan/25 |
Vaga de emprego para Monitor de Pragas |
02
Jan/25 |
Vaga de emprego para Cerqueiro |
Um carro capotou na avenida principal do bairro Xixá, em Ibotirama. O veículo foi encontrado na manhã desta quarta-feira (1º). No entanto, ainda não há detalhes sobre o horário exato do acidente.
Imagens do local mostram que o carro saiu da pista, atingiu uma cerca e caiu em uma área de vegetação, ficando completamente destruído.
Segundo informações, no início da manhã, uma equipe do SAMU chegou a ser acionada, mas não havia ninguém no local. Por isso, não há informações sobre o número ou o estado de saúde de possíveis vítimas.
02
Jan/25 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
Clebiomar Teixeira veio a óbito pouco depois de dar entrada na UPA
Foi na tarde desta quarta-feira, 1º de dezembro, que Luís Eduardo Magalhães registrou o primeiro homicídio do ano de 2025. Clebiomar Teixeira Cavalcante, de 26 anos, foi brutalmente morto a golpes de facão pelo próprio irmão. O crime aconteceu pouco depois das 14h, na rua das Avencas, no bairro Tropical Ville.
De acordo com informações das forças de segurança, o homicídio foi motivado por um desentendimento entre os dois irmãos que culminou em uma discussão violenta. A vítima chegou a ser socorrida por terceiros e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos graves ferimentos e faleceu pouco depois de dar entrada na unidade.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM) acompanharam a ocorrência e seguem apoiando as investigações da Polícia Civil, que busca esclarecer os detalhes do crime. O suspeito fugiu do local logo após o ocorrido e está sendo procurado pelas autoridades.
O corpo de Clebiomar foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Barreiras para ser submetido a procedimentos necessários antes do sepultamento.
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá (PP), tomou posse hoje após ser reeleito com 83% dos votos. A cerimônia, que também deu posse aos 17 vereadores eleitos para a 8ª Legislatura da Câmara Municipal, aconteceu em clima de festa.
Como consequência da sua boa relação com o executivo, o prefeito Marabá fez a maioria absoluta na Câmara Municipal, reunindo 16 dos vereadores eleitos na sua base. A eleição que definiu da Mesa Diretora aconteceu com chapa única.
A formação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães ficou da seguinte forma: presidente, Renildo Nery; vice-presidente, Zezília Martins; primeiro secretário, Lisvan Vasconcelos e segundo secretário, Zadinho Motinha.
Após uma eleição com 83% dos votos e a obtenção da maioria esmagadora na Câmara de Vereadores, o prefeito Marabá começou o ano com força. Um reflexo dessa força foi a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Barreiras articulada em parceria com Danilo Henrique, hoje o líder da oposição na capital do Oeste baiano.
E para o Marabá hoje foi dia de festa em vários municípios do Oeste baiano. “Hoje foi dia de acompanhar as eleições das câmaras municipais do Oeste e de comemorar a posse dos vereadores e prefeitos vitoriosos nas eleições de 2024”, comemorou o prefeito reeleito Junior Marabá.
Prefeito Otoniel Teixeira e vice Túlio Viana tomam posse na Câmara de Barreiras, marcando início de um mandato desafiador
O prefeito de Barreiras, Oeste da Bahia, Otoniel Teixeira, e seu vice, Túlio Viana, tomaram posse na tarde desta quarta-feira (01/01) na Câmara Municipal, em meio a um cenário de desafios administrativos e políticos. Durante a cerimônia, os 19 vereadores eleitos também foram empossados, com destaque para o tumultuado processo de escolha da presidência da Casa, que resultou na eleição do vereador Yure Ramon, por 10 votos a 9, representando a oposição.
Além de enfrentar uma Câmara majoritariamente opositora, Otoniel Teixeira inicia seu mandato lidando com problemas estruturais do município, como a precariedade no sistema de saúde, dificuldades no fluxo de trânsito e uma expressiva dívida pública. Em seu discurso, o prefeito destacou sua gratidão aos eleitores e ao ex-prefeito Zito, que lhe ofereceu apoio durante a campanha. Ele também fez um apelo por diálogo e cooperação entre Executivo e Legislativo.
Ao ser questionado sobre como pretende governar com uma Câmara em maioria opositora, Otoniel destacou que essa é uma característica natural da democracia. “Todo líder político gostaria de ter ao seu lado o presidente do Legislativo e seus pares, mas saberemos lidar com essa situação. Respeitaremos a vontade da maioria da Casa, assim como eles devem respeitar a escolha da população de Barreiras”
A eleição da presidência da Câmara foi conduzida pela vereadora Beza, a mais idosa da casa, após um início marcado por tensão e empurra-empurra entre parlamentares e aliados. Com a vitória de Yure Ramon, a oposição terá protagonismo nos próximos dois anos, exigindo maior habilidade de negociação por parte do prefeito.
Apesar das adversidades, Otoniel reforçou sua disposição em trabalhar de forma colaborativa com todos os vereadores, visando atender às demandas da população de Barreiras. Ele reafirmou o compromisso de buscar soluções para os problemas do município e conduzir a cidade rumo ao desenvolvimento durante os próximos quatro anos.
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barreiras, para o biênio 2025/2026, mostrou que a força política dos vereadores não está na mão dos antigos caciques, que já comemoravam a vitória.
O fato é que a política do Oeste baiano está mudando, e os vereadores eleitos e reeleitos já estão entendendo os aspectos da nova política que está se instalando. Barreiras demonstra a mesma maturidade vista em sua vizinha, Luís Eduardo Magalhães.
A eleição da Mesa Diretora, contrariando as expectativas dos velhos comandantes, aconteceu a partir da insatisfação dos vereadores e contou com a participação de Danilo Henrique, que se apresentou como uma liderança de oposição inteligente.
O vereador Yure Ramon (PRD), reeleito com 1.895 votos, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Barreiras para o primeiro biênio da 10ª Legislatura, que se inicia hoje.
Exemplo a ser seguido
O prefeito Marabá, além de referência administrativa, tem demonstrado grande habilidade na condução política do município de Luís Eduardo Magalhães, mantendo a harmonia e a independência entre os poderes. Para a região Junior é tido como uma pessoa sempre atenciosa e resolutiva quando procurado.
Exemplo a não ser seguido
A maturidade política demonstrada pelos vereadores do bloco de oposição de Barreiras foi definitiva para a eleição da mesa diretora. Mas a má conduta e a arrogância do casal Jusmari e Oziel Oliveira foi definitiva para a derrota da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras, que leva junto a imagem do ex-prefeito Zito. Onde os Oliveiras colocam a mão, dá errado.
Um homem morreu após uma batida entre um carro e uma van que transportava oito pessoas na noite de terça-feira (31), na BR-242, em trecho da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, ele estava em fuga após tentar matar a ex-companheira com golpes de faca e uma martelada na cabeça.
De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 22h, no km 876, próximo ao bairro Jardim das Oliveiras. Após a tentativa de feminicídio, Marcos dos Santos Pinto, de 44 anos, invadiu a contramão e bateu de frente com a van, que seguia no sentido oposto.
Um dos passageiros da van ficou gravemente ferido e foi levado ao Hospital do Oeste, em Barreiras. Os outros sete ocupantes do veículo sofreram ferimentos leves e foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luís Eduardo Magalhães.
A ex-companheira de Marcos Pinto foi encontrada com vários ferimentos no corpo e na cabeça. Ela está internada em estado grave no Hospital do Oeste.
O Corpo de Bombeiros retirou o corpo de Marcos das ferragens, e o encaminhou ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras.
O trânsito na BR-242 ficou parcialmente interditado por cerca de três horas até a remoção dos veículos envolvidos no acidente. Após esse período, o tráfego foi normalizado.
A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente e da tentativa de feminicídio.
O veículo que atingiu a Van
O veículo que atingiu a Van
Na noite de ontem, terça-feira, 31, por volta das 22h, um homem morreu ao colidir o carro que conduzia contra uma Van de passageiros na BR 242, próximo da entrada do bairro Jardim das Oliveiras, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações, a Van, que transportava oito ocupantes, seguia no sentido Barreiras, enquanto o veículo de passeio trafegava no sentido oposto. A colisão foi de grande impacto, provocando a morte do condutor do carro de passeio.
A Van atingida pelo veículo chegou a tombar
Quatro ocupantes da Van ficaram gravemente feridos e foram socorridos pelas equipes do SAMU e Bombeiros Militares. Outros quatro apresentaram ferimentos leves, com alguns deles ficando presos às ferragens.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM) e a Superintendência de Trânsito (SUTRANS) estiveram no local prestando assistência às vítimas. Os feridos foram encaminhados a unidades de saúde.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e realizará perícia para determinar as causas do acidente. Ainda não há informações oficiais sobre fatores que possam ter contribuído para a colisão.