No mundo do trabalho nada é tão legítimo quanto a luta por melhorias em sua qualidade e aumento na percepção financeira, é o que lá atrás Marx já denunciava como a exploração da mão de obra do trabalhador e sua mais valia. Desse conceito mais geral tiramos uma norma, que para muitos se estende como princípio consuetudinário (aquele que é resultado dos costumes de uma sociedade), que equilibra todas as lutas e movimentos reivindicatórios, como as greves, de modo socialmente aceitável e politicamente necessário.
Contando com suas especificidades, a greve dos trabalhadores da Polícia Militar da Bahia se enquadra nessa perspectiva e vai acontecer sempre que for preciso! Greve é sempre um processo político, qual o problema nisso? Qual o problema do policial militar lutar por seus direitos?
Ao tempo em que o entendimento sobre o Direito de greve, como inalienável (algo que não pode ser cedido), é pacífico para os defensores dos direitos humanos e dos trabalhadores, a extensão dessa prerrogativa constitucional se esbarra no vidro torpe dos resquícios do período de exceção, onde o regime de ordem era militar, hierarquizado e castrador de direitos. É neste ímpeto que se esconde a “fervura” do anseio da tropa militar.
É bem verdade que como todo e qualquer trabalhador a luta pela melhoria da qualidade do trabalho e o aumento no ganho real é tênue e necessária, porém a categoria em questão possui nuances que a diferencia em pautas e em impactos.
Neste último período o debate acerca do papel da polícia militar surgiu como importante agente de formulações que apontassem no caminho da necessidade em iniciar a desmilitarização. As manifestações de junho de 2013 foram responsáveis, para além de ecoar o grito pela melhoria nos serviços, por instrumentalizar o questionamento sobre que modelo de polícia é esse. Para os que preferem o acusatório deleite de reduzir o debate apenas à parte da violenta marcha policial pela garantia da “ordem pública”; este raciocínio certamente será conduzido a responsabilizar o sintoma, a violência em si, sem a coragem de ir mais a fundo na questão de enfrentar este modelo apodrecido de corporação.
A greve do Maranhão, da Bahia e tantas outras lutas feitas pela base da corporação não podem ser refletidas apenas como lutas por ganho salarial, tanto governo progressistas quanto a sociedade, precisam garantir apoio ao que transversaliza todo esse problema: a desmilitarização!
Quando uma tropa via entidades legítimas, negocia por meses (quase um ano!) os aspectos de remuneração e principalmente uma pauta extensa de propostas de modernização da categoria, é porque existe uma necessidade histórica, de mudar este modelo de gestão da segurança pública via Polícia Militar.
Pesquisas realizadas pelas entidades e organismos independentes apontam que mais de 70% da tropa não suporta mais este modelo de polícia equivocado. O professor e antropólogo Luiz Eduardo Soares, importante especialista e defensor da matéria, afirma que devemos lutar pela desmilitarização “porque já passou da hora de estender a transição democrática à segurança pública.” (2013)
A realidade interna da tropa vem tendo seu perfil transformado. A demanda com o aumento populacional empurra os governos à obrigatoriedade de aumentar o contingente, e mesmo que aquém do necessário, a década foi permeada com o ingresso de perfil com maior contestação, seja por estar submetido à vizinhança inóspita, ou por estar conduzido pela melhor qualificação acadêmica. O fato é que, como na época da casa grande, continua recebendo treinamento de capitães do mato, subordinada a um sistema de comando ultrapassado, autoritário e intolerante normatizado no tempo da ditadura.
É um modelo que precisa ser sepultado pelas forças democráticas. O desproporcional grau de repressão que vimos em junho do ano anterior é o resultado de um método de treinamento de guerra, e na guerra você estabelece o inimigo, fixa o perímetro, ganha o território e aprende a conviver com os efeitos resultantes de cada ação.
É para reduzir os danos causados por esse modelo de segurança, por tentativa de adestramento, que toda movimentação reivindicatória mínima que seja, precisa de apoio popular de modo a alcançar caldo político suficiente para garantir o objetivo maior, a desmilitarização. Negociações isoladas, tramitação no congresso, promessa de campanha, nada disso demonstrou o mínimo de confiança. Só a luta pode servir de trampolim para esse ganho, que para além de beneficiar os trabalhadores da segurança pública, beneficiará toda sociedade á medida em que transforma o potencial de segurança e equilibra a gestão democrática.
Sigamos firmes nas lutas por melhorias e salários, mas, sobretudo, lutando pela democratização da democracia como benefício coletivo de modo a que não precisemos repetir com governos retrógrados e a ter como declaração de gestores da polícia o disparate de em pleno momento de guerra civil, dizer que esta tudo bem!
Att. Dr. Ícaro Argôlo Advogado, Professor, Especialista em Gestão Pública - UNEB e Mestrando em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade - UFBA, Coordenador do Instituto Marias e Joanas -Imjoa, e Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/BA.
16
Abr/14 |
Greve da PM em LEM |
Agência do SICREDI fechada
Agência do BB da Rua Rondônia fechada
Na caixa houve reclamação por parte dos clientes
A delegacia de polícia também fechou nesta quarta-feira
A greve da PM levou os bancos a fecharem suas portas nesta quarta-feira, 16, na cidade de LEM. A delegacia de polícia também fechou suas portas. A polícia civil fez em todo estado uma paralisação de 24 horas. Por enquanto não se fala em greve na polícia civil.
16
Abr/14 |
Chopp dobrado é na Antonietta |
O cofre na frente da empresa
A empresa Gil Máquinas, localizada na Rua Ruy Barbosa, no centro de LEM, foi arrombada na madrugada de domingo, 13, por volta das 04h. Uma dupla de marginais - aparentemente menores de idade – foi a responsável pelo crime.
Eles arrombaram uma janela para terem acesso ao interior do prédio. Foram duas tentativas para chegar ao cofre da empresa. Na primeira, eles conseguiram apenas adentrar ao local, mas não conseguiram chegar a sala do cofre. Mas, eles não se deram por vencidos e retornaram pouco depois para continuar a peleja.
Na segunda tentativa eles conseguiram chegar ao cofre da empresa e furtar uma grande quantidade de cheques e outra quantia em dinheiro.
Segurança?????
Os ladrões levaram ainda vários cheques de clientes da empresa, seis talões de cheques que não estavam em uso, em nome das pessoas físicas: Gilmar do Espírito Santo e Irma Lodi Santo – uma carteira com todos os documentos pessoais do Gilmar do Espírito Santo, uma réplica de um trator John Deere, com controle remoto, um filtro de água da marca Soft, diversos contratos, documentos e chaves de veículos.
Como protesto pela falta de segurança na cidade, a direção da empresa protestou colocando o cofre arrombado na calçada com os dizeres: Seurança????
A polícia civil vai investigar o caso.
O diretor e coordenador da ASPRA, Ailton Amorim e o presidente da APMO, Sargento Berto
Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 16, uma assembleia realizada pela ASPRA (Associação dos Policiais e Bombeiros da Bahia) e associação APMO (Associação dos Policias Militares do Oeste da Bahia), na Câmara Municipal de Barreiras.
Quem presidiu a assembleia foi o diretor e coordenador da ASPRA, Ailton Amorim, e o presidente da APMO, Sargento Berto, onde deixaram claro na reunião e na coletiva de imprensa que a greve não foi encabeçada pelas associações da Polícia Militar da Bahia, mas que as associações acataram o anseio dos policiais militares em fazer greve após uma assembleia geral.
Estiveram presentes, além dos policiais militares, agentes do Corpo de Bombeiros que reivindicaram melhorias salariais, vales transportes, paridade salarial entre os policiais na ativa e reserva, o art. 47 da Constituição Estadual que estabelece isonomia entre as carreiras do sistema de Segurança Pública, independência e emancipação do Corpo de Bombeiros, além de outras reivindicações junto ao governo do estado.
Não há previsão do término da greve, porém, os representantes das associações deixaram claro, que os 30% e até mais do efetivo como exige a lei, estão sendo supridos em Barreiras onde equipes da CIPE/CERRADO estão na cidade dando assistência a população, além de cinco equipes da Guarda Municipal, que na medida do possível, também está auxiliando na segurança aos barreirenses.
A loja roubada
Os bandidos atiraram na porta de vidro
Uma das mais tradicionais lojas da cidade de LEM foi roubada durante a madrugada desta quarta-feira, 16.
Quatro bandidos chegaram à Loja Alla Z, localizada na Rua Ruy Barbosa, a bordo de um Ford KA. Dois deles ficaram no cruzamento coma Rua Paraíba. Os outros dois, armados, foram para a porta da loja. Eles atiram três vezes na porta de vidro até quebra-la. Logo após eles adentraram na loja e roubaram diversas peças de roupas.
Em seguida, eles entraram no veículo e fugiram. Câmeras de segurança gravaram toda a ação. As imagens vão ser entregues a polícia civil que também não trabalhou no dia de hoje.
O LEM Vento em Popa Janjar Futsal não tomou conhecimento da equipe de Itaberaba, dona da casa, e aplicou nesta terça-feira (15) uma sonora goleada de 8 a 1 na final do 1ª Chapada Open de Futsal. A competição contou com a participação de quatro equipes: Itaberaba, Lençóis, Boa Vista do Tupim e o LEM Vento em Popa Janjar Futsal.
O jogo
A partida começou movimentada e logo no começo do jogo o atual campeão baiano marcou seu primeiro gol. Aos 3 minutos Waguinho roubou a bola e em velocidade tocou para Indião, que driblou o beque e com toque de classe empurrou para o fundo do gol. Foi o início da goleada que ainda teve gols de Alan, Alex e Nattan, duas vezes, Jorginho uma vez. Jeferson descontou para o time da casa.
Pintura
Aos 9 minutos saiu o gol mais lindo do jogo. Nattan girou e deixou o fixo caído em quadra, tirou o goleiro Carlos do lance e saiu para comemorar, arrancando aplausos da torcida adversária.
A equipe de Luís Eduardo Magalhães volta a quadra no domingo (20) contra o atual campeão Paraibano, o Brejo do Cruz. A partida acontecerá em Garanhuns, às 17h30, horário de Brasília, e será válida pela primeira divisão da Taça Brasil. O jogo terá transmissão ao vivo na TV LEM Vento em Popa Janjar Futsal através do link http://bmesportes.com/tvlemventoempopajanjar.html
16
Abr/14 |
Promoção Torcida Oficial JK |
16
Abr/14 |
É uma delícia!!! |
16
Abr/14 |
Vem aí o Horti Fruti Super Center |
O mega empreendimento será construído ao lado do bairro Tropical Ville e atenderá toda aquela parte da cidade que tanta clama por mais comércios nas redondezas. Além disso, por ser as margens da rodovia, o acesso dos clientes - de toda parte da cidade - será facilitado.
Horti Fruti Super Center, LEM merece!
16
Abr/14 |
Uma vistoria de rotina |
Na tarde de ontem, 15, a polícia civil realizou, com o apoio da CIPE/Cerrado, uma vistoria de rotina nas celas da cadeia da delegacia de polícia de LEM.
Na vistoria, nada foi encontrado. Tudo em ordem.
16
Abr/14 |
Venha conhecer a Destak Interiores |
Rua Paraíba, 546, em frente a Praça da Matriz, Centro de LEM. Fones: 77 3628-4316 e 9918-7632
Elegância e Requinte; tudo em um só lugar
Venha conhecer nossa linha linha exclusiva e ainda aproveitar nossas promoções.
Rua Paraíba, 546, em frente a Praça Sérgio Alvim Mota, Centro de LEM. Fones: 77 3628-4316 e 9918-7632
16
Abr/14 |
Venha conhecer a Casa do Escritório |
Rua Paraíba, 426
Móveis de primeira qualidade com ótimos preços
Linha infantil
Venha conhecer a CASA DO ESCRITÓRIO, na Rua Paraíba,, centro de LEM. Fones: 77 3639-0650 e 9963-4647.
Visite também o nosso site www.casadoescritorioba.com.br - email: [email protected]
Venha nos fazer uma visita. Estamos lhe esperando.
Maurício Barbosa
Em entrevista coletiva concedida na noite desta terça-feira (15), na governadoria, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, informou que o Governo do Estado está tomando todas as providências para manter a segurança da população, com a solicitação da garantia da lei e da ordem e a convocação das tropas federais. A medida foi motivada pelo anúncio da greve da Polícia Militar em assembleia da categoria, realizada no Wet’n Wild.
A proposta apresentada pelo governo aos policiais foi discutida na tarde desta terça-feira, em reunião entre o secretário, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e representantes das associações. Nesta reunião, foram incluídos pela categoria novos itens além daqueles propostos pelo governo.
Coronel Alfredo Castro
“Um documento foi assinado por mim, pelo comandante-geral e por um dos líderes das associações. Ficou decidido que estas propostas seriam assumidas pelo governo. Durante a deliberação da categoria, recebi uma ligação desta liderança, informando que estava tudo acertado para a aprovação do que havia sido acordado. Ainda assim, foi decretada a greve”.
De acordo com Barbosa, entre os itens extras concedidos após a última reunião estavam: o reajuste da gratificação de Condição Especial de Trabalho (CET); a rediscussão do novo código de ética da categoria, a ser construído entre as associações e área sistêmica; e demais propostas apresentadas pela categoria até agora.
16
Abr/14 |
HortiFruti: Comprar aqui é mais gostoso |
16
Abr/14 |
AVENIDA MIX, É SUCESSO! |
O preso Gonçalo Irene Filho foi morto por colegas de cela na noite desta terça-feira, 15, na cadeia do complexo policial de Barreiras.
Gonçalo foi amordaçado e teve uma lança de ferro - retirado da cela - introduzida em um dos olhos. Um pano branco com os dizeres, aparentemente de sangue, dizia: Solta Gabriel.
A polícia civil não se pronunciou sobre o assunto.
15
Abr/14 |
Que maldade! |
Greve da PM decretada: Segundo o governador estamos seguros. Segundo a PM estamos no inferno e no caos. Segundo minha mãe devo ficar em casa, mas segundo, segundo, segundo mesmo é o VASCO!
Enviado por um internauta para descontrair a noite.
Olá Sigi,
Essa é a situação da quadra poliesportiva da Escola Municipal José Cardoso de Lima, no centro de LEM. A quadra recebeu recentemente um investimento de R$ 178 mil e olha o estado em que ela se encontra. Sem condições de uso. Colocando a integridade dos alunos em risco.
Att. Pai de aluno
15
Abr/14 |
Seus pés bem cuidados! |
15
Abr/14 |
Você decide o seu futuro! |
15
Abr/14 |
Aqui você encontra tudo para presentear! |
15
Abr/14 |
Você de casa própria |