Beneficiários do Planserv passaram a ter mais opções de clínicas, hospitais e laboratórios, em diversas especialidades, tanto na capital quanto no interior da Bahia. A contratação de novos prestadores, publicada pela assistência de saúde no Diário Oficial do Estado (DOE), tem como objetivo ampliar os atendimentos aos usuários, facilitando o acesso ao cuidado médico em diferentes localidades.
De acordo com a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, a ampliação da rede credenciada oferece mais conforto e opções diversificadas. “Com essas novas parcerias, o Planserv reafirma seu compromisso em proporcionar atendimento de qualidade, abrangência e eficiência aos seus beneficiários”, destacou.
No interior, diversos municípios recebem novos serviços. Santo Antônio de Jesus conta com a Clínica Dra. Rosana Nunes, especializada em fisioterapia, e o Oncocenter, que oferece tratamentos oncológicos. Jacobina é atendida pelo Centro Médico da Chapada Diamantina, que fornece serviços de clínica médica, pediatria, cardiologia, gastroenterologia e exames como endoscopia e radiodiagnóstico.
Em Senhor do Bonfim, foi adicionado serviço de fisioterapia, além de análises clínicas na Drogaria e Laboratório Melo Maia. A cidade de Irecê, por sua vez, teve a Clínica e Laboratório Melo Barros ampliando a oferta de exames laboratoriais.
Já Barreiras e Luís Eduardo Magalhães contam agora com hospitais gerais: o Hospital Cotefi e o Hospital e Maternidade Silvestre, respectivamente. Em Conceição do Coité, com a inclusão do Ícone Centro Médico, que oferece ortopedia e mastologia, e a Clinos – Clínica de Olhos/Hospital Dia, especializada em oftalmologia –, a cidade se beneficia de um suporte ainda maior.
Em Salvador, também houve ampliação nos serviços disponíveis. No distrito de Itapagipe, no bairro da Ribeira, a LR Clínica de Fisioterapia foi incorporada para tratamentos fisioterapêuticos. Já no Cabula, a Clinovamed oferece uma vasta gama de especialidades, incluindo pediatria, ginecologia, urologia, dermatologia e cirurgia vascular.
Para mais informações, a Central de Relacionamento do Planserv está disponível 24 horas por dia, por meio do número 0800 056 6066, com ligações gratuitas para todo o estado da Bahia.
A terceira edição da corrida e da caminhada da UFOB foi um sucesso. Consolidando-se como uma das corridas mais aguardadas do circuito de rua do Oeste da Bahia, a prova reuniu atletas, crianças e muitas famílias na manhã dessa quarta (20), no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. Com inscrições esgotadas, as provas de 5km de corrida e 3k de caminhada foram concluídas rapidamente pelos participantes em clima de alegria e confraternização e abriram oficialmente a programação do IV Congresso da UFOB.
Antes da largada, foi disponibilizado um café da manhã e realizado um treino funcional com o educador físico Uesley Estácio. Os vencedores das oito categorias (Geral, Servidor, Estudante e Público Externo) receberam troféus e medalhas. Confira a lista completa dos ganhadores no final da matéria.
Após a corrida, os participantes puderam curtir o show do cantor Augusto Reys, que fez todo mundo dançar e cantar ao som de clássicos da Axé Music.
A programação do Congresso continua até o dia 22 de novembro com diversas atividades. Confira tudo que vai rolar aqui.
Ação social
Além do lado esportivo, a prova também teve um importante papel social, com arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doados para o Programa Bahia sem Fome.
22
Nov/24 |
MPBA defende prisão preventiva em audiências de custódia de integrantes de facções criminosas |
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou hoje, dia 21, no Diário de Justiça Eletrônico, enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim) que defendem a conversão de prisão em flagrante em preventiva, nas audiências de custódia, nos casos em que haja fundada suspeita de participação do conduzido em facção criminosa.
Segundo o Enunciado 38, a necessidade de interrupção da atuação de integrantes de facção criminosa se enquadra no conceito de garantia da ordem pública, sendo fundamentação suficiente para requerer a conversão da prisão em flagrante em preventiva durante a audiência de custódia. Já o Enunciado 39 assinala que a gravidade concreta do delito, como apreensão de arma de fogo longa, de grande quantidade de entorpecentes, a reiteração em condutas relacionadas ao tráfico de drogas ou a atitude de confronto armado contra agentes do Estado, bem como a prática de atos de intimidação pública (como a queima de veículos em vias públicas), é fator que indica o pertencimento a organização criminosa e pode justificar o requerimento da custódia cautelar para resguardar a ordem pública.
Os enunciados, que têm caráter orientativo e alinham a atuação dos membros do MPBA, foram aprovados na sessão em que os integrantes do Concrim destacaram a necessidade de uma ação coordenada e estratégica no combate ao crime organizado, reafirmando o papel do órgão como instância central de debate e aprimoramento das práticas institucionais.
Na reunião, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia sublinhou o valor da construção coletiva de consensos no fortalecimento da atuação ministerial. "Sempre fui um entusiasta desse trabalho coletivo, que respeita os princípios da independência funcional e da unidade, que nos reúne para discutir os temas mais caros à nossa atuação", afirmou Maia. Para ele, o Concrim é, nas suas palavras, um “farol” que ilumina a atuação criminal do Ministério Público, especialmente frente às mudanças trazidas pelo Juiz de Garantias, que prometem impactar profundamente o sistema de justiça criminal. “O debate democrático é essencial para o aperfeiçoamento do nosso trabalho”, reiterou, apontando para a importância de uma atuação integrada entre os membros do Ministério Público.
O procurador de Justiça Adriani Pazelli, presidente do Concrim, reforçou o papel do Juiz de Garantias na busca por uma justiça mais equânime e eficiente. Ela afirmou que cabe aos procuradores e promotores estarem na vanguarda desta nova realidade processual. O membro do Conselho Nacional de Justiça, João Paulo Santos Schoucair realizou palestra e alertou sobre a necessidade do Ministério Público reafirmar seu protagonismo diante das transformações em curso: “Nosso maior desafio é assumir o papel central na ação penal e se preparar estrategicamente para atuar junto ao Juiz de Garantias”, afirmou, frisando a urgência em enfrentar o que chamou de “impunidade sistêmica”.
Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminall (Caocrim) e secretário-executivo do Concrim, o promotor de Justiça Adalto Araújo Júnior destacou os efeitos nefastos da violência gerada pela expansão de facções criminosas na Bahia, que, segundo ele, ameaçam a estabilidade do estado democrático de direito. Para Adalto, os novos enunciados são instrumentos essenciais para orientar o trabalho do Ministério Público neste cenário desafiador. Já Hugo Casciano de Sant'Anna, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp), pontuou que os enunciados aprovados representam um esforço conjunto na busca por soluções que fortaleçam a atuação do MP. "Esse é o objetivo do Concrim: juntos, construirmos as respostas necessárias para os desafios que estão à nossa frente", concluiu.
O corpo do suspeito foi removido do necrotério da UPA para o IML de Barreiras
No final da manhã desta quinta-feira, 21, por volta das 11h, durante a realização da OPERAÇÃO FORÇA TOTAL, uma guarnição da CIPE CERRADO recebeu a informação que uma dupla, à bordo de uma moto azul, estaria transportando uma carga de drogas para o bairro Jardim das Acácias, em LEM.
A equipe policial deslocou para o local indicado, visando confirmar a informação. Ao chegar ao local, os dois homens foram avistados, um deles com uma mochila nas costas e outro carregando um volume na cintura. Ao perceberem a presença da polícia, os homens abandonaram a motocicleta e correram em direção a uma construção.
Ao acessar o local para onde os homens fugiram, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo, fazendo-se necessário o revide à injusta agressão. Ao cessarem os disparos, um homem restou ao solo, alvejado, com uma pistola ao seu lado, sendo imediatamente socorrido, ainda com sinais vitais para a UPA, onde seu óbito foi constatado.
O outro homem fugiu saltando muros da vizinhança e não foi localizado. A motocicleta abandonada pela dupla e a arma usada contra os policiais pelo resistente foram apresentadas no DISEP, onde foi realizado o procedimento legal.
MATERIAIS APREENDIDOS:
Uma pistola de marca Taurus, calibre 32 auto, com duas munições intactas;
Uma moto honda CG Fan.
RESISTENTE: Homem de 27 anos.
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
Com o nosso rastreador, você mantém controle total, até mesmo nas áreas mais remotas, sem cobertura de sinal. Nossa tecnologia avançada garante segurança e monitoramento 24h, onde quer que esteja sua frota ou equipamento!
🔒 Diferenciais Exclusivos:
Rastreamento em locais sem sinal;
Monitoramento 24/7 em tempo real;
Proteção reforçada para seu negócio.
Garanta eficiência, segurança e tranquilidade em qualquer terreno!
Global System Rastreamento 24h
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱0800 606 8000 (WhatsApp)
#TecnologiaAvançada #Monitoramento24h #RastreamentoSemSinal #SegurançaNoCampo #GlobalSystemRastreamento
A Reitoria, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB, lança a 14ª edição do Projeto Luzes de Natal. Neste ano, a iniciativa inaugura parceria com a Campanha nacional Natal sem Fome, da ONG Ação da Cidadania.
Com o tema “O afeto transforma vidas”, o projeto propõe uma grande mobilização estadual ressoando dos 27 campi unebianos, a partir de ações de combate à fome e a valorização do afeto, ampliando a abrangência da Campanha Natal sem Fome, na Bahia.
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, reforçou a importância da parceria entre o projeto Luzes de Natal da UNEB e a Campanha Natal sem Fome, e destacou a relevância dessas ações também no combate à insegurança alimentar.
“O ato de doar vai além de um simples gesto de generosidade, é uma ação que envolve diversos aspectos de solidariedade, justiça social, sustentabilidade e bem-estar coletivo. A doação tem o potencial de transformar vidas ao garantir que os mais vulneráveis tenham acesso a uma alimentação saudável e digna”, refletiu a reitora.
Raimundo Barbosa, coordenador executivo da Ação da Cidadania – Comitê Salvador, celebrou a adesão da UNEB ao Natal sem Fome. “Com o apoio da UNEB ampliamos exponencialmente nossa presença no interior do estado, com novos postos de arrecadação nas 27 cidades onde a universidade possui campus. Assim, conseguiremos atender ainda mais pessoas, de diferentes regiões da Bahia, chegando cada vez mais perto de quem precisa.”, destacou
A proposta para 2024 é acolher instituições que trabalham com crianças, como casas de acolhimento ao menor, lares de crianças, associações de esporte e lazer, creches.
Cada departamento da universidade, na capital e no interior, será ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis doados pela comunidade acadêmica e público externo. As doações serão encaminhadas para as instituições acolhidas pelo projeto Luzes de Natal, localmente.
Para participar da campanha, basta procurar o posto de coleta em um dos departamentos da universidade (ver lista de postos de coleta) e fazer a sua doação entre os dias 22 de novembro e 20 de dezembro.
Entre as ações previstas pelo Projeto Luzes de Natal está o DIA LUZ. Trata-se do momento de culminância do projeto, no qual visitamos a instituição acolhida para um momento festivo e amoroso, com interação lúdica com as crianças, brincadeiras, atividades culturais, lanche.
“O afeto também está no ato de brincar, está na ludicidade do encontro. Por isso, no DIA LUZ, contaremos com a participação de todas as brinquedotecas da UNEB, na capital e interior do estado, que irão desenvolver atividades que valorizam a infância, como contação de histórias, música, dança, arte, teatro, oficinas”, detalhou Wânia Dias, assessora de Comunicação da UNEB.
Papai Noel dos Correios – Neste ano também estimulamos a participação da comunidade acadêmica na Campanha Papai Noel dos Correios.
A iniciativa consiste na adoção de cartinhas enviadas por crianças em vulnerabilidade social com pedidos de presentes natalinos. Confira no site https://blognoel.correios.com.br/adocao/ se a sua cidade teve cartinhas recebidas pelos correios e faça a sua adoção online.
Confira a lista de postos de arrecadação de alimentos não perecíveis da UNEB na Bahia:
Campus Salvador
Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET)
Departamento de Educação (DEDC)
Departamento de Ciências da Vida (DCV)
Departamento de Ciências Humanas (DCH)
Endereço: Avenida Silveira Martins, 2555, Cabula.
Campus Alagoinhas
Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET)
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Rodovia Alagoinhas / Salvador, BR 110.
Campus Juazeiro
Departamento de Ciências Humanas (DCH)
Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS)
Endereço: Av. Dr. Chastinet Guimarães, s/n – São Geraldo.
Campus Jacobina
Departamento de Ciências Humanas (DCH)
Endereço: Av. J.J. Seabra, 158 – Bairro Estação.
Campus Santo Antônio de Jesus
Departamento de Ciências Humanas (DCH)
Endereço: Loteamento Jardim Bahia, s/n.
Campus Caetité
Departamento de Ciências Humanas (DCH)
Endereço: Av. Contorno, s/n.
Campus Senhor do Bonfim
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Rodovia Lomanto Junior, BR 407, Km 12.
Campus Paulo Afonso
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Rua do Gongorra, 503.
Campus Barreiras
Departamento de Ciências Humanas (DCH)
Endereço: BR 242, Km 4 – Loteamento Flamengo.
Campus Teixeira de Freitas
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Loteamento Jardim Caraípe, Av. SS, s/n.
Campus Serrinha
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Rua Álvaro Augusto, s/n – Rodoviária.
Campus Guanambi
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Bairro Ipanema.
Campus Itaberaba
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Rua Doutor Orman Ribeiro dos Santos, s/n.
Campus Conceição do Coité
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Av. Luís Eduardo Magalhães, 988, Jaqueira.
Campus Valença
Departamento de Educação (DEDC)
Endereço: Rua Cecília Meireles, s/n, Centro.
Campus Irecê
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Rua Tiradentes, 54.
Campus Bom Jesus da Lapa
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Av. Agenor Magalhães, s/n – Bairro Amaralina.
Campus Eunápolis
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Praça Centauro, 305 – Centauro.
Campus Camaçari
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Rodovia BA 512, Km 1.5 – Bairro Santo Antônio.
Campus Brumado
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Avenida Lindolfo Azevedo Brito, 1170, Rodovia Brumado – Livramento, Km 001.
Campus Ipiaú
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 769 – Centro.
Campus Euclides da Cunha
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Rua Enock Canário de Araújo, s/n – Jeremias.
Campus Seabra
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Rua Justiliano Costa, s/n – Boa Vista.
Campus Xique-Xique
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT)
Endereço: Rua Professor Carlos Santos, 601, Zona do Hospital.
Campus Lauro de Freitas
Departamento Multidisciplinar de Ciências e Educação (DMCE)
Rua Carlos Alberto de Oliveira, 258B – Parque Santa Julia
R. Ver. Jone Kiss, 258 – Parque Santa Julia.
Campus Intercultural Opará
Rodovia BR-110, Km 94, em Jeremoabo.
Campus Avançado Canudos
Avenida JK, S/N, Centro.
A abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras, anunciada nesta quarta-feira (20), durante encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, representa um novo capítulo para a fruticultura baiana. Com essa conquista, o estado, segundo maior exportador de uvas do Brasil, após Pernambuco, tende a consolidar sua posição como um dos principais produtores e exportadores da fruta no País.
Em 2023, a Bahia exportou 22 mil toneladas de uvas para destinos como Europa e Estados Unidos, movimentando mais de US$ 54 milhões de dólares. Com a abertura do mercado chinês, um dos maiores consumidores de uvas premium do mundo, a expectativa é que esses números aumentem significativamente, tendo em vista que, no ano passado, a China desembolsou cerca de 480 milhões de dólares para comprar a fruta de outros países.
"A China é um mercado estratégico para a agricultura baiana e vamos acrescentar a esse rol a nossa uva. Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado, produtores e entidades do setor", afirma o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, que acrescenta: "com o apoio de políticas públicas e investimentos em tecnologia, estamos preparados para atender à demanda chinesa e fortalecer ainda mais o nosso agronegócio."
Com até duas safras e meia colhidas de uva por ano, o Vale do São Francisco, principal região produtora da fruta na Bahia, se destaca pela alta qualidade de sua produção, que atende aos mais rigorosos padrões internacionais. A região possui uma infraestrutura moderna e produtores altamente qualificados, capazes de garantir a produção contínua, com fitossanidade atestada e a entrega de produtos frescos e saborosos aos consumidores.
Os produtores de algodão da Bahia deram início, neste dia 21 de novembro, ao plantio da safra 2024/2025 na região oeste do estado. No sudoeste, o calendário foi antecipado, com os trabalhos começando em 1º de novembro. Após a colheita da safra 2023/2024, que obteve resultados expressivos, foi respeitado o período do vazio sanitário, essencial para eliminar restos de cultura e plantas daninhas, além de permitir a recomposição do solo.
Na safra anterior, a Bahia cultivou uma área total de 345.431 hectares, com uma produção de 691,4 mil toneladas de pluma. Desse total, 247.609 hectares (71,68%) foram destinados à área de sequeiro, enquanto 97.821 hectares (28%) foram irrigados. A produtividade média foi de 325,45 arrobas de algodão em caroço por hectare, resultando em 2.001 kg de pluma por hectare, de acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
Para a nova safra, que deve ser encerrada até 10 de fevereiro de 2025, a expectativa é positiva. “Este ano, as chuvas estão dentro da normalidade, o que é um fator determinante para o sucesso da safra. Considerando os preços baixos do algodão no mercado, alcançar boa produtividade é essencial para que a cultura continue viável. Nesse cenário, o clima favorável é determinante para garantir margem ao produtor”, destaca o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.
Segundo ele, o trabalho que os produtores vêm realizando ao longo dos anos também é um fator a ser considerado para uma entrega de qualidade. “Os produtores baianos vêm demonstrando um alto nível de profissionalização, com investimentos consistentes em tecnologia, pesquisa e práticas sustentáveis. Esse comprometimento tem sido fundamental para entregar um algodão de alta qualidade, atendendo às exigências do mercado nacional e internacional. Esse esforço, aliado ao clima favorável, até o momento, nos traz uma expectativa promissora para esta safra”, conclui Bergamaschi.
Quanto à área destinada ao cultivo nesta safra, ainda há expectativa de crescimento, mas os números exatos serão definidos conforme a evolução do plantio.
A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (21) o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições de 2022. #CNNBrasil
Se respondeu "sim" a qualquer um desses sintomas, é hora de cuidar da sua visão!
👁️ Agende agora mesmo um exame de vista e descubra se você precisa de óculos. Ver o mundo com clareza é essencial para sua qualidade de vida.
Marque sua consulta hoje mesmo!
Dra. Márcia Ribeiro - Médica Oftalmologista
Central de marcação:
77 3628.1886 - 77 3628.7491 - 77 99823.9905
Luís Eduardo Magalhães –Bahia
#oftalmologista #oftalmologia #olhos #saudeocular
RAMPAGE 2.0 HURRICANE 4 TURBO R/T
2023/2024
R$ 239.900,00
S10 LTZ CD 2.8 4X4 AUT
2022/2023
Condições especiais
TERRITORY 1.5 TITANIUM AUT
2020/2021
R$ 119.900,00
TRAILBLAZER 2.8 PREMIER 4X4 DIESEL AUT
2019/2020
R$ 179.900,00
TRACKER 1.0 TURBO FLEX LT AUT
2021/2022
R$ 102.900,00
TRACKER 1.0 TURBO FLEX LTZ AUT
2023/2024
R$ 124.900,00
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Barreiras, por meio da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio – EMMAS, promoveu nesta semana, nos dias 18 e 19, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, a apresentação de recitais de música em comemoração ao encerramento do ano letivo da escola e para festejar o aniversário de 35 anos da Banda Municipal 26 de Maio.
Na programação aconteceram dois recitais, um que contou com a apresentação musical dos alunos e professores da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio e o outro foi marcado pela apresentação do repertório filarmônico com a Banda Municipal 26 de Maio, para celebrar os seus 35 anos de existência, além da apresentação dos alunos e professores da EMMAS.
Durante o recital os mais de 45 alunos tocaram instrumentos diversos, como, violão, violino, teclado, percussão, além do acompanhamento dos alunos da Classe de Canto Coral, com 35 adultos e 20 crianças, um total de 55 cantores, que cantaram e tocaram um repertório bem eclético, passando pelo Forró, MPB, Gospel e música Clássica.
Para o diretor da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, “os recitais tiveram o propósito de mostrar o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Música e também celebrar o aniversário da Banda Municipal 26 de Maio, extravasando para o público todo o potencial artístico e musical desenvolvido na escola”, ressaltou Marcio Carvalho, professor regente dos coros e coordenador pedagógico da EMMAS.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Concessionária Ilumina Barreiras, iniciou mais uma etapa do projeto de modernização, manutenção e telegestão da iluminação pública. Desta vez, a ação foca na substituição de refletores convencionais por modelos de LED em quadras poliesportivas e campos de futebol da cidade, o que além de proporcionar segurança para a prática de esportes no período noturno, irá proporcionar até 65% de economia de energia por local.
Os trabalhos começaram na última sexta-feira (15), na quadra poliesportiva do bairro Boa Sorte, cuja modernização já foi concluída. Ao todo, 17 quadras e campos, tanto na sede quanto na zona rural de Barreiras, serão beneficiados com a nova iluminação. “Esses são os espaços previstos no nosso contrato, mas estamos avaliando a possibilidade de incluir novos projetos”, afirma o gestor da concessionária, Alan Pereira.
O prefeito Zito Barbosa trabalha com a expectativa de concluir as melhorias em todos os equipamentos até o dia 15 de dezembro. “Desde o início da Parceria Público-Privada (PPP), que é pioneira na região, já modernizamos mais de 90% da iluminação pública na sede do município, com a implantação das novas luminárias de LED. E agora estamos avançando para a zona rural, proporcionando mais segurança, eficiência energética e qualidade de vida para a nossa população. Essas intervenções nos equipamentos esportivos são fundamentais pois possibilitam a prática das atividades esportivas a noite com toda segurança”, pontuou o prefeito.
A equipe Gaha Handebol/ Seleção de Luís Eduardo Magalhães, conquistou o segundo lugar no Brasil Master CUP Nordeste, competição realizada nos dias 15 e 16 de novembro, em Natal (RN).
A trajetória do time luiseduardense foi marcada por um excelente desempenho, com quatro vitórias até a final, contra equipes de Alagoas, Ceará, Mossoró e Mato Grosso do Sul. No confronto da final, perdeu em um placar apertado para a equipe de São Luís 14 X 13.
O Brazil Master CUP Nordeste é o maior campeonato de Handebol master do país, e em 2024 reuniu 1.464 atletas e 81 equipes.
De 06 a 08 de dezembro, a seleção vai disputar o Campeonato Baiano de Handebol, com a expectativa de título.
Projeto Seleções
Os atletas fazem parte do Projeto Seleções da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, que oferece de forma gratuita a formação de base, o aperfeiçoamento dos atletas, e a descoberta de novos talentos, por meio do treinamento continuado nas modalidades de Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Basquete.
A Secretaria Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães, divulgou o cronograma de Matrículas para o ano letivo de 2025, por meio da portaria N° 001/2024. O documento estabelece as normas e os procedimentos de rematrícula, transferência entre unidades e para a inscrição de novos alunos.
O processo de matrícula iniciou ontem (18), de forma presencial e segue até a próxima sexta-feira, dia 22, com a rematrícula dos alunos da própria unidade escolar. Lembrando que amanhã, dia 20 de novembro é feriado, por esse motivo, não haverá atividade nas escolas.
Nos dias 25 e 26 de novembro, inicia-se a matrícula on-line, através do portal www.matriculalem2025.com.br, dessa vez entre escolas municipais, para alunos que estão saindo do Maternal II para o Pré I e do Pré II para o 1° ano.
De 11 a 13 de dezembro, também on-line , será a vez dos alunos do 2º ano que irão para o 3º ano, e 5º ano, que irão para o 6º ano.
De 09 a 10 de janeiro de 2025, acontecerá a transferência por terminalidade. E de 13 a 14 de janeiro, a transferência de alunos por interesse próprio. De forma presencial.
A matrícula de alunos novos prioritários nas creches Maternal I e II, acontecerá no dia 15 de janeiro de 2025, também de forma on-line (alunos prioritários são aqueles beneficiários do Programa Bolsa Família). Nos dias 16 e 17 será a vez dos alunos novos nas creches Maternal I e II. Também nos dias 16 e 17 de janeiro de 2025, acontecem as matrículas de alunos novos nas demais séries/modalidades de ensino.
Importante: Os alunos novos que queiram ingressar no ano letivo de 2025, deverão fazer a matrícula pelo site www.matriculalem2025.com.br . O portal abrirá pontualmente às 08h da data de início de matrícula para alunos de Maternal Prioritários (15/01/2025) e fechará às 18h de cada dia, e nos dias (16/01/2025) até o encerramento (17/01/2025), de acordo com cada modalidade de matrícula.
Documentação para alunos novos ou transferidos por interesse próprio
Educação Infantil- Modalidade Creche e Pré-Escola:
Do Aluno: 1- 03 fotos 3 X 4 recentes; II- Certidão de Registro Civil ou Cédula de identidade; III- CPF; IV- Cartão do Bolsa Família - NIS V- Cartão do SUS; VI- Cartão de vacina; VII- Relatório ou laudo médico para os casos de estudantes com deficiências ou transtornos.
Do Responsável: I- CPF; II- RG; III- Comprovante de Residência; IV- CEP da Rua; V- Comprovante do trabalho; VI- Cartão do CadÚnico. Original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; lI- 02 fotos 3 X 4 recentes; III- Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; IV- CPF; V- Cartão do Auxílio Brasil/Bolsa Família - NIS; VI- Cartão do SUS; VIl- Comprovante de Residência para todos os estudantes; VIII- CEP da Rua. IX- Relatório ou laudo médico para os casos de estudantes com deficiências ou transtornos.
Educação Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; lI- 02 fotos 3 X 4 recentes; III- Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; IV- CPF; V- Cartão do Bolsa Família - NIS; VI- Cartão do SUS; VIl- Comprovante de Residência para todos os estudantes; VIII- CEP da Rua. IX- Relatório ou laudo médico para os casos de estudantes com deficiências ou transtornos.
Calendário de Matrículas
18 a 22 de novembro 2024 - Rematrícula dos alunos da própria unidade escolar. (Lembrando que dia 20/11 é feriado);
25 e 26 de novembro 2024 - Matrícula de alunos entre escolas municipais: alunos do maternal II que irão para o Pré I e alunos do Pré II que irão para o 1º ano. (On-line);
11 a 13 de dezembro de 2024 - Matrícula entre escolas municipais: alunos do 2º ano Esc. M. Claudio Rogério que irão para o 3º ano e 5º ano que irão para o 6º ano. (On-line);
De 09 a 10 de janeiro de 2025 - Transferência por terminalidade 9º ano. De forma presencial.
13 e 14 de janeiro de 2025 - Transferência de alunos por interesse próprio. De forma presencial.
15 de janeiro de 2025 - Matrícula de alunos novos PRIORITÁRIOS em creches maternal I e maternal II. (Conforme Art. 35) (On-line);
16 e 17 de janeiro de 2025 - Matrícula de alunos novos em creches maternal I e maternal II. (On-line);
16 e 17 de janeiro de 2025 - Matrícula de alunos novos nas demais séries/modalidades de ensino. (On-line).
21
Nov/24 |
HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia! |
No mês dedicado ao combate e prevenção à surdez, o Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, ressalta a importância das campanhas para informar e conscientizar a população sobre os problemas auditivos, sobretudo a surdez adquirida. Essas ações visam prevenir, identificar e tratar este tipo de deficiência presente em mais de 10 milhões de pessoas no país, cerca de 5% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A surdez pode ter diferentes graus e tipos, e pode ser congênita ou adquirida, sendo responsável por consequências danosas ao indivíduo, desde falhas na comunicação, problemas de saúde e principalmente má qualidade de vida, afetando o desenvolvimento intelectual em diferentes idades. No Hospital do Oeste, a otorrinolaringologista Lívia Gonzaga trata diversas causas de perdas auditivas e afirma que as mais comuns são a perda pelo avanço da idade; os ruídos excessivos; as medicações ototóxicas, isto é que podem causar danos aos nossos ouvidos, comprometendo a audição ou causando zumbido; e as infecções e tumores.
Segundo a médica, é importante identificar se está ocorrendo a perda auditiva e explica que essa “identificação se inicia por parte do próprio indivíduo ou por familiares próximos, seja por dificuldade em ouvir de um, ou dos dois lados. Em crianças é um pouco diferente: os pais percebem falta de atenção, seja em casa ou na escola. Os sintomas são mais sutis. No entanto, são necessários exames para avaliação e o mais comum é a audiometria, um exame simples mas que depende da resposta do paciente. Caso o paciente não consiga responder a esse exame são realizados outros mais complexos”, sinaliza Lívia.
Tratamento – Tratar a surdez requer avaliação apurada de cada causa. Existem perdas auditivas que são reversíveis por meio de cirurgias, porém, na maioria dos casos, a perda auditiva é irreversível. Nestes casos, os especialistas orientam a utilização do amplificador sonoro (aparelho auditivo). Por isso, a prevenção é de grande importância, seja na gestação, com a realização do pré-natal; ou na adolescência, com a aplicação da vacina contra a rubéola, doença perigosa na forma congênita e que pode deixar sequelas irreversíveis no feto da futura mãe, a exemplo da surdez. Como forma de prevenir a surdez, vale destacar ainda o teste da orelhinha nos recém-nascidos.
Lívia Gonzaga sinaliza ainda para a atenção que devemos ter ao coçar o ouvido: não utilizar objetos pontiagudos, como palitos de dentes, chaves, caneta, grampo de cabelo e até mesmo cotonetes. Para trabalhadores expostos a ruídos, a médica indica a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI). Por fim, com relação às crianças, Livia enfatiza que é muito importante observar algum atraso no desenvolvimento da fala, indicativo para problemas auditivos.