01
Ago/15 |
Em noite histórica, Luís Eduardo Magalhães inaugura seu Centro Cultural |
O Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, inaugurado nesta sexta-feira, 31 de julho, está localizando na Avenida Enedino Alves da Paixão
Durante a inauguração houve exposição de artes da artísta plástica de LEM, Leia Puton e sua mãe Noemia Schimitt
Além de salas para as oficinas artísticas, biblioteca e auditório, o Centro Cultural conta com uma Sala da Memória, para registro da história da cidade
A secretária Janne Scholsser e o prefeito Humberto Santa Cruz no descerramento da placa inaugural do Centro Cultural de LEM
A Escola de Música e futura Orquestra de LEM também fez sua apresentação
A Biblioteca Municipal recebeu sua primeira contribuição com exemplares de livros de escritores locais
Teve teatro na inauguração do Centro Cultural com o Grupo Gambiarra Dellart
Em 15 anos de emancipação, Luís Eduardo Magalhães cresceu e atraiu pessoas de vários lugares do país e do mundo dispostas a criar raízes na cidade. O diferencial é que ela continua surpreendendo e demonstrando, através da diversidade cultural promovida por essa mistura, sua verdadeira identidade. Prova disso foi a inauguração do Centro Cultural, na noite desta sexta-feira, 31, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
“Luís Eduardo não para de surpreender. Estamos vivendo hoje uma noite histórica. Um marco para a cultura de nossa cidade, que através de toda sua diversidade cultural constrói sua própria identidade”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz.
Também participaram do ato inaugural a secretária de Cultura e Turismo Janne Scholsser, e também os secretários de Governo, Renato Faedo; Administração e Finanças, Sérgio Verri, Educação, Marli Cenci; Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz; Saúde, Werther Brandão; Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar; Infraestrutura, Waldemar Lobo; Indústria e Comércio, Sérgio Pitt; a Chefe de Gabinente, Rosa Sthalke e os vereadores Zezé da Farmácia e Deusdete Petronilo.
O Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães conta com salas de música, teatro, capoeira, dança, artesanato, biblioteca, memorial, uma sala multimídia para realização de workshops e exibição de vídeos e um auditório com palco para apresentações culturais, palestras e eventos culturais em geral. Para a secretária de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães, Janne Schlosser, a inauguração deste Centro Cultural representa um avanço para o município. “A partir de agora, a população contará com um local próprio para o desenvolvimento de toda diversidade cultural existente na cidade”, observou.
A inauguração contou com apresentações culturais das oficinas artísticas da Secretaria de Cultura e Turismo, do Quinteto de Metais do Nucleo Estadual de Orquestra Juvenil e Infantil da Bahia (NEOJIBA); do Quarteto de Cordas do Projeto Santo Antônio, do município de Conceição do Coité/BA; do Grupo Teatral Gambiarra Dellart e da Escola de Ballet Class, além dos alunos da escola de música e que integraram a futura Orquestra Municipal.
Durante a inauguração também houve exposição de pinturas das artísticas plásticas Leia Puton e Noemia Schimitt e exposição literária com escritores de Luís Eduardo Magalhães, que na oportunidade farão o lançamento do livro Fragmentos, primeiro escrito 100% por autores da cidade. No final o grupo de autores doou exemplares de suas obras para a Biblioteca Municipal.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Luís Eduardo Magalhães informa que a partir da segunda-feira, 03 de agosto, o Centro Cultural estará aberto recebendo inscrições para os cursos de artesanato, dança, música, capoeira e teatro. Os interessados em fazer doações para o memorial da cidade ou para a Biblioteca Municipal também podem procurar o novo espaço cultural da cidade. O Centro Cultural está localizado na Avenida Enedino Alves da Paixão, na antiga Casa Campos.