Por volta das 20h30 de quinta-feira, 29, a CIPE CERRADO desencadeou uma operação para inibir assaltos cometidos por elementos utilizando motocicletas. Diversas motociclistas, em todos os bairros da cidade, foram abordadas e feitas as devidas verificações.
Após o término da operação, ainda foram conduzidas até a delegacia, 23 motocicletas e seus respectivos condutores.
A operação foi considerada um sucesso, já que com essas medidas os números de assaltos na cidade diminuem de maneira significativa. Transmitindo uma maior sensação de segurança para os cidadãos de Luís Eduardo Magalhães.
A CIPE/Cerrado informou mais operações do tipo ocorrerão na cidade.
A estudante Odeide da Rocha Neves, 21 anos, natural de Bom Jesus da Lapa/BA, foi morta pelo namorado no município de Sítio do Mato, oeste da Bahia, na porta de sua residência, por volta das 11h40, no final da manhã de ontem, quinta-feira, 29.
De acordo com informações, o próprio namorado acabou assassinando a jovem após ter sido solto da cadeia onde estava preso justamente por ter agredido a jovem.
O autor do homicídio foi preso em Bom Jesus da Lapa e o corpo de Odeide foi encaminhado para o IML de Barreiras onde foi necropsiado e liberado.
O vice-prefeito e secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Marcos Alecrim assumiu na manhã desta sexta-feira, 30, o posto de “prefeito em exercício” do município de Luís Eduardo Magalhães, no período em que o prefeito Humberto Santa Cruz estiver ausente. Alecrim responderá pelo cargo até o dia 10 de setembro, data prevista para o retorno de Humberto.
No seu primeiro ato como prefeito em exercício, Alecrim participou do workshop sobre Logística Portuária na sede da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em Barreiras.
Logo após, visitou o sub-comandante do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), Major Galvão, para solicitar apoio nas comemorações do feriado de 7 de setembro no município. O Exército confirmou presença na festividade.
Pedro Cavalcante Araújo produz cachaça e vai participar do Encontro Internacional de Negócios, em Fortaleza, entre os dias 2 e 4 de outubro. Ele ainda vai participar ainda do EINNE em busca do mercado internacional
Já são oito anos fornecendo cachaça para cidades da Bahia e de Goiás. Mas, para o empresário Pedro Cavalcante de Araújo, é possível ir mais longe. “Agora, quero exportar.” E o empresário não vai medir esforços para isso. Ele vai aproveitar a oportunidade de participar do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), que acontece de 2 a 4 de outubro, em Fortaleza, no Centro de Negócios do Sebrae Ceará.
O engenho onde é fabricada a cachaça Cotegipana fica a 30 km da cidade Cotegipe, na zona rural, à beira do Rio Grande, oeste da Bahia. Por ano, são produzidos 40 mil litros de cachaça. Mas Pedro Cavalcante deseja dobrar a produção no período de um ano.
Hoje, ele conta com 15 colaboradores que participam do processo de produção da cachaça e ajudam na administração da empresa. Pedro sabe que para exportar vai ser preciso investir no negócio. A participação no EINNE vai fornecer orientações para ele ampliar a visão empresarial. “Quero encontrar compradores que sejam os principais divulgadores do meu produto nos países de origem. É objetivo da empresa chegar ao mercado internacional e vamos nos esforçar para isso”.
A XVII edição do EINNE, realizado pelo Sebrae, tem o objetivo de fomentar o comércio internacional por meio da promoção de contatos diretos entre empresas compradoras e vendedoras estrangeiras e fornecedoras estabelecidas na região Nordeste para colaborar com a inserção das pequenas empresas no mercado internacional. Para o coordenador da Unidade do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o encontro facilita e promove a realização de negócios, tanto para compra e venda, quanto nas parcerias empresariais. “Trata-se de uma grande oportunidade para conhecer e passar a lidar diretamente com o mercado internacional”.
Os ofertantes são dos setores de casa e decoração, moda, beleza e saúde, alimentos e bebidas, construção civil e especo do importador.
Outras informações podem ser obtidas no Centro de Negócios do Sebrae Ceará, que fica na Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema, Fortaleza. Os contatos podem ser realizados pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (85) 3255-6651. O evento acontece, todos os dias, das 8h às 18h.
A última edição do EINNE foi realizada em Salvador, no ano passado. Na ocasião, foram gerados mais de R$ 2 milhões em negócios diretos e cerca de R$ 22 milhões em negócios futuros.
30
Ago/13 |
Abasteça no lugar certo! |
30
Ago/13 |
Elétrica Cerrado |
O material apreendido e os policiais da Cerrado que participaram da vistoria
Na tarde de ontem, sexta-feira, 29, a polícia civil da cidade de LEM solicitou o apoio da CIPE CERRADO para juntas realizarem uma revista geral nas dependências da carceragem da delegacia.
Após uma busca minuciosa, foram encontrados drogas, objetos para perfuração da parede, baterias, carregadores e cerca de 18 aparelhos celulares.
A polícia civil informou que vai continuar realizado revistas periódicas com o apoio da CIPE/Cerrado para evitar futura fugas e a entrada de objetos e drogas na carceragem.
O carro ficou destruído
A polícia militar de Roda Velha também registrou o acidente
Um acidente ocorrido no final da madrugada desta sexta-feira, 30, na BR 020, na altura de Roda Velha, deixou uma pessoa morta.
Valmir Moreira da Cruz conduzia um Fiat Uno, placa JKB 7136/Brasília, quando cochilou em uma curva. O veículo saiu da pista e capotou.
Maria do Carmo de Brito Castro, esposa de Valmir, acabou morrendo no acidente.
O casal viajava de Brasília para Baianópolis.
A polícia militar de Roda Velha foi ao local do acidente e depois acionou a polícia rodoviária federal para que a ocorrência fosse registrada.
Valmir Moreira da Cruz, que conduzia o carro, não se feriu.
Vanderlei Ferreira falou sobre diversos temas
O empresário Vanderlei Ferreira gravou uma entrevista com os repórteres Sigi Vilares e Edvaldo Braga na qual ele fala sobre a permuta de terras com o poder executivo. Ferreira revela que a área que está sendo permutada com a prefeitura não é sua.
A entrevista vai ao ar no programa “Mundial Notícias” da Rádio Mundial a partir das 11h30. Confira os principais trechos da entrevista.
Cemitério
Quando chegamos nesta cidade há 36 anos e tivemos o prazer de fundá-la não havia local para enterrar as pessoas que aqui faleciam. Resolvemos então ceder provisoriamente em uma das quadras da Carig, mas que futuramente seria mudado para outro lugar. Com isso, o cemitério ficou em nome da Carig. Eu já questionei algumas vezes para fazer um ato solene para que essa área fosse doada com escritura para a prefeitura, mas até hoje nunca foi feito isso. Eu estou pronto para fazer em nome da Carig.
Vanderlei contou que não só área da igreja será doada, mas que sua família vai ajudar a construir a igreja católica do Cidade Universitária
UPA
Logo que fizemos o Loteamento Mimoso do Oeste, a gente reservou uma área de 27 mil metros quadrados onde iria ser a administração pública, no caso a Câmara e a prefeitura. Esse terreno, quando foi fundado o Jardim das Acácias, pelo Oziel e pelo Jacó Lauck, essa área deixou de ter importância da forma que ela foi fundada. Então essa área voltou para a Carig.
Como foi construída a UPA nessa área, a gente mais uma vez demonstrou a nossa boa vontade e com uma ação ganha para despejo da UPA convidamos Humberto Santa Cruz para que a gente desse baixa na ação e transferíssemos a área para a prefeitura com escritura. Nós temos tudo isso documentado.
APAE
Quando eu notifiquei a APAE foi para legalizar a área e não para tomar. Por que eles fazem um trabalho muito bonito e tem que ser ajudado.
Igreja Luterana
É o mesmo caso da APAE, notifiquei para regularizar e não para tomar.
Igreja Católica do Cidade Universitária e permuta de áreas
Assim que foi cogitado a vinda da CONAB para LEM, começamos procurar algumas áreas. Existiam várias áreas e vários empresários querendo doar as áreas. Tinha área no centro industrial, a CONAB não quis. A AIBA tentou levar para o Cerradão, sentido Barreiras, mas com a ajuda do Júlio Busato, que é o presidente da AIBA que também cooperou para trazer a CONAB para LEM, começamos a procurar algumas áreas. Detectamos junto com o pessoal da CONAB que uma área da Golmur, na saída para Brasília, seria a ideal. Iniciei então um trabalho para convencer a Golmur a vender essa área, pois eu conheço o seu Ricardo, dono da Gormul. Demorei uns 20 dias para convencê-lo a vender essa área.
Depois avisei o prefeito que o Ricardo havia decidido vender a área. Mas para isso deveria ocorrer a permuta, pois não haveria dinheiro em jogo, apenas uma troca de área. Então o pessoal da prefeitura começou a avaliação das áreas. Eu sugeri uma área atrás do Posto Ursa e outra área no Cidade Universitária. Mas a área atrás do Ursa foi mal interpretada e a área do Cidade Universitária teria que ser uma área maior.
Mas, no Cidade Universitária, onde vai ser doada essa área, eu, meus irmãos e minha mãe, vamos formalizar a doação da área para a igreja católica e ainda vamos ajudar a construir. Isso não envolve nada do pedaço da área onde a Golmur, não eu, recebeu a área.
A entrevista
A entrevista completa vai ao ar hoje na Rádio Mundial FM 91,3 a partir das 11h30. Você também pode ouvir através do site: www.mundial91.com.br
30
Ago/13 |
Ferro e Aço tem nome! |
30
Ago/13 |
Seu móvel novo está nas Casas Baiana |
Polícia Militar e SAMU no local
O corpo do adolescente
A casa onde o corpo foi encontrado
O adolescente Rosivanio Lima Ramos, de 15 anos, foi encontrado morto por enforcamento, por volta das 13h25 desta quinta-feira, 29, no povoado Rio de Ondas, cerca de um quilometro do posto da Polícia Rodoviária Federal, em Barreiras.
Segundo informações, o adolescente foi encontrado em um dos cômodos de uma residência que estava em construção ao lado de outra casa que pertence à família da vítima.
A família acionou uma equipe médica do SAMU que chegou ao local e acabou constatando que a vítima já estava morta.
Uma equipe da polícia militar chegou ao local e guardou o corpo até a chegada das polícias civil e técnica para fazer a perícia que vai analisar o caso e investigar se o adolescente teria cometido um suicídio.
Foi encontrada ao lado do corpo, uma corda que estava pendurada no telhado da casa e sinais de enforcamento no pescoço do adolescente.
De acordo com a mãe do adolescente, Rosivanio aparentava estar bem e normal.
O corpo foi encaminhado pelo rabecão ao IML de Barreiras, para ser necropsiado.
O Prefeito Humberto Santa Cruz se reuniu na tarde desta sexta-feira, 29, no Hotel Solar Rio de Pedras com a impressa de Luís Eduardo Magalhães para esclarecer a permuta de uma área pública para construção do Armazém da CONAB. O projeto já foi votado e aprovado quase que por unanimidade pela câmara municipal.
“Fui procurado pela CONAB ainda em 2011, que já demonstrava interesse em uma área aqui para a implantação do armazém. Ofereci uma área pública que fica próximo ao setor industrial, mas devido o desnível do local, a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) rejeitou a doação. Já agora por último, devido à urgência imposta pela companhia que nos limitava em conseguir um local até o dia 30, oferecemos os fundos do posto Ursa para a Algodoeira GOLMUR que em troca nos daria uma área, cerca de 10 km do perímetro urbano, às margens da BR 020, mas um empresário já tinha invadido e murado o local. Dado aos fatos, a área já estava sendo alvo de intervenção do ministério público. Os vereadores por sua vez não quiseram permutar a área em questão. Procuramos com urgência um novo local e decidimos por permutar a área no Cidade Universitária. Uma área institucional que era destinada a construção de prédio público, tais como escola, creche ou até mesmo um PSF. Essa área nunca foi para construção de praça. Eu tenho outros locais no bairro onde vou construir sim praças, local para lazer e prédio publico. Eu sou o prefeito que mais fez praças aqui. Eu nunca permutaria um local destinado a praça e ao lazer dos moradores. Fiz tudo dentro da legalidade”, disse o prefeito.
Quando questionado pela reportagem sobre as acusações de compra dos vereadores o Prefeito Respondeu:
“Olha, oposição é oposição. Talvez a de Luís Eduardo acha que inventando infâmia, como a que eu ouvi da ultima sessão onde falaram que recusei uma verba de 24 milhões para a construção de um hospital, possa ganhar alguma coisa. São ridículas essas insinuações por parte da oposição. O trabalho deles é esse, eles tiveram a oportunidade durante oito anos de mostrar para o que veio. Cabe à população agora, comparar o que foi feito em oito anos e o que eu venho fazendo em cinco, pois ainda faltam mais três para que eu termine meu mandato, isso que é o mais importante”. Encerrou o prefeito.
30
Ago/13 |
A Habitat resolve! |
30
Ago/13 |
Chegou o que você precisava! |
30
Ago/13 |
Naturalmente sofisticado! |
Onde antes existia uma plantação de milho agora tem uma base de extração da Petrobras
O vereador Jarbas Rocha visitou o local...
...E conversou com Ademir Santana, fiscal de operações da Petrobras
A Petrobras está prestes a começar a extrair petróleo e gás do solo Luis-eduardense.
A empresa está em fase final de construção de um poço na qual espera extrair uma grande quantidade não só de petróleo, mas também do gás de xisto, um gás natural muito valioso nos Estados Unidos.
A Petrobras está construindo uma moderna estrutura na Fazenda Vitória, há cerca de 10 km do centro da cidade.
Diversos profissionais de diversos países trabalham em dois turnos para que em pouco tempo possa por a base para funcionar. “Aqui temos profissionais da Suiça, Espanha, Alemanha, Peru e Alemanha. Estamos trabalhando duro”, contou Ademir Santana Bispo, fiscal de operações da Petrobras.
O vereador Jarbas Rocha, líder do governo na câmara, visitou a base da Petrobras no final da tarde desta quinta-feira, 29. “Ter a Petrobras em nosso município é muito importante. Esperamos que tudo ocorra bem e que o petróleo e o gás sejam confirmados para podermos alavancarmos ainda mais a nossa economia”.
De acordo com informações, existiria uma reserva de gás natural no oeste da Bahia três vezes maior do que a da Bolívia.
A terra que trouxe os pioneiros do sul em busca de terras para o cultivo de grãos, em breve atrairá outros pioneiros em busca do ouro negro.
O recurso para construção do Hospital Municipal de Luís Eduardo Magalhães pode vir da securitização da dívida ativa do município. A informação foi dada pelo prefeito Humberto Santa Cruz na abertura da V Conferência Municipal de Saúde, realizada na tarde desta quinta-feira, 29, no auditório do Hotel Solar Rio de Pedras.
Esta é a segunda vez que o prefeito toca no assunto. A primeira foi durante a solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde Egon Riffel, na comunidade do Novo Paraná, na noite do sábado, 17.
“Estamos trabalhando na securitização da dívida ativa do município para fazer com que este recurso seja todo ele utilizado na construção do hospital”, afirmou. Segundo o prefeito o município possui um crédito público, decorrente de dívida ativa, de aproximadamente R$ 32 milhões. “A construção de um hospital representa um investimento muito elevado, aquém as possibilidades do município. Esta seria uma alternativa de viabilizar a construção do hospital nos próximos três anos”, disse. A dívida ativa, ou crédito público, são todos os valores que, independente de natureza jurídica, o Poder Público tem para receber de terceiros.
A possibilidade de utilizar o valor da dívida ativa para construção do Hospital Municipal, de certa forma, minimiza a dificuldade para obtenção de recursos Federais e Estaduais para a obra. “Temos de ter em mente que a construção do hospital é apenas o começo. É necessário, desde já, planejar como será a gestão deste hospital. Precisamos sim, pensar na sua construção, mas sem deixar de planejar a forma como esta unidade hospitalar será gerida”, continuou Humberto.
Aos participantes da V Conferência Municipal de Saúde, Humberto deu o recado: “Todos precisam participar, propondo soluções sobre como poderá ser viabilizado esse hospital. É preciso que fique claro que não é simplesmente construir a obra”.
29
Ago/13 |
Você nunca esteve tão bem longe de casa |
Com a sede da UFBA no centro fechada, a reunião foi na rua mesmo
O antigo padre Vieira é uma das sedes da UFBA na cidade
Parte dos alunos da UFBA se reuniu na manhã desta quinta-feira, 29, com a reitora Iracema Veloso em uma rua ao lado do antigo colégio Padre Vieira, uma das sedes da UFBA, no centro da cidade.
Os acadêmicos que participaram da reunião são os que não fazem parte da manifestação que bloqueou as duas sedes da UFBA em Barreiras. Tanto a do centro quando a da prainha.
Iracema na reunião argumentou que de fato não tira a razão dos acadêmicos fazerem suas manifestações. Porém, para resolver os pedidos argumentados pelos manifestantes é necessário lutar para que o governo, conforme a legislação, possa paulatinamente trazer os benefícios necessários, visto que existe uma burocracia a enfrentar.
A reitora disse ainda que não é promessa, mas está lutando para trazer para a UFBA, juntamente com a diretoria e o governo, vários benefícios que estruturarão a universidade, como: restaurante universitário, centro de conveniência, estação meteorológica, centro que recuperação área degradada, implantação de novos campus na região oeste da Bahia, nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória, onde completará o projeto da UFOB, além de outros projetos que poderão ser executados. Mas tudo isso não se pode estipular um prazo exato, mas são lutas constantes para que isto se torne uma realidade.
Não se sabe até quando ficará a sede da universidade trancada por parte dos acadêmicos, mas que a expectativa é que haja um acordo para que as aulas voltem à normalidade, mesmo com falta de alguns professores.
Adailson Barbosa Vieira, foragido da justiça preso pela polícia militar
Foi preso na manhã desta quinta feira, 29, por volta das 8h30, o foragido do complexo policial de Barreiras, Adailson Barbosa Vieira.
Segundo o soldado Naidson, que está no comando da guarnição 1011 do 10° BPM que prendeu o fugitivo, a prisão aconteceu depois que os policiais receberam uma denúncia anônima de que em uma residência na rua Pássaro Preto, no Conjunto Habitacional Rio Grande, havia um indivíduo comercializando entorpecentes.
Ao checar a denúncia foi constatado que a casa pertencia à senhora Neuraci Loiola Teles Magalhães, de 42 anos. A mulher, ao receber os policiais, negou as acusações, mas permitiu a entrada dos policiais no interior de sua residência onde após uma busca foi localizado em baixo de uma cama de um dos quartos uma quantidade de uma substância de um pó branco aparentemente cocaína, um frasco de lidocaína, cinco potes de pó Royal vazios e R$ 162.
Todo o material apreendido pelos policiais militares
Ainda de acordo com soldado Naidson, no momento em que o mesmo e sua equipe estavam no interior da residência, os policiais militares foram informados que o foragido Adailson estaria nas proximidades do local observando toda a movimentação.
Ao sair para averiguar, o soldado Naidson avistou o indivíduo que empreendeu fuga. Houve perseguição, tendo o acusado pulado vários muros de casas sendo alcançado na altura do bairro Morada Nova, onde foi preso.
Ao ser apresentado na delegacia, Adailson disse que estava se refugiando na casa de Neuraci e assumiu ser o dono de todo material apreendido ficando preso por tráfico de droga, além de responder por já ser foragido da justiça.
Neuraci, a dona da casa, também foi conduzida ao complexo policial para prestar esclarecimentos, ficando à disposição do delegado plantonista.
A polícia militar sabe que o combate ao tráfico de drogas é importante para reduzir a criminalidade
Essa é segunda apreensão de drogas que PM faz em menos de 12 horas. Essas atuações da polícia militar têm deixado a população satisfeita.
Parabéns aos policiais militares, incansáveis no combate ao crime em Barreiras e região.
29
Ago/13 |
Hoje tem chopp dobrado na ANTONIETTA |