11
Nov/24 |
Em Barreiras, UFOB inaugura Laboratório de Análises Clínicas no Hospital Municipal Eurico Dutra |
Na última sexta-feira (8), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), inaugurou o Laboratório de Análises Clínicas (LAC/UFOB), anexo ao Hospital Municipal Eurico Dutra, no bairro Barreirinhas. Inicialmente, o Laboratório irá funcionar atendendo aulas práticas, atividades de extensão e estágio supervisionado das disciplinas vinculadas ao curso de Farmácia. Após essa preparação e habilitação, também serão prestados serviços de acesso e realização de exames laboratoriais para toda comunidade de Barreiras e região Oeste.
O evento contou com a presença do reitor Dr. Jacques de Miranda, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Profª Drª Leiliane Cardoso; diretor do Centro das Ciências Biológicas da Saúde, Profº Dr. Rafael Simões; coordenador do curso de Farmácia, Profº Dr. Diego Carneiro; responsável pelo acompanhamento no processo de instalação do LAC/UFOB, Profº Dr. Gustavo Vilas-Boas; também do secretário municipal de Saúde, Melchisedec Neves; coordenadora do Hospital Municipal Eurico Dutra, Ana Karina; demais dirigentes da Instituição, autoridades civis e militares, servidores públicos e estudantes.
Para o secretário Melchisedec Neves, a implantação do LAC/UFOB marca mais um momento significativo para a saúde da Capital do Oeste. “Uma honra e uma grande alegria presenciar hoje a inauguração deste espaço que representa um avanço para o setor de saúde. Tenho certeza de que este importante equipamento representará a sociedade, assim como em demais parcerias já firmadas com esta Instituição, a exemplo da pandemia em 2021. Com o LAC será possível ter novos campos de prática, realização de estágios e ainda, realização de exames de análises clínicas e laboratoriais”, destacou.
Os Laboratórios de Análises Clínicas são essenciais para a prática médica moderna, pois, fornecem as informações necessárias para diagnósticos precisos e decisões terapêuticas adequadas. Nesse primeiro momento, o LAC será mais um espaço acadêmico que permitirá, futuramente, o total apoio à saúde pública, como afirma o reitor da UFOB.
“A partir desse contexto, temos um campo de prática para os acadêmicos e após sua total habilitação, abrirá essa possibilidade de prestação de serviços também na área de análises clínicas e de diagnósticos moleculares de forma geral, com potencial, inclusive, em poder contribuir em parceria com o município seja através de termos de cooperação técnica e/ou convênios. É de fato um grande ganho para a comunidade acadêmica e a população do Oeste”, frisou Jacques de Miranda.
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Funceb/SecultBA), chega a Barreiras, distante 771 km da capital baiana, para apresentar a 66ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia. Segundo macroterritório do estado a ser contemplado com a mostra coletiva, a abertura será no dia 13 de novembro (quarta-feira), na Casa Amarela - R. Mal. Deodoro, 273 - Vila Dulce, até 13 de dezembro de 2024. A entrada é gratuita.
A exposição coletiva reunirá obras premiadas e selecionadas dentre diversas modalidades artísticas, como pintura, instalação e escultura. Em Barreiras, serão expostas obras de artistas da cidade e dos municípios de Correntina e Ibotirama: Coletivo Lambança (Correntina); Ezequiel Vitor Tuxá (Ibotirama); Felipe Rezende (Barreiras) e Pinta Silva (Ibotirama). Este ano, serão realizadas seis edições nos seis macroterritórios do estado, retomando a itinerância original do projeto, que começou em 1992.
Sobre os artistas e suas obras
Coletivo Lambança
Flavia Gilly é artista, professora e pesquisadora, membro do Coletivo Lambança. Licenciada em Educação Artística com ênfase em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), formada em 2017, também possui formação complementar em Ilustração Digital e Tratamento de Imagem pelo SENAC-SP, com certificação em Illustrator e Photoshop CC. Atualmente, leciona Artes no Ensino Médio no Colégio Estadual Duque de Caxias, em Correntina–BA.
Na instalação ‘Maria de Lara: Mãos que benzem’, “o projeto surgiu do desejo de homenagear essa benzedeira, valorizando suas práticas cheias de riquezas culturais e ancestrais, e provocar a comunidade à reflexão sobre pertencimento, memória e identidade de seus territórios através da arte”, declara a artista. Maria de Lara, nascida em 21 de fevereiro de 1932 em Bom Sucesso, município de Correntina-BA, foi uma figura notável no Vale do Rio Arrojado e em toda Correntina. Faleceu em 08 de junho de 2012, deixando um legado poético de simplicidade e riqueza cultural entre o povo do Cerrado baiano.
Ezequiel Vitor Tuxá
Nascido em 1997 na Aldeia Tuxá Kiniopará (Ibotirama, Bahia), é multiartista, psicólogo, escritor, ilustrador e pesquisador. Lecionou as disciplinas Cultura Indígena e História, em 2016, no colégio de sua comunidade e estudou Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou os projetos "Audiolivro Tuxá Kiniopará" e "Álbum Sonoro Tuxá Kiniopará". Em 2022, lançou o romance "O que falam as águas?". Em 2023, assumiu o cargo de Analista de Acessibilidade, Diversidade e Cidadania no Centro Cultural do Cariri (Crato-CE). Atualmente, é Referência Técnica na Atenção Psicossocial e Bem Viver no Distrito Sanitário Especial Indígena (Salvador-BA).
Sua pintura ‘Traspassado’ é a tentativa de equilibrar-se na vida. “São tempos escassos para os indígenas nordestinos, mas ainda há esperança, pois o céu está bonito para chover, e ainda é possível aparar a chuva com a boca e celebrar a infância. Eu trouxe minha criança interior para a cena, armada, ferindo o tempo presente, como a personificação das experiências e emoções infantis que continuam a afetar nossas reações emocionais e nossas relações com o outro. Foi o jeito que encontrei de dizer que eu, enquanto indígena, também preciso de cuidados psicossociais. Equilibrar-se para alcançar o Bem Viver”, reflete o artista e suas inspirações.
Felipe Rezende
É um artista visual formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, vive e trabalha entre Barreiras - BA e São Paulo - SP. Sua pesquisa é povoada por uma sucessão de elementos que vão do cotidiano ao absurdo. Muitas das ideias de sua produção transitam entre os interstícios do sonho e do testemunho, da ficção e da realidade. Para isso, costuma trabalhar principalmente com desenhos sobre papel ou pinturas sobre materiais que carregam consigo uma “história”, como restos de construção, objetos usados e, especialmente, lonas de caminhão.
Em seu trabalho ‘Eu Tentei Escapar’, “me debruço sobre (im)possíveis planos de fuga. Na parte de cima à direita da pintura, vemos um homem equipado com um par de asas mecânicas que parecem estar definhando. Vemos um outro homem, na parte debaixo à esquerda, remando em um barco vermelho, rumando para fora da pintura. No fundo, à direita, pode-se ver uma ogiva nuclear e, logo mais à frente, vemos emergir o próprio Monstro da Lagoa Negra, segurando uma cruz de madeira. Abaixo dele, um jacaré fossilizado. O arranjo articula, de forma lacunar, uma narrativa absurda sobre tentativas de escapar”, descreve o artista sobre a sua obra.
Pinta Silva
Neilson da Silva Pinto de Jesus Santos Pinta Silva nasceu na Cidade de Ibotirama-BA. Passou quase toda sua infância e parte da juventude no interior e município de Morpará-BA, entre as comunidades de Capão e Quixaba. Desde muito cedo, apresentava gosto e jeito pelas artes, onde inspirado e motivado pelos pais, aprendeu quase tudo sozinho. Hoje artista reconhecido, tem obras espalhadas mundo afora, como Itália, EUA, Japão, Austrália, Nova York, Paris e outros. Participante ativo e membro da Revista Tela Artesanato desde a 3° edição, esta é a segunda vez a participar dos Salões das Artes, é também poeta e compositor, autodidata e autônomo.
As esculturas presentes no trabalho intitulado ‘O Coral das Carrancas nos Berais do Chico Velho’ foram inspiradas na carranca que é um símbolo da cultura Ribeirinha. “Reza a lenda que a carranca dava três suspiros avisando o pescador dos perigos que o rio apresentava naquele dia. Hoje vista como amuleto de proteção, ainda resiste nas entradas de pontos comerciais, servindo também, além de objeto decorativo, para espantar mal olhado, olho gordo, inveja e outros. A imagem das carrancas resiste como uma forma de registrar essa tão bela imagem que representa os costumes da cultura Ribeirinha. A arte é a única ferramenta que transforma qualquer matéria bruta em jóia", diz Pinta Silva.
Sobre os Salões de Artes Visuais da Bahia
Criados em 1992, os Salões de Artes Visuais da Bahia consolidaram-se como um dos principais instrumentos de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do estado da Bahia. Assim, a 66ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, que será realizada em 2024, visa apresentar ao público uma mostra contemporânea em Artes Visuais, retomando suas exposições distribuídas nos seis macroterritórios da Bahia, oportunizando o acesso a essa produção para um público diversificado, oriundo de diversas cidades do estado. Além de divulgar o trabalho dos artistas, pretende-se estimular a reflexão sobre temas das artes contemporâneas por encontros formativos e bate-papo com os artistas.
A III Copa LEM de Basquete Masculino movimentou Luís Eduardo Magalhães entre os dias 8 e 9 de novembro, reunindo sete equipes e cerca de 100 atletas, com idades a partir de 15 anos, no Ginásio Esportivo Mimoso do Oeste - CEMAC.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e da Liga Desportiva, o torneio fez parte dos esforços da gestão para incentivar o esporte entre os jovens e promover o desenvolvimento de novos talentos na cidade.
Os times participantes, que representaram diferentes grupos e bairros da cidade, incluíram: CEMAC Basketball, CMO/LEM, Carcará, CMO Elite, Casado Nets, West Legends e Oeste Warriors (ABL). As disputas, iniciadas com os jogos de abertura na noite do dia 8, garantiram momentos de competitividade intensa e animação para o público que compareceu ao ginásio.
Na final, realizada na noite do dia 9, o CMO Elite conquistou o título ao vencer o Oeste Warriors por 44 a 37, em uma partida acirrada e cheia de reviravoltas. Com o resultado, o CMO Elite garantiu o primeiro lugar, enquanto o Oeste Warriors ficou com o segundo e o CMO/LEM levou o terceiro lugar, ao vencer o Casado Nets por 28 a 21 na disputa pelo bronze.
A premiação incluiu troféus, medalhas e premiação em dinheiro para as três melhores equipes.
Morador do bairro Jardim Paraíso e atleta do CMO Elite, David Lima de 17 anos comentou sobre a conquista da sua equipe. “Primeiro, quero agradecer a Deus pelo título e ao trabalho em equipe. Foi uma sensação única ser campeão na minha cidade, ainda mais em um campeonato tão bem-organizado. A arbitragem, a pontualidade, a presença de fotógrafos e a cobertura nas redes sociais fizeram toda a diferença. A iniciativa da prefeitura de promover esses campeonatos é essencial para o crescimento do basquete na região e incentiva a prática entre os jovens. Ver a garotada jogando, muitos em seu primeiro campeonato, mostra o impacto positivo desse evento para o futuro do esporte local”, disse David.
A III Copa LEM de Basquete reforçou o compromisso da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães em promover o esporte e oferecer novas oportunidades para a juventude local.
Resultados:
Campeão: CMO Elite.
Vice- campeão: Oeste Warriors.
3° lugar: CMO/LEM.
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
11
Nov/24 |
Homem tenta impedir que moto seja levada por enxurrada e morre durante temporal em Riacho de Santana |
Um homem morreu ao tentar impedir que uma motocicleta fosse arrastada pela água da chuva na cidade de Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, durante um temporal na noite de domingo (10). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (11) pelo prefeito da cidade, Dr. João Vítor (PSD).
A vítima foi identificada como Carlos Lúcio de Carvalho, conhecido na cidade como Lú. Ao tentar salvar o veículo, ele foi arrastado pela enxurrada e ficou preso embaixo de um carro.
Em um vídeo feito por pessoas que estavam na rua 15 de Novembro, no bairro Peral, é possível ver a força da água. Segundo o prefeito da cidade, foram 136 milímetros de acumulado de chuva em cerca de duas horas.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil, que informou que não localizou a ocorrência. Apesar disso, o prefeito confirmou que Carlos Lúcio de Carvalho foi a única pessoa que morreu durante o temporal que atingiu a cidade no domingo.
Ainda conforme o prefeito, a chuva causou estragos em muros e pavimentações, além de infiltrações em prédios públicos. Moradores também tiveram casas alagadas.
Nesta segunda-feira (11), o instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas na região. A expectativa é que chova até 50 milímetros nesta segunda, com vento intensos de 40 a 60 km/h.
Nesta segunda, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com temperatura mínima é de 19ºC, enquanto a máxima é de 29ºC.
Na terça-feira (12), é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada com temperatura mínima é de 18ºC, enquanto a máxima é de 32ºC.
Os estudantes da rede estadual de ensino têm, cada vez mais, se destacado nas olimpíadas de diferentes áreas do conhecimento. Uma prova disso é que 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado em Barreiras, no oeste da Bahia, foram premiados na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). Realizada pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Bolsa de Valores B3 e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), a iniciativa nacional visa promover e estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da Educação Básica.
A lista de medalhistas da escola é composta por Théo Thágory Silva (ouro); Nicollas Santos (prata); Alexandre Guedes e Kauan Soares (bronze). Além disso, Francisco Gabriel Madureira, Geisse Kelly Araújo, Isabela Pereira, Italo Nauan de Souza, Matheus Reis, Rita Carolina de Jesus e Talysson da Silva conquistaram medalha de honra ao mérito.
O estudante Théo Thágory, 15, falou da satisfação de conquistar uma medalha de ouro na olimpíada: “é um grande acontecimento para mim e estou muito feliz. Eu me sinto grato por todo o apoio que recebi, principalmente da minha escola e da Olitef”.
Para o estudante Nicollas Santos, 15, a medalha de prata foi uma surpresa. “Nunca imaginei que ficaria em 2° lugar. Eu gostei muito do nível da prova, pois foi bem elaborada e teve bastante cálculo. Acredito que a olimpíada serve para estimular o aprendizado da Matemática”, comentou.
A professora Laise Silva destacou o impacto da olimpíada no aprendizado dos estudantes: “o nosso objetivo de trabalhar com a Olitef é proporcionar aos alunos conhecimentos essenciais sobre gestão financeira, promovendo a conscientização acerca da importância do planejamento, do consumo consciente e da poupança. Focamos, assim, nas práticas de administração financeira que permeiam o cotidiano dos estudantes, explorando como essas habilidades podem impactar suas decisões e futuros financeiros”.
11
Nov/24 |
Operação Blitz/Ronda Verde no oeste da Bahia e Chapada Diamantina emite 15 autos de infração |
Mais 10 mil quilômetros percorridos, 15 municípios, 25 povoados, mais de 11 mil pessoas sensibilizadas e 15 auto de infrações por descumprimento a suspensão da Declaração de Queima Controlada (DQC). Esse foi o balanço apresentado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Operação Blitz/Ronda Verde realizada entre os meses outubro e novembro, nas regiões entre a Chapada Diamantina e oeste baiano.
A ação faz parte da estratégia de prevenção e controle a incêndios florestais do Programa Bahia Sem Fogo, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Polícia Militar Ambiental - Cippa/Lençóis, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Ibama, PrevFogo e Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as prefeituras locais.
"A Ronda Verde trouxe resultados significativos, mostrando o quanto a fiscalização intensiva e a conscientização das comunidades são essenciais para prevenir incêndios florestais", afirmou Daniella Fernandes, diretora-geral da Sema e coordenadora do programa Bahia Sem Fogo. Ela também enfatizou o apoio do helicóptero do CBMBA, um dos pontos altos da operação, que facilitou o acesso a áreas remotas na Chapada e ampliou o alcance da operação, tornando-a uma das mais abrangentes no estado.
A coordenadora pontou, ainda, a importância da Caravana Bahia Sem Fogo, realizada no primeiro semestre e a repercussão da ação com o número de autuações. “Com certeza a prevenção é o caminho mais assertivo para coibir os incêndios. Em outros momentos, sem a passagem da Caravana, os números de autuações seriam bem maiores. As pessoas muitas vezes não têm noção do manejo do fogo e nem tem consciência da proibição da DQC”, explicou.
Daniella também destacou o envolvimento das prefeituras e suas secretarias de meio ambiente para o sucesso da Operação Blitz/Ronda Verde. “Com esse apoio coletivo e a atuação integrada com as outras instituições, ampliamos a fiscalização e o combate aos incêndios florestais. Essa colaboração foi decisiva também para mobilizar as comunidades", finalizou.
Atuação da Ronda/Blitz
As rondas foram realizadas em comunidades rurais e teve como objetivo alertar para a suspensão da DQC, fiscalizar propriedades que já tiveram ocorrências de incêndios e alertar sobre os riscos das queimadas. Já as blitzes foram feitas em locais de grande circulação com distribuição de material de alerta para focos de incêndios e boas práticas.
Ao todo durante a blitz, foram abordadas 7.290 pessoas, entre a Chapada Diamantina e o Oeste. “A ação não só educa, mas também reforça a importância da colaboração de todos na prevenção de incêndios florestais,” explica Pablo Rebelo, coordenador de campo do Programa Bahia Sem Fogo.
Um dos pontos altos da operação foi à atuação do helicóptero do Corpo de Bombeiros, que possibilitou mapear áreas em chamas ou com cicatrizes, para que a equipe por terra pudesse chegar mais rápido para autuar evitando dando de maiores proporções ou mesmo fazer a autuação. “Em municípios como Érico Cardoso e Xique-Xique, a equipe interveio para conter incêndios provocados por queimadas que, sem os devidos cuidados, poderiam atingir áreas de vegetação nativa. A resposta rápida evitou maiores danos,” destacou o Tenente Serisvan, do CBMBA.
Da mesma forma, o apoio da Polícia Militar Ambiental (CIPPA/Lençóis) garantiu a eficácia das fiscalizações, ao realizar flagrantes de incêndios florestais, encaminhando os responsáveis às delegacias próximas para o cumprimento da lei. Conforme o soldado João Batista, da CIPPA /Lençóis, a cooperação das instituições ampliou o alcance da operação em áreas de maior vulnerabilidade ao fogo e reforça o compromisso do Estado com a proteção ambiental.
Na manhã desta segunda-feira, 11, por volta das 09h45, a guarnição de serviço em Canápolis, após receber informações, localizou uma motocicleta Honda/XR 250 Tornado, vermelha, furtada em 8 de novembro na cidade de Santa Maria da Vitória.
O veículo foi encontrado abandonado em uma área rural conhecida como "Curral da Matança", parcialmente depenado e sem placa.
A motocicleta foi conduzida ao pátio do DPM e será apresentada à Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.
No decorrer da sessão plenária, a direção geral do IFBA Barreiras vai expor essa história de três décadas na região Oeste da Bahia, além de prestar homenagens às instituições parceiras.
A Câmara Municipal de Barreiras realizará uma sessão com tribuna popular na quarta-feira (13 de novembro), às 19:30h, no plenário da Casa, em homenagem aos 30 anos de história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Barreiras.
Trata-se de atividade legislativa que vai destacar o marco significativo de três décadas do IFBA Barreiras, como também as contribuições socioeducacionais e tecnológicas do Instituto Federal para o desenvolvimento da região Oeste da Bahia.
A exposição na tribuna sobre a trajetória do Instituto Federal na formação de profissionais e no desenvolvimento da comunidade local-regional ficará sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ítalo Abreu Lima, diretor geral do Campus. Ele também prestará homenagens às instituições parceiras.
Convém mencionar que a Tribuna Popular será transmitida pela Tv Câmara Barreiras (canal 40.3), Rádio Câmara (FM 99.1) e redes oficiais (YouTube/Facebook), bem como a opção de assistir pelo site da Câmara de Barreiras (cmbarreiras.ba.gov.br), configurando um sistema multimeios que garante a política de comunicação pública em relação às atividades do Legislativo Municipal.
Um acidente ocorrido neste domingo (10), na estrada vicinal que interliga Retiro da Picada à cidade de Morpará, deixou uma vitima fatal.
De acordo com informações apuradas pela equipe de reportagem do Portal Velho Chico News, a vitima foi identificada como sendo Hiago de 17 anos, e veio a óbito ainda no local do acidente.
A policia militar e o departamento de policia técnica foram acionados. O Corpo será removido para o IML em Bom Jesus da Lapa para pericia e após os procedimentos legais, será liberado para a família. O enterro devera ocorrer no município de Morpara.
Que Deus conforte o coração de todos os familiares do jovem Hiago.
11
Nov/24 |
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONSEG/LEM |
11
Nov/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet |
Na noite do último sábado, 9 de novembro, uma briga generalizada gerou tumulto em uma das áreas mais movimentadas do centro histórico de Barreiras, assustando transeuntes e comerciantes. O confronto, motivado por um desentendimento prévio entre dois homens, rapidamente escalou, envolvendo agressões físicas e lançamento de garrafas e copos de vidro. A situação atingiu um ponto de alta tensão quando um dos homens foi flagrado segurando uma arma de fogo.
Testemunhas relataram que o incidente trouxe pânico aos presentes, enquanto o homem armado parecia ameaçar os envolvidos. Ainda que ninguém tenha sido atingido pelos objetos arremessados, o episódio é o segundo em menos de um mês na mesma área, aumentando as preocupações com a segurança pública no centro histórico de Barreiras, que tem sido alvo de reclamações frequentes pela falta de policiamento ostensivo.
A polícia iniciou buscas para identificar todos os participantes do tumulto e apurar as motivações que desencadearam a violência. As autoridades locais solicitam a colaboração da população para fornecer informações que possam contribuir com as investigações, ressaltando a importância de fortalecer a segurança no local para evitar novos conflitos.
Um crime bárbaro aconteceu na noite do último domingo (10) no bairro da Narandiba, em Salvador. Um homem recebeu mais de cem tiros no corpo, segundo informações do site Alô Juca.
Os suspeitos do homicídio chegaram com a vítima amarrada ao local do crime, na Rua Edgar Medrado Junior, e dispararam centenas de tiros contra o homem.
Após o fato, a 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para averiguar a ocorrência, bem como equipes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram chamadas para a localidade na sequência.
Nissan Versa
Consulte condições
Onix plus LT 1.0 Manual
2022/2023
R$ 72.900
Montana Ltz 1.2 Automática
2023/2023
R$ 119.900
Ecosport SE 1.5 Automático
2019/2020
R$ 74.900
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
11
Nov/24 |
HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia! |
Gusttavo Lima senador em 2026? É o que deseja o ex-presidente Jair Bolsonaro, que já teria aberto negociações com o cantor sertanejo para que ele se filie ao Partido Liberal (PL) e entre na disputa pelo Senado Federal nas próximas eleições. É o que afirma o jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo deste domingo (10).
Segundo a coluna, Gusttavo Lima já manifestou por algumas vezes o seu desejo de ingressar na carreira política. Sua intenção é concorrer ao Senado pelo estado no qual tem domicílio eleitoral, Goiás. De acordo com Lauro Jardim, Bolsonaro já fez uma primeira reunião com o cantor e estaria animado com a possibilidade de filiação no PL.
"Bolsonaro aconselhou Lima a acertar os últimos detalhes da aliança com Valdemar Costa Neto, presidente do partido e quem cuida dessas questões mais burocráticas. A avaliação é que o sertanejo como candidato a qualquer cargo tem potencial para ajudar a eleger Wilder Morais (PL) como governador de Goiás em 2026", afirma o colunista em O Globo.
O desejo de Bolsonaro, entretanto, pode não se concretizar pelo fato de Gusttavo Lima também já ter conversas para se candidatar ao Senado por convite do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O governador, que nessa semana anunciou sua pré-candidatura a presidente da República, já fez sondagens ao cantor e músico sobre a possibilidade de disputar mandato por alguma partido grande, como PP ou MDB.
A ideia de Caiado é que o "embaixador" faça uma dobradinha para o Senado com Gracinha Caiado, esposa do governador, e que também pode vir a ser candidata a uma segunda vaga de senadora. A dupla, Gusttavo Lima e Gracinha Caiado, portanto, faria dobradinha na chapa que apoiaria Ronaldo Caiado à Presidência da República.
O advogado e ex-juiz Márlon Reis, um dos criadores da Lei da Ficha Limpa, considera improvável que ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixe de ser inelegível e se candidate em 2026, como desejam seus apoiadores.
Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, para Bolsonaro reverter sua inelegibilidade, seria necessário uma anistia ou alteração na lei de inelegibilidades, que foi endurecida pela Ficha Limpa em 2010.
Qualquer mudança exigiria maioria absoluta no Congresso. "Como se trata de uma lei complementar à Constituição, seria necessária a aprovação por maioria absoluta do Congresso", diz.
Além disso, ele não acredita em revisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que a aplicação da lei foi direta. "Essa possibilidade está totalmente dependente de alteração legislativa. [...] Não vejo viabilidade", avalia.
Bolsonaro foi condenado pela Justiça Eleitoral em 2023, uma por deslegitimar o sistema eleitoral com embaixadores e outra pelo uso político do 7 de setembro de 2022. Pela Ficha Limpa, ele ficará inelegível até 2030, e sua defesa tem até 2026 para recorrer.
11
Nov/24 |
Lote a venda em condomínio em LEM |
11
Nov/24 |
Oportunidade de negócio em Barreiras |
11
Nov/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
11
Nov/24 |
Vaga de emprego para Monitor de Pragas |