Na madrugada desta sexta-feira, 22, um jovem foi morto a pedradas, no bairro Cascalheira, em Barreiras. O rapaz oi ferido gravemente em uma praça do bairro. Não há detalhes da autoria e da motivação do crime.
O corpo do rapaz foi removido para o IML do DISEP. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Na madrugada desta sexta-feira, 22, por volta da 1h, a Rondesp CPR-Oeste apreendeu com indivíduos uma arma de fogo, munições, drogas e dinheiro na localidade de Vila Nova, em Angical.
Durante a Operação Visão Noturna, foi informada por um morador da cidade de Angical que havia indivíduos comercializando drogas na comunidade de covas no bairro Vila Nova.
Tendo essa informação, a guarnição prontamente deslocou até o local e ao chegar próximo de um campo de futebol indivíduos perceberam a presença da viatura policial e evadiram, deixando uma sacola contendo um revólver, munições, drogas e dinheiro.
Diante dos fatos, o material foi apresentado na Delegacia de Polícia civil de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.
Material apreendido:
✅ 1- Revolver, marca Rossi, cal .32.
✅ 6- munições intactas.
✅ 780 g de maconha.
✅ 20 g cocaína.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, está intensificando as ações de limpeza e manutenção dos espaços públicos da cidade durante o período chuvoso. Com atividades integradas ao projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana, equipes seguem um cronograma diário de limpeza, roçagem, podas e remoção de entulhos em diferentes pontos da cidade.
Essas iniciativas são essenciais para evitar alagamentos e prevenir o surgimento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos incluem a desobstrução de canais, a substituição de containers, além de mutirões para a remoção de árvores e galhos caídos, ocasionados pelas chuvas mais recentes. A subsecretária de Infraestrutura, Luzeni Santos, destacou a importância do esforço conjunto. “Nosso trabalho é contínuo. Essa limpeza e poda são realizadas periodicamente, com o objetivo de manter a cidade limpa e prevenir as arboviroses, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses. ”
Nos últimos 15 dias, as equipes já atuaram em diversos pontos da cidade, como as praças São João Batista, Engenheiro Geraldo Rocha, Coronel Magno, Coronel Antônio Balbino e Duque de Caxias; além de áreas como o Cais do Rio Grande, o Centro Histórico e o Parque Natural de Barreiras Geraldo Rocha. Ruas e avenidas também receberam atenção especial, entre elas a Rui Barbosa, Travessa Rui Barbosa, Professora Guiomar Porto, José Bonifácio, Capitão Manoel Miranda e Dr. Abílio Farias. Outras localidades atendidas incluem a Morada da Lua, a Estrada do Barrocão, Barreiras Sul e a Rua da Alegria.
22
Nov/24 |
Justiça dos EUA determina que esmeralda de quase 380 kg encontrada na Bahia seja devolvida ao Brasil |
Após anos de briga judicial, a Justiça dos Estados Unidos acatou na quinta-feira (21) o pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) de repatriação da Esmeralda Bahia para o Brasil. A pedra bruta, encontrada em 2001 em Pindobaçu, no norte da Bahia, pesa aproximadamente 380 kg e é considerada um tesouro nacional. A esmeralda foi extraída e comercializada ilegalmente para o país americano, segundo a Advocacia-Geral da União.
O juiz responsável pelo caso, Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, acatou o argumento brasileiro de que a pedra preciosa foi extraída e exportada ilicitamente. O magistrado determinou que o Departamento de Justiça dos EUA protocole a decisão final de repatriação até o dia 6 de dezembro.
Ainda cabe recurso da decisão, segundo a Advocacia-Geral da União (AGU). Caso aconteça, pode haver suspensão da repatriação até nova decisão da Justiça americana. Por enquanto, a Esmeralda Bahia segue sob a custódia da Polícia de Los Angeles, no estado na Califórnia.
A decisão foi celebrada por autoridades brasileiras.
“Esta é uma vitória importantíssima para o Estado brasileiro, fruto de trabalho conjunto de cooperação da Advocacia-Geral da União (AGU) com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Justiça. Mais do que um bem patrimonial, a Esmeralda Bahia é um bem cultural brasileiro, que será incorporado ao nosso Museu Geológico", disse o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Entenda a briga judicial
A pedra preciosa foi levada do Brasil sem autorização ou permissão. Posteriormente, foi enviada aos EUA em 2005 com a utilização de documentos falsificados, afirmou a AGU.
Em 2017, uma decisão na Justiça Federal em Campinas, no estado de São Paulo, condenou dois acusados de enviar ilegalmente a esmeralda aos Estados Unidos, em uma ação penal que também declarou que quem estivesse em posse da pedra devolvesse ao Brasil.
Os empresários Elson Alves Ribeiro e Ruy Saraiva Filho foram condenados pelos crimes de receptação, uso de documento falso e contrabando.
A AGU atua há quase uma década no caso, desde que fez um pedido de cooperação jurídica à Justiça dos EUA por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A decisão pela repatriação atende a um pedido feito também pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que, em maio de 2022, acolheu decisão da Justiça brasileira determinando a devolução da pedra.
A noite desta quinta-feira (21), foi marcada por muita comemoração para os 13 formandos da primeira turma de Pedreiro Polivalente do Programa Qualifica LEM, em Luís Eduardo Magalhães, parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Senai.
Um dos formandos foi o soteropolitano João Paulo, 47, que é pedreiro desde os 18 anos, mas viu no curso gratuito a oportunidade de se aperfeiçoar.
“Estou em Luís Eduardo Magalhães há dois anos e vi a oportunidade de me qualificar. Eu tinha a prática, mas não a teoria, por exemplo, então foi importante vir para o Qualifica LEM para ter essa base, até para passar segurança para os meus clientes. O curso me ajudou bastante à experiência que eu já tinha”, disse.
Maiara Paz, 32, moradora do Bosque dos Girassóis, também aprovou a iniciativa. “Eu sou mãe solo de duas crianças e vi no curso a possibilidade de autonomia dentro de casa, quando houvesse necessidade. E amei muito”.
O curso teve uma duração de 90 dias, com aulas práticas e teóricas, ministradas pelo professor Laudemir dos Santos, Técnico de Edificações. “Nós trabalhamos desde o processo inicial de marcação, fundação da obra, até chegar à parte de alvenaria, reboco e acabamento, que foi revestimento cerâmico e piso cerâmico”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Sena, falou sobre a escolha estratégica dos cursos gratuitos que são ofertados à população. “Essa é uma profissão que tem crescido muito em Luís Eduardo Magalhães, no último ano tivemos mais de dois mil alvarás de construção. Então a demanda para a construção civil tem crescido muito, e esse ano nós decidimos focar na construção civil, formamos turmas de pintores de obras, agora de pedreiro polivalente, já com uma nova turma iniciada. E nesses três anos o Qualifica LEM já formou mais de 800 pessoas no município, preparadas para o mercado de trabalho”, concluiu.
Um dos assuntos que mais repercutiu durante esta semana na área de segurança pública em Barreiras foi a agressão sofrida por uma advogada de 42 anos. Foi muito discutida nas redes sociais. O incidente ocorreu na noite de 16 de novembro de 2024 (sábado), conforme registrado em boletim de ocorrência.
Um dos assuntos que mais repercutiu durante esta semana na área de segurança pública em Barreiras foi a agressão sofrida por uma advogada de 42 anos. Foi muito discutida nas redes sociais. O incidente ocorreu na noite de 16 de novembro de 2024 (sábado), conforme registrado em boletim de ocorrência.
A advogada estava saindo de um bar na Avenida ACM, no bairro Jardim Ouro Branco, quando tentou intervir em uma briga envolvendo a suposta filha de uma amiga. Nesse momento, ela foi agredida fisicamente por um transsexual de 26 anos, que a atacou com puxões de cabelo, socos e chutes.
A vítima sofreu sérias escoriações e uma lesão na testa, que necessitou de nove pontos. O caso foi registrado na delegacia, sob a supervisão da delegada Dra. Gyovanna Vieira Feitosa Cabral. Hoje, uma audiência será realizada com o agressor transsexual para apurar os fatos e tomar as devidas providências legais.
Este caso destaca a importância de medidas eficazes de segurança pública e a necessidade de proteção adequada para todos os cidadãos, independentemente de sua identidade de gênero.
22
Nov/24 |
Prefeitura promove atualização da caderneta de vacinação nos bairros Vista Alegre e Sol do Cerrado |
Os moradores das comunidades de Vista Alegre e Sol do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães, serão beneficiados com uma ação de vacinação nos dias 26 e 27 de novembro, das 8h às 13h, com a oferta de todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde, incluindo a do covid-19.
A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo descentralizar o serviço, facilitar a vida da população e garantir a imunização do maior número de pessoas.
Para receber a vacina, o paciente deverá comparecer ao local com um documento oficial com foto, caderneta de vacina, comprovante de residência e o cartão do SUS atualizado. Crianças e adolescentes devem ser acompanhados por um responsável legal.
Cronograma
26.11
Hora: 8h às 13h
Bairro: Vista Alegre
Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
27.11
Hora: 8h às 13h
Bairro: Sol do Cerrado
Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A oportunidade que você esperava chegou! Todos os nossos cursos estão com MATRÍCULA ZERADA! Isso mesmo, você não paga nada para se matricular. 📚 Quer transformar sua carreira? Basta enviar uma mensagem no Direct informando qual curso DA LISTA você gostaria de fazer com a matrícula zerada.
🔔 Não perca essa chance única! Antecipe sua Black Friday e invista no seu futuro com a Referencia.
Nos vemos nas aulas! 🚀
Mais informações (77) 9.9905-0094
A Prefeitura de São Desidério entregou importantes obras na sede do município nos últimos meses. No Bairro Porto Rico foi entregue um circuito esportivo com pista de atletismo, academia ao ar livre, parque infantil, pista de skate e uma quadra de vôlei de areia que tem atraído pessoas de todas as idades.
No Bairro Alto do Cristo foi entregue um Campo Society com estrutura moderna e segura com grama sintética, iluminação, alambrado, arquibancada, vestiário, além da requalificação total da área e a instalação de um parque infantil.
E no Bairro Nossa Senhora Aparecida, a obra do portal de entrada da cidade deixou a sede ainda mais bonita, recepcionando cada morador, visitante e todas as pessoas que passam por São Desidério.
“Cada espaço construído com qualidade traz desenvolvimento para nosso município, pois deixa a cidade mais agradável, valoriza os bairros e melhora a vida de todos”, disse a moradora, Marluce Reis.
22
Nov/24 |
Somente esse ano, Prefeitura de São Desidério entregou pavimentação asfáltica de 12 povoados |
A Prefeitura de São Desidério construiu e entregou mais de 240,000 m² de pavimentação asfáltica na zona rural e no Distrito de Roda Velha em apenas um ano. As obras mudaram o cotidiano de centenas de famílias que sofriam com a poeira constante e a lama no período chuvoso, estradas ficavam sem condição de trafegabilidade e muitos transtornos dificultavam a vida da população.
“Vivemos uma nova realidade com mais tranquilidade, segurança e saúde, o asfalto melhorou muito as condições de vida de todos aqui”, disse o morador de Poldas, Antônio Oliveira. Além da localidade de Poldas, o asfaltou chegou em Braço Grande, Tucanos, Manoelzinho, Jataí, Campo Grande, Batalho, Volta da Ema, Lagoa da Rosa, Peri Peri, Poço Dantas, em ruas dos Bairros Recanto Feliz e Lotervel em Roda Velha e em estradas que ligam as comunidades de Furquilha a Sítio Novo, Brejo da Furquilha a Baixa do Coqueiro e da BA 463 a Roda Velha de Baixo.
22
Nov/24 |
HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia! |
22
Nov/24 |
Vaga de emprego para Monitor de Pragas |
Beneficiários do Planserv passaram a ter mais opções de clínicas, hospitais e laboratórios, em diversas especialidades, tanto na capital quanto no interior da Bahia. A contratação de novos prestadores, publicada pela assistência de saúde no Diário Oficial do Estado (DOE), tem como objetivo ampliar os atendimentos aos usuários, facilitando o acesso ao cuidado médico em diferentes localidades.
De acordo com a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, a ampliação da rede credenciada oferece mais conforto e opções diversificadas. “Com essas novas parcerias, o Planserv reafirma seu compromisso em proporcionar atendimento de qualidade, abrangência e eficiência aos seus beneficiários”, destacou.
No interior, diversos municípios recebem novos serviços. Santo Antônio de Jesus conta com a Clínica Dra. Rosana Nunes, especializada em fisioterapia, e o Oncocenter, que oferece tratamentos oncológicos. Jacobina é atendida pelo Centro Médico da Chapada Diamantina, que fornece serviços de clínica médica, pediatria, cardiologia, gastroenterologia e exames como endoscopia e radiodiagnóstico.
Em Senhor do Bonfim, foi adicionado serviço de fisioterapia, além de análises clínicas na Drogaria e Laboratório Melo Maia. A cidade de Irecê, por sua vez, teve a Clínica e Laboratório Melo Barros ampliando a oferta de exames laboratoriais.
Já Barreiras e Luís Eduardo Magalhães contam agora com hospitais gerais: o Hospital Cotefi e o Hospital e Maternidade Silvestre, respectivamente. Em Conceição do Coité, com a inclusão do Ícone Centro Médico, que oferece ortopedia e mastologia, e a Clinos – Clínica de Olhos/Hospital Dia, especializada em oftalmologia –, a cidade se beneficia de um suporte ainda maior.
Em Salvador, também houve ampliação nos serviços disponíveis. No distrito de Itapagipe, no bairro da Ribeira, a LR Clínica de Fisioterapia foi incorporada para tratamentos fisioterapêuticos. Já no Cabula, a Clinovamed oferece uma vasta gama de especialidades, incluindo pediatria, ginecologia, urologia, dermatologia e cirurgia vascular.
Para mais informações, a Central de Relacionamento do Planserv está disponível 24 horas por dia, por meio do número 0800 056 6066, com ligações gratuitas para todo o estado da Bahia.
A terceira edição da corrida e da caminhada da UFOB foi um sucesso. Consolidando-se como uma das corridas mais aguardadas do circuito de rua do Oeste da Bahia, a prova reuniu atletas, crianças e muitas famílias na manhã dessa quarta (20), no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. Com inscrições esgotadas, as provas de 5km de corrida e 3k de caminhada foram concluídas rapidamente pelos participantes em clima de alegria e confraternização e abriram oficialmente a programação do IV Congresso da UFOB.
Antes da largada, foi disponibilizado um café da manhã e realizado um treino funcional com o educador físico Uesley Estácio. Os vencedores das oito categorias (Geral, Servidor, Estudante e Público Externo) receberam troféus e medalhas. Confira a lista completa dos ganhadores no final da matéria.
Após a corrida, os participantes puderam curtir o show do cantor Augusto Reys, que fez todo mundo dançar e cantar ao som de clássicos da Axé Music.
A programação do Congresso continua até o dia 22 de novembro com diversas atividades. Confira tudo que vai rolar aqui.
Ação social
Além do lado esportivo, a prova também teve um importante papel social, com arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doados para o Programa Bahia sem Fome.
22
Nov/24 |
MPBA defende prisão preventiva em audiências de custódia de integrantes de facções criminosas |
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou hoje, dia 21, no Diário de Justiça Eletrônico, enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim) que defendem a conversão de prisão em flagrante em preventiva, nas audiências de custódia, nos casos em que haja fundada suspeita de participação do conduzido em facção criminosa.
Segundo o Enunciado 38, a necessidade de interrupção da atuação de integrantes de facção criminosa se enquadra no conceito de garantia da ordem pública, sendo fundamentação suficiente para requerer a conversão da prisão em flagrante em preventiva durante a audiência de custódia. Já o Enunciado 39 assinala que a gravidade concreta do delito, como apreensão de arma de fogo longa, de grande quantidade de entorpecentes, a reiteração em condutas relacionadas ao tráfico de drogas ou a atitude de confronto armado contra agentes do Estado, bem como a prática de atos de intimidação pública (como a queima de veículos em vias públicas), é fator que indica o pertencimento a organização criminosa e pode justificar o requerimento da custódia cautelar para resguardar a ordem pública.
Os enunciados, que têm caráter orientativo e alinham a atuação dos membros do MPBA, foram aprovados na sessão em que os integrantes do Concrim destacaram a necessidade de uma ação coordenada e estratégica no combate ao crime organizado, reafirmando o papel do órgão como instância central de debate e aprimoramento das práticas institucionais.
Na reunião, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia sublinhou o valor da construção coletiva de consensos no fortalecimento da atuação ministerial. "Sempre fui um entusiasta desse trabalho coletivo, que respeita os princípios da independência funcional e da unidade, que nos reúne para discutir os temas mais caros à nossa atuação", afirmou Maia. Para ele, o Concrim é, nas suas palavras, um “farol” que ilumina a atuação criminal do Ministério Público, especialmente frente às mudanças trazidas pelo Juiz de Garantias, que prometem impactar profundamente o sistema de justiça criminal. “O debate democrático é essencial para o aperfeiçoamento do nosso trabalho”, reiterou, apontando para a importância de uma atuação integrada entre os membros do Ministério Público.
O procurador de Justiça Adriani Pazelli, presidente do Concrim, reforçou o papel do Juiz de Garantias na busca por uma justiça mais equânime e eficiente. Ela afirmou que cabe aos procuradores e promotores estarem na vanguarda desta nova realidade processual. O membro do Conselho Nacional de Justiça, João Paulo Santos Schoucair realizou palestra e alertou sobre a necessidade do Ministério Público reafirmar seu protagonismo diante das transformações em curso: “Nosso maior desafio é assumir o papel central na ação penal e se preparar estrategicamente para atuar junto ao Juiz de Garantias”, afirmou, frisando a urgência em enfrentar o que chamou de “impunidade sistêmica”.
Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminall (Caocrim) e secretário-executivo do Concrim, o promotor de Justiça Adalto Araújo Júnior destacou os efeitos nefastos da violência gerada pela expansão de facções criminosas na Bahia, que, segundo ele, ameaçam a estabilidade do estado democrático de direito. Para Adalto, os novos enunciados são instrumentos essenciais para orientar o trabalho do Ministério Público neste cenário desafiador. Já Hugo Casciano de Sant'Anna, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública (Ceosp), pontuou que os enunciados aprovados representam um esforço conjunto na busca por soluções que fortaleçam a atuação do MP. "Esse é o objetivo do Concrim: juntos, construirmos as respostas necessárias para os desafios que estão à nossa frente", concluiu.
O corpo do suspeito foi removido do necrotério da UPA para o IML de Barreiras
No final da manhã desta quinta-feira, 21, por volta das 11h, durante a realização da OPERAÇÃO FORÇA TOTAL, uma guarnição da CIPE CERRADO recebeu a informação que uma dupla, à bordo de uma moto azul, estaria transportando uma carga de drogas para o bairro Jardim das Acácias, em LEM.
A equipe policial deslocou para o local indicado, visando confirmar a informação. Ao chegar ao local, os dois homens foram avistados, um deles com uma mochila nas costas e outro carregando um volume na cintura. Ao perceberem a presença da polícia, os homens abandonaram a motocicleta e correram em direção a uma construção.
Ao acessar o local para onde os homens fugiram, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo, fazendo-se necessário o revide à injusta agressão. Ao cessarem os disparos, um homem restou ao solo, alvejado, com uma pistola ao seu lado, sendo imediatamente socorrido, ainda com sinais vitais para a UPA, onde seu óbito foi constatado.
O outro homem fugiu saltando muros da vizinhança e não foi localizado. A motocicleta abandonada pela dupla e a arma usada contra os policiais pelo resistente foram apresentadas no DISEP, onde foi realizado o procedimento legal.
MATERIAIS APREENDIDOS:
Uma pistola de marca Taurus, calibre 32 auto, com duas munições intactas;
Uma moto honda CG Fan.
RESISTENTE: Homem de 27 anos.