10
Dez/12 |
Não divulgamos mais placas de veículos furtados ou roubados |
Atendendo um pedido da polícia civil de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, o Blog do Sigi Vilares não divulga mais as placas dos veículos furtados ou roubados na região oeste da bahia.
O motivo são os diversos golpes aplicados por quadrilhas de estelionatários nos proprietários desses veículos.
O golpe
O golpe funciona da seguinte forma: O estelionatário ouve no rádio, ou lê na internet, a placa do veículo furtado.
Com o número da placa, ele faz um levantamento do veículo e de seu proprietário. Com esses dados nas mãos, eles ligam para o dono do carro pedindo dinheiro para entregar o veículo. Detalhe: Não foi ele que furtou ou roubou o veículo, moto etc.
Mas, aproveitando da situação o estelionatário põe em prática seu maldoso plano.
Ele liga para o proprietário do veículo e diz que está com o carro e pede uma certa e boa quantia para ‘devolver’ o veículo.
O proprietário, acreditando na conversa, deposita em uma conta ‘geralmente fantasma’ a quantia pedida pelo criminoso.
Mas e o carro?
Após receber o dinheiro, o criminoso não entra mais em contato com a vítima que tenta desesperadamente contato com o mesmo.
Em casos em que o dono do veículo não aceita a pagar, o criminoso passa a fazer ameaças.
Erro
Um erro comum é a vítima que teve o carro (ou moto) furtado comete é espalhar cartazes e anúncios em rádios, jornais e blogs, prometendo recompensa para que der informações sobre o seu veículo.
Geralmente nesses anúncios, o proprietário do veículo furtado bota os seus telefones de contato, incluindo o telefone fixo de sua residência.
Sendo assim, esse cidadão se torna vítima fácil dessas quadrilhas.
Por este motivo, o Blog do Sigi Vilares, com já faz a imprensa de Barreiras, não divulga mais número de placas de veículos furtados ou roubados na cidade de LEM e região.