18
Set/24 |
GCM/LEM emite balanço das atividades desenvolvidas na última semana |
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.
Cerca de 20 (vinte) ocorrências de perturbação do sossego, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, foram registradas entre os dias 09 a 16 de setembro de 2024, não havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM, devido a abordagem tranquila e ao bom entendimento dos cidadãos a solicitação de desligamento e/ou diminuição do volume.
GCM atende chamado de Apoio a SAMU
Durante a manhã do último dia 09/09, a Guarnição foi solicitada para prestar apoio a equipe do SAMU em ocorrência de surto psicótico. A equipe se direcionou ao local e ao chegarem utilizaram da força para contar a cidadã que estava extremamente alterada, dessa forma foi possível medicar a paciente e conduzir a UPA.
Guarda Civil Municipal atende denúncia de ameaça
Durante a noite de segunda-feira (09/09) a GCM recebeu uma denúncia de ameaça, segundo relatos um morador de rua estava ameaçando trabalhadores dos quiosques da Praça Central. Ao chegarem, o indivíduo já havia se evadido do local, foi necessário a descrição física do indivíduo para realizar buscas pelo perímetro.
O indivíduo foi encontrado já na UPA, porém, as trabalhadoras e o dono do estabelecimento não quiseram prosseguir com a denúncia.
GCM atende denúncia de animal em situação de abandono
No último dia 16/09 a guarnição foi acionada via 153, o relato informava que havia um cachorro da raça pitbull solto próximo ao antigo lixão. Ao chegarem no local a equipe do GPA (Grupamento de Proteção Ambiental) da GCM-LEM se prontificou a recolher o animal e o encaminhar para a ONG Doce Lar, entretanto, devido ao estado de alerta do animal, o mesmo tentou fugir da equipe por diversas vezes sendo necessária a ajuda de alguns cidadão que por ali transitavam para capturar o cachorro. Com o auxílio de um cuidador de outros cachorros da mesma raça, o animal foi levado de forma segura para a ONG ficando sob os cuidados dos colaboradores.
As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de instaurar a ordem e a paz para todos que utilizam esses locais públicos de lazer.
Além da operação Praça Seguras, as rondas tem se estendido aos comércios e Zonas Rurais da Cidade.
A Guarda Civil Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, (77) 99802-9972, ou através do WhatsApp (77)3628-3862.