24
Set/24 |
GCM/LEM divulga balanço das atividades desenvolvidas na última semana |
Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.
Cerca de 20 (vinte) ocorrências de perturbação do sossego, em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, foram registradas entre os dias 17 à 23 de setembro de 2024, não havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM, devido abordagem tranquila e ao bom entendimento dos cidadãos a solicitação de desligamento e/ou diminuição do volume.
GCM atende chamado de briga de vizinhos
Durante o dia 17/09 a Guarnição foi solicitada via central de atendimento a comparecer no bairro Vista Alegre devido a uma briga. Quando chegaram no local, a vítima informou que a discussão se iniciou pois a mesma estava limpando sua casa e um pouco de água molhou a residência da vizinha. A vizinha incomodada com a situação começou a xingar a vítima, e logo após partiram para agressão. A vítima informou que gostaria de prosseguir com a denúncia e ambas foram encaminhadas ao DISEP, ficando a disposição das autoridades.
Guarda Civil atende denúncia de abandono de animal
Durante a manhã de quarta-feira (18/09), a GCM recebeu uma denúncia de um animal em situação de abandono e maus tratos no bairro Mimoso II. Quando chegaram no local, identificaram o animal sendo um cachorro abandonado e aparentando estar doente. Solicitaram apoio do órgão responsável e o cão ficou sob os cuidados da "É o Bicho”.
GCM realiza abordagem em situação de vias de fato, ameaça e difamação
No dia 20/09 a guarnição ao realizar rondas no bairro Jardim das Oliveiras, foram abordados por alguns cidadãos que relataram haver uma confusão entre os vizinhos. Ao chegarem no local, a guarnição presenciou as ameaças e agressão física entre os envolvidos.
Devido a tal, todos os envolvidos foram encaminhados para o DISEP.
Guarda Civil é acionada para averiguar situação de compra de votos
Ao fim da tarde do dia 20/09 a GCM foi acionada via 153, para comparecer no bairro Santa Cruz.
Segundo o relato, alguns indivíduos estariam realizando cadastros de forma ilegal e ‘comprando votos'. Ao chegarem no local e realizar a abordagem, os organizadores desobedeceram, resistiram e desacataram os Guardas no exercício da função.
Ao revistarem o local, encontraram xerox de documentos pessoais, títulos eleitorais dos cidadãos ali presentes, bandeiras de partido, “santinhos” e havia uma equipe médica realizando atendimento em troca dos votos.
Dois dos envolvidos na organização foram encaminhados ao DISEP ficando a disposição das autoridades (o terceiro elemento evadiu-se do local).
GCM atende denúncia de ameaça
Durante a manhã de sábado (21/09), a GCM foi informada de um situação de ameaça no bairro Top Park, e se encaminharam então ao local. A vítima relatou que o homem estava por perto pois quando avistou a viatura partiu em fuga. Com a descrição física do homem, a equipe saiu em busca do mesmo que foi encontrado nas redondezas do bairro, ambos vítima e agressor foram encaminhados ao DISEP.
Guarda Civil presencia acidente automobilístico
Ao realizar rondas no dia 21/09, no bairro Conquista próximo ao estádio municipal, a equipe deparou-se com uma aglomeração de pessoas e ao se aproximarem e questionar os cidadãos ali presentes souberam que se tratava de um acidente entre um carro e uma bicicleta. O motorista após a colisão evadiu-se do local deixando o indivíduo de bicicleta no local.
Como havia uma viatura da PM nas redondezas, os mesmos foram atrás do infrator e o encaminharam ao DISEP. O senhor da bicicleta ficou sob os cuidados da equipe da SAMU, e a SUTRANS foi acionada para reter o veículo no pátio da secretaria responsável.
GCM presencia situação de embriaguez no trânsito
Durante rondas no bairro Centro, a equipe se deparou com um indivíduo conduzindo a motocicleta de forma suspeita.
Devido a tal, foi dada ordem da parada que foi desacatada pelo homem. O mesmo tentou evadir-se do local mas desequilibrou-se colidindo com a viatura e caiu, novamente tentou fugir, dessa vez a pé, mas foi contido pela equipe.
A equipe de Agentes de Trânsito foi solicitada para recolher o veículo e o homem foi encaminhado ao DISEP.
Guarda Civil atende chamado de Maria da Penha
No domingo (22/09), em rondas no bairro Jardim das Acácias a guarnição foi parada por cidadãos que relataram uma situação de possível agressão contra a mulher ali próximo. Ao chegarem no local, a vítima confirmou as agressões sofridas, foram então ambos encaminhados ao DISEP.
As operações Praça Segura têm sido realizadas desde o começo do ano de 2024, visando a verificação e o reforço da segurança em todas as praças do município, com o intuito de instaurar a ordem e paz para todos que utilizam esses locais públicos de lazer.
Além da operação Praça Seguras, as rondas tem se estendido aos comércios e Zonas Rurais da Cidade.
*A Guarda Civil Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, (77) 99802-9972, ou através do WhatsApp (77) 3628-3862.